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Estação Santa Cruz - Linha 1
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Estação Santa Cruz - Linha 1
Estação da linha 1, na Zona Sul de São Paulo.
É subterrânea, abaixo da Rua Domingos de Moraes. Faz parte do primeiro trecho inaugurado da linha 1, em 1974, ainda em fase experimental.
Possui duas plataformas laterais e um terminal de ônibus urbano.
Hoje é mais conhecida pelo Shopping Metrô Santa Cruz, que foi um dos primeiros "Shopping Metrô", uma experiência que deu muito certo no Tatuapé (o primeiro Shopping-Metrô, que hoje conta com dois shoppings, um de cada lado) e foi repetida em Itaquera.
(vou ficar devendo fotos do shopping)
1 - Plataforma vista do mezanino
2 - Bloqueios
3 - Mapa dos arredores
4 - Plataforma destino Tucuruvi
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8 - Com o trem na plataforma
9 - Vindo do túnel
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13 - Acesso ao mezanino
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16 - Plataforma destino Jabaquara
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21 - Área livre da estação
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Editado pela última vez por Lipe Andreense em 07 Nov 2008, 01:29, em um total de 7 vezes.
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- MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
- Mensagens: 411
- Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
- Localização: Mogi das Cruzes/SP
Passo quase todos os meses na Estação Santa Cruz para ir ao Fórum Regional do Jabaquara-Saúde-Vila Mariana. Só que ontem vi algo quer nunca havia reparado antes: quando você desce na estação vindo do Tururuvi, na saída de quem estava na parte da frente da composição, notei umas vigas de aço sustentando a lage sobre a plataforma, num trecho de uns 3 ou 4 metros, e parece ser algo não muito antigo. Alguém sabe se aconteceu alguma coisa lá?
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- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 594
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Re: Estação Santa Cruz - Linha 1
Só uma dúvida,
Essa estação suportará toda a ZS quando se integrar com a Linha 5-lilás?
É uma estação com plataformas laterais e nos horários de pico os carros já chegam entupidos... Imagina descarregar Santo Amaro inteira lá...
Pensei que o mesmo pudesse valer pra São Joaquim com a linha 6-laranja, mas como antes a linha 6 se integrará com a 4 em Mackenzie acho que não teremos esse problema. Não na mesma proporção...
Essa estação suportará toda a ZS quando se integrar com a Linha 5-lilás?
É uma estação com plataformas laterais e nos horários de pico os carros já chegam entupidos... Imagina descarregar Santo Amaro inteira lá...
Pensei que o mesmo pudesse valer pra São Joaquim com a linha 6-laranja, mas como antes a linha 6 se integrará com a 4 em Mackenzie acho que não teremos esse problema. Não na mesma proporção...
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Estação Santa Cruz - Linha 1
Pelo que sabemos do projeto, os acessos de Santa Cruz da linha 5 serão provavelmente ao lado da atual, na esquina da Pedro de Toledo, e será interligada com a atual. E a linha irá também até Chácara Klabin, o que vai distribuir o pessoal um pouco.
Para as plataformas, é questão de se estudar a demanda (os técnicos devem estar fazendo isso, se não o fizeram) e se for o caso, aplicar as portas de plataforma.
Para as plataformas, é questão de se estudar a demanda (os técnicos devem estar fazendo isso, se não o fizeram) e se for o caso, aplicar as portas de plataforma.
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Estação Santa Cruz - Linha 1
Extreme, isso não vai acontecer.
A maior concentração de oferta de empregos e serviços da região metropolitana está no eixo centro-sul da cidade, envolvendo bairros como Pinheiros, Vila Olímpia, Itaim, Brooklin, Santo Amaro, Campo Belo, Moema e região da Avenida Paulista. Isso explica porque no caso da zona leste existe aquele sufoco, pois a maioria tem de sair de lá e cruzar a cidade com destino a zona sul e centro, e explica porque isso não acontece na linha 1.
Assim sendo, grande parte dos habitantes daquela região da zona sul tem como destino a própria zona sul, em eixos como o da Ibirapuera e Santo Amaro, nos bairros Brooklin, Campo Belo e Moema, portanto, achar que todo mundo vai embarcar no Capão e ir para Santa Cruz para tomar a linha 1 e ir para o centro é lenda. A demanda será distribuída entre as linhas 9 e 4.
A maior concentração de oferta de empregos e serviços da região metropolitana está no eixo centro-sul da cidade, envolvendo bairros como Pinheiros, Vila Olímpia, Itaim, Brooklin, Santo Amaro, Campo Belo, Moema e região da Avenida Paulista. Isso explica porque no caso da zona leste existe aquele sufoco, pois a maioria tem de sair de lá e cruzar a cidade com destino a zona sul e centro, e explica porque isso não acontece na linha 1.
Assim sendo, grande parte dos habitantes daquela região da zona sul tem como destino a própria zona sul, em eixos como o da Ibirapuera e Santo Amaro, nos bairros Brooklin, Campo Belo e Moema, portanto, achar que todo mundo vai embarcar no Capão e ir para Santa Cruz para tomar a linha 1 e ir para o centro é lenda. A demanda será distribuída entre as linhas 9 e 4.
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Estação Santa Cruz - Linha 1
Pronto. Nosso técnico esclareceu o estudo de demanda.
Re: Estação Santa Cruz - Linha 1
Muito obrigado pelo esclarecimento Vicente e Francis.
Temia que com as integrações, a linha 1 precisasse de uma linha expressa, como a linha 3 (se bem que lá, msm assim não atende a demanda). Mas convenhamos que o headway precisa diminuir pois já é uma batalha embarcar na Vila Mariana em direção ao centro nos horários de pico.
Se bem que uma linha 1 expressa, apenas entre as estações de integração seria um sonho, pois leva uma eternidade pra sair de Jabaquara em direção ao centro devido ao grande nº de paradas. Mas não consigo enxergar concepção desse projeto...
Temia que com as integrações, a linha 1 precisasse de uma linha expressa, como a linha 3 (se bem que lá, msm assim não atende a demanda). Mas convenhamos que o headway precisa diminuir pois já é uma batalha embarcar na Vila Mariana em direção ao centro nos horários de pico.
Se bem que uma linha 1 expressa, apenas entre as estações de integração seria um sonho, pois leva uma eternidade pra sair de Jabaquara em direção ao centro devido ao grande nº de paradas. Mas não consigo enxergar concepção desse projeto...
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Estação Santa Cruz - Linha 1
Não por isso .
O headway vai diminuir com a operação em CBTC, que está em conclusão. No caso da linha 3, que tem o sistema expresso feito pela linha 11, o problema, como disse acima, está muito mais no tipo de viagem do que na demanda - a demanda da linha 1 e da linha 3 são praticamente a mesma. Porém, na linha 1, há renovação de fluxo, ou seja, existe embarque e também desembarque e nos dois sentidos; na linha 3 há somente embarque, ninguém desembarca e sempre num sentido só. Isso dá a sensação de que há demanda maior . Para solucionar isso, a dinâmica urbana e sócio econômica da RMSP tem de mudar, com políticas de desenvolvimento de locais que hoje são bairros ou cidades dormitório, gerando empregos nesses locais e evitando deslocamentos diários enormes e custosos. A CPTM e o Metrô tentam fazer sua parte, urbanizando o entorno de novas estações e estimulando empreendimentos associados (como shoppings), porém o maior desafio nessa questão é do governo e prefeituras.
O headway vai diminuir com a operação em CBTC, que está em conclusão. No caso da linha 3, que tem o sistema expresso feito pela linha 11, o problema, como disse acima, está muito mais no tipo de viagem do que na demanda - a demanda da linha 1 e da linha 3 são praticamente a mesma. Porém, na linha 1, há renovação de fluxo, ou seja, existe embarque e também desembarque e nos dois sentidos; na linha 3 há somente embarque, ninguém desembarca e sempre num sentido só. Isso dá a sensação de que há demanda maior . Para solucionar isso, a dinâmica urbana e sócio econômica da RMSP tem de mudar, com políticas de desenvolvimento de locais que hoje são bairros ou cidades dormitório, gerando empregos nesses locais e evitando deslocamentos diários enormes e custosos. A CPTM e o Metrô tentam fazer sua parte, urbanizando o entorno de novas estações e estimulando empreendimentos associados (como shoppings), porém o maior desafio nessa questão é do governo e prefeituras.
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- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 577
- Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56
Re: Estação Santa Cruz - Linha 1
existe um projeto de uma linha de n18 que ligara Agua Espraiada ate a via Dutra e outro tambem cogitado que é São Judas/ Vila Maria, ou seja apenas projeto.ExtremeX escreveu:Se bem que uma linha 1 expressa, apenas entre as estações de integração seria um sonho
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes
Re: Estação Santa Cruz - Linha 1
Francis escreveu:na linha 3 há somente embarque, ninguém desembarca e sempre num sentido só.
A mais pura verdade. Enqto em 1 sentido os carros estão todos entupidos, no outro você só encontra meia dúzia de gatos pingados.
Detalhe: Na verdade essa meia duzia de gatos pingados estão negativando pra conseguirem embarcar e seguir para o outro sentido...
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- MODERADOR GLOBAL
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Re: Estação Santa Cruz - Linha 1
A entrada da estação e o Arquidiocesano, vistas do shopping. Foto tirada perto das 22:30 de hoje. Desculpem não reduzir, tô subindo direto do celular.
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