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E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]
Moderador: Caco
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar
Estação Turiaçu - km 17.670 -- 28-3-1898
A estação - ou melhor, o local onde ela ficava - em 03/2007. Foto Anderson, de Nilópolis, RJ
Coloco aqui o ramal que saia de Turiaçu; vide o Mapa abaixo!
Ainda sobre o ramal que seria para uma pedreira nos arredores de Turiaçu, o Dado postou esta foto de Augusto Malta.
Na legenda diz "Pedreira dos Cajueiros"
Ramal de Turiaçu, outro Mapa.
Guia ZAZ - 1959 -- GB
Vide em destaque.
A estação - ou melhor, o local onde ela ficava - em 03/2007. Foto Anderson, de Nilópolis, RJ
Coloco aqui o ramal que saia de Turiaçu; vide o Mapa abaixo!
Ainda sobre o ramal que seria para uma pedreira nos arredores de Turiaçu, o Dado postou esta foto de Augusto Malta.
Na legenda diz "Pedreira dos Cajueiros"
Ramal de Turiaçu, outro Mapa.
Guia ZAZ - 1959 -- GB
Vide em destaque.
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar
Sapé / Rocha Miranda (P) - km 18.703 -- 17-3-1906
A estação em 08/2003. Foto Carlos Latuff
A estação em 08/2003. Foto Carlos Latuff
André Vasconcellos escreveu:Nome: Rocha Miranda (Antiga Sapê)
Inauguração: 1911
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Central do Brasil (1911-1965)
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) (1994-1998)
. Supervia (1998-Atualmente)
Ramal: Belford Roxo.
Plataformas:2
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Demais Serviços: Telefones Públicos.
Essa estação também é uma das que ficam próximas daqui de casa,e que da minha laje dá pra ver de longe seu mezanino,mas nos dias úteis se escuta muito bem a sua sonorização de tão alta que é .O nome antigo de Sapê se deve a Estrada do Sapê,que termina próximo a uma saída dessa estação(não tirei fotos pois ao lado desse acesso ficar um bar,bagunça tanta que preso ao tótem da estação há uma lona para cobrir algumas mesas pra galëre encher a cara ).As fotos tiradas são do lado de fora,aproveitando uma volta com a minha bicicleta
Mezanino:
Estação vazia hoje(Anteriormente a unidade 945 havia dado entrada na estação e não desembarcou nem entrara ninguém ):
Escadarias:
Apontando para a Central,as plataformas(da esquerda para a direita) 2 e 1 e os trilhos a esquerda são da MRS:
Apontando para a estação Honório,e nas plataformas 1 e 2,respectivamente,e essas curiosas coberturas.No caso de trens de 4 carros,o passageiro entraria nos carros-motor:
Placas:
Voltei paa casa afinal iria cair uma chuva aparentemente braba mas depois caiu uma chuvinha fraquinha .Depois q parou a chuva peguei a bicicleta de novo e tirei mais algumas fotos.
O mezanino,com as luzes ligadas:
Estação fechada as 19:15,as atividades do Belford Roxo já haviam sido encerradas desde por volta das 18:00:
Sentido estação Honório Gurgel,por entre uma grade:
Do outro lado da passarela:
Dois garotos entraram na plataforma vazia,uma cena que consideraria comum:
Tótem da estação do outro lado da linha,da R.das Safiras:
Conforme for tirarei novas fotos e add neste post
Editado pela última vez por Melekh em 17 Out 2011, 10:51, em um total de 1 vez.
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar
Munguengue / Honório Gurgel (P) - km 19.521 -- 17-3-1905
A estação antiga, foto sem data, cedida por Wanderley Duck
A estação em 2007. Foto Anderson
Antes da ligação através de Costa Barros, a Linha Auxiliar seguia a partir de Munguengue, o seu trajeto chegando por Sapopemba (Deodoro).
A estação antiga, foto sem data, cedida por Wanderley Duck
A estação em 2007. Foto Anderson
André Vasconcellos escreveu:Nome: Honório Gurgel (Antiga Munguengue)
Inauguração: 17.03.1905
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Central do Brasil (1905-1965)
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) (1994-1998)
. Supervia (1998-Atualmente)
Ramal: Belford Roxo.
Plataformas:2
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Demais Serviços: Telefones Públicos.
Aqui vão algumas fotos da estação de Honório Gurgel,as primeiras três fotos são da semana passada,já as outras restantes são de ontem(27/08):
Mezanino,visto da plataforma 2:
Plataforma 1:
Mezanino da plataforma 1,e o 907 ao lado:
Do mezanino,a foto aponta para a Central:
Escadarias de saída,ao lado oposto aos de entrada e acesso a estação:
Das escadarias,a foto aponta para Belford Roxo,a "'casinha'" ao lado suponho q estejam guardados materiais de sinalização e entre outros:
[*Adicionadas dia 25-12]
Enfim,é somente isso por enquanto...
Antes da ligação através de Costa Barros, a Linha Auxiliar seguia a partir de Munguengue, o seu trajeto chegando por Sapopemba (Deodoro).
Editado pela última vez por Melekh em 17 Out 2011, 10:54, em um total de 1 vez.
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar
Estação Barros Filho - km 21.632 -- 28-3-1898
Da Estação de Barros Filho, parti um ramal para uma Olaria, vide o Mapa, abaixo:
Da Estação de Barros Filho, parti um ramal para uma Olaria, vide o Mapa, abaixo:
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar
Estação Camboatá (P) / Costa Barros (E) - km 23.182 -- 28-3-1905
A estação de Costa Barros, cujo nome homenageava Antonio de Costa Barros, que cedeu terras de sua fazenda para a construção da linha, foi inaugurada em 1898. O prédio original foi substituído por outro, em 1928. Atualmente, a estação de Costa Barros é a última da linha Auxiliar original que ainda tem movimento de trens de subúrbio. Desde os anos 1970, quando parte do trecho da linha além desta estação foi utilizado para a construção da linha cargueira Japeri-Arará, as estações que ficavam adiante de Costa Barros não são mais utilizadas para trens de subúrbio. Estes trens, hoje, seguem de Costa Barros e entram no sentido da Pavuna, dali chegando a Belford Roxo, utilizando-se de linhas originadas tanto do antigo ramal Circular da Pavuna quanto da extinta E. F. Rio do Ouro. Ou seja: há uma linha de subúrbios que liga Dom Pedro II-Costa Barros-Pavuna-Belford Roxo, direta, fusão de três antigas ferrovias que deixaram de existir há muitos anos. Este ramal se juntava à antiga linha Auxiliar, de novo, em Thomasinho. A linha cargueira Japeri-Arará se encontra com os trilhos da velha Auxilliar num ponto entre as estações de Barros Filho e de Costa Barros. A estação atual foi inaugurada pelo ministro dos Transportes, Gal. Dirceu Nogueira, em 04/04/1978. (Fontes: Gazeta do Povo, Curitiba, PR, 5/4/1978; Max Vasconcellos, 1928)
Na ainda deserta região de Costa Barros em 1928, o novo prédio da estação ainda em construção. Foto Max Vasconcellos
A estação original de Costa Barros, ainda posicionada junto à plataforma, em 08/2003. Foto Carlos Latuff
A estação de Costa Barros, cujo nome homenageava Antonio de Costa Barros, que cedeu terras de sua fazenda para a construção da linha, foi inaugurada em 1898. O prédio original foi substituído por outro, em 1928. Atualmente, a estação de Costa Barros é a última da linha Auxiliar original que ainda tem movimento de trens de subúrbio. Desde os anos 1970, quando parte do trecho da linha além desta estação foi utilizado para a construção da linha cargueira Japeri-Arará, as estações que ficavam adiante de Costa Barros não são mais utilizadas para trens de subúrbio. Estes trens, hoje, seguem de Costa Barros e entram no sentido da Pavuna, dali chegando a Belford Roxo, utilizando-se de linhas originadas tanto do antigo ramal Circular da Pavuna quanto da extinta E. F. Rio do Ouro. Ou seja: há uma linha de subúrbios que liga Dom Pedro II-Costa Barros-Pavuna-Belford Roxo, direta, fusão de três antigas ferrovias que deixaram de existir há muitos anos. Este ramal se juntava à antiga linha Auxiliar, de novo, em Thomasinho. A linha cargueira Japeri-Arará se encontra com os trilhos da velha Auxilliar num ponto entre as estações de Barros Filho e de Costa Barros. A estação atual foi inaugurada pelo ministro dos Transportes, Gal. Dirceu Nogueira, em 04/04/1978. (Fontes: Gazeta do Povo, Curitiba, PR, 5/4/1978; Max Vasconcellos, 1928)
Na ainda deserta região de Costa Barros em 1928, o novo prédio da estação ainda em construção. Foto Max Vasconcellos
A estação original de Costa Barros, ainda posicionada junto à plataforma, em 08/2003. Foto Carlos Latuff
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar
EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil = Circular de Pavuna
(Bitola mista)
A ESTAÇÃO: A estação de São Mateus, inaugurada em 1910, não tem hoje mais movimento de trens. Os trilhos já foram retirados, embora ainda existam os postes das catenárias. Ela estava no antigo ramal circular da Pavuna, que ligava a estação de Costa Barros à estação de Thomasinho, ambas no eixo da linha Auxiliar original. O trecho desse antigo ramal entre a estação da Pavuna e de Thomasinho, ou seja, quase todo ele, foi suprimido em 1993, São Mateus foi o ponto final dos trens de subúrbio por muitos anos, enquanto os que seguiam de Dom Pedro II para Japeri corriam direto de Costa Barros, sem passar pelo ramal, até o final, tendo sido estes eliminados por volta de 1970. A estação se chamou Galdino Rocha por algum tempo, nos anos 1920 e em 1931, foi renomeada com a denominação original, que existia devido à fazenda do mesmo nome. Em 1952, chegou a eletrificação. Hoje (2007) está servindo como depósito da Escola de Samba Unidos da Ponte.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... mateus.htm
EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil = Circular de Pavuna
(Bitola mista)
Estação São Mateus - km 25.648 -- 11-9-1910
Estação Engenheiro Berford - km 26.408 -- 27-7-1911
Estação São João de Meriti - km 25.627 -- 11-9-1910
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... meriti.htm
Estação Pavuna - km 25.042 -- 15-1-1883
Postado por Bordoni que colocou a foto da estação da Pavuna, em 1918, autoria de Augusto Malta, garimpada no site historiasdabaixadafluminense.blogspot.com
Primeiro trem chegando à nova estação da Pavuna, final dos anos 1940. Foto da Revista Ferroviária.
ACIMA:Estação da Pavuna, em 4/12/2009. O espaço triangular cercado por um muro com um portão azul ao lado da linha e que aparece em primeiro plano era o espaço ocupado pela chegada dos trilhos da E. F. Rio D'Ouro (Foto Julio Cesar da Silva).
(Bitola mista)
A ESTAÇÃO: A estação de São Mateus, inaugurada em 1910, não tem hoje mais movimento de trens. Os trilhos já foram retirados, embora ainda existam os postes das catenárias. Ela estava no antigo ramal circular da Pavuna, que ligava a estação de Costa Barros à estação de Thomasinho, ambas no eixo da linha Auxiliar original. O trecho desse antigo ramal entre a estação da Pavuna e de Thomasinho, ou seja, quase todo ele, foi suprimido em 1993, São Mateus foi o ponto final dos trens de subúrbio por muitos anos, enquanto os que seguiam de Dom Pedro II para Japeri corriam direto de Costa Barros, sem passar pelo ramal, até o final, tendo sido estes eliminados por volta de 1970. A estação se chamou Galdino Rocha por algum tempo, nos anos 1920 e em 1931, foi renomeada com a denominação original, que existia devido à fazenda do mesmo nome. Em 1952, chegou a eletrificação. Hoje (2007) está servindo como depósito da Escola de Samba Unidos da Ponte.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... mateus.htm
EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil = Circular de Pavuna
(Bitola mista)
Estação São Mateus - km 25.648 -- 11-9-1910
Estação Engenheiro Berford - km 26.408 -- 27-7-1911
Estação São João de Meriti - km 25.627 -- 11-9-1910
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... meriti.htm
Estação Pavuna - km 25.042 -- 15-1-1883
Postado por Bordoni que colocou a foto da estação da Pavuna, em 1918, autoria de Augusto Malta, garimpada no site historiasdabaixadafluminense.blogspot.com
Primeiro trem chegando à nova estação da Pavuna, final dos anos 1940. Foto da Revista Ferroviária.
ACIMA:Estação da Pavuna, em 4/12/2009. O espaço triangular cercado por um muro com um portão azul ao lado da linha e que aparece em primeiro plano era o espaço ocupado pela chegada dos trilhos da E. F. Rio D'Ouro (Foto Julio Cesar da Silva).
André Vasconcellos escreveu:Nome: Pavuna/São João de Meriti
Inauguração: 1910
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Central do Brasil (1910-1965)
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) (1994-1998)
. Supervia (1998-Atualmente)
Ramal: Belford Roxo.
Plataforma Única
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Demais Serviços: Telefones Públicos.
Tirei uns minutos do intervalo de meia-hora entre os trens do ramal de Belford Roxo para tirar fotos da estação Pavuna/São João de Meriti,uma estação peculiar,a única estação do ramal coberta em toda a extensão da plataforma,e por ser bem na divisa entre os municípios do Rio de Janeiro e São João de Meriti,já que o rio Pavuna,o "'marco divisor'" entre eles passa bem embaixo da estação(cheirinho ó ).
O lado Rio de Janeiro da estação.
Passarela que dá acesso a estação do Metrô,do lado externo:
Roletas de entrada e de saída:
O mezanino visto das escadarias:
Enfim,essa é a visão do mezanino,a av.Martin Luther King(ou antiga av.Suburbana),apesar de estragar a beleza da visão da plataforma,qm gosta de transportes em geral(como eu )adoram:
Plataforma,vista do mezanino,trilhos a esquerda sentido Belford Roxo,a direita sentido Central:
Na Pavuna,olhando para São João:
Vamos para o lado São João de Meriti da estação:
Mezanino:
Roletas:
Bilheterias inativas,no tempo q ainda era a roletinha azul e a passagem apertada:
Vista do mezanino:
Grampos da RA,vistos da escadaria:
Bancos:
De São João,olhando para a Pavuna:
Finalizando,o 708(gostaria de saber pq essa sujeirada na máscara frontal dele)dando entrada na estação:
Editado pela última vez por Melekh em 17 Out 2011, 10:55, em um total de 2 vezes.
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar
Estação Tomazinho (PE) - km 26.537 -- 23-3-1905
No bairro de Tomasinho em 1932, a linha passa, acompanhando o córrego. Notar a porteira à esquerda. A estação não devia estar tão próxima assim do loacl: a linha é singela, ainda não abriu desvios para o pátio da estação. A edificação branca com muitas portas ainda está de pé em 2011 (Autor e data desconhecidos; http://www.meritionline.com.br).
O boteco no centro da foto foi construído onde ficava a estação de Thomasinho. Foto Carlos Latuff, em 08/2003.
No bairro de Tomasinho em 1932, a linha passa, acompanhando o córrego. Notar a porteira à esquerda. A estação não devia estar tão próxima assim do loacl: a linha é singela, ainda não abriu desvios para o pátio da estação. A edificação branca com muitas portas ainda está de pé em 2011 (Autor e data desconhecidos; http://www.meritionline.com.br).
O boteco no centro da foto foi construído onde ficava a estação de Thomasinho. Foto Carlos Latuff, em 08/2003.
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar
Estação Éden - km 28.157 -- 29-12-1914
A antiga estação, hoje abandonada, em 08/2003. Foto Carlos Latuff
A antiga estação, hoje abandonada, em 08/2003. Foto Carlos Latuff
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar
Estação Rocha Sobrinho (PE) - km 30.380 -- 29-12-1914
Renanfsouza escreveu:EFCB - Linha Auxiliar - Estação Rocha Sobrinho
Saindo da Estação Éden, após aproximadamente 30 minutos de caminhada chegamos à Estação Rocha Sobrinho, que hoje é um posto da MRS Logística. Rocha Sobrinho é um bairro de Mesquita que levou o nome da estação.
A Estação Rocha Sobrinho se localiza no Km 30.380 da Linha Auxiliar [1] (distância referente à Estação Alfredo Maia).
Foto 1: A bela Estação Rocha Sobrinho
Foto 2: Algumas gerais
Foto 3:
Foto 4:
Foto 5:
Foto 6: Em cima da plataforma
Foto 7: Construção anexa à Estação Rocha Sobrinho
Foto 8: Sentido Japeri
Foto 9: Uma SD-38M da MRS na Estação Rocha Sobrinho
Foto 10: A SD-38M estacionada na Estação Rocha Sobrinho
Foto 11: Ainda dentro do pátio da Estação Rocha Sobrinho, um Vagão Tanque TPS Santa Matilde/Cobrasma da Holcim
Foto 10: Antes de chegar na estação, observávamos o pátio de manobras
Foto 11: Por pouco não alcançamos o auto de linha levando dormentes
Foto 12:
Foto 13:
Foto 14: Antigos dormentes de concretos sendo trocados
Foto 15: Alguns pedaços ainda mantinham o nome da RFFSA
Foto 16: Trilhos TR-57
Foto 17:
Foto 18: Nariz imponente da locomotiva
Foto 19: Depois dos trilhos, dormentes de plástico às márgens da via
Foto 20: Estação de frente
Foto 21:
Foto 22 :
Foto 23:
Foto 24: Vista de trás da estação
Foto 25: Aqui um antigo AMV preservado e ao fundo alguns materiais estranhos de aço depositados
Foto 26: A passagem de nível local e a estação ao fundo
Foto 27:
Foto 28: A estação e uma GM SD-38M
Foto 29: A estação possui plataformas em ambos os lados
Foto 30:
Foto 31:
Foto 32: Havia um carro da MRS estacionado no local
Foto 33:
Foto 34:
Foto 35: Ano de inauguração
Foto 36:
Foto 37:
Foto 38: Fundos da estação
Foto 39: A estação possui essa construção anexa
Foto 40:
Foto 41:
Foto 42:
Foto 43: Mais uma da construção anexa
Foto 44:
Foto 45:
Foto 46:
Foto 47:
Foto 48:
Foto 49:
Foto 50:
Foto 51:
Foto 52:
Foto 53:
Foto 54:
Foto 55:
Foto 56:
Foto 57:
Foto 58:
Prosseguimos rumo à Estação Prata.
Referências Bibliográficas
[1] Guia Geral das Estradas de Ferro - EFCB - Linha Auxiliar
Créditos
Texto: Renan Souza, Bruno Araujo, Marcus Vinicius e Guilherme Pinho
Fotos: 1-11 por Renan Souza, 12-25 por Bruno Araujo, 26-43 por Marcus Vinicius e 44-58 por Guilherme Pinho, todos em 26/06/2010
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar
Estação Jacutinga (PE) - km 31.460 -- 00-00-0000
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar
Estação Prata (PE) - km 32.384 -- 28-3-1898
Renanfsouza escreveu:EFCB - Linha Auxiliar - Estação Prata
Fotos Renanfsouza
Foto 1: De cima da locomotiva, a Estação Prata
Foto 2: Plataforma
Foto 3: Hoje a estação é um salão de beleza e uma residência
Foto 4:
Foto 5:
Foto 6: Eu fiquei em dúvida se as construções ao redor são recentes ou pertenciam ao complexo da estação
Foto 7:
Foto 8:
Foto 9:
Foto 10: A estação vista de dentro da locomotiva
Foto 11:
Foto 12:
Foto 13:
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16:
Foto 17:
Referências Bibliográficas
[1] Guia Geral das Estradas de Ferro - EFCB - Linha Auxiliar
Créditos
Texto: Renan Souza, Marcus Vinicius, Bruno Araujo e Guilherme Pinho
Fotos: 1-3 por Renan Souza, 4-10 por Marcus Vinicius, 11-13 por Bruno Araujo e 14-17 por Guilherme Pinho, todos em 26/06/2010
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar
Estação Andrade de Araújo (E) - km 34.196 -- 28-3-1898
A estação de Andrade Araújo, em 03/1964. ao lado de uma Pacific 1522. Foto de Ricardo F. Bokelmann, do livro MRS Logistica S. A., Memória do Trem, 2002
A estação de Andrade Araújo, em 03/1964. ao lado de uma Pacific 1522. Foto de Ricardo F. Bokelmann, do livro MRS Logistica S. A., Memória do Trem, 2002
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar
Estação Cayoaba (PE) - km 36.991 -- 00-0-0000
Renanfsouza escreveu:EFCB - Linha Auxiliar - Estação Caiobá
Saindo da Estação Prata a SD-38M nos deixou na próxima estação ainda de pé no trecho: Caiobá, localizada no Km 36.991 [1]. Entre Prata e Caiobá existiu a Estação Andrade Araújo, contudo não encontramos nenhum vestígio da mesma.
Foto 1: A velha Caiobá hoje é uma residência. Para a nossa sorte o maquinista sabia exatamente onde ela ficava, mas esta casa e as outras duas anexas a ela eram as únicas às márgens da ferrovia enquanto todas as outras ficavam há pelo menos seis ou sete metros da via - não seria difícil identificá-la
Foto 2: Os foristas do TGVBR fazem o registro da estação
Foto 3:
Foto 4: Esses jovens que moram no local nem suspeitam que a casa deles já foi uma estação
Foto 5:
Foto 6:
Partimos rumo à Estação Ambaí.
Referências Bibliográficas
[1] Guia Geral das Estradas de Ferro - EFCB - Linha Auxiliar
Créditos
Texto: Renan Souza e Marcus Vinicius
Fotos: 1-3 por Renan Souza e 4-6 por Marcus Vinicius, ambos em 26/06/2010
Contribuições: Guilherme Pinho e Bruno Araujo.
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar
Estação Ambahy (PE) - km 39.678 -- 28-3-1898
Estação Ambaí é deste trecho que se encontra os Ramais da Linha Auxiliar (hoje MRS) e o Ramal São Bento – Ambaí – Japeri; aqui podemos notar que o trecho do dito ramal, já não possui linha férrea.
Acima Estação Aljezur, abaixo o trecho de onde se separam os ramais da Japeri – Arará (MRS) e o Japeri – São Bento.
Aljezur.
Foto ampliada do trecho de onde saia o Ramal São Bento – Ambaí – Japeri, logo à esquerda da linha que segue para estação final Saracuruna em Bitola Larga, de onde saem os ramais Vila-Inhomirim e Guapimirim em bitola métrica.
Apesar de eu citar o ramal São Bento - Japeri, podemos notar que ali não existe mais a linha férrea, pois foi arrancada.
Estação Ambaí é deste trecho que se encontra os Ramais da Linha Auxiliar (hoje MRS) e o Ramal São Bento – Ambaí – Japeri; aqui podemos notar que o trecho do dito ramal, já não possui linha férrea.
Acima Estação Aljezur, abaixo o trecho de onde se separam os ramais da Japeri – Arará (MRS) e o Japeri – São Bento.
Aljezur.
Foto ampliada do trecho de onde saia o Ramal São Bento – Ambaí – Japeri, logo à esquerda da linha que segue para estação final Saracuruna em Bitola Larga, de onde saem os ramais Vila-Inhomirim e Guapimirim em bitola métrica.
Apesar de eu citar o ramal São Bento - Japeri, podemos notar que ali não existe mais a linha férrea, pois foi arrancada.
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar
Estação Engº Rocha Freire (Santa Rita) (PE) - km 41.821 -- 7-8-1905
Ao lado, foto do jornal O Dia, da coleção de Orlando Barbosa. A linha de bitola larga à esquerda é a Japeri-Arará, e a de bitola mista, abandonada à direita é a antiga linha Auxiliar. No alto, a plataforma da antiga estação de Santa Rita. Foto de 2001
Fotos: 1-12 por Renan Souza, 13-28 por Marcus Vinicius, 29-35 por Bruno Araujo e 36-46 por Guilherme Pinho, todos em 26/06/2010
FRAGRANTE -- A estação sendo destruida. (Foto tirada do alto de Linha - Carlos Alberto Ramos)
Ao lado, foto do jornal O Dia, da coleção de Orlando Barbosa. A linha de bitola larga à esquerda é a Japeri-Arará, e a de bitola mista, abandonada à direita é a antiga linha Auxiliar. No alto, a plataforma da antiga estação de Santa Rita. Foto de 2001
Fotos: 1-12 por Renan Souza, 13-28 por Marcus Vinicius, 29-35 por Bruno Araujo e 36-46 por Guilherme Pinho, todos em 26/06/2010
FRAGRANTE -- A estação sendo destruida. (Foto tirada do alto de Linha - Carlos Alberto Ramos)
Editado pela última vez por Melekh em 11 Out 2011, 12:15, em um total de 1 vez.
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar
Estação São José (Aíva) (PE) - km 43.500 -- 28-3-1898
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar
Estação Amaral (PE) - km 45.140 -- 00-0-1923
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar
Estação Dr. Carlos Sampaio (E) - km 47.819 -- 28-3-1898
Início do ramal em Carlos Sampaio.
Ponte da ramal já em Carlos Sampaio.
Resquicio do Ramal.
Cruzamento - Carlos Sampaio.
Início do ramal em Carlos Sampaio.
Ponte da ramal já em Carlos Sampaio.
Resquicio do Ramal.
Cruzamento - Carlos Sampaio.
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]
Estação Aljezur (PT) - km 55.300 -- 12-8-1903
Aljezur.
Foto ampliada do trecho de onde saia o Ramal São Bento – Ambaí – Japeri, logo à esquerda da linha que segue para estação final Saracuruna em Bitola Larga, de onde saem os ramais Vila-Inhomirim e Guapimirim em bitola métrica.
Aljezur.
Foto ampliada do trecho de onde saia o Ramal São Bento – Ambaí – Japeri, logo à esquerda da linha que segue para estação final Saracuruna em Bitola Larga, de onde saem os ramais Vila-Inhomirim e Guapimirim em bitola métrica.
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar
Estação Teófilo Cunha (PE) - km 60.500 -- 28-3-1898
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