BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Moderador: Caco
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Dado,
Realmente é meio estranho, a ferrovia cruzar por várias vezes a rodovia, na realidade ela cruza a antiga RJ-SP duas vezes e a Variante RJ-SP, uma única vez.
Todo o traçado foi feito baseado em informações dos moradores do local, na verdade eu e o Bruno, procuramos perguntar pessoas que possuíam mais idade, pois estas estariam mais familiarizadas com o antigo traçado.
Você poderá notar que não teria como o leito se marter à direita da Antiga RJ-SP, pois tem um morro intransponível, só se tivesse um túnel ou corresse no leito da rodovia.
As fotos feitas sobre os rios, incluindo o Rio Guandu Mirim, foram postadas e você inclusive poderá ver os resquícios das pontes sobre estes rios.
Porém pode podemos ter perdido o caminho em algum momento, tendo em vistas os obstáculos, interrupções e desinformações dos moradores.
Quem sabe possamos marcar com a galera e refazer todo o trecho, que te garanto, é muito legal. É uma Higiene Mental!
E mais, preciso fazer o restante que falta, mas que meu estado de saúde não permitiu.
Valeu Dado, obrigado pelas palavras e pela força, lá no tópico da Expedição.
Abraços para todos os companheiros.
Realmente é meio estranho, a ferrovia cruzar por várias vezes a rodovia, na realidade ela cruza a antiga RJ-SP duas vezes e a Variante RJ-SP, uma única vez.
Todo o traçado foi feito baseado em informações dos moradores do local, na verdade eu e o Bruno, procuramos perguntar pessoas que possuíam mais idade, pois estas estariam mais familiarizadas com o antigo traçado.
Você poderá notar que não teria como o leito se marter à direita da Antiga RJ-SP, pois tem um morro intransponível, só se tivesse um túnel ou corresse no leito da rodovia.
As fotos feitas sobre os rios, incluindo o Rio Guandu Mirim, foram postadas e você inclusive poderá ver os resquícios das pontes sobre estes rios.
Porém pode podemos ter perdido o caminho em algum momento, tendo em vistas os obstáculos, interrupções e desinformações dos moradores.
Quem sabe possamos marcar com a galera e refazer todo o trecho, que te garanto, é muito legal. É uma Higiene Mental!
E mais, preciso fazer o restante que falta, mas que meu estado de saúde não permitiu.
Valeu Dado, obrigado pelas palavras e pela força, lá no tópico da Expedição.
Abraços para todos os companheiros.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Saudações ferroviarias.
Coloco aqui mais um Mapa que me foi enviado pelo Dado, que consta a ligação Carlos Sampaio - Austin - Santa cruz, ramal da EFCB, seguido por outro mapa que retrata o Matadouro.
Em breve colocarei toda as informações que forem encontradas, assim que terminar os trechos que ainda faltam.
Abraço a todos.
Coloco aqui mais um Mapa que me foi enviado pelo Dado, que consta a ligação Carlos Sampaio - Austin - Santa cruz, ramal da EFCB, seguido por outro mapa que retrata o Matadouro.
Em breve colocarei toda as informações que forem encontradas, assim que terminar os trechos que ainda faltam.
Abraço a todos.
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
O interessante deste mapa também, dentre outras coisas, é que ele mostra o traçado projetado da EFCB - Ramal de Angra, no caso a continuação após Mangaratiba, algo dificil de se ver em mapas, mesmo nos antigos !
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Dado, esse ramal chegou a existir ou só foi um projeto?DadoDJ escreveu:O interessante deste mapa também, dentre outras coisas, é que ele mostra o traçado projetado da EFCB - Ramal de Angra, no caso a continuação após Mangaratiba, algo dificil de se ver em mapas, mesmo nos antigos !
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Fala grande Melekh, tudo tudo bem?
Ficou só no projeto mesmo, como várias coisas no nosso "Brasil Brasileiro". A intenção era encontrar com a Estrada de Ferro Oeste de Minas em Angra. Isso não saiu do papel e Mangaratiba virou ponta de linha.
Ficou só no projeto mesmo, como várias coisas no nosso "Brasil Brasileiro". A intenção era encontrar com a Estrada de Ferro Oeste de Minas em Angra. Isso não saiu do papel e Mangaratiba virou ponta de linha.
Editado pela última vez por LRangel em 24 Ago 2011, 11:29, em um total de 1 vez.
Abraços
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Tudo tranquilo!LRangel escreveu: Fala grande Melekh, tudo tudo bem?
Ficou só no projeto mesmo, como várias coisas no nosso "Brasil Brasileiro". A intenção era encontrar com a RMV em Angra.
Valeu pela informação companheiro Rangel.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Corrigindo: na verdade era a EFOM, e não a RMV. Estou postando do celular e é uma droga para editar.
Abraços
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Eu já ouvi falar que existem resquícios de obras iniciadas mas não concluídas desta ferrovia (ou da EF Sapucay, que ligaria o Rio de Janeiro à Angra dos Reis via zona sul e Barra da Tijuca ! ! !) em alguns pontos, com leito já pronto, faltando apenas assentar os trilhos, acho que era mesmo da EF Sapucay. Ouvi falar que um destes trechos ficaria próximo ao condomínio Portobello, alguém sabe ou já viu algo sobre isso ?
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Eu conheço a existência das bocas do túnel entre São Conrado e Barra da Tijuca, inclusive uma delas é visível e foi recentemente cimentada (ela fica próxima da entrada do Túnel do Joá, sentido Zona Sul):
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Eu tirei fotos deste túnel antes de cimentarem !
Depois postarei aqui !
Depois postarei aqui !
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Poste sim Dado.
Inclusive, existia uma grade trabalhada na parte superior (que sumiu), que eu acredito era da época. Aliás, você sabe a localização exata da outra boca?
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Fotos feitas por mim em 2009:
Chegando ao suposto túnel
Suposto túnel da EF Sapucahy. Digo "suposto" pois achei a abertura baixa para uma locomotiva passar, e além disso, pouco profundo. Claro que pode ter sido uma obra interrompida, por isso o motivo de não ser profundo. Por outro lado, para que seria construído um túnel ali, e naquele ângulo (se fôr mesmo da ferrovia, bateria com o traçado projetado, que passaria pela "Barrinha" e seguiria por Jacarepaguá, margeando as lagoas da Tijuca e Jacarepaguá) se não fosse mesmo ferroviário ?
Suposto túnel da EF Sapucahy. Eu tinha ouvido falar que ele foi fechado por estar servindo de moradia a moradores de rua, inclusive quando eu fui lá, vi restos de comida e garrafas de bebidas no seu interior. Não tive coragem de entrar, não deu pra ver se tinha alguém ...
Não sei onde seria a outra boca do túnel, mas só de pensar o trabalho que daria fazer esta outra saída, desistir seria uma opção ... o costão próximo ao Clube Costa Brava é perigosíssimo para qualquer obra !
Chegando ao suposto túnel
Suposto túnel da EF Sapucahy. Digo "suposto" pois achei a abertura baixa para uma locomotiva passar, e além disso, pouco profundo. Claro que pode ter sido uma obra interrompida, por isso o motivo de não ser profundo. Por outro lado, para que seria construído um túnel ali, e naquele ângulo (se fôr mesmo da ferrovia, bateria com o traçado projetado, que passaria pela "Barrinha" e seguiria por Jacarepaguá, margeando as lagoas da Tijuca e Jacarepaguá) se não fosse mesmo ferroviário ?
Suposto túnel da EF Sapucahy. Eu tinha ouvido falar que ele foi fechado por estar servindo de moradia a moradores de rua, inclusive quando eu fui lá, vi restos de comida e garrafas de bebidas no seu interior. Não tive coragem de entrar, não deu pra ver se tinha alguém ...
Não sei onde seria a outra boca do túnel, mas só de pensar o trabalho que daria fazer esta outra saída, desistir seria uma opção ... o costão próximo ao Clube Costa Brava é perigosíssimo para qualquer obra !
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
app app app Show de bola, Dado. Eu agora passo por ali toda segunda feira para buscar a digníssima no trabalho, mas nunca reparei que era alí. Mistérios e mais mistérios em nossas ferrovias fluminenses... Ainda temos muito o que descobrir.
Abraços
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
DadoDJ escreveu:Fotos feitas por mim em 2009:
Chegando ao suposto túnel
Suposto túnel da EF Sapucahy. Digo "suposto" pois achei a abertura baixa para uma locomotiva passar, e além disso, pouco profundo. Claro que pode ter sido uma obra interrompida, por isso o motivo de não ser profundo. Por outro lado, para que seria construído um túnel ali, e naquele ângulo (se fôr mesmo da ferrovia, bateria com o traçado projetado, que passaria pela "Barrinha" e seguiria por Jacarepaguá, margeando as lagoas da Tijuca e Jacarepaguá) se não fosse mesmo ferroviário ?
Suposto túnel da EF Sapucahy. Eu tinha ouvido falar que ele foi fechado por estar servindo de moradia a moradores de rua, inclusive quando eu fui lá, vi restos de comida e garrafas de bebidas no seu interior. Não tive coragem de entrar, não deu pra ver se tinha alguém ...
Não sei onde seria a outra boca do túnel, mas só de pensar o trabalho que daria fazer esta outra saída, desistir seria uma opção ... o costão próximo ao Clube Costa Brava é perigosíssimo para qualquer obra !
Pessoal,
No livro do Helio Suevo, tem um trecho que fala sobre a construção de uma ferrovia que ligaria Botafogo até Santa Cruz ou adiante, tenho que ver no livro.
Esta cosntrução foi "abortada", mas a o leito virou estrada para carros.
Preciso ver novamente.
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Melekh, a ferrovia citada no livro é a EF Sapucahy mesmo ... inclusive a Av.Niemeyer foi a obra que teve a construção mais adiantada desta ferrovia. Depois que o projeto foi abortado é que o leito foi aproveitado para ser uma via de automóveis.
Mas nas minhas pesquisas me deparei com relatórios ministeriais antigos falando sobre outras ferrovias que ficaram no projeto, além dessa:
: : EF ligando Botafogo a Guaratiba
: : Monotrilho da Lagoa Rodrigo de Freitas ao Centro
: : EF ligando Deodoro à Ilha do Governador
: : EF subterrânea Rio-Niterói
: : EF ligando Petrópolis a Maxabomba
: : EF ligando Mauá à Praia da Chichorra (onde fica essa praia ???)
: : EF ligando a EF Maricá a Silva Jardim
etc etc
Mas nas minhas pesquisas me deparei com relatórios ministeriais antigos falando sobre outras ferrovias que ficaram no projeto, além dessa:
: : EF ligando Botafogo a Guaratiba
: : Monotrilho da Lagoa Rodrigo de Freitas ao Centro
: : EF ligando Deodoro à Ilha do Governador
: : EF subterrânea Rio-Niterói
: : EF ligando Petrópolis a Maxabomba
: : EF ligando Mauá à Praia da Chichorra (onde fica essa praia ???)
: : EF ligando a EF Maricá a Silva Jardim
etc etc
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Pessoal.
Eu e o Vinícios, fizemos os trechos que ainda faltavam para encerrar o restante do ramal; ou seja Santa Cruz - Matadouro e Austin - Carlos Sampaio.
Coloco aqui, algumas fotos do trecho:
Mapa com o trecho Santa Cruz - Matadouro.
Estação Santa Cruz.
Trecho após a Estação Santa Cruz, rumo ao Matadouro.
Estação Matadouro Nova.
Visão externa.
Leito.
Interior da Estação.
Vinícios na Plataforma - Matadouro Nova.
Eu, Melekh na Plataforma - Matadouro Nova.
Fundos da estação Matadouro Nova.
Casas de Turma.
Estação Matadouro Velha.
Vide a Plataforma.
Veja o Nome.
TRECHO ENTRE AUSTIN E CARLOS SAMPAIO.
Leito.
Pontilhoes da Ferrovia.
Serviço Completo!
Eu e o Vinícios, fizemos os trechos que ainda faltavam para encerrar o restante do ramal; ou seja Santa Cruz - Matadouro e Austin - Carlos Sampaio.
Coloco aqui, algumas fotos do trecho:
Mapa com o trecho Santa Cruz - Matadouro.
Estação Santa Cruz.
Trecho após a Estação Santa Cruz, rumo ao Matadouro.
Estação Matadouro Nova.
Visão externa.
Leito.
Interior da Estação.
Vinícios na Plataforma - Matadouro Nova.
Eu, Melekh na Plataforma - Matadouro Nova.
Fundos da estação Matadouro Nova.
Casas de Turma.
Estação Matadouro Velha.
Vide a Plataforma.
Veja o Nome.
TRECHO ENTRE AUSTIN E CARLOS SAMPAIO.
Leito.
Pontilhoes da Ferrovia.
Serviço Completo!
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Fantásticos registros !
Parabéns !
app
Na primeira foto mostrando o antigo leito entre Austin e Carlos Sampaio, tem um trilho fincado na calçada, em primeiro plano.
Parabéns !
app
Na primeira foto mostrando o antigo leito entre Austin e Carlos Sampaio, tem um trilho fincado na calçada, em primeiro plano.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Obrigado, Dado.
Caminho de Carlos Sampaio até Santa Cruz. Todo o trajeto:
Este era o trajeto aproximado que o trem percorria....
Caminho de Carlos Sampaio até Santa Cruz. Todo o trajeto:
Este era o trajeto aproximado que o trem percorria....
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app
ESSE TRECHO MERECE UM REPETECO
ESSE TRECHO MERECE UM REPETECO
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Brunno, concordo; o trecho merece um repeteco.
Leito da Ferrovia, cruzando o rio, próximo da Av. Brasil.
Não existe mais a ponte.
Leito da Ferrovia, cruzando o rio Guandu Mirim, próximo da antiga Rio-São Paulo.
Não existe mais a ponte.
Abraço a todos.
Leito da Ferrovia, cruzando o rio, próximo da Av. Brasil.
Não existe mais a ponte.
Leito da Ferrovia, cruzando o rio Guandu Mirim, próximo da antiga Rio-São Paulo.
Não existe mais a ponte.
Abraço a todos.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes