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Trem Unidade Elétrico Série 2005 (Identificando os Comandos)
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Autor do tópico - MEMBRO FREQUENTE
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- Registrado em: 27 Jan 2010, 17:55
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Trem Unidade Elétrico Série 2005 (Identificando os Comandos)
Informações Gerais:
Fabricante: Rotem.
Ano de Fabricação: 2005-2006.
Ano da Entrega dos Trens: 2006-2007.
TUE's Fabricados: 20.
Adquirinte: Supervia Trens Urbanos.
Formação: MC1 - T1 - T2 - MC2.
Numeração: 2005-001 - 2005-301 - 2005-201 - 2005-101.
Linhas de Operação:
Dom Pedro II.
Deodoro Parador.
Bangu.
Nova Iguaçu.
Queimados.
Japeri.
Paracambi.
Santa Cruz.
Campo Grande.
Belford Roxo.
Gramacho.
Saracuruna.
Características:
Aceleração: 0,85 m/s².
(Variação de 5% [0,81 m/s² - 0,89 m/s²].
[Sistema Pneumático]:
Desaceleração em Serviço Pleno: 0,77 m/s².
(Variação de 10% [0,70 m/s² - 0,84 m/s²].
Desaceleração em Emergência: 1,10 m/s².
(Variação de 10% [0,99 m/s² - 1,21 m/s²].
Velocidade Máxima Permitida: 100 km/h.
Velocidade Máxima: 120 km/h.
Potência: 1680 kW.
Motor de Tração: GRMTTR com potência de 210 kW e corrente de 268 A.
Sistema de Tração: Inversor de tração VVVF (Mitsubishi), com conexão de tração permanente em paralelo, sistema eficiente, robusto, com respostas rápidas no uso do Controlador Mestre.
Sistema de Freios: Freio Regenerativo, Freio à Disco e Freio Eletropneumático.
Caixa dos Carros: Aço Inox.
Largura dos Carros: 3,200 mm.
Altura dos Carros: 4,130 mm.
Comprimento dos Carros: 20,000 mm.
Peso do TUE:
MC1: 48,100 kg. (2005-001)
T1: 43,200 kg. (2005-301)
T2: 43,200 kg. (2005-201)
MC2: 48,100 kg. (2005-101)
Fabricante: Rotem.
Ano de Fabricação: 2005-2006.
Ano da Entrega dos Trens: 2006-2007.
TUE's Fabricados: 20.
Adquirinte: Supervia Trens Urbanos.
Formação: MC1 - T1 - T2 - MC2.
Numeração: 2005-001 - 2005-301 - 2005-201 - 2005-101.
Linhas de Operação:
Dom Pedro II.
Deodoro Parador.
Bangu.
Nova Iguaçu.
Queimados.
Japeri.
Paracambi.
Santa Cruz.
Campo Grande.
Belford Roxo.
Gramacho.
Saracuruna.
Características:
Aceleração: 0,85 m/s².
(Variação de 5% [0,81 m/s² - 0,89 m/s²].
[Sistema Pneumático]:
Desaceleração em Serviço Pleno: 0,77 m/s².
(Variação de 10% [0,70 m/s² - 0,84 m/s²].
Desaceleração em Emergência: 1,10 m/s².
(Variação de 10% [0,99 m/s² - 1,21 m/s²].
Velocidade Máxima Permitida: 100 km/h.
Velocidade Máxima: 120 km/h.
Potência: 1680 kW.
Motor de Tração: GRMTTR com potência de 210 kW e corrente de 268 A.
Sistema de Tração: Inversor de tração VVVF (Mitsubishi), com conexão de tração permanente em paralelo, sistema eficiente, robusto, com respostas rápidas no uso do Controlador Mestre.
Sistema de Freios: Freio Regenerativo, Freio à Disco e Freio Eletropneumático.
Caixa dos Carros: Aço Inox.
Largura dos Carros: 3,200 mm.
Altura dos Carros: 4,130 mm.
Comprimento dos Carros: 20,000 mm.
Peso do TUE:
MC1: 48,100 kg. (2005-001)
T1: 43,200 kg. (2005-301)
T2: 43,200 kg. (2005-201)
MC2: 48,100 kg. (2005-101)
General Railway Signal - Searchlight
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Autor do tópico - MEMBRO FREQUENTE
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Re: Trem Unidade Elétrico Série 2005 (Identificando os Comandos)
Cabine de Comando:
1. 2005-114.
1. 2005-114.
General Railway Signal - Searchlight
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Autor do tópico - MEMBRO FREQUENTE
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Re: Trem Unidade Elétrico Série 2005 (Identificando os Comandos)
Descrição dos Controles:
1. 2005-107
Controles Auxiliares (Lado Direito):
= Na mesa:
- BOTÃO DE SOCO EMERGÊNCIA.
- PORTAS LADO DIREITO: ESQUERDA - FECHAR (Vermelho) - DIREITA - Abrir (Vermelho).
= No Painel:
1º Fileira da esquerda para direita:
- Ar Condicionado (Ligado - Desligado).
- Iluminação do Salão (Ligado - Desligado).
- Iluminação da Cabine (Ligado - Desligado).
- Iluminação da Cabine spots (Ligado - Desligado).
2º Fileira da esquerda para direita:
- Pantógrafo Alto (Verde).
- Aplicação Freio Estac. (Verde).
- Reset Disjuntora (Amarelo).
3º Fileira da esquerda para direita:
- Pantógrafo Baixo (Amarelo).
- Alívio Freio Estac. (Amarelo).
- Isolar Inversor Tração (Prata).
- Alívio Compulsório Freio (Prata).
==========//////////==========//////////=========
2. 2005-107
Controlador Mestre:
= Reversor: 3 Posições.
- FRENTE
- NEUTRO
- RETROCESSO
= Alavanca de Tração/Frenagem: 4 Posições
- TRAÇÃO: GRADATIVA EM %
- NEUTRO
- FREIO: GRADATIVO EM %
- FREIO EMERGÊNCIA
= Intertravamento do Sistema Principal: 2 Posições
- ON
- OFF
==========//////////==========//////////=========
3. 2005-107
Computador de Bordo - Vecímetro - Manômetro - Iluminação Indicativa
= Computador de Bordo
- DATA: DD:MM:AAAA
- HORA: HH:MM:SS
- VELOCIDADE: xxx Km/h
- TENSÃO DA LINHA: xxxx V
- TRAÇÃO: xxx%
- FREIO: xxx%
- FALHA: xxxxxxxxxxxxxxxxx
- PORTAS BY PASS
- INVERSOR: OK ou FALHA
- FREIO: OK ou FALHA
- CONVERSOR: OK ou FALHA
- COMPRESSOR: OK ou FALHA
- INTERCOMUNICADOR DE EMERGÊNCIA: OK ou FALHA
- BATERIA: OK ou FALHA
= Velocímetro:
- FABRICANTE: NKS (NAKANO KEIKI SERVICES).
- VELOCIDADE: 0-120 KM/H
= Manômetro:
- FABRICANTE: NKS (NAKANO KEIKI SERVICES).
- NUMERAÇÃO DE SÉRIE: KN000822
- UNIDADE DE MEDIDA: bar
- PRESSÃO MÍNIMA: 0
- PRESSÃO MÁXIMA: 12
- PONTEIRO VERMELHO: RESERVATÓRIO PRINCIPAL
- PONTEIRO PRETO: CILINDRO DE FREIO
- ZONA DE ATUAÇÃO DOS COMPRESSORES: 8 - 10
- PRESSÃO DO CILINDRO DE FREIO NA TAXA DE 100%: 2,2 bar
- PRESSÃO DO CILINDRO DE FREIO EM EMERGÊNCIA: 2,9 bar
= Iluminação Indicativa:
- ALÍVIO COMPULSÓRIO FREIO: 1º ESQUERDA (INDICADOR VERMELHO)
- FREIO EMERG. APLICADO: 1º DIREITA (INDICADOR VERMELHO)
- BY PASS PORTAS: 2º ESQUERDA (INDICADOR VERMELHO)
- ATUAÇÃO DISJ. EXTRA-RÁPIDO: 2º DIREITA (INDICADOR VERMELHO)
- PORTAS TRAVADAS: 3º ESQUERDA (INDICADOR VERDE)
- FREIO ESTAC. APLICADO: 3º DIREITA (INDICADOR AMARELO)
- LOCO EMERG. ISOLADO: 4º ESQUERDA (INDICADOR VERMELHO)
- FREIO NÃO ALIVIADO: 4º DIREITA (INDICADOR VERMELHO)
- CATENÁRIA ISOLADA: 4º ESQUERDA (INDICADOR VERMELHO)
- CABINE LÍDER: 4º DIREITA (INDICADOR VERDE)
- TESTE DE LÂMPADAS: 5º CENTRO (BOTÃO AMARELO)
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1. 2005-107
Controles Auxiliares (Lado Direito):
= Na mesa:
- BOTÃO DE SOCO EMERGÊNCIA.
- PORTAS LADO DIREITO: ESQUERDA - FECHAR (Vermelho) - DIREITA - Abrir (Vermelho).
= No Painel:
1º Fileira da esquerda para direita:
- Ar Condicionado (Ligado - Desligado).
- Iluminação do Salão (Ligado - Desligado).
- Iluminação da Cabine (Ligado - Desligado).
- Iluminação da Cabine spots (Ligado - Desligado).
2º Fileira da esquerda para direita:
- Pantógrafo Alto (Verde).
- Aplicação Freio Estac. (Verde).
- Reset Disjuntora (Amarelo).
3º Fileira da esquerda para direita:
- Pantógrafo Baixo (Amarelo).
- Alívio Freio Estac. (Amarelo).
- Isolar Inversor Tração (Prata).
- Alívio Compulsório Freio (Prata).
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2. 2005-107
Controlador Mestre:
= Reversor: 3 Posições.
- FRENTE
- NEUTRO
- RETROCESSO
= Alavanca de Tração/Frenagem: 4 Posições
- TRAÇÃO: GRADATIVA EM %
- NEUTRO
- FREIO: GRADATIVO EM %
- FREIO EMERGÊNCIA
= Intertravamento do Sistema Principal: 2 Posições
- ON
- OFF
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3. 2005-107
Computador de Bordo - Vecímetro - Manômetro - Iluminação Indicativa
= Computador de Bordo
- DATA: DD:MM:AAAA
- HORA: HH:MM:SS
- VELOCIDADE: xxx Km/h
- TENSÃO DA LINHA: xxxx V
- TRAÇÃO: xxx%
- FREIO: xxx%
- FALHA: xxxxxxxxxxxxxxxxx
- PORTAS BY PASS
- INVERSOR: OK ou FALHA
- FREIO: OK ou FALHA
- CONVERSOR: OK ou FALHA
- COMPRESSOR: OK ou FALHA
- INTERCOMUNICADOR DE EMERGÊNCIA: OK ou FALHA
- BATERIA: OK ou FALHA
= Velocímetro:
- FABRICANTE: NKS (NAKANO KEIKI SERVICES).
- VELOCIDADE: 0-120 KM/H
= Manômetro:
- FABRICANTE: NKS (NAKANO KEIKI SERVICES).
- NUMERAÇÃO DE SÉRIE: KN000822
- UNIDADE DE MEDIDA: bar
- PRESSÃO MÍNIMA: 0
- PRESSÃO MÁXIMA: 12
- PONTEIRO VERMELHO: RESERVATÓRIO PRINCIPAL
- PONTEIRO PRETO: CILINDRO DE FREIO
- ZONA DE ATUAÇÃO DOS COMPRESSORES: 8 - 10
- PRESSÃO DO CILINDRO DE FREIO NA TAXA DE 100%: 2,2 bar
- PRESSÃO DO CILINDRO DE FREIO EM EMERGÊNCIA: 2,9 bar
= Iluminação Indicativa:
- ALÍVIO COMPULSÓRIO FREIO: 1º ESQUERDA (INDICADOR VERMELHO)
- FREIO EMERG. APLICADO: 1º DIREITA (INDICADOR VERMELHO)
- BY PASS PORTAS: 2º ESQUERDA (INDICADOR VERMELHO)
- ATUAÇÃO DISJ. EXTRA-RÁPIDO: 2º DIREITA (INDICADOR VERMELHO)
- PORTAS TRAVADAS: 3º ESQUERDA (INDICADOR VERDE)
- FREIO ESTAC. APLICADO: 3º DIREITA (INDICADOR AMARELO)
- LOCO EMERG. ISOLADO: 4º ESQUERDA (INDICADOR VERMELHO)
- FREIO NÃO ALIVIADO: 4º DIREITA (INDICADOR VERMELHO)
- CATENÁRIA ISOLADA: 4º ESQUERDA (INDICADOR VERMELHO)
- CABINE LÍDER: 4º DIREITA (INDICADOR VERDE)
- TESTE DE LÂMPADAS: 5º CENTRO (BOTÃO AMARELO)
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General Railway Signal - Searchlight
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- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Trem Unidade Elétrico Série 2005 (Identificando os Comandos)
Nossa, pra um trem comprado em 2005 ele parece que foi fabricado em 1995. Uma tela, botão soco "protegido" (isso tem que ter fácil acesso), acabamento um pouco a desejar.
O negócio do compressor eu tenho quase certeza que ele desliga depois dos 8 bar, não há porque trabalhar nessa zona de pressão.
Botoeiras de portas da mesma cor, também "errado".
Me falaram que nos carros motores os freios são de sapata e não disco, verdade?
O negócio do compressor eu tenho quase certeza que ele desliga depois dos 8 bar, não há porque trabalhar nessa zona de pressão.
Botoeiras de portas da mesma cor, também "errado".
Me falaram que nos carros motores os freios são de sapata e não disco, verdade?
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: Trem Unidade Elétrico Série 2005 (Identificando os Comandos)
Não entendo os arranhões na tela do computador de bordo
Sobre os comandos, até que eles são simples e bem dispostos para os maquinistas, mesmo com os pequenos detalhes como o botão soco "protegido" e iluminação dos botões. Aliás, os comandos relativos aos painéis indicativos externos e internos não são os comandos dispostos a esquerda do maquinista abaixo do painel?
Sobre os comandos, até que eles são simples e bem dispostos para os maquinistas, mesmo com os pequenos detalhes como o botão soco "protegido" e iluminação dos botões. Aliás, os comandos relativos aos painéis indicativos externos e internos não são os comandos dispostos a esquerda do maquinista abaixo do painel?
O amor nos conecta...
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Autor do tópico - MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 105
- Registrado em: 27 Jan 2010, 17:55
- Localização: Rio de Janeiro
Re: Trem Unidade Elétrico Série 2005 (Identificando os Comandos)
Nossa, pra um trem comprado em 2005 ele parece que foi fabricado em 1995. Uma tela, botão soco "protegido" (isso tem que ter fácil acesso), acabamento um pouco a desejar.
O negócio do compressor eu tenho quase certeza que ele desliga depois dos 8 bar, não há porque trabalhar nessa zona de pressão.
Botoeiras de portas da mesma cor, também "errado".
Me falaram que nos carros motores os freios são de sapata e não disco, verdade?
Gustavo,
Não, os freios dos carros dos carros motores são à disco em conjunto com o regenerativo e eletropneumático.
Nos carros reboques os freios são somente à disco.
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Autor do tópico - MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 105
- Registrado em: 27 Jan 2010, 17:55
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Re: Trem Unidade Elétrico Série 2005 (Identificando os Comandos)
André,Não entendo os arranhões na tela do computador de bordo
Sobre os comandos, até que eles são simples e bem dispostos para os maquinistas, mesmo com os pequenos detalhes como o botão soco "protegido" e iluminação dos botões. Aliás, os comandos relativos aos painéis indicativos externos e internos não são os comandos dispostos a esquerda do maquinista abaixo do painel?
Aos arranhões na tela do computador de bordo... estamos lidando com o pessoal da Supervia, então a tendência de relaxamento e falta de vergonha na cara é muito alta, não é legal perder tempo falando de uma empresa tão relaxada, que não tem a virtude de conservar seus trens, muito menos fazer a manutenção do material rodante.
Aos Painéis indicativos... São controlados pelo Computador de Bordo na Aba Serviço. Em breve posterei uma foto mais detalhada do Computador de bordo.
Espero ter respondido às perguntas.
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- MEMBRO SENIOR
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- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
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Re: Trem Unidade Elétrico Série 2005 (Identificando os Comandos)
Fica chateado não mas esse trem aqui não teria aprovação nenhuma. Péssimo.
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Autor do tópico - MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 105
- Registrado em: 27 Jan 2010, 17:55
- Localização: Rio de Janeiro
Re: Trem Unidade Elétrico Série 2005 (Identificando os Comandos)
Está com toda a razão Gustavo... conheço bem a realidade da supervia.
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- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: Trem Unidade Elétrico Série 2005 (Identificando os Comandos)
Nossa, pensei que fosse ali... Mas caraca, é no computador de bordo? O problema das vistas desconfiguradas poderia ser muito bem resolvido mas...TTokyo escreveu:André,Não entendo os arranhões na tela do computador de bordo
Sobre os comandos, até que eles são simples e bem dispostos para os maquinistas, mesmo com os pequenos detalhes como o botão soco "protegido" e iluminação dos botões. Aliás, os comandos relativos aos painéis indicativos externos e internos não são os comandos dispostos a esquerda do maquinista abaixo do painel?
Aos arranhões na tela do computador de bordo... estamos lidando com o pessoal da Supervia, então a tendência de relaxamento e falta de vergonha na cara é muito alta, não é legal perder tempo falando de uma empresa tão relaxada, que não tem a virtude de conservar seus trens, muito menos fazer a manutenção do material rodante.
Aos Painéis indicativos... São controlados pelo Computador de Bordo na Aba Serviço. Em breve posterei uma foto mais detalhada do Computador de bordo.
Espero ter respondido às perguntas.
O relaxamento ainda é alto, é claro que a causa maior é a falta valorização dos profissionais e investimento da empresa nesse setor, por isso ainda vemos essas mazelas com os trens...
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