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[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Moderador: Caco
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Tô ligado, Adenilson.
Eu me lembro que tive que deixar mochila, celular, etc em um armário lá embaixo, fechado a cadeado. Mas mesmo assim entrei com um celular com câmera e subi para visitar o acervo. Só que ... tem câmera em tudo quanto é lugar, se der mole tem câmera até no chão ! No elevador, nos corredores, até na cadeira em que eu sentei havia uma câmera em cima de mim. Sem chance de sacar o celular "na encolha" para fazer algum registro ... o máximo que fiz foi um desenho dessa estação desconhecida da EFRdO (aposto em Iguaçu) em uma folha de papel cedida por eles.
De qualquer forma estou aqui na torcida para que consiga(mos) obter algo do valioso acervo do AGCRJ.
E quando eu for lá, darei um toque pra galera, ok ?
Eu me lembro que tive que deixar mochila, celular, etc em um armário lá embaixo, fechado a cadeado. Mas mesmo assim entrei com um celular com câmera e subi para visitar o acervo. Só que ... tem câmera em tudo quanto é lugar, se der mole tem câmera até no chão ! No elevador, nos corredores, até na cadeira em que eu sentei havia uma câmera em cima de mim. Sem chance de sacar o celular "na encolha" para fazer algum registro ... o máximo que fiz foi um desenho dessa estação desconhecida da EFRdO (aposto em Iguaçu) em uma folha de papel cedida por eles.
De qualquer forma estou aqui na torcida para que consiga(mos) obter algo do valioso acervo do AGCRJ.
E quando eu for lá, darei um toque pra galera, ok ?
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Adenilson me passa as referencias que eu consigo com esse preço para você.
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Brunno,
A foto de Del Castilho curiosamente estava em uma pasta denominada VIADUTO DE BENFICA
Haviam fotos sim do Viaduto de Benfica, mas fui obrigado a comunicar ao estagiário que algumas fotos não deveriam estar ali.
O código da foto de D.Castilho era: SO/CL 0726.
Valeu pela força.
Se você quiser todos os códigos, depois eu passo com calma.
A foto de Del Castilho curiosamente estava em uma pasta denominada VIADUTO DE BENFICA
Haviam fotos sim do Viaduto de Benfica, mas fui obrigado a comunicar ao estagiário que algumas fotos não deveriam estar ali.
O código da foto de D.Castilho era: SO/CL 0726.
Valeu pela força.
Se você quiser todos os códigos, depois eu passo com calma.
brunno escreveu: Adenilson me passa as referencias que eu consigo com esse preço para você.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Dado,
Quando você for até lá, me avisa pelo menos com uns 3 dias de antecedência para que eu possa te passar os códigos das fotos e facilitar a sua busca.
De qualquer forma, faltaram alguns trechos.
Não consegui por exemplo fotos de Irajá, Colégio e Coelho Neto.
Talvez tenha sido cupla minha em função do tempo que já estava avançando.
Não vi nada sobre Maria Angú, mas havia foto aérea da área da Penha.
Entendo que somos uma equipe, por isso resolvi pesquisar o que você não tinha visto e evitei ver as plantas e mapas, as quais você já tinha elucidado.
Essa Aerofotometria foi um achado.
Sobre a estação misteriosa (talvez Iguaçú) que você citou, te indago o seguinte.
Vi uma estação datada de 1928, aparentemente recém construída com uma plataforma nua (descoberta) com a Rio D'ouro do seu lado direito. Fora do alinhamento da plataforma, havia uma construção que aparentemente fazia parte da estação.
A direita da Rio D'ouro havia uma vala.
Será que vimos a mesma foto?
Quando você for até lá, me avisa pelo menos com uns 3 dias de antecedência para que eu possa te passar os códigos das fotos e facilitar a sua busca.
De qualquer forma, faltaram alguns trechos.
Não consegui por exemplo fotos de Irajá, Colégio e Coelho Neto.
Talvez tenha sido cupla minha em função do tempo que já estava avançando.
Não vi nada sobre Maria Angú, mas havia foto aérea da área da Penha.
Entendo que somos uma equipe, por isso resolvi pesquisar o que você não tinha visto e evitei ver as plantas e mapas, as quais você já tinha elucidado.
Essa Aerofotometria foi um achado.
Sobre a estação misteriosa (talvez Iguaçú) que você citou, te indago o seguinte.
Vi uma estação datada de 1928, aparentemente recém construída com uma plataforma nua (descoberta) com a Rio D'ouro do seu lado direito. Fora do alinhamento da plataforma, havia uma construção que aparentemente fazia parte da estação.
A direita da Rio D'ouro havia uma vala.
Será que vimos a mesma foto?
DadoDJ escreveu:Tô ligado, Adenilson.
Eu me lembro que tive que deixar mochila, celular, etc em um armário lá embaixo, fechado a cadeado. Mas mesmo assim entrei com um celular com câmera e subi para visitar o acervo. Só que ... tem câmera em tudo quanto é lugar, se der mole tem câmera até no chão ! No elevador, nos corredores, até na cadeira em que eu sentei havia uma câmera em cima de mim. Sem chance de sacar o celular "na encolha" para fazer algum registro ... o máximo que fiz foi um desenho dessa estação desconhecida da EFRdO (aposto em Iguaçu) em uma folha de papel cedida por eles.
De qualquer forma estou aqui na torcida para que consiga(mos) obter algo do valioso acervo do AGCRJ.
E quando eu for lá, darei um toque pra galera, ok ?
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Mudando de tópico,um outro ponto esclarecedor para muitos: a linha mista da Rio D`Ouro antes da Pavuna. O que constatei foi que a linha auxiliar ao sair de Costa Barros, acompanhando a Estrada do Rio do Pau ao chegar à Avenida Automóvel Club e encontrar a Rio D´Ouro, passava a ser com linha mista até a Pavuna. A atual pista de descida da avenida Automóvel Clube saindo da Pavuna em direção à Acary até à esquina com a Estrada do Rio do Pau não existia, pois a Automóvel Clube era em mão dupla. À partir daí, a linha auxiliar fazia uma curva para a direita margeando a Estrada do Rio do pau até a passagem de nível existente atualmente em Costa Barros. Todo esse trecho da linha Auxiliar foi extinto por volta de 1970. Faz sentido, pois ali era o início do ramal circular da Pavuna. O trecho da Linha auxiliar que atualmente chega à Pavuna vindo de Costa Barros JÁ EXISTIA, conforme foto que possuo. O ramal circular foi extinto por partes, pois o trecho entre Pavuna e São Mateus só o foi em 1993. A foto mostra tudo claramente, pois fotógrafo estava junto à cabine existente EXATAMENTE onde hoje se situa o entroncamento da Supervia com o Metrô, voltado em direção à reta de Acary, com a linha mista à esquerda e a Atual Supervia à direita. Do alto da passarela que liga a estação do Metrô à estação da Supervia voces poderão visualizar tudo que postei, pois ficarão sobre a pista de descida da Automóvel Clube ou seja, sobre a antiga linha mista, e aí visualizar tudo que postei.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Mudando de tópico,um outro ponto esclarecedor para muitos: a linha mista da Rio D`Ouro antes da Pavuna. O que constatei foi que a linha auxiliar ao sair de Costa Barros, acompanhando a Estrada do Rio do Pau ao chegar à Avenida Automóvel Club e encontrar a Rio D´Ouro, passava a ser com linha mista até a Pavuna. A atual pista de descida da avenida Automóvel Clube saindo da Pavuna em direção à Acary até à esquina com a Estrada do Rio do Pau não existia, pois a Automóvel Clube era em mão dupla. À partir daí, a linha auxiliar fazia uma curva para a direita margeando a Estrada do Rio do pau até a passagem de nível existente atualmente em Costa Barros. Todo esse trecho da linha Auxiliar foi extinto por volta de 1970. Faz sentido, pois ali era o início do ramal circular da Pavuna. O trecho da Linha auxiliar que atualmente chega à Pavuna vindo de Costa Barros JÁ EXISTIA, conforme foto que possuo. O ramal circular foi extinto por partes, pois o trecho entre Pavuna e São Mateus só o foi em 1993. A foto mostra tudo claramente, pois fotógrafo estava junto à cabine existente EXATAMENTE onde hoje se situa o entroncamento da Supervia com o Metrô, voltado em direção à reta de Acary, com a linha mista à esquerda e a Atual Supervia à direita. Do alto da passarela que liga a estação do Metrô à estação da Supervia voces poderão visualizar tudo que postei, pois ficarão sobre a pista de descida da Automóvel Clube ou seja, sobre a antiga linha mista, e aí visualizar tudo que postei.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Adenilson, vou tentar descrever a foto que eu vi lá no AGCRJ, lembrando que esta foto estava nos computadores, e não nas gavetas dos arquivos metálicos, que eu cheguei a ver também (muito pouco, devido ao horário):
♦ A foto mostrava o seguinte: a linha da EFRdO avançando em diagonal em direção ao fundo da imagem, do lado esquerdo da linha havia uma estação, muito simples, estilo "casinha desenhada por criança", com uma plataforma duas ou três vezes mais comprida do que o tamanho da casinha. Acho que tinha uma vala do lado direito da linha, não tenho certeza agora. E também tinha uma pessoa caminhando, não me lembro se com uma enxada ou algo assim, acho que carregava algo sim, e vinha em direção ao fotógrafo. Agora não tenho certeza realmente, mas tinha uma pessoa nesta foto. E em volta só mata ...
Se desse eu tentaria desenhar e digitalizar aqui a imagem, mas vivo correndo ! Mas a foto não me sai da cabeça, apenas alguns detalhes que não tenh certeza ...
♦ A foto mostrava o seguinte: a linha da EFRdO avançando em diagonal em direção ao fundo da imagem, do lado esquerdo da linha havia uma estação, muito simples, estilo "casinha desenhada por criança", com uma plataforma duas ou três vezes mais comprida do que o tamanho da casinha. Acho que tinha uma vala do lado direito da linha, não tenho certeza agora. E também tinha uma pessoa caminhando, não me lembro se com uma enxada ou algo assim, acho que carregava algo sim, e vinha em direção ao fotógrafo. Agora não tenho certeza realmente, mas tinha uma pessoa nesta foto. E em volta só mata ...
Se desse eu tentaria desenhar e digitalizar aqui a imagem, mas vivo correndo ! Mas a foto não me sai da cabeça, apenas alguns detalhes que não tenh certeza ...
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Tche, tenho uma foto aqui que me foi cedida pelo pesquisador HUGO CARAMURU, que mostra a bitola mista no trecho. Vejam:Tche escreveu:Mudando de tópico,um outro ponto esclarecedor para muitos: a linha mista da Rio D`Ouro antes da Pavuna. O que constatei foi que a linha auxiliar ao sair de Costa Barros, acompanhando a Estrada do Rio do Pau ao chegar à Avenida Automóvel Club e encontrar a Rio D´Ouro, passava a ser com linha mista até a Pavuna. A atual pista de descida da avenida Automóvel Clube saindo da Pavuna em direção à Acary até à esquina com a Estrada do Rio do Pau não existia, pois a Automóvel Clube era em mão dupla. À partir daí, a linha auxiliar fazia uma curva para a direita margeando a Estrada do Rio do pau até a passagem de nível existente atualmente em Costa Barros. Todo esse trecho da linha Auxiliar foi extinto por volta de 1970. Faz sentido, pois ali era o início do ramal circular da Pavuna. O trecho da Linha auxiliar que atualmente chega à Pavuna vindo de Costa Barros JÁ EXISTIA, conforme foto que possuo. O ramal circular foi extinto por partes, pois o trecho entre Pavuna e São Mateus só o foi em 1993. A foto mostra tudo claramente, pois fotógrafo estava junto à cabine existente EXATAMENTE onde hoje se situa o entroncamento da Supervia com o Metrô, voltado em direção à reta de Acary, com a linha mista à esquerda e a Atual Supervia à direita. Do alto da passarela que liga a estação do Metrô à estação da Supervia voces poderão visualizar tudo que postei, pois ficarão sobre a pista de descida da Automóvel Clube ou seja, sobre a antiga linha mista, e aí visualizar tudo que postei.
Veja o que ele me falou:
Segue aqui uma foto, já conhecida de vocês, tirada da revista REFESA. Nesta foto o trem está saindo da estação de Acari e indo para Coelho Neto. O prédio à esquerda do trem, murado, é a antiga Formiplac. Note a bitola larga. Era só no pátio. Na época meu pai dizia que havia planos de alargamento em toda Rio Douro. Esta foto é do meu tempo. No final do trem , à esquerda, ficava um cinema, que quando criança ia muito. Esta linha conheci de 55 a 68. Em 62 ou talvez em 63 ela paralisou, mas não arrancou-se os trilhos. Abandonou-se. O mato tomou conta. Em 66, com o fim da cremalheira de Petropolis, foi reativada para passar os trens da Leopoldina para Minas. Mas, parece´-me que ficou em linha singela, tirando os desvios nas estações, uma vez que o trem passava direto. A foto, também da revista REFESA da estação de Irajá, com operários no sinal da cancela, é desse ano de 1966. No tempo das maria fumaças não havia cancelas de barra, só quando as diesels, da leopoldina, tiveram que passar é que as puseram
Ele tem acompanhado nosso trabalho de pesquisa e elogiado muito.
Abraço
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Dado, boa noite!
Tenho quase certeza que vimos a mesma foto. Quando eu estive no AGCRJ há cerca de 2 anos e vi essa foto, achei que pudesse ser Acari, mas revendo a foto agora, o local estava deserto demais e parecia mesmo ser um local mais afastado.
Havia uma vala do lado direito e uma pessoa caminhando sim e a plataforma como descrevi no outro e-mail e uma paisagem bucólica com muitos morros.
Eu só pesquisei as fotos aéreas a tarde, tendo pesquisado as fotos "digitais" no período da manhã. A foto continha a palavra chave "E.F.Rio D'ouro" e não informava sobre o local.
você realmente pode ter razão em relação a sua suspeita. Se aquele amigo do Nando, Sr. Ranulfo, eu acho, visse a foto, iria reconhecer na hora.
Tenho quase certeza que vimos a mesma foto. Quando eu estive no AGCRJ há cerca de 2 anos e vi essa foto, achei que pudesse ser Acari, mas revendo a foto agora, o local estava deserto demais e parecia mesmo ser um local mais afastado.
Havia uma vala do lado direito e uma pessoa caminhando sim e a plataforma como descrevi no outro e-mail e uma paisagem bucólica com muitos morros.
Eu só pesquisei as fotos aéreas a tarde, tendo pesquisado as fotos "digitais" no período da manhã. A foto continha a palavra chave "E.F.Rio D'ouro" e não informava sobre o local.
você realmente pode ter razão em relação a sua suspeita. Se aquele amigo do Nando, Sr. Ranulfo, eu acho, visse a foto, iria reconhecer na hora.
DadoDJ escreveu:Adenilson, vou tentar descrever a foto que eu vi lá no AGCRJ, lembrando que esta foto estava nos computadores, e não nas gavetas dos arquivos metálicos, que eu cheguei a ver também (muito pouco, devido ao horário):
♦ A foto mostrava o seguinte: a linha da EFRdO avançando em diagonal em direção ao fundo da imagem, do lado esquerdo da linha havia uma estação, muito simples, estilo "casinha desenhada por criança", com uma plataforma duas ou três vezes mais comprida do que o tamanho da casinha. Acho que tinha uma vala do lado direito da linha, não tenho certeza agora. E também tinha uma pessoa caminhando, não me lembro se com uma enxada ou algo assim, acho que carregava algo sim, e vinha em direção ao fotógrafo. Agora não tenho certeza realmente, mas tinha uma pessoa nesta foto. E em volta só mata ...
Se desse eu tentaria desenhar e digitalizar aqui a imagem, mas vivo correndo ! Mas a foto não me sai da cabeça, apenas alguns detalhes que não tenh certeza ...
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Adenilson, veja o que acabei de receber do Hugo. Mata várias charadas de uma vez só !
Só não sei porque ele não participa ativamente aqui do fórum ... acompanhe:
Outro assunto: seus trabalhos da Rio Douro valem ouro. Incrivel, estou acaompnhando. Segue aqui uma foto, já conhecida de vocês, tirada da revista REFESA. Nesta foto o trem está saindo da estação de Acari e indo para Coelho Neto. O prédio à esquerda do trem, murado, é a antiga Formiplac. Note a bitola larga. Era só no pátio. Na época meu pai dizia que havia planos de alargamento em toda Rio Douro. Esta foto é do meu tempo. No final do trem , à esquerda, ficava um cinema, que quando criança ia muito. Esta linha conheci de 55 a 68. Em 62 ou talvez em 63 ela paralisou, mas não arrancou-se os trilhos. Abandonou-se. O mato tomou conta. Em 66, com o fim da cremalheira de Petropolis, foi reativada para passar os trens da Leopoldina para Minas. Mas, parece´-me que ficou em linha singela, tirando os desvios nas estações, uma vez que o trem passava direto. A foto, também da revista REFESA da estação de Irajá, com operários no sinal da cancela, é desse ano de 1966. No tempo das maria fumaças não havia cancelas de barra, só quando as diesels, da leopoldina, tiveram que passar é que as puseram. Outra observação: eu tinha uma tia que morava em Del castilho, então aos domingos íamos sempre lá (moravamos em Costa Barros - de 55 a 66) então era comum a gente esperar o trem, que demorava, e nisso víamos o movimento da Rio Douro. Aquele predio alto era da chefia das duas estações, pois na plataforma de Del Castilho auxiliar não havia agencia, nem n da Rio Douro. A Auxiliar tinha tres linhas, uma era desvio longo, começava a quase 1 km (em direção de Cintra Vidal-Pilares). Era de bitola mista e ali ficava vagões parados. Em 62, por exemplo, a auxiliar era mista, assim juntava tudo e seguiam para maria da Graça. (aquela foto é realmente Maria da Graça-. A cobertura vist a ao fundo era de uma antiga estação que acho que era da Rio Douro). quando em 66 foi "reativada" a Rio Douro, o trilho da estreita só foi posto na linha de descida para Fco Sá. Em Triagem Leopoldina, saía da Auxiliar e "lentamente" ia se aproximando das linhas da Leopoldina, já nas imediações da antiga estação de Triagem da linha Auxiliar, quase próxima ao viaduto de Mangueira. Tanto em Pavuna como em Del Castilho, a Rio Douro parecia uma ferrovia meio fantasmagórica, pois as lampadas das plataormas eram amarelas e fraquinhas. Os carros da Rio Douro não tinham luzes. quando morava em Costa Barros, o passatempo que o meu pai nos arrumava era ir até a confluencia da Estrada de Botafogo com a Automovel Clube, ver as maria-fumaças da Rio Douro. Então a gente ficava sentado no meio fio esperando vir um trem. A linha passava num vale mais baixo que a rua, ao lado dos canos da adutora, e vinha lentamente, farol mais pagado que aceso, fazendo força subindo (vindo de Acari) e muitas vezes não conseguia e voltava (de ré) para Acari, para "dar pressão" à caldeira. Dez minutos lá vinha de novo com mais força, e quse parando passava na nossa frente. Geralmente, uma loco, um vagão de carga e três carros de passageiros. Dia de semana, lá pelas 19hs, vinha com gente sentadaem cima do vagão de carga, a maioria (dos passageiros) pareciam cochilando sentados... Esses eram tempos!
A gente ia muito a Acari, pois lá era o posto de vacinação e ficava ao lado da Av Brasil, na epoca, av das Bandeiras, e de frente pra linha. Então víamos o trem passar quase que de meia em meia hora. Engraçado que lembro de todas estações de Pavuna até B Roxo e de Pavuna até Del Castilho, com exceção justamente da de Inhauma, mas lembro do desvio que atravessava a rua, só não sabia pra onde ia. meu pai achava que ia pra uma fabrica.
São muitas lembranças, que aos poucos vou colocando. abraços e parabens pelo trabalho. Vou pesquizando por aqui. Aquelas de Areia branca acho que tirei de uma revista em BHorizonte.
Mais uma vez, um imenso agradecimento a ele, que pode não participar ativamente, mas está mudando o rumo em vários aspectos aqui nas nossas pesquisas !
Só não sei porque ele não participa ativamente aqui do fórum ... acompanhe:
Outro assunto: seus trabalhos da Rio Douro valem ouro. Incrivel, estou acaompnhando. Segue aqui uma foto, já conhecida de vocês, tirada da revista REFESA. Nesta foto o trem está saindo da estação de Acari e indo para Coelho Neto. O prédio à esquerda do trem, murado, é a antiga Formiplac. Note a bitola larga. Era só no pátio. Na época meu pai dizia que havia planos de alargamento em toda Rio Douro. Esta foto é do meu tempo. No final do trem , à esquerda, ficava um cinema, que quando criança ia muito. Esta linha conheci de 55 a 68. Em 62 ou talvez em 63 ela paralisou, mas não arrancou-se os trilhos. Abandonou-se. O mato tomou conta. Em 66, com o fim da cremalheira de Petropolis, foi reativada para passar os trens da Leopoldina para Minas. Mas, parece´-me que ficou em linha singela, tirando os desvios nas estações, uma vez que o trem passava direto. A foto, também da revista REFESA da estação de Irajá, com operários no sinal da cancela, é desse ano de 1966. No tempo das maria fumaças não havia cancelas de barra, só quando as diesels, da leopoldina, tiveram que passar é que as puseram. Outra observação: eu tinha uma tia que morava em Del castilho, então aos domingos íamos sempre lá (moravamos em Costa Barros - de 55 a 66) então era comum a gente esperar o trem, que demorava, e nisso víamos o movimento da Rio Douro. Aquele predio alto era da chefia das duas estações, pois na plataforma de Del Castilho auxiliar não havia agencia, nem n da Rio Douro. A Auxiliar tinha tres linhas, uma era desvio longo, começava a quase 1 km (em direção de Cintra Vidal-Pilares). Era de bitola mista e ali ficava vagões parados. Em 62, por exemplo, a auxiliar era mista, assim juntava tudo e seguiam para maria da Graça. (aquela foto é realmente Maria da Graça-. A cobertura vist a ao fundo era de uma antiga estação que acho que era da Rio Douro). quando em 66 foi "reativada" a Rio Douro, o trilho da estreita só foi posto na linha de descida para Fco Sá. Em Triagem Leopoldina, saía da Auxiliar e "lentamente" ia se aproximando das linhas da Leopoldina, já nas imediações da antiga estação de Triagem da linha Auxiliar, quase próxima ao viaduto de Mangueira. Tanto em Pavuna como em Del Castilho, a Rio Douro parecia uma ferrovia meio fantasmagórica, pois as lampadas das plataormas eram amarelas e fraquinhas. Os carros da Rio Douro não tinham luzes. quando morava em Costa Barros, o passatempo que o meu pai nos arrumava era ir até a confluencia da Estrada de Botafogo com a Automovel Clube, ver as maria-fumaças da Rio Douro. Então a gente ficava sentado no meio fio esperando vir um trem. A linha passava num vale mais baixo que a rua, ao lado dos canos da adutora, e vinha lentamente, farol mais pagado que aceso, fazendo força subindo (vindo de Acari) e muitas vezes não conseguia e voltava (de ré) para Acari, para "dar pressão" à caldeira. Dez minutos lá vinha de novo com mais força, e quse parando passava na nossa frente. Geralmente, uma loco, um vagão de carga e três carros de passageiros. Dia de semana, lá pelas 19hs, vinha com gente sentadaem cima do vagão de carga, a maioria (dos passageiros) pareciam cochilando sentados... Esses eram tempos!
A gente ia muito a Acari, pois lá era o posto de vacinação e ficava ao lado da Av Brasil, na epoca, av das Bandeiras, e de frente pra linha. Então víamos o trem passar quase que de meia em meia hora. Engraçado que lembro de todas estações de Pavuna até B Roxo e de Pavuna até Del Castilho, com exceção justamente da de Inhauma, mas lembro do desvio que atravessava a rua, só não sabia pra onde ia. meu pai achava que ia pra uma fabrica.
São muitas lembranças, que aos poucos vou colocando. abraços e parabens pelo trabalho. Vou pesquizando por aqui. Aquelas de Areia branca acho que tirei de uma revista em BHorizonte.
Mais uma vez, um imenso agradecimento a ele, que pode não participar ativamente, mas está mudando o rumo em vários aspectos aqui nas nossas pesquisas !
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Mais uma vez, Hugo Caramuru colaborando com preciosas informações:
Segue outra foto, de um trem, possivelmente da Rio Douro. Não consegui identificar o local. parece-me ser Triagem. Há um prédio grande ao fundo, meio singular, seria uma isca. abraços. AS locomotiva, 1046 é originaria da E F Marica
app app app
Segue outra foto, de um trem, possivelmente da Rio Douro. Não consegui identificar o local. parece-me ser Triagem. Há um prédio grande ao fundo, meio singular, seria uma isca. abraços. AS locomotiva, 1046 é originaria da E F Marica
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Será que o prédio grande e singular ao fundo na foto é o atual Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista ? Mas se for ... que passagem de nível é essa ?
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Espetacular Dado e Hugo,
Parece que essa fábrica da FORMIPLAC ficava muito próxima a estação. O trem deve estar encobrindo a mesma. Eu gostaria de ver essa estação.
Só relembrando que na foto que vi de Del Castilho, tirada em 1963, havia conforme a minha narrativa da foto, bitola mista no lado esquerdo da plataforma (referência: De frente para Inhaúma).
Sober as questões dos desvios nas estações, era mesmo de se esperar, pois como poderia ser aumentada a freqüência de trens sem um ponto de espera nas estações.
Parece que em Irajá não havia esse ponto, apesar da importância do bairro, pois possuo fotos das décadas de 40, 50 e 60 dessa estação.
Colégio aparece sem desvios, mas em uma foto dos anos 30. Não dá para se concluir nada.
Em Inhaúma, E.Rainha e V.Carvalho, haviam desvios.
Parece que essa fábrica da FORMIPLAC ficava muito próxima a estação. O trem deve estar encobrindo a mesma. Eu gostaria de ver essa estação.
Só relembrando que na foto que vi de Del Castilho, tirada em 1963, havia conforme a minha narrativa da foto, bitola mista no lado esquerdo da plataforma (referência: De frente para Inhaúma).
Sober as questões dos desvios nas estações, era mesmo de se esperar, pois como poderia ser aumentada a freqüência de trens sem um ponto de espera nas estações.
Parece que em Irajá não havia esse ponto, apesar da importância do bairro, pois possuo fotos das décadas de 40, 50 e 60 dessa estação.
Colégio aparece sem desvios, mas em uma foto dos anos 30. Não dá para se concluir nada.
Em Inhaúma, E.Rainha e V.Carvalho, haviam desvios.
DadoDJ escreveu:Tche, tenho uma foto aqui que me foi cedida pelo pesquisador HUGO CARAMURU, que mostra a bitola mista no trecho. Vejam:Tche escreveu:Mudando de tópico,um outro ponto esclarecedor para muitos: a linha mista da Rio D`Ouro antes da Pavuna. O que constatei foi que a linha auxiliar ao sair de Costa Barros, acompanhando a Estrada do Rio do Pau ao chegar à Avenida Automóvel Club e encontrar a Rio D´Ouro, passava a ser com linha mista até a Pavuna. A atual pista de descida da avenida Automóvel Clube saindo da Pavuna em direção à Acary até à esquina com a Estrada do Rio do Pau não existia, pois a Automóvel Clube era em mão dupla. À partir daí, a linha auxiliar fazia uma curva para a direita margeando a Estrada do Rio do pau até a passagem de nível existente atualmente em Costa Barros. Todo esse trecho da linha Auxiliar foi extinto por volta de 1970. Faz sentido, pois ali era o início do ramal circular da Pavuna. O trecho da Linha auxiliar que atualmente chega à Pavuna vindo de Costa Barros JÁ EXISTIA, conforme foto que possuo. O ramal circular foi extinto por partes, pois o trecho entre Pavuna e São Mateus só o foi em 1993. A foto mostra tudo claramente, pois fotógrafo estava junto à cabine existente EXATAMENTE onde hoje se situa o entroncamento da Supervia com o Metrô, voltado em direção à reta de Acary, com a linha mista à esquerda e a Atual Supervia à direita. Do alto da passarela que liga a estação do Metrô à estação da Supervia voces poderão visualizar tudo que postei, pois ficarão sobre a pista de descida da Automóvel Clube ou seja, sobre a antiga linha mista, e aí visualizar tudo que postei.
Veja o que ele me falou:
Segue aqui uma foto, já conhecida de vocês, tirada da revista REFESA. Nesta foto o trem está saindo da estação de Acari e indo para Coelho Neto. O prédio à esquerda do trem, murado, é a antiga Formiplac. Note a bitola larga. Era só no pátio. Na época meu pai dizia que havia planos de alargamento em toda Rio Douro. Esta foto é do meu tempo. No final do trem , à esquerda, ficava um cinema, que quando criança ia muito. Esta linha conheci de 55 a 68. Em 62 ou talvez em 63 ela paralisou, mas não arrancou-se os trilhos. Abandonou-se. O mato tomou conta. Em 66, com o fim da cremalheira de Petropolis, foi reativada para passar os trens da Leopoldina para Minas. Mas, parece´-me que ficou em linha singela, tirando os desvios nas estações, uma vez que o trem passava direto. A foto, também da revista REFESA da estação de Irajá, com operários no sinal da cancela, é desse ano de 1966. No tempo das maria fumaças não havia cancelas de barra, só quando as diesels, da leopoldina, tiveram que passar é que as puseram
Ele tem acompanhado nosso trabalho de pesquisa e elogiado muito.
Abraço
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Dado, eu adoro esses desafios. O local com as palmeiras ao fundo parece mais elevado. Tudo bem que a foto mostra apenas 3 linhas podendo ter mais a esquerda, mas se resumir a isto, será que esse local não é próximo à estação de Vieira Fazenda e/ou Maria da Graça?
Será que as palmeiras ao fundo seriam de Higienópolis que é um bairro mais elevado ou até de Maria da Graça?
Será que essa passagem de nível não é da Miguel Ângelo?
Muito boa essas informações do Hugo, mas eu arriscaria que no caso da estação de Maria da Graça, o prédio com telhadinho parece ser o da auxiliar e o de cobertura de concreto da Rio D'ouro. Digo isso, pois na foto que você postou do jornal, o destaque é para a demora dos trens da Rio D'ouro e a plafatorma com cobertura de concreto é a que aparece em detalhe.
Caso contrário, a reportagem não teria sentido ou teria sido mal feita.
Será que as palmeiras ao fundo seriam de Higienópolis que é um bairro mais elevado ou até de Maria da Graça?
Será que essa passagem de nível não é da Miguel Ângelo?
Muito boa essas informações do Hugo, mas eu arriscaria que no caso da estação de Maria da Graça, o prédio com telhadinho parece ser o da auxiliar e o de cobertura de concreto da Rio D'ouro. Digo isso, pois na foto que você postou do jornal, o destaque é para a demora dos trens da Rio D'ouro e a plafatorma com cobertura de concreto é a que aparece em detalhe.
Caso contrário, a reportagem não teria sentido ou teria sido mal feita.
DadoDJ escreveu: Será que o prédio grande e singular ao fundo na foto é o atual Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista ? Mas se for ... que passagem de nível é essa ?
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
É verdade, Adenilson ... pode ser na região de Maria da Graça mesmo ... mas de qualquer forma não está descartada a outra hipótese, pois as 3 linhas são de bitola mista, que bateria com a localização em São Cristóvão, Triagem ou Maria da Graça.Adenilson escreveu:Dado, eu adoro esses desafios. O local com as palmeiras ao fundo parece mais elevado. Tudo bem que a foto mostra apenas 3 linhas podendo ter mais a esquerda, mas se resumir a isto, será que esse local não é próximo à estação de Vieira Fazenda e/ou Maria da Graça?
Será que as palmeiras ao fundo seriam de Higienópolis que é um bairro mais elevado ou até de Maria da Graça?
Será que essa passagem de nível não é da Miguel Ângelo?
Muito boa essas informações do Hugo, mas eu arriscaria que no caso da estação de Maria da Graça, o prédio com telhadinho parece ser o da auxiliar e o de cobertura de concreto da Rio D'ouro. Digo isso, pois na foto que você postou do jornal, o destaque é para a demora dos trens da Rio D'ouro e a plafatorma com cobertura de concreto é a que aparece em detalhe.
Caso contrário, a reportagem não teria sentido ou teria sido mal feita.DadoDJ escreveu: Será que o prédio grande e singular ao fundo na foto é o atual Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista ? Mas se for ... que passagem de nível é essa ?
E falando em Maria da Graça, penso o seguinte: o prédio que até hoje existe lá seria da linha Auxiliar. Sendo assim, a foto teria sido feita nesta plataforma e a reportagem teria sido mal feita,pois falava sobre os atrasos da EFRdO, mas mostrando um plataforma da linha Auxiliar.
Por incrível, acredito mais nesta opção. Mas apenas pela lógica de posição das linhas. Vou explicar abaixo:
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
O que imagino sobre Maria da Graça:
1-Foto recente do prédio da estação, que acredito ter servido (mas não exclusivamente) à Linha Auxiliar:
A linha auxiliar (linha dupla) passaria junto a este prédio, atrás na foto;
2-Estação da EFRdO, do lado oposto à da Linha Auxiliar. Notem a bitola mista,que faz sentido por poder atender também a Linha Auxiliar ou ... quem sabe a foto é da década de 1960 e a linha da EFRdO estivesse atendendo já à Leopoldina, na linha rumo a Três Rios ?
Aliás, aquela estrutura ao fundo pode ser alguma espécie de cobertura de plataforma em construção, para atender a segunda linha da Auxiliar;
3-Diagrama baseado no Google Earth:
Na imagem, utilizada para outro fim, e baseado nos números indicados, penso no seguinte:
O número 1 seria o prédio da estação, ainda existente, que teria funcionado na Linha Auxiliar.
O número 6 seria onde teria sido construída a plataforma postada acima,do acervo G.Ermakhoff
O que acham ?
Obs.: Adenilson ... poderíamos implementar um bate-papo aqui no TGVBR ... só da nós no fórum ! ! !
1-Foto recente do prédio da estação, que acredito ter servido (mas não exclusivamente) à Linha Auxiliar:
A linha auxiliar (linha dupla) passaria junto a este prédio, atrás na foto;
2-Estação da EFRdO, do lado oposto à da Linha Auxiliar. Notem a bitola mista,que faz sentido por poder atender também a Linha Auxiliar ou ... quem sabe a foto é da década de 1960 e a linha da EFRdO estivesse atendendo já à Leopoldina, na linha rumo a Três Rios ?
Aliás, aquela estrutura ao fundo pode ser alguma espécie de cobertura de plataforma em construção, para atender a segunda linha da Auxiliar;
3-Diagrama baseado no Google Earth:
Na imagem, utilizada para outro fim, e baseado nos números indicados, penso no seguinte:
O número 1 seria o prédio da estação, ainda existente, que teria funcionado na Linha Auxiliar.
O número 6 seria onde teria sido construída a plataforma postada acima,do acervo G.Ermakhoff
O que acham ?
Obs.: Adenilson ... poderíamos implementar um bate-papo aqui no TGVBR ... só da nós no fórum ! ! !
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Mas por outro lado ... tem um detalhe que quase descarta ser Maria da Graça ... observem como o estilo de cobertura da plataforma é diferente nas duas imagens:
Obs.: a cobertura é da plataforma ao fundo da foto
São bem diferentes ...
Obs.: a cobertura é da plataforma ao fundo da foto
São bem diferentes ...
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Dado,
Legal você ter postado a comparação das fotos.
Acho sim a cobertura da foto que eu postei no site estações ferroviárias parecida com essa que você postou da revista O Cruzeiro, mas em relação à estação que está em primeiro plano, ou seja, o foco da reportagem que é a Rio D'ouro.
A reportagem só faria sentido se o destaque fosse uma estação da Rio D'ouro e não da auxiliar.
A estação mais ao fundo (revista O Cruzeiro) deve ser a da auxiliar.
Repare os vigamentos em balanço da cobertura de concreto da estação da Rio D'ouro. São identicos ou muito parecidos.
Em relação ao prédio da auxilar, poderia estar havendo uma reforma, sei lá.
Depois eu vou falar melhor sobre a estação Maria da Graça, cujas fotos vi aérea e em perspectiva e cheguei a conclusão que esse galpão apontado como pertencente à ferrovia e anexo à estação M.Graça é bem mais moderno. Deve ter sido contemporâneo à estação por um tempo menor que se imagina!
Legal você ter postado a comparação das fotos.
Acho sim a cobertura da foto que eu postei no site estações ferroviárias parecida com essa que você postou da revista O Cruzeiro, mas em relação à estação que está em primeiro plano, ou seja, o foco da reportagem que é a Rio D'ouro.
A reportagem só faria sentido se o destaque fosse uma estação da Rio D'ouro e não da auxiliar.
A estação mais ao fundo (revista O Cruzeiro) deve ser a da auxiliar.
Repare os vigamentos em balanço da cobertura de concreto da estação da Rio D'ouro. São identicos ou muito parecidos.
Em relação ao prédio da auxilar, poderia estar havendo uma reforma, sei lá.
Depois eu vou falar melhor sobre a estação Maria da Graça, cujas fotos vi aérea e em perspectiva e cheguei a conclusão que esse galpão apontado como pertencente à ferrovia e anexo à estação M.Graça é bem mais moderno. Deve ter sido contemporâneo à estação por um tempo menor que se imagina!
DadoDJ escreveu:Mas por outro lado ... tem um detalhe que quase descarta ser Maria da Graça ... observem como o estilo de cobertura da plataforma é diferente nas duas imagens:
Obs.: a cobertura é da plataforma ao fundo da foto
São bem diferentes ...
Editado pela última vez por Adenilson em 25 Set 2011, 20:59, em um total de 1 vez.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Hum ... entendi. Caramba, pode ser mesmo ! Mas o que me intriga é que o piso da plataforma da foto da revista Cruzeiro (1948) está bem maltratado, todo irregular. E a plataforma da foto do G.Ermakoff parece mais recente, ou pelo menos, mais conservada do que a da foto da revista, sendo que a foto de G.Ermakoff consta como sendo da década de 1950 ...
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Dado,
Eu me lembro que uma vez, eu disse que a estação do site do Ermakoff parecia recém construída ou reformada.
Engraçado é que não tinha associado os pilares de concreto (foto do Ermakoff) a estação da Auxiliar.
Agora vendo as fotos e comparando as duas, parecem ter sido tiradas do mesmo ângulo.
A diferença é que na foto da Revista o Cruzeiro, a foto foi tirada de cima da plataforma e na do Ermakoff, na altura dos trilhos.
Parece que a estação Maria da Graça (foto do Cruzeiro) tinha vigas de madeira e uma cobertura em 2 folhas e já na foto do Ermakoff estava havendo uma reforma também na estação da auxiliar.
Será que estou viajando na mionese ou posso estar certo?
Dado e amigos. Estarei alguns dias fora a trabalho e por isso adiantei informações sobre SÃO FRANCISCO XAVIER, MANGUEIRA, SOUZA E SILVA, DERB CLUB e SÃO CRISTOVÃO apenas na noite de hoje nos tópicos da E.F.norte e Ramal Ana Neri.
Ainda vou citar informações sobre Encantado, Todos os Santos, V.Fazenda, Herédia de Sá, Quintino, Cascadura, Rocha, Bangu, Terra Nova e Inhaúma, sendo que nessa última fiquei até hipnotizado.
Aguardem!
Eu me lembro que uma vez, eu disse que a estação do site do Ermakoff parecia recém construída ou reformada.
Engraçado é que não tinha associado os pilares de concreto (foto do Ermakoff) a estação da Auxiliar.
Agora vendo as fotos e comparando as duas, parecem ter sido tiradas do mesmo ângulo.
A diferença é que na foto da Revista o Cruzeiro, a foto foi tirada de cima da plataforma e na do Ermakoff, na altura dos trilhos.
Parece que a estação Maria da Graça (foto do Cruzeiro) tinha vigas de madeira e uma cobertura em 2 folhas e já na foto do Ermakoff estava havendo uma reforma também na estação da auxiliar.
Será que estou viajando na mionese ou posso estar certo?
Dado e amigos. Estarei alguns dias fora a trabalho e por isso adiantei informações sobre SÃO FRANCISCO XAVIER, MANGUEIRA, SOUZA E SILVA, DERB CLUB e SÃO CRISTOVÃO apenas na noite de hoje nos tópicos da E.F.norte e Ramal Ana Neri.
Ainda vou citar informações sobre Encantado, Todos os Santos, V.Fazenda, Herédia de Sá, Quintino, Cascadura, Rocha, Bangu, Terra Nova e Inhaúma, sendo que nessa última fiquei até hipnotizado.
Aguardem!
Editado pela última vez por Adenilson em 26 Set 2011, 10:30, em um total de 1 vez.
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