BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 11:53

Estação Turiaçu - km 17.670 -- 28-3-1898



A estação - ou melhor, o local onde ela ficava - em 03/2007. Foto Anderson, de Nilópolis, RJ

Imagem


Coloco aqui o ramal que saia de Turiaçu; vide o Mapa abaixo!

Imagem

Ainda sobre o ramal que seria para uma pedreira nos arredores de Turiaçu, o Dado postou esta foto de Augusto Malta.

Na legenda diz "Pedreira dos Cajueiros"

Imagem

Ramal de Turiaçu, outro Mapa.

Guia ZAZ - 1959 -- GB


Imagem


Vide em destaque.

Imagem


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 11:54

Sapé / Rocha Miranda (P) - km 18.703 -- 17-3-1906




A estação em 08/2003. Foto Carlos Latuff
Imagem

André Vasconcellos escreveu:Nome: Rocha Miranda (Antiga Sapê)

Inauguração: 1911
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Central do Brasil (1911-1965)
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) Imagem (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998)
. Supervia Imagem (1998-Atualmente)
Ramal: Belford Roxo.
Plataformas:2
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Demais Serviços: Telefones Públicos.

Essa estação também é uma das que ficam próximas daqui de casa,e que da minha laje dá pra ver de longe seu mezanino,mas nos dias úteis se escuta muito bem a sua sonorização de tão alta que é ffif .O nome antigo de Sapê se deve a Estrada do Sapê,que termina próximo a uma saída dessa estação(não tirei fotos pois ao lado desse acesso ficar um bar,bagunça tanta que preso ao tótem da estação há uma lona para cobrir algumas mesas pra galëre encher a cara :D :D ).As fotos tiradas são do lado de fora,aproveitando uma volta com a minha bicicleta :rl:
Mezanino:
Imagem

Imagem

Estação vazia hoje(Anteriormente a unidade 945 havia dado entrada na estação e não desembarcou nem entrara ninguém =o ):
Imagem

Escadarias:
Imagem

Apontando para a Central,as plataformas(da esquerda para a direita) 2 e 1 e os trilhos a esquerda são da MRS:
Imagem

Apontando para a estação Honório,e nas plataformas 1 e 2,respectivamente,e essas curiosas coberturas.No caso de trens de 4 carros,o passageiro entraria nos carros-motor:
Imagem

Imagem

Placas:
Imagem

Imagem

Voltei paa casa afinal iria cair uma chuva aparentemente braba mas depois caiu uma chuvinha fraquinha ptz .Depois q parou a chuva peguei a bicicleta de novo e tirei mais algumas fotos.
O mezanino,com as luzes ligadas:
Imagem

Estação fechada as 19:15,as atividades do Belford Roxo já haviam sido encerradas desde por volta das 18:00:
Imagem

Sentido estação Honório Gurgel,por entre uma grade:
Imagem

Do outro lado da passarela:
Imagem

Dois garotos entraram na plataforma vazia,uma cena que consideraria comum:
Imagem

Tótem da estação do outro lado da linha,da R.das Safiras:
Imagem

Conforme for tirarei novas fotos e add neste post ;) ;)
Editado pela última vez por Melekh em 17 Out 2011, 10:51, em um total de 1 vez.


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 11:54

Munguengue / Honório Gurgel (P) - km 19.521 -- 17-3-1905



A estação antiga, foto sem data, cedida por Wanderley Duck
Imagem



A estação em 2007. Foto Anderson
Imagem

André Vasconcellos escreveu:Nome: Honório Gurgel (Antiga Munguengue)

Inauguração: 17.03.1905
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Central do Brasil (1905-1965)
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) Imagem (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998)
. Supervia Imagem (1998-Atualmente)
Ramal: Belford Roxo.
Plataformas:2
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Demais Serviços: Telefones Públicos.

Aqui vão algumas fotos da estação de Honório Gurgel,as primeiras três fotos são da semana passada,já as outras restantes são de ontem(27/08):

Mezanino,visto da plataforma 2:
Imagem

Plataforma 1:
Imagem

Imagem

Mezanino da plataforma 1,e o 907 ao lado:
Imagem

Do mezanino,a foto aponta para a Central:
Imagem

Escadarias de saída,ao lado oposto aos de entrada e acesso a estação:
Imagem

Imagem

Das escadarias,a foto aponta para Belford Roxo,a "'casinha'" ao lado suponho q estejam guardados materiais de sinalização e entre outros:
Imagem

[*Adicionadas dia 25-12]
Imagem

Imagem

Enfim,é somente isso por enquanto... :lol:




Antes da ligação através de Costa Barros, a Linha Auxiliar seguia a partir de Munguengue, o seu trajeto chegando por Sapopemba (Deodoro).

Imagem



Imagem




Imagem



Imagem
Editado pela última vez por Melekh em 17 Out 2011, 10:54, em um total de 1 vez.


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 11:54

Estação Barros Filho - km 21.632 -- 28-3-1898



Imagem



Da Estação de Barros Filho, parti um ramal para uma Olaria, vide o Mapa, abaixo:


Imagem



Imagem


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 11:55

Estação Camboatá (P) / Costa Barros (E) - km 23.182 -- 28-3-1905


A estação de Costa Barros, cujo nome homenageava Antonio de Costa Barros, que cedeu terras de sua fazenda para a construção da linha, foi inaugurada em 1898. O prédio original foi substituído por outro, em 1928. Atualmente, a estação de Costa Barros é a última da linha Auxiliar original que ainda tem movimento de trens de subúrbio. Desde os anos 1970, quando parte do trecho da linha além desta estação foi utilizado para a construção da linha cargueira Japeri-Arará, as estações que ficavam adiante de Costa Barros não são mais utilizadas para trens de subúrbio. Estes trens, hoje, seguem de Costa Barros e entram no sentido da Pavuna, dali chegando a Belford Roxo, utilizando-se de linhas originadas tanto do antigo ramal Circular da Pavuna quanto da extinta E. F. Rio do Ouro. Ou seja: há uma linha de subúrbios que liga Dom Pedro II-Costa Barros-Pavuna-Belford Roxo, direta, fusão de três antigas ferrovias que deixaram de existir há muitos anos. Este ramal se juntava à antiga linha Auxiliar, de novo, em Thomasinho. A linha cargueira Japeri-Arará se encontra com os trilhos da velha Auxilliar num ponto entre as estações de Barros Filho e de Costa Barros. A estação atual foi inaugurada pelo ministro dos Transportes, Gal. Dirceu Nogueira, em 04/04/1978. (Fontes: Gazeta do Povo, Curitiba, PR, 5/4/1978; Max Vasconcellos, 1928)

Na ainda deserta região de Costa Barros em 1928, o novo prédio da estação ainda em construção. Foto Max Vasconcellos

Imagem


A estação original de Costa Barros, ainda posicionada junto à plataforma, em 08/2003. Foto Carlos Latuff

Imagem


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 11:56

EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil = Circular de Pavuna
(Bitola mista)


A ESTAÇÃO: A estação de São Mateus, inaugurada em 1910, não tem hoje mais movimento de trens. Os trilhos já foram retirados, embora ainda existam os postes das catenárias. Ela estava no antigo ramal circular da Pavuna, que ligava a estação de Costa Barros à estação de Thomasinho, ambas no eixo da linha Auxiliar original. O trecho desse antigo ramal entre a estação da Pavuna e de Thomasinho, ou seja, quase todo ele, foi suprimido em 1993, São Mateus foi o ponto final dos trens de subúrbio por muitos anos, enquanto os que seguiam de Dom Pedro II para Japeri corriam direto de Costa Barros, sem passar pelo ramal, até o final, tendo sido estes eliminados por volta de 1970. A estação se chamou Galdino Rocha por algum tempo, nos anos 1920 e em 1931, foi renomeada com a denominação original, que existia devido à fazenda do mesmo nome. Em 1952, chegou a eletrificação. Hoje (2007) está servindo como depósito da Escola de Samba Unidos da Ponte.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... mateus.htm


EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil = Circular de Pavuna
(Bitola mista)



Imagem





Estação São Mateus - km 25.648 -- 11-9-1910


Imagem

Imagem


Estação Engenheiro Berford - km 26.408 -- 27-7-1911



Imagem




Estação São João de Meriti - km 25.627 -- 11-9-1910


Imagem

Imagem

http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... meriti.htm

Imagem



Imagem


Estação Pavuna - km 25.042 -- 15-1-1883



Imagem


Postado por Bordoni que colocou a foto da estação da Pavuna, em 1918, autoria de Augusto Malta, garimpada no site historiasdabaixadafluminense.blogspot.com

Imagem



Primeiro trem chegando à nova estação da Pavuna, final dos anos 1940. Foto da Revista Ferroviária.

Imagem

ACIMA:Estação da Pavuna, em 4/12/2009. O espaço triangular cercado por um muro com um portão azul ao lado da linha e que aparece em primeiro plano era o espaço ocupado pela chegada dos trilhos da E. F. Rio D'Ouro (Foto Julio Cesar da Silva).


Imagem


André Vasconcellos escreveu:Nome: Pavuna/São João de Meriti

Inauguração: 1910
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Central do Brasil (1910-1965)
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) Imagem (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998)
. Supervia Imagem (1998-Atualmente)
Ramal: Belford Roxo.
Plataforma Única
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Demais Serviços: Telefones Públicos.

Tirei uns minutos do intervalo de meia-hora entre os trens do ramal de Belford Roxo para tirar fotos da estação Pavuna/São João de Meriti,uma estação peculiar,a única estação do ramal coberta em toda a extensão da plataforma,e por ser bem na divisa entre os municípios do Rio de Janeiro e São João de Meriti,já que o rio Pavuna,o "'marco divisor'" entre eles passa bem embaixo da estação(cheirinho ó =o ).

O lado Rio de Janeiro da estação.

Passarela que dá acesso a estação do Metrô,do lado externo:
Imagem

Roletas de entrada e de saída:
Imagem

O mezanino visto das escadarias:
Imagem

Enfim,essa é a visão do mezanino,a av.Martin Luther King(ou antiga av.Suburbana),apesar de estragar a beleza da visão da plataforma,qm gosta de transportes em geral(como eu mrgr mrgr )adoram:
Imagem

Plataforma,vista do mezanino,trilhos a esquerda sentido Belford Roxo,a direita sentido Central:
Imagem

Na Pavuna,olhando para São João:
Imagem

Vamos para o lado São João de Meriti da estação:
Imagem

Mezanino:
Imagem

Imagem

Roletas:
Imagem

Imagem

Bilheterias inativas,no tempo q ainda era a roletinha azul e a passagem apertada:
Imagem

Vista do mezanino:
Imagem

Grampos da RA,vistos da escadaria:
Imagem

Bancos:
Imagem

De São João,olhando para a Pavuna:
Imagem

Finalizando,o 708(gostaria de saber pq essa sujeirada na máscara frontal dele)dando entrada na estação:
Imagem


Imagem
Editado pela última vez por Melekh em 17 Out 2011, 10:55, em um total de 2 vezes.


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 11:57

Estação Tomazinho (PE) - km 26.537 -- 23-3-1905



No bairro de Tomasinho em 1932, a linha passa, acompanhando o córrego. Notar a porteira à esquerda. A estação não devia estar tão próxima assim do loacl: a linha é singela, ainda não abriu desvios para o pátio da estação. A edificação branca com muitas portas ainda está de pé em 2011 (Autor e data desconhecidos; http://www.meritionline.com.br).

Imagem


O boteco no centro da foto foi construído onde ficava a estação de Thomasinho. Foto Carlos Latuff, em 08/2003.
Imagem


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 11:57

Estação Éden - km 28.157 -- 29-12-1914


A antiga estação, hoje abandonada, em 08/2003. Foto Carlos Latuff
Imagem


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 11:59

Estação Rocha Sobrinho (PE) - km 30.380 -- 29-12-1914
Renanfsouza escreveu:EFCB - Linha Auxiliar - Estação Rocha Sobrinho

Saindo da Estação Éden, após aproximadamente 30 minutos de caminhada chegamos à Estação Rocha Sobrinho, que hoje é um posto da MRS Logística. Rocha Sobrinho é um bairro de Mesquita que levou o nome da estação.

A Estação Rocha Sobrinho se localiza no Km 30.380 da Linha Auxiliar [1] (distância referente à Estação Alfredo Maia).

Foto 1: A bela Estação Rocha Sobrinho
Imagem

Foto 2: Algumas gerais
Imagem

Foto 3:
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6: Em cima da plataforma
Imagem

Foto 7: Construção anexa à Estação Rocha Sobrinho
Imagem

Foto 8: Sentido Japeri
Imagem

Foto 9: Uma SD-38M da MRS na Estação Rocha Sobrinho
Imagem

Foto 10: A SD-38M estacionada na Estação Rocha Sobrinho
Imagem

Foto 11: Ainda dentro do pátio da Estação Rocha Sobrinho, um Vagão Tanque TPS Santa Matilde/Cobrasma da Holcim
Imagem

Foto 10: Antes de chegar na estação, observávamos o pátio de manobras
Imagem

Foto 11: Por pouco não alcançamos o auto de linha levando dormentes
Imagem

Foto 12:
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14: Antigos dormentes de concretos sendo trocados
Imagem

Foto 15: Alguns pedaços ainda mantinham o nome da RFFSA
Imagem

Foto 16: Trilhos TR-57
Imagem

Foto 17:
Imagem

Foto 18: Nariz imponente da locomotiva
Imagem

Foto 19: Depois dos trilhos, dormentes de plástico às márgens da via
Imagem

Foto 20: Estação de frente
Imagem

Foto 21:
Imagem

Foto 22 :
Imagem

Foto 23:
Imagem

Foto 24: Vista de trás da estação
Imagem

Foto 25: Aqui um antigo AMV preservado e ao fundo alguns materiais estranhos de aço depositados
Imagem

Foto 26: A passagem de nível local e a estação ao fundo
Imagem

Foto 27:
Imagem

Foto 28: A estação e uma GM SD-38M
Imagem

Foto 29: A estação possui plataformas em ambos os lados
Imagem

Foto 30:
Imagem

Foto 31:
Imagem

Foto 32: Havia um carro da MRS estacionado no local
Imagem

Foto 33:
Imagem

Foto 34:
Imagem

Foto 35: Ano de inauguração
Imagem

Foto 36:
Imagem

Foto 37:
Imagem

Foto 38: Fundos da estação
Imagem

Foto 39: A estação possui essa construção anexa
Imagem

Foto 40:
Imagem

Foto 41:
Imagem

Foto 42:
Imagem

Foto 43: Mais uma da construção anexa
Imagem

Foto 44:
Imagem

Foto 45:
Imagem

Foto 46:
Imagem

Foto 47:
Imagem

Foto 48:
Imagem

Foto 49:
Imagem

Foto 50:
Imagem

Foto 51:
Imagem

Foto 52:
Imagem

Foto 53:
Imagem

Foto 54:
Imagem

Foto 55:
Imagem

Foto 56:
Imagem

Foto 57:
Imagem

Foto 58:
Imagem

Prosseguimos rumo à Estação Prata.

Referências Bibliográficas

[1] Guia Geral das Estradas de Ferro - EFCB - Linha Auxiliar

Créditos

Texto: Renan Souza, Bruno Araujo, Marcus Vinicius e Guilherme Pinho
Fotos: 1-11 por Renan Souza, 12-25 por Bruno Araujo, 26-43 por Marcus Vinicius e 44-58 por Guilherme Pinho, todos em 26/06/2010


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 12:00

Estação Jacutinga (PE) - km 31.460 -- 00-00-0000


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 12:00

Estação Prata (PE) - km 32.384 -- 28-3-1898
Renanfsouza escreveu:EFCB - Linha Auxiliar - Estação Prata
Fotos Renanfsouza



Foto 1: De cima da locomotiva, a Estação Prata
Imagem

Foto 2: Plataforma
Imagem

Foto 3: Hoje a estação é um salão de beleza e uma residência
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6: Eu fiquei em dúvida se as construções ao redor são recentes ou pertenciam ao complexo da estação
Imagem

Foto 7:
Imagem

Foto 8:
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10: A estação vista de dentro da locomotiva
Imagem

Foto 11:
Imagem

Foto 12:
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14:
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16:
Imagem

Foto 17:
Imagem

Referências Bibliográficas

[1] Guia Geral das Estradas de Ferro - EFCB - Linha Auxiliar

Créditos

Texto: Renan Souza, Marcus Vinicius, Bruno Araujo e Guilherme Pinho
Fotos: 1-3 por Renan Souza, 4-10 por Marcus Vinicius, 11-13 por Bruno Araujo e 14-17 por Guilherme Pinho, todos em 26/06/2010


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 12:01

Estação Andrade de Araújo (E) - km 34.196 -- 28-3-1898

A estação de Andrade Araújo, em 03/1964. ao lado de uma Pacific 1522. Foto de Ricardo F. Bokelmann, do livro MRS Logistica S. A., Memória do Trem, 2002

Imagem


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 12:02

Estação Cayoaba (PE) - km 36.991 -- 00-0-0000
Renanfsouza escreveu:EFCB - Linha Auxiliar - Estação Caiobá

Saindo da Estação Prata a SD-38M nos deixou na próxima estação ainda de pé no trecho: Caiobá, localizada no Km 36.991 [1]. Entre Prata e Caiobá existiu a Estação Andrade Araújo, contudo não encontramos nenhum vestígio da mesma.

Foto 1: A velha Caiobá hoje é uma residência. Para a nossa sorte o maquinista sabia exatamente onde ela ficava, mas esta casa e as outras duas anexas a ela eram as únicas às márgens da ferrovia enquanto todas as outras ficavam há pelo menos seis ou sete metros da via - não seria difícil identificá-la
Imagem

Foto 2: Os foristas do TGVBR fazem o registro da estação
Imagem

Foto 3:
Imagem

Foto 4: Esses jovens que moram no local nem suspeitam que a casa deles já foi uma estação
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6:
Imagem

Partimos rumo à Estação Ambaí.

Referências Bibliográficas

[1] Guia Geral das Estradas de Ferro - EFCB - Linha Auxiliar

Créditos

Texto: Renan Souza e Marcus Vinicius
Fotos: 1-3 por Renan Souza e 4-6 por Marcus Vinicius, ambos em 26/06/2010
Contribuições: Guilherme Pinho e Bruno Araujo.


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 12:02

Estação Ambahy (PE) - km 39.678 -- 28-3-1898

Imagem

Estação Ambaí é deste trecho que se encontra os Ramais da Linha Auxiliar (hoje MRS) e o Ramal São Bento – Ambaí – Japeri; aqui podemos notar que o trecho do dito ramal, já não possui linha férrea.

Imagem

Acima Estação Aljezur, abaixo o trecho de onde se separam os ramais da Japeri – Arará (MRS) e o Japeri – São Bento.

Imagem

Aljezur.

Imagem


Foto ampliada do trecho de onde saia o Ramal São Bento – Ambaí – Japeri, logo à esquerda da linha que segue para estação final Saracuruna em Bitola Larga, de onde saem os ramais Vila-Inhomirim e Guapimirim em bitola métrica.

Apesar de eu citar o ramal São Bento - Japeri, podemos notar que ali não existe mais a linha férrea, pois foi arrancada.

Imagem

Imagem


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 12:03

Estação Engº Rocha Freire (Santa Rita) (PE) - km 41.821 -- 7-8-1905

Ao lado, foto do jornal O Dia, da coleção de Orlando Barbosa. A linha de bitola larga à esquerda é a Japeri-Arará, e a de bitola mista, abandonada à direita é a antiga linha Auxiliar. No alto, a plataforma da antiga estação de Santa Rita. Foto de 2001

Imagem



Fotos: 1-12 por Renan Souza, 13-28 por Marcus Vinicius, 29-35 por Bruno Araujo e 36-46 por Guilherme Pinho, todos em 26/06/2010

Imagem


Imagem

FRAGRANTE -- A estação sendo destruida. (Foto tirada do alto de Linha - Carlos Alberto Ramos)

Imagem
Editado pela última vez por Melekh em 11 Out 2011, 12:15, em um total de 1 vez.


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 12:04

Estação São José (Aíva) (PE) - km 43.500 -- 28-3-1898


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 12:04

Estação Amaral (PE) - km 45.140 -- 00-0-1923


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 12:04

Estação Dr. Carlos Sampaio (E) - km 47.819 -- 28-3-1898


Início do ramal em Carlos Sampaio.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Imagem

Ponte da ramal já em Carlos Sampaio.

Imagem

Resquicio do Ramal.

Imagem

Cruzamento - Carlos Sampaio.

Imagem


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 12:05

Estação Aljezur (PT) - km 55.300 -- 12-8-1903

Aljezur.

Imagem


Foto ampliada do trecho de onde saia o Ramal São Bento – Ambaí – Japeri, logo à esquerda da linha que segue para estação final Saracuruna em Bitola Larga, de onde saem os ramais Vila-Inhomirim e Guapimirim em bitola métrica.


Autor do tópico
Melekh
MEMBRO PLENO
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 12:06

Estação Teófilo Cunha (PE) - km 60.500 -- 28-3-1898

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante