Pessoal,
Bom dia!
Conforme prometido, seguem mais informações sobre outras estações.
ESTAÇÃO: TURIAÇÚ.
ANO:1928.
FOTO:AÉREA. (NÚMERO 18)
Pessoal,
Falar sobre essa estação vai dar um gostinho especial.
Vi uma estação com 2 plataformas, aparentemente sem cobertura. Estranho eles projetarem algo assim, pois o lado
oposto ao da Conselheiro Galvão não tinha uma casa sequer. Apenas mato!
As 2 linhas da ferrovia passavam entre as plataformas.
Onde há atualmente casas no ponto onde a Conselheiro Galvão, afasta-se da ferrovia, existia um pátio ferroviário. Tudo pertence à ferrovia. Não é difícil especular que tudo tenha sido invadido.
Havia um desvio, não me lembro agora se uma ou duas linhas (eu representei com uma) que saia da linha tronco e ia até esse pátio se encerrando no único prédio ou cobertura, que pertencia à estação. Talvez fosse a bilheteria e/ou uma pequena cobertura, mas fora do alinhamento da plataforma, formando um "dente".
Na cabeçeira superior da estação, havia a possibilidade de acessar à plataforma, mas aparentemente, o acesso se dava pela lateral desse prédio (lado voltado para Rocha Miranda), o qual representei na cor azul com tom mais escuro.
A foto que vi foi de 1928 e a estação foi demolida muito tempo depois. Se a mesma não foi muito descaracterizada, talvez o seu prédio (azul em tom mais escuro) original possa ser uma dessas casas.
Sempre quis entender porquê a Conselheiro Galvão se afastava da ferrovia naquele ponto para aproximar-se logo depois. Agora entendi, ali era um pequeno pátio e deve ser antigo a ponto de ter existido antes da própria rua.
Parece que a plataforma do lado oposto à Conselheiro Galvão ainda está de pé. As plataformas eram muito compridas e o tamanho que as representei eram próximas do que está na foto do Google abaixo.
Outra polêmica. Pouco antes desse desvio para esse pátio, havia um outro desvio que "cruzava" a Conselheiro Galvão" mais ou menos no ponto onde representei.
Pode haver também uma pequena imprecisão no tamanho do prédio e na sua localização, mas além da minha memória estou confiando em um croqui que fiz rapidamente a lápis no AGCRJ.
O prédio ou cobertura da estação não era centralizado na plataforma e sim era mais próximo ao final da mesma como representei.
Só não sei dizer se a estação ainda se chamava Inharanjá ou o nome já tinha sido alterado para Turiaçú.
Só para complementar, Rocha Miranda também já possuia 2 plataformas, sendo apenas uma com uma pequena cobertura central e também com os trilhos passando no meio.
Segue abaixo o esquema de Turiaçú.