[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

gtavynho
USUÁRIO JR
Mensagens: 46
Registrado em: 11 Set 2009, 15:07
Localização: São João de Meriti-RJ

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por gtavynho » 01 Jul 2011, 15:45

Adenilson escreveu:Excelente registro.
Vocês mencionaram que o trem deve estar indo para a Pavuna, mas que local é esse?
Que bairro é esse?
Tem uma guarita ao lado da ferrovia ao fundo, bem típica das que ficavam próximas a cancelas e/ou estações.
Será que havia uma estação por ali?



AVVP escreveu:"'Novas'" fotos da EFRD =D
Imagem

Link sobre o filme mostrado no cinema da foto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Son_of_Dracula

Depois de muito pensar local que eu suponho ser o da foto hoje, eu antes suspeitava de outro local mais perto da Vila Rosali, mas devido a posição da torre da igreja eu chuto que seja esse local do Street View:
Imagem

Seria o cinema hoje essa loja Sono Show ?? Só sei que o trem segue em direção a Pavuna e que a loja do Reizinho(essa loja tem menos de 10 anos) tampa parte da visão da foto de 1944.

Por hora é isso, depois tem mais ^ ^
Sou de Meriti e sem medo podem dizer que aí é o coração do centro de São João, Avenida Nossa Senhora das Graças, bem próxima a estação São João/Pavuna. okk
Gustavo de Azevedo

Viva, Ramal de Belford Roxo!!!

A composição aguarda sinalização.


Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Tche » 19 Jul 2011, 08:39

A loja realmente encobre a visão, pois ali ficava a entrada do ramal circular da Pavuna. Na foto antiga, que foi batida a uma distancia maior, também não é perceptível a entrada do ramal, que era de linha singela.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 09 Ago 2011, 13:49

Mapa do Distrito Federal (Rio de Janeiro) em 1922, mostrando as duas linhas da EF Rio d'Ouro na região de Inhaúma e arredores:
Imagem
Notem que o mapa é meio ... digamos ... mal desenhado (para a época atual, claro). Mas mostra nitidamente as ferrovias em funcionamento na época. Sendo assim podemos afirmar que em 1922 as duas linhas da Rio d'Ouro funcionavam simultaneamente ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por LRangel » 09 Ago 2011, 19:05

Fala meu amigo Dado, deixa eu dar um pitaco aí.

Acredito eu que não aconteceu das duas funcionarem como você perguntou, visto que em alguns mapas recentes vemos os ramais das Oficinas de Engenho de Dentro e até o dos Campos dos Afonsos, mas sabemos que os mesmos fazem tempos que não operam. Pode ser que o atraso nas atualizações de mapas nos acompanhem desde esses tempos...
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 12 Ago 2011, 19:20

LRangel escreveu:Fala meu amigo Dado, deixa eu dar um pitaco aí.

Acredito eu que não aconteceu das duas funcionarem como você perguntou, visto que em alguns mapas recentes vemos os ramais das Oficinas de Engenho de Dentro e até o dos Campos dos Afonsos, mas sabemos que os mesmos fazem tempos que não operam. Pode ser que o atraso nas atualizações de mapas nos acompanhem desde esses tempos...
Exatamente. Tinha um guia de ruas Quatro Rodas de 2004 que constava a presença de ambos, e outro que acompanha o meu pai desde os idos da década de 90 que contava com a presença deste e inclusive de estações desativadas do ramal B.Roxo(Terra Nova, M.Graça e outro que agora não estou lembrado).
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 17 Ago 2011, 15:06

Pessoal,
A Biblioteca Nacional Digital está com novos mapas.
Em um que vi, datado de 1900, tem um icone chamado ZMFY, que permite um ótimo zoom, mesmo sem fazer download.
Nele pude ver alguns aspectos interessentes como o ainda existente ramal da Ana Neri, A Parada Cesário Machado (linha auxiliar) e as seguintes Vieira fazenda e Herédia de Sá, a estação Todos os Santos mais para trás como levantei a hipótese no seu tópico, o Méier ainda sem o Jardim, mas também sem a Parada Perna de Pau (esse troço deve ser antigo) :( , a Estação Del Castilho (chamada de Parada) já com esse nome, porém com o nome Engenheiro antes e atendendo apenas à Linha Auxiliar.
Aparecem também os dois ramais da Rio D'ouro, sendo o mais antigo sem a menção de Praia Pequena, porém com Venda Grande, a Parada do Capão, José dos Reis e a antiga Pilares.
O mapa mostra a estação de Inhaúma, mas não mostra a parada Botafogo, sendo a estação seguinte, E.Mato.
Outra curiosidade é a inexistência da Francisco Bicalho e a estação Praia Formosa perdida no meio do "pântano".
Uma bomba :ph34r:
Existe a referência de duas estações Mangueira com esse nome e lado a lado, sendo uma da E.F.C.B e outro nome que não dá para ler, mas acho que é Melhoramentos abreviado no final :WK:
Outro destaque é a Estação São Francisco Xavier da E.F.Norte exatamente onde debatemos e a existência da Parada Silva e Souza e outra sem nome no atual local da estação Triagem.
Imagino que nessa época, deveria se chamar Estação Jockey Clube.
A parada Benfica também está no mapa.
Tem muita coisa. Me empolguei tanto que agora foi que percebi o quanto escrevi.
Dêem uma olhada. okk

Avatar do usuário

Brunno
USUÁRIO JR
Mensagens: 159
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:31
Localização: São Gonçalo

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Brunno » 17 Ago 2011, 15:20

^^ ^^ ^^

Coloca um link
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 17 Ago 2011, 19:00

Caramba !
Será que é o mapa que eu vi no Arquivo Geral da Cidade ?!
Vou tentar fazer download dele e colocar o link aqui !
Valeu, Adenilson!
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 17 Ago 2011, 19:03

Não é o mapa que eu vi no Arquivo Geral ... mas é muito interessante !
Esse lance de duas estações Mangueira só reforça o que falávamos anteriormente. Uma estação da EFCB e outra da Linha Auxiliar ... mas e Fructeiras da EFRdO ???
Como citado pelo Adenilson, pode-se amplia-lo usando o plugin ZMFY, e infelizmente não dá pra fazer download (ainda não pesquisei sobre isso, de repnte é possível). Mas vejam o link abaixo onde dá pra ver uma prévia, em formato .jpg
http://objdigital.bn.br/acervo_digital/ ... 523904.jpg
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Ago 2011, 01:56

Reparem que neste ótimo mapa descoberto pelo Adenilson, a "primeira linha" da EFRdO, que seguia pela Av.Suburbana/R.João Ribeiro (Estr.Nova da Pavuna) tem o seu percurso interrompido neste mapa, não chegando a Engenho do Matto. Exatamente como eu tinha visto em outro mapa no Arquivo Geral do RJ ... porque será que apenas um trecho desta linha foi erradicado ?
tnk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Amaral » 18 Ago 2011, 10:28

DadoDJ escreveu:Reparem que neste ótimo mapa descoberto pelo Adenilson, a "primeira linha" da EFRdO, que seguia pela Av.Suburbana/R.João Ribeiro (Estr.Nova da Pavuna) tem o seu percurso interrompido neste mapa, não chegando a Engenho do Matto. Exatamente como eu tinha visto em outro mapa no Arquivo Geral do RJ ... porque será que apenas um trecho desta linha foi erradicado ?
tnk
Vendo o mapa me veio uma teoria.
Será que a interrupção do ramal original teria a ver com o cruzamento com a Linha Auxiliar que ficava logo a frente da interrupção da linha? Pode ser que com o aumento do tráfego passasse a ser inviável ou perigoso demais os 2 cruzamentos que as ferrovias faziam, uma em Del Castilho e outra em Tomaz Coelho. Pode até ter sido essa uma das razões do ramal novo. Já a parte do ramal originou que ficou em funcionamento, teria a ver com o ramal da Olaria que se não me engano havia por ali e também para o acesso às oficinas e também por utilização das estações no trecho.

É só uma idéia, mas acho possível.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Ago 2011, 11:05

Boa linha de raciocínio, Amaral.

É uma boa possibilidade ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 18 Ago 2011, 15:53

Fala Brunno.
Beleza?
Só vi a sua resposta hoje de manhã e o Dado já tinha resolvido isso. O problema é que em JPG, só conseguimos um nível de zoom e no formato ZMFY, conseguimos vários níveis de zoom, mas usando o encadeamento do endereço quando você clicar no link, você deve chegar ao local onde existe o mapa.
Caso não, é só avisar okk

brunno escreveu:^^ ^^ ^^

Coloca um link


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 18 Ago 2011, 16:11

Caramba Dado!
Ótima observação.
Eu não observei isso quando vi o mapa pela 1ª vez, pois eram tantas as observações, que uma ou outra pode ter passado desapercebida. Só vi depois que você mencionou isso aqui.
Aquela parte já está quase no fim do Mapa e o mesmo está muito manchado.

Só complementando alguns comentários seus, vou ter que reler aqueles relatórios todos que você postou e os anos das publicações, mas a estação Fructeiras era citada lá, mas esse nome pode ser um antecessor (ou até sucessor) do nome Mangueira na estação da Melhoramentos.

Outra coisa é que a explicação dada pela maioria dos sites de busca sobre o termo usado pela escola de samba Mangueira como estação primeira pode ser não o fato das linhas de subúrbio terem essa escola de samba como sendo a primeira de muitas outras com escolas de samba, mas pelo fato de uma forma ou de outra, esta estação ter sido realmente a primeira (Melhoramentos).
O problema é que isso é tão antigo e tão pouco divulgado que não passa como verdade, mas nós aqui "arqueólogos ferroviários" estamos firmes para trazer a verdade a tona!.

No mês que vém, tirarei a 2ª parte das minhas férias e tirarei um dia para ir ao AGCRJ. O problema é que lá só abre em dia útil e horário comercial.
Vou rever algumas fotos e tentar outras pesquisas. Vou deter maiores detalhes nas fotos que em outras fontes, mas se você quiser ir lá comigo é só avisar.
Não sei em relação a mais de uma pessoa pesquisar com um PC apenas, mas existem fotos em papel e mapas também.

DadoDJ escreveu:Reparem que neste ótimo mapa descoberto pelo Adenilson, a "primeira linha" da EFRdO, que seguia pela Av.Suburbana/R.João Ribeiro (Estr.Nova da Pavuna) tem o seu percurso interrompido neste mapa, não chegando a Engenho do Matto. Exatamente como eu tinha visto em outro mapa no Arquivo Geral do RJ ... porque será que apenas um trecho desta linha foi erradicado ?
tnk


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 18 Ago 2011, 16:37

Amaral,

O seu palpite é totalmente plausível. Complementando o que você disse, adiciono algumas questões.
Acho que o mapa que o Dado viu no AGCRJ (e ele pode confirmar ou desmentir isso) era de uma data posterior a 1900.
Nós sempre questionamos a falta de atualização dos mapas, às vezes tendo dúvida sobre a erradicação de uma linha e/ou estação, mas o mapa não pode "prever o futuro".
Se não houve erro de impressão no mapa de 1900 e no que o Dado viu no AGCRJ, já em 1900, o trecho estava erradicado.

(Talvez apenas o trecho a partir de Pilares- vide explicação abaixo).

Talvez o motivo dos cruzamentos apenas tenha sido um dos fatores, pois o ramal Maria Angú cruzava com a E.F.Norte, mas simplesmente o fato de um trecho ter substituido o outro.
Com a configuração de vias desse mapa de 1900, incluindo a interrupção, a partir da Estação de Pilares, poderia se chegar ao ramal mais recente da Rio D'ouro, pois o traçejado pontilhado parece indicar uma linha no Caminho dos Pilares, que é a atual Álvaro de Miranda, e cruzando com a Melhoramentos ao final da estação Cintra Vidal, até a Rio D'ouro (variante nova), encontrando com esta no pátio superior de Inhaúma.

Será que estou interpretando mal o mapa?

O detalhe é Rua José dos Reis só ia até a Estrada de Santa Cruz (futura Suburbana).
Será que essa linha, se for realmente isso, que passava no Caminho dos Pilares era o ramal da José dos Reis?
Não estou com o tempo necessário agora no trabalho para reler os documentos postados pelo Dado.

Vou ter que dar uma lida em casa nos documentos postados pelo Dado para checar isso e as informações sobre as estações atendidas da Rio D'ouro, pois em alguns deles parece que havia a informação que houve um período de utilização das 2 linhas.

Outro destaque é a parada Chave Zieze, já bem depois dos fundos da Fazenda do Capão.



Amaral escreveu:
DadoDJ escreveu:Reparem que neste ótimo mapa descoberto pelo Adenilson, a "primeira linha" da EFRdO, que seguia pela Av.Suburbana/R.João Ribeiro (Estr.Nova da Pavuna) tem o seu percurso interrompido neste mapa, não chegando a Engenho do Matto. Exatamente como eu tinha visto em outro mapa no Arquivo Geral do RJ ... porque será que apenas um trecho desta linha foi erradicado ?
tnk
Vendo o mapa me veio uma teoria.
Será que a interrupção do ramal original teria a ver com o cruzamento com a Linha Auxiliar que ficava logo a frente da interrupção da linha? Pode ser que com o aumento do tráfego passasse a ser inviável ou perigoso demais os 2 cruzamentos que as ferrovias faziam, uma em Del Castilho e outra em Tomaz Coelho. Pode até ter sido essa uma das razões do ramal novo. Já a parte do ramal originou que ficou em funcionamento, teria a ver com o ramal da Olaria que se não me engano havia por ali e também para o acesso às oficinas e também por utilização das estações no trecho.

É só uma idéia, mas acho possível.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 18 Ago 2011, 17:02

Brunno e Pessoal.

Vê se com esse link, vocês conseguem um zoom maior!


http://bndigital.bn.br/scripts/odwp032k ... 523904.htm

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Ago 2011, 23:16

Adenilson escreveu:Amaral,

O seu palpite é totalmente plausível. Complementando o que você disse, adiciono algumas questões.
Acho que o mapa que o Dado viu no AGCRJ (e ele pode confirmar ou desmentir isso) era de uma data posterior a 1900.
Sim, se eu não me engano o mapa era de 1908 ...(Talvez apenas o trecho a partir de Pilares- vide explicação abaixo).

Talvez o motivo dos cruzamentos apenas tenha sido um dos fatores, pois o ramal Maria Angú cruzava com a E.F.Norte, mas simplesmente o fato de um trecho ter substituido o outro.
Com a configuração de vias desse mapa de 1900, incluindo a interrupção, a partir da Estação de Pilares, poderia se chegar ao ramal mais recente da Rio D'ouro, pois o traçejado pontilhado parece indicar uma linha no Caminho dos Pilares, que é a atual Álvaro de Miranda, e cruzando com a Melhoramentos ao final da estação Cintra Vidal, até a Rio D'ouro (variante nova), encontrando com esta no pátio superior de Inhaúma.

Será que estou interpretando mal o mapa?
Este caminho pontilhado é uma linha de bonde, de acordo com a legenda na parte inferior do mapa (Companhia Ferro-Carris Secção Caxambi)
O detalhe é Rua José dos Reis só ia até a Estrada de Santa Cruz (futura Suburbana).
Será que essa linha, se for realmente isso, que passava no Caminho dos Pilares era o ramal da José dos Reis?
Não estou com o tempo necessário agora no trabalho para reler os documentos postados pelo Dado.
Estou começando a achar que o ramal da Olaria Dr.Reis é aquela pequena bifurcação que parte da estação José dos Reis. Era apenas 247 metros, se não me engano ...


Outro destaque é a parada Chave Zieze, já bem depois dos fundos da Fazenda do Capão.
Ótima observação ! A pouco conhecida e obscura Parada Zieze mais uma vez figura em um mapa !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 19 Ago 2011, 09:20

Este Mapa de 1900 é muito elucidativo,

Teria como baixá-lo para ser usado fora do site?
Se tiver, coloquem o link.

Não sei se voces notaram... vejam que entre Piedade e Cascadura, existe uma EstAção/Parada chamada ESTAÇÃO STA FRONTIN.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 19 Ago 2011, 09:38

Tudo bom, Melekh?
A estação sobre a qual você se referiu é na realidade DOUTOR FRONTIN.
É um nome antigo para a Estação Quintino.
No tópico sobre a E.F.Norte, você se lembra que eu disse ter uma série de fotos antigas e que uma delas era Quintino com esse nome?
Pois é.

Sobre as fotos que tenho, estou negociando com o MIS, a cessão paga de mais fotos para depois negociar a postagem.



Melekh escreveu:Este Mapa de 1900 é muito elucidativo,

Teria como baixá-lo para ser usado fora do site?
Se tiver, coloquem o link.

Não sei se voces notaram... vejam que entre Piedade e Cascadura, existe uma EstAção/Parada chamada ESTAÇÃO STA FRONTIN.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 19 Ago 2011, 09:51

Adenilson, tudo ótimo... como Papai do Céu (o Criador) permite.

Entendi sua explanação, mas de onde surgiu esse nome?

No site http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... intino.htm consta o seguinte:

A ESTAÇÃO: A estação de Cupertino foi inaugurada em 1876. Com a morte de Quintino Bocaiúva, em 1912, a estação passou a ter o nome do político. Hoje é uma estação utilizada pelos trens de subúrbio do Rio de Janeiro, com o nome de Quintino, abreviado já há muitos anos. "Em 1912, já eletrificado, o bonde de Jacarepaguá serviu de cortejo fúnebre do republicano histórico Quintino Bocaiúva (1836-1912). O Senador Quintino possuía uma chácara no subúrbio na então Estação de Cupertino. Antes de morrer, ele pediu para ser sepultado no Cemitério de Jacarepaguá. O féretro veio do centro do Rio pelo trem da Central, em Cascadura, o cortejo seguiu de bonde até o Pechincha" (do site http://www.acija.org.br/site/histjpa.htm).

Então Quintino teve dois nomes?

Parece que eu já vi uma foto que constava Quintino Bocaiuva.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante