BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Moderador: Caco
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Pessoal.
Na linha velha, antigo curral do moisés, hoje Jardim Paraiso, existia uma estação e também uma ponte sobre a linha ferroviária.
Até 1958, existia a antiga fazenda que ligava a estação ferroviaria de linha velha (Curral do Moisés, pai de Bira e Davi)
A ponte também nao existe mais foi demolida.
Nossa história esta comprometida, no futuro não teremos nehum registro de nosso passado.
O tempo passou e nao existe mais, tudo acabou, como será o futuro?
Na linha velha, antigo curral do moisés, hoje Jardim Paraiso, existia uma estação e também uma ponte sobre a linha ferroviária.
Até 1958, existia a antiga fazenda que ligava a estação ferroviaria de linha velha (Curral do Moisés, pai de Bira e Davi)
A ponte também nao existe mais foi demolida.
Nossa história esta comprometida, no futuro não teremos nehum registro de nosso passado.
O tempo passou e nao existe mais, tudo acabou, como será o futuro?
Editado pela última vez por Melekh em 24 Ago 2011, 11:02, em um total de 1 vez.
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Este texto está no site www.marapicu.com.br ... o legal é que teremos algumas referências para investigar durante a caminhada ! Valeu !Melekh escreveu:Pessoal.
Na linha velha, antigo curral do moisés, hoje Jardim Paraiso, existia uma estação e também uma ponte sobre a linha ferroviária.
Existia uma ponte sobre a ferrovia ? Para dar acesso à fazenda ?
Trem do Ramal.
Essas locomotivas não estão retratadas no livro do Hélio Suêvo ???
Foto, Fazendinha Linha Velha.
Legal ! ! ! app
Até 1958, existia a antiga fazenda que ligava a estação ferroviaria de linha velha (Curral do Moisés, pai de Bira e Davi)
A ponte também nao existe mais foi demolida.
Nossa história esta comprometida, no futuro não teremos nehum registro de nosso passado.
Estrada Humaita època dos laranjais.
A velha ponte sobre o Rio Guandú (km 39 da antiga Estrada Rio São Paulo) O Rio é a principal fonte de abastecimento de Agua Potavel para o Estado do Rio de Janeiro.
O tempo passou e nao existe mais, tudo acabou, como será o futuro?
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Oi pessoal.
Acho que o mapa realmente deixa isso claro.
Austin fica como Km ZERO e a distância de 4 km até Carlos Sampaio soa como uma "distância negativa" do ramal, se é que me entenderam.
Dá a impressão que os trechos foram construídos em momentos diferentes, será?
Acho que o mapa realmente deixa isso claro.
Austin fica como Km ZERO e a distância de 4 km até Carlos Sampaio soa como uma "distância negativa" do ramal, se é que me entenderam.
Dá a impressão que os trechos foram construídos em momentos diferentes, será?
Melekh escreveu:Dado, comentou:
Melekh, permita-me fazer algumas observações ...
1-Primeiramente, devo alertar que as distâncias estão equivocadas. Na verdade, Austin fica a 4,000km de Carlos Sampaio, mas Cabuçu não fica no km 5,120 a partir de Carlos Sampaio, e sim, a partir de Austin. Pode-se perceber isso também no mapa de azulejos que você postou ... veja que o trecho entre Cabuçu e Marapicu tem mais distância do que entre Marapicu e Engenheiro Araripe, mas no mapa está assinalado um trecho maior entre Engenheiro Araripe/Marapicu do que entre Marapicu/Cabuçu...
Note que no texto diz que a linha começava para ambos os lados em Austin ! Então Carlos Sampaio ficaria no km 4,000 e Cabuçu no km 5,120,ambas a partir de Austin. É bem estranho, mas é o que dá a entender ...
Dado,
Coloco o Mapa com as devidas correções, qualquer discrepância me avise.
Abração.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Melekh.
Nesse caso talvez, imagino que a ferrovia passava a esquerda da construção, levando em consideração esse ângulo.
Tenho acompanhado os fóruns e apenas hoJe deu tempo para escrever alguma coisa.
Em relação às outras estações, com a quilometragem "na mão", não será difícil encontrar as edificações.
Para o local exato, sugiro para a caminhada, que vocês levem um GPS, mas antes plotem no GOOGLE as coordenadas exatas sobre o local provável das estações e/ou paradas.
Durante a caminhada será só um CQD.
Um abraço.
Nesse caso talvez, imagino que a ferrovia passava a esquerda da construção, levando em consideração esse ângulo.
Tenho acompanhado os fóruns e apenas hoJe deu tempo para escrever alguma coisa.
Em relação às outras estações, com a quilometragem "na mão", não será difícil encontrar as edificações.
Para o local exato, sugiro para a caminhada, que vocês levem um GPS, mas antes plotem no GOOGLE as coordenadas exatas sobre o local provável das estações e/ou paradas.
Durante a caminhada será só um CQD.
Um abraço.
Melekh escreveu:Galera,
Local da Estação Cabuçu:
Abraços.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Dado,
Você colocou: Este texto está no site http://www.marapicu.com.br ... o legal é que teremos algumas referências para investigar durante a caminhada ! Valeu !
Eu já havia colocado antes o endereço eletrônico, só que esqueci de citá-lo novamente, veja abaixo:
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Adenilson, você colocou: “Oi pessoal. Acho que o mapa realmente deixa isso claro. Austin fica como Km ZERO e a distância de 4 km até Carlos Sampaio soa como uma "distância negativa" do ramal, se é que me entenderam. Dá a impressão que os trechos foram construídos em momentos diferentes, será?
Pelo que consta, ambos os trechos foram feitos juntos; já a desativação, esta sim foi em momentos diferentes.
Sobre a ferrovia passar a esquerda da construção, acredito que sim, se o que você diz seja em direção a Santa Cruz, pois é bem nítido um lastro no terreno.
Até a Variante da Rio-São Paulo eu fiz todo trecho á pé com o Sr. Lentulio Bernardo Umile, posso te dizer que só em poucos trechos tive que sair do leito, por motivos de invasão e travesia de rios, pois não possuíam mais as pontes.
O trecho Austin-Carlos Sampaio também percorri, só que hoje eu tenho dúvidas sobre alguns trechos do mesmo.
Forte abraço.
Você colocou: Este texto está no site http://www.marapicu.com.br ... o legal é que teremos algumas referências para investigar durante a caminhada ! Valeu !
Eu já havia colocado antes o endereço eletrônico, só que esqueci de citá-lo novamente, veja abaixo:
Dado, um detalhe. Note que nas fotos do site existe uma que tem a locomotiva parada e cita que se trata de uma parada ou estação. Eu particularmente acredito ser Marapicu, já que o site é do local, o que voce presume?Melekh escreveu:Fonte; http://www.marapicu.com.br/historia_ferrovia.htm
Esta linha cortava toda região, nos dias de hoje (2010) existe ainda alguns trechos com os vestígios do antigo ramal ferroviario (Saindo de Lagoinha na praça antes de chegar a Estrada de Madureira) a estação existia atraz da fazendinha proximo ao rio cabenga com Variante Rio São Paulo no antigo curral do Moisés, (pai de Bira e Davi) ate alguns anos atraz existia também a ponte sobre a linha ferrea.
Os loteamentos aprovados ao arrepio da lei estão acabando com nossa história, no Km 32 bem ao lado da Antiga Estrada Rio São Paulo existia vestígios até os anos 80, hoje também foi invadido.
Em Austin serão feitas installações apropriadas para depósito e lavagem de vagões série H. A linha será de bitola mista." Essa linha acabou sendo construída, mas funcionou por poucos anos, até a década de 1940. Pouco mais de quatro quilômetros à frente, no sentido da estação seguinte, Aljezur, a antiga linha Auxiliar (e hoje a linha Japeri-Arará) cruza o rio do Ouro, que abastece o Rio de Janeiro desde 1888 e que deu origem à E. F. Rio do Ouro.
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Adenilson, você colocou: “Oi pessoal. Acho que o mapa realmente deixa isso claro. Austin fica como Km ZERO e a distância de 4 km até Carlos Sampaio soa como uma "distância negativa" do ramal, se é que me entenderam. Dá a impressão que os trechos foram construídos em momentos diferentes, será?
Pelo que consta, ambos os trechos foram feitos juntos; já a desativação, esta sim foi em momentos diferentes.
Sobre a ferrovia passar a esquerda da construção, acredito que sim, se o que você diz seja em direção a Santa Cruz, pois é bem nítido um lastro no terreno.
Até a Variante da Rio-São Paulo eu fiz todo trecho á pé com o Sr. Lentulio Bernardo Umile, posso te dizer que só em poucos trechos tive que sair do leito, por motivos de invasão e travesia de rios, pois não possuíam mais as pontes.
O trecho Austin-Carlos Sampaio também percorri, só que hoje eu tenho dúvidas sobre alguns trechos do mesmo.
Forte abraço.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Postando as informações do Ramal:
Estações ou Paradas por ordem.
CARLOS SAMPAIO. km 4.00
Neste trecho não visualizei resquícios da estação, terei(mos) que ver com mais critério.
AUSTIN. km 0.00
CABUÇU. km 5.120
MARAPICU km 10.400
ENGENHEIRO ARARIPE. km 14.320
ENGENHEIRO HEITOR LIRA. km 23.600
Ou será casa de turma?
SANTA CRUZ. km 30.168
FOTO: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... ruz041.jpg
MATADOURO. km 31.868
Caminho de Carlos Sampaio-Austin.
Locais de abrangência:
Carlos Sampaio – Nossa Sra. Do Rosário – Três Fontes – Gratidão – Jurema – Vila Nova – Austin.
Caminho de Austin-Matadouro.
Locais de abrangência:
RUA CARMEM RIBEIRO – [corta Estrada Luiz Mario Rocha Lima] – RUA LINHA VELHA – [corta Travessa Barbosa] – RUA LINHA VELHA - [leito entre Estrada Jose Luiz Silva – Rua Projetada - - - - - - - - - - - - - Rua Francisco Matos da Silva] – RUA LINHA VELHA [corta Rua Noel] – RUA LINHA VELHA - [corta Rua Riachão] - LEITO ENTRE LOJAS AMERICANAS - - - - - - - - - - - - - ESTRADA JOSÉ LUIZ SILVA] - [corta Rodovia Pres. Dutra] – RUA RONALDO JOÃO AMÉRICO MACHADO - [corta Rua de barro (sem nome)] – LOCAL ERMO - - - - - ENTRE ESTRADA DA GRANJA - LOCAL ERMO - - - - - ENTRE ESTRADA DA GRANJA E ESTRADA DE CABUÇU - [corta Rua Eduardo Araujo] – RUA MANOEL REINA GOMES – AV. SANTA CRUZ – [corta Estrada Mato Grosso] – AV. SANTA CRUZ ao lado Condomínio Jardim Paraíso – TRECHO NO ERMO (obs. Não entrar na Rua Guarani) – [atravessar Rio] – PASSA PERTO DE UM GALPÃO NO ERMO – RUA COQUEIROS – [corta Estrada Curral Novo] – RUA COQUEIROS – [corta Rua Luiz Eduardo] - RUA COQUEIROS – [corta Rua Leonardo//Rua Costa Barros] – RUA COQUEIROS – acaba a RUA COQUEIROS – [corta Rua Capela] – ERMO – [corta Rua Encanto] – ERMO – Contorno no MORRO – [corta Ponte Rio Guandu-Mirim] – ERMO – [corta Rua Aquiles] – RUA ENGO. ARARIPE – ESTAÇÃO – [Variante Rio – São Paulo]
TRECHO A DEFINIR entre Variante Rio-São Paulo e Avenida Brasil.
[corta Avenida Brasil] – ERMO – [corta RIO] – CORRE PARALELA a ESTRADA DO TINGUÍ – [corta Rua Um] CORRE PARALELA a ESTRADA DO TINGUÍ – [corta Estrada do Campinho] – ESTRADA LINHA DE AUSTIN – CORRE PARALELA ou CORTA A ESTRADA DE PACIENCIA - ESTRADA LINHA DE AUSTIN – [corta Estrada Santa Rosa] – ESTRADA DO FURADO (perto torre da Light) – [corta Rua Cilon Cunha Brum] - ERMO – [corta Beco do Coqueiral] – ERMO (CORRE PARALELA A ESTRADA DA BOA ESPERANÇA) – BECO DO BRIZOLA – [corta Rua São João] – [corta RIO] - ESTRADA LINHA DE AUSTIN – ESTRADA URUCANIA (3720) – LINHA DO TREM ATÉ – SANTA CRUZ//MATADOURO.
Ainda existem trechos a confirmar
Estações ou Paradas por ordem.
CARLOS SAMPAIO. km 4.00
Neste trecho não visualizei resquícios da estação, terei(mos) que ver com mais critério.
AUSTIN. km 0.00
CABUÇU. km 5.120
MARAPICU km 10.400
ENGENHEIRO ARARIPE. km 14.320
ENGENHEIRO HEITOR LIRA. km 23.600
Ou será casa de turma?
SANTA CRUZ. km 30.168
FOTO: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... ruz041.jpg
MATADOURO. km 31.868
Caminho de Carlos Sampaio-Austin.
Locais de abrangência:
Carlos Sampaio – Nossa Sra. Do Rosário – Três Fontes – Gratidão – Jurema – Vila Nova – Austin.
Caminho de Austin-Matadouro.
Locais de abrangência:
RUA CARMEM RIBEIRO – [corta Estrada Luiz Mario Rocha Lima] – RUA LINHA VELHA – [corta Travessa Barbosa] – RUA LINHA VELHA - [leito entre Estrada Jose Luiz Silva – Rua Projetada - - - - - - - - - - - - - Rua Francisco Matos da Silva] – RUA LINHA VELHA [corta Rua Noel] – RUA LINHA VELHA - [corta Rua Riachão] - LEITO ENTRE LOJAS AMERICANAS - - - - - - - - - - - - - ESTRADA JOSÉ LUIZ SILVA] - [corta Rodovia Pres. Dutra] – RUA RONALDO JOÃO AMÉRICO MACHADO - [corta Rua de barro (sem nome)] – LOCAL ERMO - - - - - ENTRE ESTRADA DA GRANJA - LOCAL ERMO - - - - - ENTRE ESTRADA DA GRANJA E ESTRADA DE CABUÇU - [corta Rua Eduardo Araujo] – RUA MANOEL REINA GOMES – AV. SANTA CRUZ – [corta Estrada Mato Grosso] – AV. SANTA CRUZ ao lado Condomínio Jardim Paraíso – TRECHO NO ERMO (obs. Não entrar na Rua Guarani) – [atravessar Rio] – PASSA PERTO DE UM GALPÃO NO ERMO – RUA COQUEIROS – [corta Estrada Curral Novo] – RUA COQUEIROS – [corta Rua Luiz Eduardo] - RUA COQUEIROS – [corta Rua Leonardo//Rua Costa Barros] – RUA COQUEIROS – acaba a RUA COQUEIROS – [corta Rua Capela] – ERMO – [corta Rua Encanto] – ERMO – Contorno no MORRO – [corta Ponte Rio Guandu-Mirim] – ERMO – [corta Rua Aquiles] – RUA ENGO. ARARIPE – ESTAÇÃO – [Variante Rio – São Paulo]
TRECHO A DEFINIR entre Variante Rio-São Paulo e Avenida Brasil.
[corta Avenida Brasil] – ERMO – [corta RIO] – CORRE PARALELA a ESTRADA DO TINGUÍ – [corta Rua Um] CORRE PARALELA a ESTRADA DO TINGUÍ – [corta Estrada do Campinho] – ESTRADA LINHA DE AUSTIN – CORRE PARALELA ou CORTA A ESTRADA DE PACIENCIA - ESTRADA LINHA DE AUSTIN – [corta Estrada Santa Rosa] – ESTRADA DO FURADO (perto torre da Light) – [corta Rua Cilon Cunha Brum] - ERMO – [corta Beco do Coqueiral] – ERMO (CORRE PARALELA A ESTRADA DA BOA ESPERANÇA) – BECO DO BRIZOLA – [corta Rua São João] – [corta RIO] - ESTRADA LINHA DE AUSTIN – ESTRADA URUCANIA (3720) – LINHA DO TREM ATÉ – SANTA CRUZ//MATADOURO.
Ainda existem trechos a confirmar
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Pessoal,
Quero aqui fazer algumas correções:
Conversando com o nosso companheiro Dado, este me alertou sobre as seguintes fotos postadas abaixo e que se encontram no site http://www.marapicu.com.br
Estas fotos estão na capa do livro do Helio Suevo, mas foram colocadas no site indicado, como parte do ramal e isso não está correto.
Eu acabei pegando as mesmas e incorri no erro.
Peço desculpas.
Obrigado pelo alerta Dado.
Quero aqui fazer algumas correções:
Conversando com o nosso companheiro Dado, este me alertou sobre as seguintes fotos postadas abaixo e que se encontram no site http://www.marapicu.com.br
Estas fotos estão na capa do livro do Helio Suevo, mas foram colocadas no site indicado, como parte do ramal e isso não está correto.
Eu acabei pegando as mesmas e incorri no erro.
Peço desculpas.
Obrigado pelo alerta Dado.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Pessoal,
Na quinta última, feriado percorri sozinho o trecho do ramal.
Partindo de Austin em direção a Santa Cruz, encontrei bastante coisa, que todos veremos a seguir:
Estação Austin
Saída para Santa Cruz.
Casa de Turma próximo de Austin.
Resquicios do Leito (trilhos).
Antigo Leito.
Casa de Turma.
Antigo Leito.
Cruzamento da Linha com a Rodovia Presidente Dutra - Nova Iguaçu.
Antigo Leito.
Resquícios.
Casa de Turma.
Antigo Leito.
Resquício de Ponte.
Outros resquícios.
Estação Cabuçu (Passa Vinte) - Km 5.120
Antes e depois.
No fundo a Antiga Guinle & Cia.
Casa do Agente.
Resquícios do Leito.
Ponte sobre o rio.
Antigo Leito.
Estação Marapicu - Km 10.400
Antigo Leito.
Resquício da ponte.
Estação Engenheiro Araripe - Km 14.320
Antes e depois.
Trilhos (resquícios)
Variante Rio-São Paulo. Cruzamento do Leito.
Em breve teremos os restante do trecho...
Na quinta última, feriado percorri sozinho o trecho do ramal.
Partindo de Austin em direção a Santa Cruz, encontrei bastante coisa, que todos veremos a seguir:
Estação Austin
Saída para Santa Cruz.
Casa de Turma próximo de Austin.
Resquicios do Leito (trilhos).
Antigo Leito.
Casa de Turma.
Antigo Leito.
Cruzamento da Linha com a Rodovia Presidente Dutra - Nova Iguaçu.
Antigo Leito.
Resquícios.
Casa de Turma.
Antigo Leito.
Resquício de Ponte.
Outros resquícios.
Estação Cabuçu (Passa Vinte) - Km 5.120
Antes e depois.
No fundo a Antiga Guinle & Cia.
Casa do Agente.
Resquícios do Leito.
Ponte sobre o rio.
Antigo Leito.
Estação Marapicu - Km 10.400
Antigo Leito.
Resquício da ponte.
Estação Engenheiro Araripe - Km 14.320
Antes e depois.
Trilhos (resquícios)
Variante Rio-São Paulo. Cruzamento do Leito.
Em breve teremos os restante do trecho...
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
app , app e + app
Este post merece 1.000.000 de app
Melekh, PARABÉNS ! A descrição do trecho nos remete ao local, como se estivéssemos caminhando junto, muito show de bola !
Os detalhes fotografados no caminho então, sem palavras !
Agora as estações, comparando com as fotos antigas, e comprovando em detalhes todas as informações, meu amigo, isso foi de arrebentar a boca do balão, matou a pau e qualquer outro ditado no mesmo sentido.
Parabéns, muito, mas muito show de bola mesmo ! Fantástica expedição solitária ... histórica e antológica, sem precedentes !
Valeu !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Este post merece 1.000.000 de app
Melekh, PARABÉNS ! A descrição do trecho nos remete ao local, como se estivéssemos caminhando junto, muito show de bola !
Os detalhes fotografados no caminho então, sem palavras !
Agora as estações, comparando com as fotos antigas, e comprovando em detalhes todas as informações, meu amigo, isso foi de arrebentar a boca do balão, matou a pau e qualquer outro ditado no mesmo sentido.
Parabéns, muito, mas muito show de bola mesmo ! Fantástica expedição solitária ... histórica e antológica, sem precedentes !
Valeu !!!!!!!!!!!!!!!!!!
-
- MEMBRO JR
- Mensagens: 46
- Registrado em: 02 Mai 2009, 09:31
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Parabéns, Melekh!!! app
Não só pelo material feito, muito bom, mas, também, pela coragem. Hehehe. Muito bom mesmo o material, agora fica a expectativa para o restante.
app app app
Não só pelo material feito, muito bom, mas, também, pela coragem. Hehehe. Muito bom mesmo o material, agora fica a expectativa para o restante.
app app app
Amanda
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Melekh, sou até suspeito pra falar do seu trabalho. Você, além de dar uma nova vida ao fórum, simplesmente tem sempre "um coelho dentro da cartola".
Fantástico!!!!!!!!!
Fiquei um pouco triste por não poder ter ido, mas você me levou ao lugar com todos esses registros.
Muito bom mesmo meu amigo.
Fantástico!!!!!!!!!
Fiquei um pouco triste por não poder ter ido, mas você me levou ao lugar com todos esses registros.
Muito bom mesmo meu amigo.
Abraços
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Dado, Amanda (Nogueiraf), LRangel,
Eu é que tenho que agradecer aqui.
Tenho aprendido muito e é graças a todos vocês foristas, que tenho depurado as informações obitidas sobre os diversos ramais, fitrando e as vezes chegando a 100% da veracidade da história de uma determinada ferrovia.
Agradeço mesmo.
Para breve pretendo fazer o restante do Ramal (tem uma mensagem no tópico dos encontros), apesar de ter um "buraco a desvendar" entre Engo. Araripe e a Av. Brasil, pois não estou conseguindo delinear o trecho da ferrovia lá.
Veremos....
Abraço a todos os companheiros.
Eu é que tenho que agradecer aqui.
Tenho aprendido muito e é graças a todos vocês foristas, que tenho depurado as informações obitidas sobre os diversos ramais, fitrando e as vezes chegando a 100% da veracidade da história de uma determinada ferrovia.
Agradeço mesmo.
Para breve pretendo fazer o restante do Ramal (tem uma mensagem no tópico dos encontros), apesar de ter um "buraco a desvendar" entre Engo. Araripe e a Av. Brasil, pois não estou conseguindo delinear o trecho da ferrovia lá.
Veremos....
Abraço a todos os companheiros.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Parabens Melekh! app
Eu tinha visto essas fotos no orkut Trilhos do Rio. Só tenho a agradecer com sua maravilhosa contribuição!
Eu tinha visto essas fotos no orkut Trilhos do Rio. Só tenho a agradecer com sua maravilhosa contribuição!
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
O perfil "Trilhos do Rio" é meu segundo perfil no Orkut !
Eu coloquei as fotos lá para postar na comunidade "RESGATE DOS TRENS E FERROVIAS", já que o Orkut não permite postar fotos externas, apenas do álbum do Orkut mesmo ...
Mais uma vez, parabéns, Melekh !
Eu coloquei as fotos lá para postar na comunidade "RESGATE DOS TRENS E FERROVIAS", já que o Orkut não permite postar fotos externas, apenas do álbum do Orkut mesmo ...
Mais uma vez, parabéns, Melekh !
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Parabens Dado por divulgar la tbm.DadoDJ escreveu:O perfil "Trilhos do Rio" é meu segundo perfil no Orkut !
Eu coloquei as fotos lá para postar na comunidade "RESGATE DOS TRENS E FERROVIAS", já que o Orkut não permite postar fotos externas, apenas do álbum do Orkut mesmo ...
Mais uma vez, parabéns, Melekh !
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Melekh,
Adiciono também as minhas app .
Parabéns pela "reedição" do trecho.
Destaque especial para as estações de Engenheiro Araripe, onde dá para ver nitidamente a descontinuidade da pintura na alvenaria no lugar da janela original.
Dá para perceber também que foi levantado mais ou menos 1 metro de parede em direção ao fundo da estação, complementando mais o vão da cobertura.
Em relação a estação Cabuçú, que prédio magnifíco e dá para ver que tinha uma plataforma bem mais comprida.
Duas coisas me chamaram muita atenção.
1) Essas estações eram dadas como demolidas e vemos que estão de pé. Isso nos dá a esperança de acharmos resquícios, principalmente em área rural.
Como já expus antes, a probabilidade de acharmos algo assim no Rio é mínima.
2) A falta de padronização na arquitetura das estações. Por quê a estação de Eng.Araripe é tão simples se compararmos com a de Cabuçú?
Será que o trem de passageiros parava em todas as estações do trecho?
Um abraço.
Adiciono também as minhas app .
Parabéns pela "reedição" do trecho.
Destaque especial para as estações de Engenheiro Araripe, onde dá para ver nitidamente a descontinuidade da pintura na alvenaria no lugar da janela original.
Dá para perceber também que foi levantado mais ou menos 1 metro de parede em direção ao fundo da estação, complementando mais o vão da cobertura.
Em relação a estação Cabuçú, que prédio magnifíco e dá para ver que tinha uma plataforma bem mais comprida.
Duas coisas me chamaram muita atenção.
1) Essas estações eram dadas como demolidas e vemos que estão de pé. Isso nos dá a esperança de acharmos resquícios, principalmente em área rural.
Como já expus antes, a probabilidade de acharmos algo assim no Rio é mínima.
2) A falta de padronização na arquitetura das estações. Por quê a estação de Eng.Araripe é tão simples se compararmos com a de Cabuçú?
Será que o trem de passageiros parava em todas as estações do trecho?
Um abraço.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Adenilson,
Como já disse antes, eu é que tenho que agradecer a todos vocês.
Falando em Cabuçu, a estação está escondida, tem uma porteira na frente.
Foi muito arriscado entrar la´, tive que botar um cachorro para correr, para poder adentrar no terreno.
O risco maior foi a expectativa do caseiro chegar a qualquer momento, pois uma vizinha do local disse que ele havia ido na casa da mãe dele.
Imagine se ele volta e me encontra dentro do loca?
Na pior das hipóteses, eu poderia levar um tiro... mas eu não tinha tempo para que ele retornasse, afinal ainda tinha muito chão pela frente e os dias são mais curtos nesta época.
Realmente no interior, temos achado muita coisa em pé, na área urbana já é mais difícil.
Em relação a falta de padronização na arquitetura das estações, acredito que não houve um maior planejamento, até porque a parte de Bitola Métrica durou mais do que a de Bitóla Larga.
Sobre o trem de passageiros parar em todas as estações do trecho, acredito que sim, pois pelo menos nas fotos de Cabuçu e Engo. Araripe tem um trem ao lado.
Breve irei terminar o restante do trecho, nem que seja sozinho.
No mais um abraço fratenal.
Como já disse antes, eu é que tenho que agradecer a todos vocês.
Falando em Cabuçu, a estação está escondida, tem uma porteira na frente.
Foi muito arriscado entrar la´, tive que botar um cachorro para correr, para poder adentrar no terreno.
O risco maior foi a expectativa do caseiro chegar a qualquer momento, pois uma vizinha do local disse que ele havia ido na casa da mãe dele.
Imagine se ele volta e me encontra dentro do loca?
Na pior das hipóteses, eu poderia levar um tiro... mas eu não tinha tempo para que ele retornasse, afinal ainda tinha muito chão pela frente e os dias são mais curtos nesta época.
Realmente no interior, temos achado muita coisa em pé, na área urbana já é mais difícil.
Em relação a falta de padronização na arquitetura das estações, acredito que não houve um maior planejamento, até porque a parte de Bitola Métrica durou mais do que a de Bitóla Larga.
Sobre o trem de passageiros parar em todas as estações do trecho, acredito que sim, pois pelo menos nas fotos de Cabuçu e Engo. Araripe tem um trem ao lado.
Breve irei terminar o restante do trecho, nem que seja sozinho.
No mais um abraço fratenal.
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Uma dúvida:
Houve tráfego regular de passageiros no ramal ? Ou apenas de carga (bovinos, laranja, etc) e eventualmente de passageiros ?
Houve tráfego regular de passageiros no ramal ? Ou apenas de carga (bovinos, laranja, etc) e eventualmente de passageiros ?
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes