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Bonde tomba e deixa ao menos 5 mortos em Santa Teresa
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Autor do tópico - MODERADOR RJ
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Bonde tomba e deixa ao menos 5 mortos em Santa Teresa
Acidente deixou pelo menos 57 pessoas feridas, várias delas em estado grave
Um bonde cheio de passageiros tombou na tarde deste sábado em Santa Teresa, bairro turístico do Rio de Janeiro. O acidente deixou pelo menos cinco mortos, sendo três homens e duas mulheres. Além disso, ao menos 57 pessoas ficaram feridas, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde e do Corpo de Bombeiros.
O motivo do acidente ainda é desconhecido e só deve ser confirmado após a realização da perícia, mas as primeiras conclusões apontam que o veículo estaria superlotado, de acordo com autoridades envolvidas na investigação. Familiares das vítimas também se queixaram do excesso de passageiros. Pela estrutura de que dispõe, o bonde teria capacidade para transportar 32 pessoas sentadas, 12 em pé, além de alguns passageiros acomodados no estribo lateral.
No momento do acidente, o bonde fazia uma curva perto do Largo do Curvelo, quando seguia em direção ao Centro do Rio. Entre os feridos, dez estão em estado grave. As vítimas foram levadas aos hospitais Souza Aguiar, Andaraí e Miguel Couto.
Após o acidente, o secretário de Transportes do Rio, Julio Lopes, compareceu ao local e foi hostilizado pelos moradores, sendo chamado de "assassino", "safado" e "ladrão". O secretário lamentou o acidente e afirmou que os motivos serão devidamente apurados. "Foi uma fatalidade, uma tragédia", afirmou.
Operação
Três quartéis foram mobilizados para realizar o atendimento às vítimas, numa operação que envolveu aproximadamente 40 bombeiros, segundo o comandante-geral Sérgio Simões. Embora pessoas presentes no local tenham alegado que o socorro demorou a chegar, o comandante afirmou que os bombeiros compareceram rapidamente ao ponto onde o acidente ocorreu.
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/r ... 06842.html
O motorneiro Nelson Correia dos Santos começou a trabalhar no bonde número 10 às 14h deste sábado. Desceu com o veículo para o Centro e subiu de volta para Santa Teresa pelo menos uma vez antes da viagem em que sofreu o acidente fatal. Antes de começar o serviço, recebeu um telefonema de uma moradora conhecida, dona de uma lanchonete no bairro.
“Eu liguei lá para a estação e ele atendeu. Falei com ele: ‘Nelson, quando passar por aqui, toca o sino que te dou o lanche’”, contou Luciana Miranda.
Cerca de uma hora depois, Nelson parou em frente à lojinha e tocou o sino. Levou uma bolsa com sanduíches e maçãs do amor para ele e os outros motorneiros. “Ele parou, dei o lanche para ele e ele me agradeceu antes de ir. Ele era uma pessoa muito querida”, contou Luciana.
Bairro com jeito de cidade do interior, os moradores de Santa Teresa conhecem os motorneiros dos bondes, mais tradicional meio de transporte entre a localidade, em uma parte alta da cidade, e o Centro do Rio.
Nelson era o motorista que guiava quando caiu o francês, mas ninguém o culpava pelo acidente. Charles Damien Pierson, 24 anos, caiu do bondinho através da grade furada quando o veículo passava em cima dos Arcos da Lapa.
O colega de Nelson, Gilmar Silvério, contou ter dado carona de bonde ao amigo para subir para Santa Teresa neste sábado. Ele fez diversas viagens entre Santa Teresa e o Centro e não percebeu nada errado com o veículo.
“Eu ‘largo’ o trabalho às 14h. Subi e entreguei a ele o bonde”, disse o motorneiro, que passou a cuidar do boletim de ocorrência de um abalroamento de um ônibus com o bonde que conduzia.
Nesta tarde de sábado de temperatura amena e tempo encoberto, Santa Teresa estava cheia de cariocas turistas, que buscam o bairro como um recanto agradável e aconchegante para passar o fim de semana. Os bondes, modo mais charmoso de se conhecer o bairro, desciam cheios – a lotação máxima é de 32 passageiros sentados e 12 em pé. “No estribo vai quem quer”, explica Gilmar.
Depois de fazer a primeira viagem e pegar o lanche com Luciana, Nelson continuou no comando do bonde naquela que seria a última viagem de sua vida.
Em uma das últimas curvas do percurso até o Centro, já na parte baixa de Santa Teresa, o experiente motorneiro perdeu o controle do bonde lotado – há 57 feridos registrados oficialmente. O veículo saiu dos trilhos e seguiu sem rumo e em alta velocidade pela sinuosa pista de paralelepípedo da Rua Joaquim Murtinho.
A gritaria de desespero dos passageiros podia ser ouvida à distância. Sem conseguir manejar o bonde pela manivela nem conseguir acionar os freios, Nelson não conseguiu forçar o bonde número 10 a fazer uma curva fechada para a esquerda.
Cerca de 30 metros depois de descarrilar, o motorneiro viu o vagão tombar e bater fortemente contra um poste de luz. Nelson ficou esmagado entre o poste e o bonde. “Vi o motorneiro agonizando, imprensado no poste pelo bonde, preso às ferragens. Tinha muito sangue, ele sangrava muito pela boca, mexia um pouco os dedos, como se estivesse pedindo socorro. Tentamos, mas estava impossível de retirá-lo dali. Ele estava caído sobre uma mulher, com certeza já morta.”
Minutos depois, os bombeiros chegaram e removeram Nelson dali. Mas, muito ferido, o motorneiro não resistiu e morreu pouco depois.
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/r ... 51333.html
Um bonde cheio de passageiros tombou na tarde deste sábado em Santa Teresa, bairro turístico do Rio de Janeiro. O acidente deixou pelo menos cinco mortos, sendo três homens e duas mulheres. Além disso, ao menos 57 pessoas ficaram feridas, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde e do Corpo de Bombeiros.
O motivo do acidente ainda é desconhecido e só deve ser confirmado após a realização da perícia, mas as primeiras conclusões apontam que o veículo estaria superlotado, de acordo com autoridades envolvidas na investigação. Familiares das vítimas também se queixaram do excesso de passageiros. Pela estrutura de que dispõe, o bonde teria capacidade para transportar 32 pessoas sentadas, 12 em pé, além de alguns passageiros acomodados no estribo lateral.
No momento do acidente, o bonde fazia uma curva perto do Largo do Curvelo, quando seguia em direção ao Centro do Rio. Entre os feridos, dez estão em estado grave. As vítimas foram levadas aos hospitais Souza Aguiar, Andaraí e Miguel Couto.
Após o acidente, o secretário de Transportes do Rio, Julio Lopes, compareceu ao local e foi hostilizado pelos moradores, sendo chamado de "assassino", "safado" e "ladrão". O secretário lamentou o acidente e afirmou que os motivos serão devidamente apurados. "Foi uma fatalidade, uma tragédia", afirmou.
Operação
Três quartéis foram mobilizados para realizar o atendimento às vítimas, numa operação que envolveu aproximadamente 40 bombeiros, segundo o comandante-geral Sérgio Simões. Embora pessoas presentes no local tenham alegado que o socorro demorou a chegar, o comandante afirmou que os bombeiros compareceram rapidamente ao ponto onde o acidente ocorreu.
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/r ... 06842.html
O motorneiro Nelson Correia dos Santos começou a trabalhar no bonde número 10 às 14h deste sábado. Desceu com o veículo para o Centro e subiu de volta para Santa Teresa pelo menos uma vez antes da viagem em que sofreu o acidente fatal. Antes de começar o serviço, recebeu um telefonema de uma moradora conhecida, dona de uma lanchonete no bairro.
“Eu liguei lá para a estação e ele atendeu. Falei com ele: ‘Nelson, quando passar por aqui, toca o sino que te dou o lanche’”, contou Luciana Miranda.
Cerca de uma hora depois, Nelson parou em frente à lojinha e tocou o sino. Levou uma bolsa com sanduíches e maçãs do amor para ele e os outros motorneiros. “Ele parou, dei o lanche para ele e ele me agradeceu antes de ir. Ele era uma pessoa muito querida”, contou Luciana.
Bairro com jeito de cidade do interior, os moradores de Santa Teresa conhecem os motorneiros dos bondes, mais tradicional meio de transporte entre a localidade, em uma parte alta da cidade, e o Centro do Rio.
Nelson era o motorista que guiava quando caiu o francês, mas ninguém o culpava pelo acidente. Charles Damien Pierson, 24 anos, caiu do bondinho através da grade furada quando o veículo passava em cima dos Arcos da Lapa.
O colega de Nelson, Gilmar Silvério, contou ter dado carona de bonde ao amigo para subir para Santa Teresa neste sábado. Ele fez diversas viagens entre Santa Teresa e o Centro e não percebeu nada errado com o veículo.
“Eu ‘largo’ o trabalho às 14h. Subi e entreguei a ele o bonde”, disse o motorneiro, que passou a cuidar do boletim de ocorrência de um abalroamento de um ônibus com o bonde que conduzia.
Nesta tarde de sábado de temperatura amena e tempo encoberto, Santa Teresa estava cheia de cariocas turistas, que buscam o bairro como um recanto agradável e aconchegante para passar o fim de semana. Os bondes, modo mais charmoso de se conhecer o bairro, desciam cheios – a lotação máxima é de 32 passageiros sentados e 12 em pé. “No estribo vai quem quer”, explica Gilmar.
Depois de fazer a primeira viagem e pegar o lanche com Luciana, Nelson continuou no comando do bonde naquela que seria a última viagem de sua vida.
Em uma das últimas curvas do percurso até o Centro, já na parte baixa de Santa Teresa, o experiente motorneiro perdeu o controle do bonde lotado – há 57 feridos registrados oficialmente. O veículo saiu dos trilhos e seguiu sem rumo e em alta velocidade pela sinuosa pista de paralelepípedo da Rua Joaquim Murtinho.
A gritaria de desespero dos passageiros podia ser ouvida à distância. Sem conseguir manejar o bonde pela manivela nem conseguir acionar os freios, Nelson não conseguiu forçar o bonde número 10 a fazer uma curva fechada para a esquerda.
Cerca de 30 metros depois de descarrilar, o motorneiro viu o vagão tombar e bater fortemente contra um poste de luz. Nelson ficou esmagado entre o poste e o bonde. “Vi o motorneiro agonizando, imprensado no poste pelo bonde, preso às ferragens. Tinha muito sangue, ele sangrava muito pela boca, mexia um pouco os dedos, como se estivesse pedindo socorro. Tentamos, mas estava impossível de retirá-lo dali. Ele estava caído sobre uma mulher, com certeza já morta.”
Minutos depois, os bombeiros chegaram e removeram Nelson dali. Mas, muito ferido, o motorneiro não resistiu e morreu pouco depois.
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Re: Bonde tomba e deixa ao menos 5 mortos em Santa Teresa
Sem contar os erros técnicos que agora não fazem falta, esse repórter deveria tomar um soco e parar de fazer sensacionalismo barato.
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Re: Bonde tomba e deixa ao menos 5 mortos em Santa Teresa
Não sei, Gustavo...
Há pessoas mortas, inclusive o motorneiro, que tinha muitos anos de experiência e ao que consta gritou que estava sem freios.
Quanto de culpa disso é de falha de manutenção - estão divulgando coisas terríveis na imprensa, que havia gambiarras absurdas com arames!!!-, de equipamento obsoleto?
Você conduz trens, seu avô conduziu bondes, eu em breve também aprenderei o básico para conduzir. A situação deve ter sido terrível!
Há pessoas mortas, inclusive o motorneiro, que tinha muitos anos de experiência e ao que consta gritou que estava sem freios.
Quanto de culpa disso é de falha de manutenção - estão divulgando coisas terríveis na imprensa, que havia gambiarras absurdas com arames!!!-, de equipamento obsoleto?
Você conduz trens, seu avô conduziu bondes, eu em breve também aprenderei o básico para conduzir. A situação deve ter sido terrível!
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Re: Bonde tomba e deixa ao menos 5 mortos em Santa Teresa
Vejam só como as coisas são engraçadas:
http://g1.globo.com/videos/bom-dia-bras ... a/1613296/
O Julio Lopes, fala uma coisa, o carinha da manutenção fala outra coisa, o diretor da TTrans fala outra. Afinal de contas, que, está falando a verdade? E por que ninguém da CENTRAL, veio a publico dar algum tipo de esclarecimento?
http://g1.globo.com/videos/bom-dia-bras ... a/1613296/
O Julio Lopes, fala uma coisa, o carinha da manutenção fala outra coisa, o diretor da TTrans fala outra. Afinal de contas, que, está falando a verdade? E por que ninguém da CENTRAL, veio a publico dar algum tipo de esclarecimento?
***Dom Moreira 1178***
Instagram: @dommoreira1178
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Autor do tópico - MODERADOR RJ
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Re: Bonde tomba e deixa ao menos 5 mortos em Santa Teresa
Pela Central na prática quem está respondendo é o secretário de Transportes.
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- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
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Re: Bonde tomba e deixa ao menos 5 mortos em Santa Teresa
Sergio Cabral e o Julio Lopes tinham que ir pra cadeia !
Mas no final, pra variar, ainda vão colocar a culpa no motorneiro !
Mas no final, pra variar, ainda vão colocar a culpa no motorneiro !
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- MEMBRO FREQUENTE
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Re: Bonde tomba e deixa ao menos 5 mortos em Santa Teresa
Acho que por entendermos um pouco, percebi o quanto que a cada notícia insinua uma situação ou tentam fazer tomar um rumo diferente do que o CREA investiga e que até o momento apenas fala por enquanto de falta de manutenção e condições do freio. Vejamos minhas observações:
De início nem sequer sabiam quando foi feito o ultimo reparo, mas já sabiam que no mesmo dia havia um B.O. de acidente. Sabe-se agora que o mesmo passou 13 vezes pela oficina e, que estranhamente es´ta escrito num oficio com timbre do governo e não em documentos em relatórios típicos de oficinas. Verídicas as informações?
Tentaram dizer, por exemplo, que excesso de passageiros fez perder o freio comprometendo o equipamento. Não creio que a diferença entre o PBT/Tara fariam um peso util ser tão limitado para ferrovias, até pelo fato de dependerem de peso para provocar atrito e locomover. Confundir excesso de passageiros com excesso de peso (que ai sim compromete o equipamento), o problema do excesso de passageiros seria justamente este: segurança no transporte com numero maior de vitimas graves em caso de acidentes.
Questiona passageiros nos estribos. Em outro espaço comentei que, embora não é o correto ser transportado pendurado, sempre faz parte da cultura carioca e acho eu, que os mais antigos sabem não só do risco, mas a ciência que viajar ali pode não caracterizar falta de lugar e sim o não pagamento da passagem. Essa cultura faz parte do bairro. Mas todo fim de semana o numero de turistas é muito grande e certamente ninguém dará noção de embarque nos bondes.
Só não foi cômico por ter sido trágico, logo após o acidente o governo determinou a modernização imediata dos bondes. Mas... Ué? Irônicamente esqueceram que já estavam em modernização? A T'Trans, que nada tem haver na história porque não se trata do veiculo modernizado, foi questionada devido ter interrompido os trabalhos pela metade por falta de verba justamente do governo, que teve suas contas questionadas pelo MP e TCE e que a AMAST incompreende e debocha do projeto de modernização, chamando-os de "pseudo-vlt".
Vira e mexe no RJTV aparece vídeos caseiros sobre as condições de operação. Num deles apareceu o mesmo motorneiro morto, jogando areia para aumentar o atrito pra tracionar, porém o repórter dizendo que a ação era também pra ajudar o bonde frear em situações normais quando em movimento... Seria isso mesmo? Deixo essa com vocês. Até aprendi aqui neste fórum em dias de chuva é que eram feito uso dos areeiros para tracionar e não frear. Em todo caso se tal prática é usada, o desgaste das rodas por esse material(areia) não influenciaria no desgaste rápido das sapatas?
Com a geometria de Santa Tereza e suas ladeira ingrimes e estreitas, cuidados com freios deveria ser prioridade numero 1, mas coisas de alguns meses atrás, tive oportunidade de andar nos bondes e percebi que não é a toa que há acidentes. As condições de via é bem precária, a sensação é de andar passando em buracos, tamanha é a quantidade de dormentes soltos/quebrados por baixo dos paralelepípedos. Em formação de 1 carros, o sacolejo e descarrilamento chega ser tratado com normal no próprio museu do bonde num livro escrito por crianças. Não foi atoa que um dos modernizados em viagem inaugural entalou nos trilhos quando ganhou o da nível da rua, assim que deixou o Largo da Carioca.
E pra finalizar, se o pobre do motorneiro foi o culpado não seria de admirar... Ele faleceu, logo morto não responderá e ficará mais fácil. Alias já vi em algumas reportagens tentaram dizer sobre a alta velocidade em que trafegam e, sinceramente, as vezes fico a imaginar uma tragédia maior. Como boa parte das casas em Santa Teresa estão em curvas e abaixo do nível da rua, de maneira que se o mesmo sair dos trilho, poderia aterrizar no telhado de qualquer casa.
Pro governo que tentou esconder a CENTRAL nos últimos anos, por pouco não descobriram as partes sujas da instituição. Imaginem se descobrem o ramal de Guapi antes da SV? Curioso é Onofre como informante sendo do próprio governo, Julio Lopes mantido e, presidente da CENTRAL só agora apareceu para dar explicações.
Lamentável a imagem arranhada que um transporte antigo, tradicional, seguro e confiável ficou...
Desculpa a longa mensagem, mas precisava desabafar depois ver, ler e ouvir um monte de batatinhas por ai.
De início nem sequer sabiam quando foi feito o ultimo reparo, mas já sabiam que no mesmo dia havia um B.O. de acidente. Sabe-se agora que o mesmo passou 13 vezes pela oficina e, que estranhamente es´ta escrito num oficio com timbre do governo e não em documentos em relatórios típicos de oficinas. Verídicas as informações?
Tentaram dizer, por exemplo, que excesso de passageiros fez perder o freio comprometendo o equipamento. Não creio que a diferença entre o PBT/Tara fariam um peso util ser tão limitado para ferrovias, até pelo fato de dependerem de peso para provocar atrito e locomover. Confundir excesso de passageiros com excesso de peso (que ai sim compromete o equipamento), o problema do excesso de passageiros seria justamente este: segurança no transporte com numero maior de vitimas graves em caso de acidentes.
Questiona passageiros nos estribos. Em outro espaço comentei que, embora não é o correto ser transportado pendurado, sempre faz parte da cultura carioca e acho eu, que os mais antigos sabem não só do risco, mas a ciência que viajar ali pode não caracterizar falta de lugar e sim o não pagamento da passagem. Essa cultura faz parte do bairro. Mas todo fim de semana o numero de turistas é muito grande e certamente ninguém dará noção de embarque nos bondes.
Só não foi cômico por ter sido trágico, logo após o acidente o governo determinou a modernização imediata dos bondes. Mas... Ué? Irônicamente esqueceram que já estavam em modernização? A T'Trans, que nada tem haver na história porque não se trata do veiculo modernizado, foi questionada devido ter interrompido os trabalhos pela metade por falta de verba justamente do governo, que teve suas contas questionadas pelo MP e TCE e que a AMAST incompreende e debocha do projeto de modernização, chamando-os de "pseudo-vlt".
Vira e mexe no RJTV aparece vídeos caseiros sobre as condições de operação. Num deles apareceu o mesmo motorneiro morto, jogando areia para aumentar o atrito pra tracionar, porém o repórter dizendo que a ação era também pra ajudar o bonde frear em situações normais quando em movimento... Seria isso mesmo? Deixo essa com vocês. Até aprendi aqui neste fórum em dias de chuva é que eram feito uso dos areeiros para tracionar e não frear. Em todo caso se tal prática é usada, o desgaste das rodas por esse material(areia) não influenciaria no desgaste rápido das sapatas?
Com a geometria de Santa Tereza e suas ladeira ingrimes e estreitas, cuidados com freios deveria ser prioridade numero 1, mas coisas de alguns meses atrás, tive oportunidade de andar nos bondes e percebi que não é a toa que há acidentes. As condições de via é bem precária, a sensação é de andar passando em buracos, tamanha é a quantidade de dormentes soltos/quebrados por baixo dos paralelepípedos. Em formação de 1 carros, o sacolejo e descarrilamento chega ser tratado com normal no próprio museu do bonde num livro escrito por crianças. Não foi atoa que um dos modernizados em viagem inaugural entalou nos trilhos quando ganhou o da nível da rua, assim que deixou o Largo da Carioca.
E pra finalizar, se o pobre do motorneiro foi o culpado não seria de admirar... Ele faleceu, logo morto não responderá e ficará mais fácil. Alias já vi em algumas reportagens tentaram dizer sobre a alta velocidade em que trafegam e, sinceramente, as vezes fico a imaginar uma tragédia maior. Como boa parte das casas em Santa Teresa estão em curvas e abaixo do nível da rua, de maneira que se o mesmo sair dos trilho, poderia aterrizar no telhado de qualquer casa.
Pro governo que tentou esconder a CENTRAL nos últimos anos, por pouco não descobriram as partes sujas da instituição. Imaginem se descobrem o ramal de Guapi antes da SV? Curioso é Onofre como informante sendo do próprio governo, Julio Lopes mantido e, presidente da CENTRAL só agora apareceu para dar explicações.
Lamentável a imagem arranhada que um transporte antigo, tradicional, seguro e confiável ficou...
Desculpa a longa mensagem, mas precisava desabafar depois ver, ler e ouvir um monte de batatinhas por ai.
Abraços,
Bruno
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Re: Bonde tomba e deixa ao menos 5 mortos em Santa Teresa
Longa nada, estas mensagens aqui postadas são muito, mas muito superior às encontradas nos meios convencionais de comunicação, que abocanham verbas vultosas dos governos, municipal, estadual e federal. 1º vem a notícia sensacionalista para "vender" jornal depois colocam panos quentes para não espantar o cliente, no caso os governos que pagam bem pelas propagandas oficiais.
Isto aqui está uma Itália, como diz o Berluscone.
Coitado de nós brasileiros e italianos.
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Autor do tópico - MODERADOR RJ
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Re: Bonde tomba e deixa ao menos 5 mortos em Santa Teresa
Não foi somente questionada não: O TCE determinou a paralisação dos trabalhos de reformas pelos custos da modernização considerados pelo mesmo excessivos.Só não foi cômico por ter sido trágico, logo após o acidente o governo determinou a modernização imediata dos bondes. Mas... Ué? Irônicamente esqueceram que já estavam em modernização? A T'Trans, que nada tem haver na história porque não se trata do veiculo modernizado, foi questionada devido ter interrompido os trabalhos pela metade por falta de verba justamente do governo, que teve suas contas questionadas pelo MP e TCE e que a AMAST incompreende e debocha do projeto de modernização, chamando-os de "pseudo-vlt".
A AMAST por sua vez justifica a paralisação da reforma dos bondes com base no CREA:De acordo com a secretaria de Transportes, recentemente foram investidos R$ 9 milhões para a remodelação de sete bondes de Santa Tersa. A previsão inicial, no entanto, era de que 14 veículos fossem reformados com uma verba de R$ 14 milhões. A secretaria justificou, no entanto, que por causa de um recurso do Tribunal de Contas do Estado (TCE), de dezembro de 2009, a reforma foi paralisada. Os outros R$ 5 milhões, então, teriam sido investidos na linha férrea.
http://www.pernambuco.com/ultimas/nota. ... nde=Brasil
Por... a AMAST e o Crea-RJ por sua vez não fizeram ou não sugeriram nada a T'Trans ou ao GERJ para solucionar esse problema, foi na onda do MP e do TCE em suspender o contrato e realmente, colocaram mais panos quentíssimos para abafar o caso do acidente de 2009 que envolvia um bonde modernizado e que ocasionou na morte de uma professora que infelizmente foi saltar do bonde em alta velocidade mas foi no lado no qual o microônibus da Transurb viria a se chocar com o bonde n°01, até o último final de semana, a tragédia-mor.De acordo com a nota, o acidente seria uma "tragédia anunciada", consequência da não conservação dos bondes antigos. A associação lembra ainda que o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) já havia feito recomendações em relação ao funcionamento dos bondes. Um relatório produzido pelo Conselho, destacou a Amast, "recomendou que os bondes modificados não fossem colocados em circulação devido à falha grave na localização do sistema de freios". [...]
"[...]A verba que deveria ter sido utilizada para restabelecer a operação dos 14 bondes foi aplicada indevidamente em uma tentativa fracassada de modernização dos bondes, verdadeira aventura tecnológica que resultou em pseudo-VLT’s com aparência de bondes, os quais seguem apresentando problemas de freio, poluição sonora e instabilidade nas curvas. Em paralelo, os poucos bondes tradicionais que não sofreram desmantelamento, foram relegados ao abandono, à falta de manutenção preventiva e seguiram operando em condições totalmente precárias.[...]"
http://www.jb.com.br/rio/noticias/2011/ ... a-oficial/
Ironias do destino, o acidente ocorreu justamente com um "bondinho tradicional", que não tinha manutenção faz muito tempo.
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Re: Bonde tomba e deixa ao menos 5 mortos em Santa Teresa
Ah bom gente... ainda bem que não está sendo só eu que está vendo a manipulação.
No newslatter RF saiu uma reportagem com palavra de defesa da T'Trans e no final acrescentando que os veículos foram fabricados no ano de 1896 pela Light quando ainda empresa canadense e que fabricavam bondes. Bondes turísticos no mundo todo para se manterem em atividade são bondes altamente tecnológicos mantendo sua aparência tombada. Não me entra na cabeça como a Amast vai contra isso e questiona que o projeto fugia da caracterização original, quando tudo o que se via ao meu ver, sinceramente, de mais diferente em relação aos antigos, era um painel com mais botões e uma caixa com filtro de linha no teto.
Eu vejo agora dois problemas criados: se já estava difícil fazer manutenção daquilo que os operários já estavam carecas de saber, imaginem agora manter dois modelos, um de 1896 arcaico com peças reconstruídas nas próprias oficinas ou informatizados de 2009, modernos e computadorizados sem pessoal técnico especializado.
Acho legal o poder de influencia que a Amast e Amour(Urca) tem, mas confesso que me cria uma antipatia. No caso da primeira por tentar encontrar um responsável e qualquer informação favorável a todo custo. Reconheço a preservação e luta que eles tem pelo bonde, porém parece que de tanto lutar, mata o mesmo. Me vem a pergunta se a mesma sabe quanto custa hoje ônibus 100% acessível e o preço de um VLT moderno e se tem a consciência que os mesmos sejam novos ou antigos, não são acessíveis a PNE. Se existe ligação obscura entre a T'Trans e o Governo, que seja investigada, mas será que o valor foi tão absurdo assim?
Nas palavras de Onofre, bastava só 800mil para reativar a ligação com o Corcovado e fazer da linha de bonde um passeio mais atrativo. Mas... pra que investir se a estatal já estava fadada a desaparecer, né?
No newslatter RF saiu uma reportagem com palavra de defesa da T'Trans e no final acrescentando que os veículos foram fabricados no ano de 1896 pela Light quando ainda empresa canadense e que fabricavam bondes. Bondes turísticos no mundo todo para se manterem em atividade são bondes altamente tecnológicos mantendo sua aparência tombada. Não me entra na cabeça como a Amast vai contra isso e questiona que o projeto fugia da caracterização original, quando tudo o que se via ao meu ver, sinceramente, de mais diferente em relação aos antigos, era um painel com mais botões e uma caixa com filtro de linha no teto.
Eu vejo agora dois problemas criados: se já estava difícil fazer manutenção daquilo que os operários já estavam carecas de saber, imaginem agora manter dois modelos, um de 1896 arcaico com peças reconstruídas nas próprias oficinas ou informatizados de 2009, modernos e computadorizados sem pessoal técnico especializado.
Acho legal o poder de influencia que a Amast e Amour(Urca) tem, mas confesso que me cria uma antipatia. No caso da primeira por tentar encontrar um responsável e qualquer informação favorável a todo custo. Reconheço a preservação e luta que eles tem pelo bonde, porém parece que de tanto lutar, mata o mesmo. Me vem a pergunta se a mesma sabe quanto custa hoje ônibus 100% acessível e o preço de um VLT moderno e se tem a consciência que os mesmos sejam novos ou antigos, não são acessíveis a PNE. Se existe ligação obscura entre a T'Trans e o Governo, que seja investigada, mas será que o valor foi tão absurdo assim?
Nas palavras de Onofre, bastava só 800mil para reativar a ligação com o Corcovado e fazer da linha de bonde um passeio mais atrativo. Mas... pra que investir se a estatal já estava fadada a desaparecer, né?
Abraços,
Bruno
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Re: Bonde tomba e deixa ao menos 5 mortos em Santa Teresa
Com um "bondinho tradicional" do estado que deveria se encontrar o n°10, a tragédia seria maior ao meu ver, o trecho até Silvestre é muito mais íngreme e perigoso, e a sua desativação teve uma questão de segurança...Nas palavras de Onofre, bastava só 800mil para reativar a ligação com o Corcovado e fazer da linha de bonde um passeio mais atrativo.
E na nota oficial da AMAST, as desculpas tinham um tom mais saudosista do que não sei o quê... Instabilidade nas curvas? Quem já viu vídeos do bondinho de Santa Teresa nos anos passados pode reparar muito bem que estabilidade não era o seu forte, mesmo os tradicionais tinham seus sacolejos. Quanto a poluição sonora: Pq eles não reclamam também da poluição sonora dos micros da Transurb que em certas partes do trajeto do bonde dividem espaço? Fazem barulho igual ou pior.
Ah, e hoje apareceu esta matéria aqui:
Bonde para inglês ver (e andar)
Um vídeo divulgado pela Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast) inflamou ainda mais a campanha contra o secretário de Transportes, Júlio Lopes. Disponível no Youtube, ele mostra um bonde reservado apenas para turistas. A entrada dos moradores não foi permitida pelos funcionários.
Para piorar
Um suposto funcionário do bonde ainda diz para o morador que o veículo é "privativo". Só para lembrar: o bonde de Santa Teresa é um transporte coletivo público financiado com o dinheiro do contribuinte. Na gravação, um dos frequentadores ainda diz que ele está reservado para um hotel de Santa Teresa.
Em tempo
Em nota, a Secretaria de Transportes esclareceu a questão dizendo que o "bonde turístico" é uma atração oferecida aos visitantes do bairro com tarifa diferenciada e horários especiais. O gerente do hotel citado no vídeo também negou que o bonde seja "privativo" da sua empresa. Já os moradores não entendem como um serviço precário e com falta de unidades pode se dar ao luxo de fazer viagens especiais.
http://www.jb.com.br/informe-jb/noticia ... r-e-andar/
Então quer dizer que para operação normal tem que ser o bondinho tradicional, e o 'turístico' é um bonde reformado e ainda por cima o último a ser entregue pela T'Trans, de reforma mais recente, o n°07 ?!?!
Cabe lembrar: o vídeo tem data de postagem do dia 31 de agosto, ou seja, estourou após o acidente. Eis a segunda questão: de quando realmente foi este vídeo? Sim, foi anterior ao acidente, mas quanto tempo? Não duvido de ser privativo não, afinal o pessoal que vira hóspede do Hotel de Santa Teresa tem cacife para uma brincadeira dessas, e não duvidaria do vídeo ter sido gravado num período de grande número de hóspedes.
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Re: Bonde tomba e deixa ao menos 5 mortos em Santa Teresa
Agora fica a seguinte questão: o bonde vai continuar operando, ou terá suas atividades paralisadas, por um certo periodo?
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