BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Moderador: Caco
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Bordoni, pode até ser que tenha mudado, mas não ali. Se quiser, podemos marcar todos e então iremos até Acari, onde lhes mostrarei o local exato da estação, dirimindo assim qualquer dúvida.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Tche, não estou duvidando, só achei que você não havia percebido a Automovel Clube no mapa, pois saiu meio apagada. Nem tenho como discutir com você, pois apesar de ter nascido naquela região, não conheci a estação (sou de 1974).
Quanto ao encontro, eu ia gostar de conhecer e conversar com os amigos, mas atualmente moro em Curitiba. Talvez estarei no Rio em janeiro próximo visitando a família, daí podemos marcar.
Abs,
Glaucio.
Quanto ao encontro, eu ia gostar de conhecer e conversar com os amigos, mas atualmente moro em Curitiba. Talvez estarei no Rio em janeiro próximo visitando a família, daí podemos marcar.
Abs,
Glaucio.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Companheiros.
Coloco aqui o mapa com o local exato da Estação Acari.
Mapa Ampliado.
Valeu bordoni pela dica,
Abraços.
Coloco aqui o mapa com o local exato da Estação Acari.
Mapa Ampliado.
Valeu bordoni pela dica,
Abraços.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Bordoni, Tchê, Melekh e Dado.
Baseado no mapa que o Melekh postou, a Rua Guajará era um pouco maior, pois a Estrada do Rio D'ouro não existia.
Parece que a estação era antes da Rua Guaiuba, pois segundo relatos, a mesma era usada como passagem de nível, então imagino que a plataforma não era em frente à rua.
Parece que a estação era antes da Rua Guaiuba (sentido Pavuna).
E por falar no prédio, qual era o tamanho dele e da plataforma?
Parece que o Bordoni representou o lado correto da estação. A linha pontilhada em divergência me parece ser trilhos. Confirmem isso.
Outra indagação é que imagino que a engenharia do metrô deve ter a foto das estações, pois não foi o metrô que as demoliu?
Abraços.
Baseado no mapa que o Melekh postou, a Rua Guajará era um pouco maior, pois a Estrada do Rio D'ouro não existia.
Parece que a estação era antes da Rua Guaiuba, pois segundo relatos, a mesma era usada como passagem de nível, então imagino que a plataforma não era em frente à rua.
Parece que a estação era antes da Rua Guaiuba (sentido Pavuna).
E por falar no prédio, qual era o tamanho dele e da plataforma?
Parece que o Bordoni representou o lado correto da estação. A linha pontilhada em divergência me parece ser trilhos. Confirmem isso.
Outra indagação é que imagino que a engenharia do metrô deve ter a foto das estações, pois não foi o metrô que as demoliu?
Abraços.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Olá pessoal, a estação de Acary era DEPOIS DA RUA GUAIUBA, pois subindo a Automóvel Club em direção à Pavuna virava-se à direita alguns metros antes da estação, para cruzar os trilhos e acessar a rua Guaiuba. Já me coloquei à disposição de vocês para irmos ao local da estação, pois lembro-me muito bem dela. Se quiserem, é só marcar.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
O mapa postado pelo Melek então possui o local da estação pouco diferente da realidade, pois de acordo com o Tchê, a estação ficava depois da Rua Guaiuba.
Aliás você não foi a primeira pessoa que ouvi falar isso.
Fica portanto mantida a minha pergunta sobre os tamanhos da plataforma (comprimento), do prédio e da sua cobertura.
Pelo jeito então, a estação ficava onde existe uma praça. Será que parte da praça foi aproveitada da plataforma da estação como desconfio que ocorreu em Inhaúma?
Baseado no mapa do Melekh, fui verificar também o posicionamento da estação de Coelho Neto e o local exato realmente coincide com o prédio apontado como a estação no site estações ferroviárias.
Pergunto para o Tchê se realmente aquele era o prédio e se ele foi muito modificado.
Se preparem para algumas bombas no final de semana.
Ainda tenho que completar o dossiê sobre as estações, mas tenho trabalhado muito.
Abraços.
Aliás você não foi a primeira pessoa que ouvi falar isso.
Fica portanto mantida a minha pergunta sobre os tamanhos da plataforma (comprimento), do prédio e da sua cobertura.
Pelo jeito então, a estação ficava onde existe uma praça. Será que parte da praça foi aproveitada da plataforma da estação como desconfio que ocorreu em Inhaúma?
Baseado no mapa do Melekh, fui verificar também o posicionamento da estação de Coelho Neto e o local exato realmente coincide com o prédio apontado como a estação no site estações ferroviárias.
Pergunto para o Tchê se realmente aquele era o prédio e se ele foi muito modificado.
Se preparem para algumas bombas no final de semana.
Ainda tenho que completar o dossiê sobre as estações, mas tenho trabalhado muito.
Abraços.
Tche escreveu:Olá pessoal, a estação de Acary era DEPOIS DA RUA GUAIUBA, pois subindo a Automóvel Club em direção à Pavuna virava-se à direita alguns metros antes da estação, para cruzar os trilhos e acessar a rua Guaiuba. Já me coloquei à disposição de vocês para irmos ao local da estação, pois lembro-me muito bem dela. Se quiserem, é só marcar.
-
Autor do tópico - MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Estou ansioso pelas revelações, Adenilson !
Aproveito para pedir desculpas pelo meu "sumiço" aos demais foristas. Me mudei, agora moro no Lote XV, em Belford Roxo, e se eu já tinha pouco tempo disponível, agora menos ainda. Além disso, ainda não tenho internet lá.
Mas sempre que posso acompanho as novidades aqui no Fórum. Em breve estarei "na ativa" normalmente !
Abraços
[dadodj]
Aproveito para pedir desculpas pelo meu "sumiço" aos demais foristas. Me mudei, agora moro no Lote XV, em Belford Roxo, e se eu já tinha pouco tempo disponível, agora menos ainda. Além disso, ainda não tenho internet lá.
Mas sempre que posso acompanho as novidades aqui no Fórum. Em breve estarei "na ativa" normalmente !
Abraços
[dadodj]
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Veja pelo lado bom, Dado: agora você está mais perto da RdO. Pode ser que aí você consiga muita coisa nova com o pessoal daí.
Abraços
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Fala amigo, tudo bem?
Eu diria que isso foi mais que uma mudança. Foi uma metamorfose
De qualquer forma, o Rangel tem razão. você poderá descobrir muita coisa sobre a Rio D'ouro, especialmente dos ramais pós Belford Roxo.
Tenho um conhecido que mora no Lote XV, mas ele dizia que era Caxias.
Deve ser próximo à divisa.
Estive muito nessa área por volta de 2003 e 2004 onde como engenheiro mecânico, fui responsável pela parte de exaustão e ar condicionado no fórum de B.Roxo, que era em um local chamado Barro Vermelho, se não me engano.
Boa sorte na nova moradia!
Segue abaixo agora parte das novidades, continuando o meu dossiê.
Eu diria que isso foi mais que uma mudança. Foi uma metamorfose
De qualquer forma, o Rangel tem razão. você poderá descobrir muita coisa sobre a Rio D'ouro, especialmente dos ramais pós Belford Roxo.
Tenho um conhecido que mora no Lote XV, mas ele dizia que era Caxias.
Deve ser próximo à divisa.
Estive muito nessa área por volta de 2003 e 2004 onde como engenheiro mecânico, fui responsável pela parte de exaustão e ar condicionado no fórum de B.Roxo, que era em um local chamado Barro Vermelho, se não me engano.
Boa sorte na nova moradia!
Segue abaixo agora parte das novidades, continuando o meu dossiê.
DadoDJ escreveu:Estou ansioso pelas revelações, Adenilson !
Aproveito para pedir desculpas pelo meu "sumiço" aos demais foristas. Me mudei, agora moro no Lote XV, em Belford Roxo, e se eu já tinha pouco tempo disponível, agora menos ainda. Além disso, ainda não tenho internet lá.
Mas sempre que posso acompanho as novidades aqui no Fórum. Em breve estarei "na ativa" normalmente !
Abraços
[dadodj]
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
ESTAÇÃO INHAÚMA.
Ano: 1928.
Foto: Aérea.
Bom, pessoal. Seguindo com a descrição das estações que vi quando estive no AGCRJ das aerofotografias de 1928, segue agora o descritivo da estação de Inhaúma.
A estação ficava onde hoje é a praça e onde os ônibus fazem ponto final era a ferrovia. Haviam algumas linhas ao lado da linha que margeava a plataforma formando um desvio ou pátio. Devido a resolução, eu não pude precisar quantas linhas seguiam para Del Castilho e E.Mato (nessa época não existia E.Rainha).
Aliás eu não consegui localizar a folha que tivesse a estação de E.Mato para elucidar o mistério.
Sobre Inhaúma vi uma plataforma com um comprimento razoável, porém inferior às das estações da Auxiliar e Central.
Havia um prédio ou casa fora do alinhamento da estação.
Na plataforma parecia haver uma árvore ou arbusto. Aliás, mais de uma e não havia cobertura. Provavelmente essa casa ou edificação (caso fosse) servia de cobertura também.
O Prédio ou cobertura não era centralizado na plataforma e sim próximo ao início da mesma. Havia um dente também na plataforma, mas se tratando de foto aérea não deu para saber o que era. Talvez uma rampa.
Eu fiz um croqui da estação mostrando mais ou menos a sua localização, formato e tamanho, mas esqueci de copia-la.
Na semana que vém, editarei essa postagem e acrescentarei a foto.
Abaixo segue um cortejo em direção ao cemitério e pela posição da estação, tenho quase certeza que o final da plataforma aparece ao fundo. Se a foto abaixo tivesse sido tirada mostrando mais o lado direito, poderíamos ver a estação.
Segue abaixo o detalhe com zoom.
Agora segue a foto do local hoje. Repare que o prédio a esquerda ainda existe e é o mesmo de 1959. Onde os ônibus estão ao fundo era a Rio D'ouro e a estação era na praça. Por isso não duvido que parte da praça possa ter sido feita com a compactação da plataforma da estação.
Podem comentar e/ou perguntar.
Ano: 1928.
Foto: Aérea.
Bom, pessoal. Seguindo com a descrição das estações que vi quando estive no AGCRJ das aerofotografias de 1928, segue agora o descritivo da estação de Inhaúma.
A estação ficava onde hoje é a praça e onde os ônibus fazem ponto final era a ferrovia. Haviam algumas linhas ao lado da linha que margeava a plataforma formando um desvio ou pátio. Devido a resolução, eu não pude precisar quantas linhas seguiam para Del Castilho e E.Mato (nessa época não existia E.Rainha).
Aliás eu não consegui localizar a folha que tivesse a estação de E.Mato para elucidar o mistério.
Sobre Inhaúma vi uma plataforma com um comprimento razoável, porém inferior às das estações da Auxiliar e Central.
Havia um prédio ou casa fora do alinhamento da estação.
Na plataforma parecia haver uma árvore ou arbusto. Aliás, mais de uma e não havia cobertura. Provavelmente essa casa ou edificação (caso fosse) servia de cobertura também.
O Prédio ou cobertura não era centralizado na plataforma e sim próximo ao início da mesma. Havia um dente também na plataforma, mas se tratando de foto aérea não deu para saber o que era. Talvez uma rampa.
Eu fiz um croqui da estação mostrando mais ou menos a sua localização, formato e tamanho, mas esqueci de copia-la.
Na semana que vém, editarei essa postagem e acrescentarei a foto.
Abaixo segue um cortejo em direção ao cemitério e pela posição da estação, tenho quase certeza que o final da plataforma aparece ao fundo. Se a foto abaixo tivesse sido tirada mostrando mais o lado direito, poderíamos ver a estação.
Segue abaixo o detalhe com zoom.
Agora segue a foto do local hoje. Repare que o prédio a esquerda ainda existe e é o mesmo de 1959. Onde os ônibus estão ao fundo era a Rio D'ouro e a estação era na praça. Por isso não duvido que parte da praça possa ter sido feita com a compactação da plataforma da estação.
Podem comentar e/ou perguntar.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Me parece que o ônibus no fundo da foto estaria prestes à cruzar a passagem de nível ali existente na época. A estação de Inhaúma era ali mesmo, mais detalhes deverão estar esclarecidos quando voce postar o croquis...
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Mais uma montagem sobre a estação de Acari.
Desta vez, usei a planta do PAA 3546, datada de 1941.
Tche, veja se esta planta mostra a estação mais próxima de onde era.
Abs,
Glaucio.
Desta vez, usei a planta do PAA 3546, datada de 1941.
Tche, veja se esta planta mostra a estação mais próxima de onde era.
Abs,
Glaucio.
-
Autor do tópico - MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Olá, pessoal !
Vejo que temos ótimas novidades por aqui !
Parabéns ao Adenilson pela perspicácia em perceber a provável plataforma da estação Inahúma, no fundo da foto de 1959. Que legal !
app
E parabéns ao Glaucio pela nova montagem baseada em plantas antigas. Legal !
app
Eu tenho passado todos os dias pela região de Acari, utilizando o Metrô desde onde ainda trabalho, no Leblon (integração com ônibus) até a Pavuna e de lá o ônibus Vale do ipê-Pavuna, desembarcando no Lote XV. A região realmente fica muito próxima da divisa com o município de Duque de Caxias, e quando eu ía visitar parentes na região (pela parte da minha noiva) realmente eu e todos falavam "vamos à Caxias ?" exatamente como descreveu o Adenilson.
Em relação às ferrovias, muito bem observado. Vou começar, nos fins de semana, a encontrar pessoas com mais idade pelas ruas, e perguntar sobre a EFRdO. Apesar do Lote XV ficar distante das extintas linhas (o bairro ficava mais próximo à ligação São Bento-Ambaí, que cruzava a Av.Pres.Kennedy no Parque Amorim, bairro limítrofe com o Lote XV) posso conseguir algo com antigo moradores da região, quem sabe ?
Isso me reanimou o faro de pesquisa ! Falando nisso, já vi pelo caminho pro trabalho, trilhos fincados em diferentes ruas do trajeto !
Vejo que temos ótimas novidades por aqui !
Parabéns ao Adenilson pela perspicácia em perceber a provável plataforma da estação Inahúma, no fundo da foto de 1959. Que legal !
app
E parabéns ao Glaucio pela nova montagem baseada em plantas antigas. Legal !
app
Eu tenho passado todos os dias pela região de Acari, utilizando o Metrô desde onde ainda trabalho, no Leblon (integração com ônibus) até a Pavuna e de lá o ônibus Vale do ipê-Pavuna, desembarcando no Lote XV. A região realmente fica muito próxima da divisa com o município de Duque de Caxias, e quando eu ía visitar parentes na região (pela parte da minha noiva) realmente eu e todos falavam "vamos à Caxias ?" exatamente como descreveu o Adenilson.
Em relação às ferrovias, muito bem observado. Vou começar, nos fins de semana, a encontrar pessoas com mais idade pelas ruas, e perguntar sobre a EFRdO. Apesar do Lote XV ficar distante das extintas linhas (o bairro ficava mais próximo à ligação São Bento-Ambaí, que cruzava a Av.Pres.Kennedy no Parque Amorim, bairro limítrofe com o Lote XV) posso conseguir algo com antigo moradores da região, quem sabe ?
Isso me reanimou o faro de pesquisa ! Falando nisso, já vi pelo caminho pro trabalho, trilhos fincados em diferentes ruas do trajeto !
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Olá pessoal.
Fiquei afastado por motivos de trabalho, estava com saudades dos companheiros.
Eu tenho um Mapa que contem a Estação Areal, é de 1922, nele não consta a estação Acary, breve irei postá-lo
O Adenilson tem razão quando diz que imagina que a engenharia do metrô deve ter a foto das estações, pois foi o metrô que as demoliu.
É verdade pois no ano passado, liguei para a Rio Trilhos e um senhor que trabalhava lá possuia um vasto material, só que deixei passar muito tempo e quando fiz contato nevamente, ele já não estava mais lá, era indicação política e como se diz no serviço público, extra-quadro (cargo de indicação).
Era bom se tivesse alguem que morasse mais perto, fosse lá, fica em Copacabana, com certeza poderá se encontrar muita coisa.
O Adenilson e seu olhar critico, muito bom, parece ser a plataforma, mas me paira dúvidas, pois os moradores dizem que a estação ficava onde hoje é o local de uma funerária da Santa Casa de Misericordia.
Tem um senhor chamado Tião que trabalha na Capela Santa Isabel, que fica em frente a Antiga Auto. Clube.
Me informaram que ele é funcionário antigo de lá, vou procurá-lo quem sabe...
Dado, companheiro, não sabia de sua mudança.
Agora está mais perto da Estação Aurora, poderá tirar sua dúvida.
Eu passei no Lote XV, quando fiz a Variante Japeri – Ambai – São Bento.
Desejo tudo de bom, no seu novo lar, não me esqueci de voce não amigo!
-----------------------------------
Com está voce Rangel? temos que voltar a organizar mais caminhadas.
-----------------------------------
Tche, precisamos marcar uma visita nas próximidades de Acary e Areal.
Abraços a todos.
Fiquei afastado por motivos de trabalho, estava com saudades dos companheiros.
Eu tenho um Mapa que contem a Estação Areal, é de 1922, nele não consta a estação Acary, breve irei postá-lo
O Adenilson tem razão quando diz que imagina que a engenharia do metrô deve ter a foto das estações, pois foi o metrô que as demoliu.
É verdade pois no ano passado, liguei para a Rio Trilhos e um senhor que trabalhava lá possuia um vasto material, só que deixei passar muito tempo e quando fiz contato nevamente, ele já não estava mais lá, era indicação política e como se diz no serviço público, extra-quadro (cargo de indicação).
Era bom se tivesse alguem que morasse mais perto, fosse lá, fica em Copacabana, com certeza poderá se encontrar muita coisa.
O Adenilson e seu olhar critico, muito bom, parece ser a plataforma, mas me paira dúvidas, pois os moradores dizem que a estação ficava onde hoje é o local de uma funerária da Santa Casa de Misericordia.
Tem um senhor chamado Tião que trabalha na Capela Santa Isabel, que fica em frente a Antiga Auto. Clube.
Me informaram que ele é funcionário antigo de lá, vou procurá-lo quem sabe...
Dado, companheiro, não sabia de sua mudança.
Agora está mais perto da Estação Aurora, poderá tirar sua dúvida.
Eu passei no Lote XV, quando fiz a Variante Japeri – Ambai – São Bento.
Desejo tudo de bom, no seu novo lar, não me esqueci de voce não amigo!
-----------------------------------
Com está voce Rangel? temos que voltar a organizar mais caminhadas.
-----------------------------------
Tche, precisamos marcar uma visita nas próximidades de Acary e Areal.
Abraços a todos.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Bordoni, a plataforma é mais próxima que a da outra postagem, mas está ainda distante da antiga estação de Acary. Outro detalhe: a plataforma era bem menor do que a da postagem, na verdade apenas um pouco maior do que a estação de Irajá, tendo um pequeno portão, e era pintada de amarelo pálido. Estou à disposição para marcarmos uma visita ao local.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Pois é Tche, me parece que estes mapas incluíam a estação apenas como referência, mas não a reproduziam na mesma escala, visto que há ainda uma terceira planta da SMU em que a estação aparece pequena. Pena que naquela época não tinha Google Earth...
Abs
Abs
-
Autor do tópico - MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Tem uma planta na SMU, do ano de 1953 (PAA 6184), que eu não conhecia ainda, e mostra a estação de Acary.
Link abaixo (a imagem é muito grande para ser postada aqui):
http://www2.rio.rj.gov.br/smu/acervoima ... /0/112.JPG
E tem esse PAA 4478, de data que não consegui averigüar, que mostra aproximadamente o tamanho e posição da estação:
http://www2.rio.rj.gov.br/smu/acervoima ... /0/181.jpg
Achei essas imagens bem interessantes, tinha bastante tempo que eu não entrava no acervo da SMU ...
Link abaixo (a imagem é muito grande para ser postada aqui):
http://www2.rio.rj.gov.br/smu/acervoima ... /0/112.JPG
E tem esse PAA 4478, de data que não consegui averigüar, que mostra aproximadamente o tamanho e posição da estação:
http://www2.rio.rj.gov.br/smu/acervoima ... /0/181.jpg
Achei essas imagens bem interessantes, tinha bastante tempo que eu não entrava no acervo da SMU ...
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Nesta postagem, o tamanho e o posicionamento das estação estã quase exatos, pois a estação era realmente minúscula, e beirando a pista da Automóvel club. Outro detalhe é que tal mapa PARECE ser posterior à erradicação da estrada ou mesmo da mesma época, segundo anotações à mão. Nas décadas de 60 e 70 a região da rua Guaiuba não era de alto risco, pois me lembro que quando ia até lá com minha mãe, ela parava o carro à cerca de 500 metros adentrando a rua e não havia perigo de assaltos ou mesmo tráfico aparente. Lembro-me que uma vez saímos de lá cerca de três horas da madrugada, a rua era pouco iluminada, e nem mesmo a antiga estação, naquele tempo já abandonada, possuía luz. Atravessamos a A. Clube e descemos em direção ao viaduto de Coelho Neto para acessar a Av. Brasil. Pois bem, nem uma viva alma nas ruas, nem "bondes" armados, pois a região era calma, apesar de pobre. Hoje, receio um pouco de ir até lá, pois o local, apesar do hospital de Acari, possui tráfico armado. Não me aventuro a adentrar a rua Guaiuba, quando muito ficarei na esquina...
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Companheiros,
Conforme eu havia dito, coloco aqui, Mapa Geographico Militar - RJ (Districto Federal) 1922, onde podemos ver a Estação Areal, sem que ainda existisse a Estação Acary, notem que já na divisa do RJ e Distrito Federal, que a próxima estação é Pavuna.
Abraço a todos.
Conforme eu havia dito, coloco aqui, Mapa Geographico Militar - RJ (Districto Federal) 1922, onde podemos ver a Estação Areal, sem que ainda existisse a Estação Acary, notem que já na divisa do RJ e Distrito Federal, que a próxima estação é Pavuna.
Abraço a todos.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Junior, esta sua postagem mostra claramente o início de ramal circular da Pavuna iniciando-se entre Barros Filho e Costa Barros e não concluído, pois o mesmo se juntaria com a E. Rio do Ouro um pouco antes da Pavuna, o que foi feito em meados dos anos 20. O que muita gente pensa é que o dito ramal circular só se iniciava em Costa Barros, o que é incorreto, pois ali ele se completava. Nota-se em foto "tirada" na cabine da Pavuna, com o fotógrafo voltado para Acary, que a linha mista ELETRIFICADA vem chegando à Pavuna e no canto da foto dá para ver à direita a linha Auxiliar vindo de uma curva, como é atualmente. O que afirmo é que a linha mista eletrificada se iniciava no ponto em que afirmo, seguindo pela Estrada do Rio do Pau até a junção com a Rio do Ouro. Quero postar essa foto, mas não sei como fazê-lo, se puderem me explicar eu agradeço...
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes