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[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Moderador: Caco
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Tche,
Gostaria de ver essa foto, pelo o que você coloca, parece ser esclarecedora.
Bom, no começo também tive esse problema em postar as fotos, mas é fácil, vou te repassar conforme me foi ensinado aqui no Forum. Vide:
Palavras do Dado:
http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... &start=160
Carlos, vamos lá. Vou tentar mostrar como inserir uma foto através do Picasa, serviço de armazenamento de imagens do Google:
1-Acesse http://www.picasa.com
2-Clique no link do lado direito "Acesse os álbuns da web do Picasa"
3-Se você já tiver um login de algum serviço do Google (Orkut, Gmail, Youtube), basta digitar os dados pedidos nos campos "Email" e "Senha". Caso não utilize estes serviços, acesse "Você não tem uma conta do Google ?" e clique no botão "Crie uma conta".
Preencha todos os dados pedidos ...
4-Ao final do processo, clique no botão "Fazer Upload". Escolha para qual dos álbuns você irá enviar as imagens. Se preferir pode criar um novo álbum clicando no link "crie um novo álbum", no topo da janelinha
5-O sistema pedirá para escolher se você deseja fazer upload através do carregador básico (uma foto de cada vez) ou pelo carregador avançado, onde pode-se arrastar as imagens de uma pasta diretamente para a janela do Picasa, enviar várias fotos simultâneamente etc ... fica a seu critério qual carregador escolher.
6-Após escolher todas as imagens, clique no botão "Fazer Upload" e aguarde.
7-Ao término do processo, abra as fotos uma por uma, clicando sobre a primeira, por exemplo.
8-Com ela aberta na tela, clique com o botão direito do mouse nela e escolha "Propriedades" no menu que aparecer.
9-Copie o endereço (URL) da foto
10-Vá ao fórum TGVBR (aqui ) e clique no botão "Img" quando quiser postar uma imagem
11-Entre as Tags "" criadas, cole o endereço da foto copiada anteriormente.
11-Clique no botão "Prever" antes e veja o resultado ... se tiver ficado tudo certo, pode clicar em "Enviar"
Em caso de mais dúvidas, pode perguntar !
Finalizo, postando uma foto da Estação São João de Meriti, que talvez possa trazer uma luz.
Abraços.
Gostaria de ver essa foto, pelo o que você coloca, parece ser esclarecedora.
Bom, no começo também tive esse problema em postar as fotos, mas é fácil, vou te repassar conforme me foi ensinado aqui no Forum. Vide:
Palavras do Dado:
http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... &start=160
Carlos, vamos lá. Vou tentar mostrar como inserir uma foto através do Picasa, serviço de armazenamento de imagens do Google:
1-Acesse http://www.picasa.com
2-Clique no link do lado direito "Acesse os álbuns da web do Picasa"
3-Se você já tiver um login de algum serviço do Google (Orkut, Gmail, Youtube), basta digitar os dados pedidos nos campos "Email" e "Senha". Caso não utilize estes serviços, acesse "Você não tem uma conta do Google ?" e clique no botão "Crie uma conta".
Preencha todos os dados pedidos ...
4-Ao final do processo, clique no botão "Fazer Upload". Escolha para qual dos álbuns você irá enviar as imagens. Se preferir pode criar um novo álbum clicando no link "crie um novo álbum", no topo da janelinha
5-O sistema pedirá para escolher se você deseja fazer upload através do carregador básico (uma foto de cada vez) ou pelo carregador avançado, onde pode-se arrastar as imagens de uma pasta diretamente para a janela do Picasa, enviar várias fotos simultâneamente etc ... fica a seu critério qual carregador escolher.
6-Após escolher todas as imagens, clique no botão "Fazer Upload" e aguarde.
7-Ao término do processo, abra as fotos uma por uma, clicando sobre a primeira, por exemplo.
8-Com ela aberta na tela, clique com o botão direito do mouse nela e escolha "Propriedades" no menu que aparecer.
9-Copie o endereço (URL) da foto
10-Vá ao fórum TGVBR (aqui ) e clique no botão "Img" quando quiser postar uma imagem
11-Entre as Tags "" criadas, cole o endereço da foto copiada anteriormente.
11-Clique no botão "Prever" antes e veja o resultado ... se tiver ficado tudo certo, pode clicar em "Enviar"
Em caso de mais dúvidas, pode perguntar !
Finalizo, postando uma foto da Estação São João de Meriti, que talvez possa trazer uma luz.
Abraços.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Depois de viajar alguns dias "para variar", estou aqui de volta para comentários.
Melekh: No que tange a estação de Inhaúma, é importante o depoimento de moradores, mas apenas quando não temos fotos.
Eu estive no AGCRJ e vi uma foto e não um mapa e a mesma está em supremacia quaisquer depoimentos de moradores.
Tudo bem, a foto era aérea e não vi detalhes da edificação como a fachada da mesma, mas ficou explícito a sua localização que no caso de foto aérea foi até melhor.
Em função da não possibilidade de trazer a foto, pode haver imprecisão em relação ao comprimento e largura da plataforma, mas muito pequena.
Eu cheguei até a fazer um mini desenho para ajudar a minha memória, na qual confio bem.
Dado e Tchê: Obrigado pelos comentários. Hoje aqui no trabalho vou copiar o arquivo do Google que contém o croqui e pretendo postar até o domingo ou segunda no máximo.
Pelo ângulo, você vai var que a chance de ser a plataforma supera 80%.
Melekh: De volta a você quero parabenizar pela foto acima, mas não conseguimos ver detalhes da estação. "Engraçado" também uma linha ser mista a a outra métrica.
Pode deixar que vou tentar atualizar alguma coisa das estações da Melhoramentos no tópico que você abriu.
Pessoal: Já já vou analisar as fotos de acari, incluindo o link deixado pelo Dado para tecer comentários.
Um grande abraço.
Melekh: No que tange a estação de Inhaúma, é importante o depoimento de moradores, mas apenas quando não temos fotos.
Eu estive no AGCRJ e vi uma foto e não um mapa e a mesma está em supremacia quaisquer depoimentos de moradores.
Tudo bem, a foto era aérea e não vi detalhes da edificação como a fachada da mesma, mas ficou explícito a sua localização que no caso de foto aérea foi até melhor.
Em função da não possibilidade de trazer a foto, pode haver imprecisão em relação ao comprimento e largura da plataforma, mas muito pequena.
Eu cheguei até a fazer um mini desenho para ajudar a minha memória, na qual confio bem.
Dado e Tchê: Obrigado pelos comentários. Hoje aqui no trabalho vou copiar o arquivo do Google que contém o croqui e pretendo postar até o domingo ou segunda no máximo.
Pelo ângulo, você vai var que a chance de ser a plataforma supera 80%.
Melekh: De volta a você quero parabenizar pela foto acima, mas não conseguimos ver detalhes da estação. "Engraçado" também uma linha ser mista a a outra métrica.
Pode deixar que vou tentar atualizar alguma coisa das estações da Melhoramentos no tópico que você abriu.
Pessoal: Já já vou analisar as fotos de acari, incluindo o link deixado pelo Dado para tecer comentários.
Um grande abraço.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Adenilson,
Camarada, sua presença aqui é essencial.
Eu estive ontem no local EXATO da foto que você postou sobre a suposta plataforma da Estação Inhaúma e realmente existe a possibilidade de ali ser parte da plataforma.
Eu estive lá em busca de fotos, com o Sr. Tião, que trabalha na Capela Santa Isabel, ele não estava lá, mas as pessoas que trabalham com o mesmo, já haviam comentado o meu interesse pelas fotos que pudessem ter a Estação Inhaúma.
Estas pessoas (mulheres que lá trabalham) falaram com ele e me repassaram que ele não possui fotos do local. Voltei à estaca zero.
Tem um senhor, Dr. Cley que possui uma clinica particular (dentista), esta clinica fica ao lado da construção que você citou e comparou com a foto do Google e também falei com ele.
Ele também disse que não tinha fotos, apesar do pai do mesmo ter tido, muita influencia em épocas passadas, o pai (falecido) era coronel e possuía várias propriedades no local, isso é; perto da antiga estação.
A clinica está demarcada na foto abaixo.
Uma pessoa que era fotografo no local, afirmou que o Dr. Cley tem as fotos da estação e que as viu, logo subentendo que ele não quis ceder ou emprestar as mesmas.
Coloco outra foto da Estação São João de Meriti, tirada do site: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... ti9701.jpg
Veja se pode ajudar na comparação.
Valeu!
Camarada, sua presença aqui é essencial.
Eu estive ontem no local EXATO da foto que você postou sobre a suposta plataforma da Estação Inhaúma e realmente existe a possibilidade de ali ser parte da plataforma.
Eu estive lá em busca de fotos, com o Sr. Tião, que trabalha na Capela Santa Isabel, ele não estava lá, mas as pessoas que trabalham com o mesmo, já haviam comentado o meu interesse pelas fotos que pudessem ter a Estação Inhaúma.
Estas pessoas (mulheres que lá trabalham) falaram com ele e me repassaram que ele não possui fotos do local. Voltei à estaca zero.
Tem um senhor, Dr. Cley que possui uma clinica particular (dentista), esta clinica fica ao lado da construção que você citou e comparou com a foto do Google e também falei com ele.
Ele também disse que não tinha fotos, apesar do pai do mesmo ter tido, muita influencia em épocas passadas, o pai (falecido) era coronel e possuía várias propriedades no local, isso é; perto da antiga estação.
A clinica está demarcada na foto abaixo.
Uma pessoa que era fotografo no local, afirmou que o Dr. Cley tem as fotos da estação e que as viu, logo subentendo que ele não quis ceder ou emprestar as mesmas.
Coloco outra foto da Estação São João de Meriti, tirada do site: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... ti9701.jpg
Veja se pode ajudar na comparação.
Valeu!
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Uma curiosidade e uma dúvida:
Como dito antes, estou morando no Lote XV (Apolo XI) em Belford Roxo e estou indo e voltando todos os dias ao Leblon, onde trabalho. Utilizo o Metrô e o ônibus Vale do Ipê-Pavuna. Hoje pela manhã este ônibus me deixou um ponto antes do que eu normalmente desço, pois o motorista disse que estava havendo fiscalização e não poderia parar no "ponto" mais próximo á estação da Supervia: Pavuna/São João de Meriti. Pois bem, comecei a caminhar e passei ao lado de uma perigosíssima Passagem de Nível, que inclusive já foi mostrada antes aqui no fórum em postagem do AVVP:
Parei por alguns instantes para observar a travessia perigosa de veículos e pedestres (ainda vou registrar isso !) e reparei nos seguintes detalhes:
1-Há suportes para uma cancela, com o objetivo de bloquear o tráfego de veículos. Mas atualmente existe apenas o suporte ...
2-Parece que existiu uma outra cancela, mas para os trens. Digo isso pela posição em que se encontra esta base, também sem a cancela, apenas com o suporte. Esse suporte parece ser mais antigo ...
3-Vi vestígios de uma terceira linha no trecho, mas não deu pra perceber se era de bitola métrica ou larga, pois apenas um boleto está aparente e/ou não pude ficar parado na passagem de nível para observar com mais detalhes ...
A dúvida é a seguinte:
Quantas linhas existiram no trecho ? Esta terceira linha, que seguindo em linha reta está obstruída também pelas construções comerciais do bairro, seria da EFRdO e as outras duas para o tráfego de trens elétricos como é atualmente ?
Vou tentar fazer fotos e vídeos no local em breve ...
Como dito antes, estou morando no Lote XV (Apolo XI) em Belford Roxo e estou indo e voltando todos os dias ao Leblon, onde trabalho. Utilizo o Metrô e o ônibus Vale do Ipê-Pavuna. Hoje pela manhã este ônibus me deixou um ponto antes do que eu normalmente desço, pois o motorista disse que estava havendo fiscalização e não poderia parar no "ponto" mais próximo á estação da Supervia: Pavuna/São João de Meriti. Pois bem, comecei a caminhar e passei ao lado de uma perigosíssima Passagem de Nível, que inclusive já foi mostrada antes aqui no fórum em postagem do AVVP:
Parei por alguns instantes para observar a travessia perigosa de veículos e pedestres (ainda vou registrar isso !) e reparei nos seguintes detalhes:
1-Há suportes para uma cancela, com o objetivo de bloquear o tráfego de veículos. Mas atualmente existe apenas o suporte ...
2-Parece que existiu uma outra cancela, mas para os trens. Digo isso pela posição em que se encontra esta base, também sem a cancela, apenas com o suporte. Esse suporte parece ser mais antigo ...
3-Vi vestígios de uma terceira linha no trecho, mas não deu pra perceber se era de bitola métrica ou larga, pois apenas um boleto está aparente e/ou não pude ficar parado na passagem de nível para observar com mais detalhes ...
A dúvida é a seguinte:
Quantas linhas existiram no trecho ? Esta terceira linha, que seguindo em linha reta está obstruída também pelas construções comerciais do bairro, seria da EFRdO e as outras duas para o tráfego de trens elétricos como é atualmente ?
Vou tentar fazer fotos e vídeos no local em breve ...
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Melekh, me passa o seu email que mandarei a foto para ele, daí voce põe no site...Um abraço .
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Essa foto do ramal circular da Pavuna deve ter sido tirada por volta de 1950, quando da eletrificação do ramal. A linha de bitola métrica foi posteriormente erradicada, pois até 1993 a linha ficou sendo singela. Note-se o mau estado do leito. O início deste ramal se iniciava próximo à passagem de nível ali existente, onde atualmente existe um estacionamento e um correr de lojas e mais adiante, um quiosque do Mac Donalds.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Melekh escreveu:Olá pessoal.
Fiquei afastado por motivos de trabalho, estava com saudades dos companheiros.
Eu tenho um Mapa que contem a Estação Areal, é de 1922, nele não consta a estação Acary, breve irei postá-lo
O Adenilson tem razão quando diz que imagina que a engenharia do metrô deve ter a foto das estações, pois foi o metrô que as demoliu.
É verdade pois no ano passado, liguei para a Rio Trilhos e um senhor que trabalhava lá possuia um vasto material, só que deixei passar muito tempo e quando fiz contato nevamente, ele já não estava mais lá, era indicação política e como se diz no serviço público, extra-quadro (cargo de indicação).
Era bom se tivesse alguem que morasse mais perto, fosse lá, fica em Copacabana, com certeza poderá se encontrar muita coisa.
O Adenilson e seu olhar critico, muito bom, parece ser a plataforma, mas me paira dúvidas, pois os moradores dizem que a estação ficava onde hoje é o local de uma funerária da Santa Casa de Misericordia.
Tem um senhor chamado Tião que trabalha na Capela Santa Isabel, que fica em frente a Antiga Auto. Clube.
Me informaram que ele é funcionário antigo de lá, vou procurá-lo quem sabe...
Dado, companheiro, não sabia de sua mudança.
Agora está mais perto da Estação Aurora, poderá tirar sua dúvida.
Eu passei no Lote XV, quando fiz a Variante Japeri – Ambai – São Bento.
Desejo tudo de bom, no seu novo lar, não me esqueci de voce não amigo!
-----------------------------------
Com está voce Rangel? temos que voltar a organizar mais caminhadas.
-----------------------------------
Tche, precisamos marcar uma visita nas próximidades de Acary e Areal.
Abraços a todos.
Grande amigo Melekh, estou bem, graças a Deus. E você?
Eu ando meio atabalhoado últimamente, mas faz parte do jogo.
Obrigado pela consideração, amigo. É bom saber que somos bem quistos pelas pessoas.
Tudo de bom pra ti, amigo.
Abraços
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
LRangel
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Pessoal, me surgiu uma dúvida que de repente possa ser de alguns também.
Eu já havia notado uma coisa no terreno das Oficinas Trajano de Medeiros faz muito tempo, mas não me lembro de ter sido falado aqui.
Agora eu trabalho rodando a Zona Norte quase toda e esses dias acabei vendo essa cena e me veio a tona novamente essa dúvida.
Onde eu fiz essa linha, eu sempre acreditei ser o leito de alguma estrada de ferro. As casas que beiram esse meu suposto leito são típicas de ferrovias. Será que estou delirando ou alguém confirma minha dúvida? Se sim, será que não era alí que passava o leito da RdO à caminho das Oficinas de Engenho de Dentro?
Eu já havia notado uma coisa no terreno das Oficinas Trajano de Medeiros faz muito tempo, mas não me lembro de ter sido falado aqui.
Agora eu trabalho rodando a Zona Norte quase toda e esses dias acabei vendo essa cena e me veio a tona novamente essa dúvida.
Onde eu fiz essa linha, eu sempre acreditei ser o leito de alguma estrada de ferro. As casas que beiram esse meu suposto leito são típicas de ferrovias. Será que estou delirando ou alguém confirma minha dúvida? Se sim, será que não era alí que passava o leito da RdO à caminho das Oficinas de Engenho de Dentro?
Abraços
LRangel
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LRangel
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Autor do tópico - MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Sim, LRangel !
Eu já havia especulado sobre essa possibilidade ... acredito que esta via tenha sido o leito da linha da EFRdO que se encaminhava às oficinas do Engenho de Dentro, e agora com o seu testemunho de que as casas no local se assemelham à casas de funcionários da ferrovia, esta hipótese se reforça.
Não me lembro agora onde foi parar ou onde eu vi, mas existe um mapa que mostra todas as construções existentes neste trecho antigamente, e existiam diversas casas de funcionários da ferrovia, principalmente ao longo da R.José dos Reis. Este mapa mostra a linha que alcançava as oficinas da EFCB. Acho que o vi no AGCRJ ...
LRangel, teria como fazer alguma foto no local ?
Parabéns pela investigação !
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Dado, não prometo, mas me esforçarei para tirar fotos do local. A grande dificuldade minha é pq trabalho de carro, ficando meio complicado pra fazer fotos. Existe um Mc Donalds alí perto e o dia que estiver com minha rota folgada, tentarei comer algo alí e deixo o carro por lá mesmo para fotografar. As vezes os astros conspiram a nosso favor, vai que esse dia esteje próximo para fazer essas fotos?
Abraços
LRangel
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LRangel
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Meu pai uma vez havia falado da Rua Ibirací sendo uma rua imprópria para trânsito e devido as casas serem muito próximas a uma linha de trem que passava por ali. Realmente atrás do Norte Shopping pelo lado do Carrefour, as ruas tem uma geometria muito irregular, sendo as casas e a própria rua estreitas demais.
Mais atrás, tinha comentado sobre a rua José dos Reis antes da Suburbana, pois achava curioso com as obras de urbanização da Linha Amarela e a garagem da Transurb cujo terreno pertencia a Rede, de uma rua ir da Estação do Engenho de Dentro até Inhaúma, sendo que além de atravessar a grande avenida, no trecho do Rio ela muda para o lado oposto (o que provavelmente no passado não seria assim, acho eu)
Mais atrás, tinha comentado sobre a rua José dos Reis antes da Suburbana, pois achava curioso com as obras de urbanização da Linha Amarela e a garagem da Transurb cujo terreno pertencia a Rede, de uma rua ir da Estação do Engenho de Dentro até Inhaúma, sendo que além de atravessar a grande avenida, no trecho do Rio ela muda para o lado oposto (o que provavelmente no passado não seria assim, acho eu)
Abraços,
Bruno
Bruno
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Ah gente, muito cuidado com fotos ali, a região é braba...
Abraços,
Bruno
Bruno
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Pessoal,
Conforme prometido estou postando aqui um croqui da estação de Inhaúma conforme o seu formato e localização na foto aérea tirada em 1928 e vista no AGCRJ.
Pode haver uma pequena diferença na largura e no comprimento da plataforma, mas confio na minha memória e posso dizer que esse erro é mínimo.
Recapitulando, postei abaixo um cortejo com a possível pataforma da estação de Inhaúma em seu final (sentido E.Rainha na foto de 1959)
Segue abaixo o detalhe com zoom.
Abaixo segue a foto do local hoje. Repare que o prédio a esquerda ainda existe e é o mesmo de 1959. Onde os ônibus estão ao fundo era a Rio D'ouro conforme croqui que elaborei no google.
Agora abaixo segue o croqui da estação de Inhaúma baseada em foto aérea de 1928. Onde está uma câmera em degradê de azul para verde é o local de onde foi tirada a foto do cortejo acima. O prédio ao lado é a edificação existente até hoje.
Pelo ângulo então não teria como o final da estação não aparecer. Coloquei linhas ao lado, pois ali era um pátio ou desvio. Não me lembro se haviam 2 ou 3 linhas incluindo a que margeava a plataforma.
Outra coisa é que a aerofotografia não era em tom de cinza e sim amarelada. Isso diminuiu o contraste e não pude identificar quantas linhas seguiam para Del Castilho e E.Mato.
Atentem também ao fato da aerofotografia ter sido tirada em 1928 e o cortejo acima ser em 1959. São 31 anos de diferença e não sei se a estação foi modificada.
Dêem uma olhada.
Não sei o que é o "dente" na plataforma no início da mesma.Talvez uma rampa. O outro lado da via, junto a Padre Januário não existia e a Rio D'ouro era onde é a rua hoje que serve de ponto final para o 627.
Conforme prometido estou postando aqui um croqui da estação de Inhaúma conforme o seu formato e localização na foto aérea tirada em 1928 e vista no AGCRJ.
Pode haver uma pequena diferença na largura e no comprimento da plataforma, mas confio na minha memória e posso dizer que esse erro é mínimo.
Recapitulando, postei abaixo um cortejo com a possível pataforma da estação de Inhaúma em seu final (sentido E.Rainha na foto de 1959)
Segue abaixo o detalhe com zoom.
Abaixo segue a foto do local hoje. Repare que o prédio a esquerda ainda existe e é o mesmo de 1959. Onde os ônibus estão ao fundo era a Rio D'ouro conforme croqui que elaborei no google.
Agora abaixo segue o croqui da estação de Inhaúma baseada em foto aérea de 1928. Onde está uma câmera em degradê de azul para verde é o local de onde foi tirada a foto do cortejo acima. O prédio ao lado é a edificação existente até hoje.
Pelo ângulo então não teria como o final da estação não aparecer. Coloquei linhas ao lado, pois ali era um pátio ou desvio. Não me lembro se haviam 2 ou 3 linhas incluindo a que margeava a plataforma.
Outra coisa é que a aerofotografia não era em tom de cinza e sim amarelada. Isso diminuiu o contraste e não pude identificar quantas linhas seguiam para Del Castilho e E.Mato.
Atentem também ao fato da aerofotografia ter sido tirada em 1928 e o cortejo acima ser em 1959. São 31 anos de diferença e não sei se a estação foi modificada.
Dêem uma olhada.
Não sei o que é o "dente" na plataforma no início da mesma.Talvez uma rampa. O outro lado da via, junto a Padre Januário não existia e a Rio D'ouro era onde é a rua hoje que serve de ponto final para o 627.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
O retângulo azul era uma casa ou cobertura, cujo formato em 3D não pude identificar. As estações da Rio D'ouro não possuiam muros e devido ao ângulo, acho mesmo que pode ser o final da plataforma.
Talvez o Tchê possa esclarecer essa questão da ausência de muros.
Na plataforma totalmente descoberta com a exceção da edificação em azul, parecia que existiam árvores e arbustos. Apesar de ter sido uma foto aérea, parecia uma estação bonita.
Abaixo segue uma foto mais afastada mostrando a diferença do traçado da Rio D'ouro e da atual linha de metrô.
Entenderam porquê eu desconfio que talvez parte da praça tenha sido feita com a compactação da plataforma de Inhaúma?
Melekh. Acho que é só fazer uma obturação com o tal dentista, que ele cede a foto.
Talvez o Tchê possa esclarecer essa questão da ausência de muros.
Na plataforma totalmente descoberta com a exceção da edificação em azul, parecia que existiam árvores e arbustos. Apesar de ter sido uma foto aérea, parecia uma estação bonita.
Abaixo segue uma foto mais afastada mostrando a diferença do traçado da Rio D'ouro e da atual linha de metrô.
Entenderam porquê eu desconfio que talvez parte da praça tenha sido feita com a compactação da plataforma de Inhaúma?
Melekh. Acho que é só fazer uma obturação com o tal dentista, que ele cede a foto.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Que época vocês acham que existiu esse ramal?
Tem fotos antigas do Rio Faria Timbó da década de 20 disponíveis no portal Augusto Malta e poderemos verificar resquícios de trilhos.
O esquema postado pelo Rangel mostra que o possível trajeto é ao lado do Faria Timbó.
Tem fotos antigas do Rio Faria Timbó da década de 20 disponíveis no portal Augusto Malta e poderemos verificar resquícios de trilhos.
O esquema postado pelo Rangel mostra que o possível trajeto é ao lado do Faria Timbó.
DadoDJ escreveu:
Sim, LRangel !
Eu já havia especulado sobre essa possibilidade ... acredito que esta via tenha sido o leito da linha da EFRdO que se encaminhava às oficinas do Engenho de Dentro, e agora com o seu testemunho de que as casas no local se assemelham à casas de funcionários da ferrovia, esta hipótese se reforça.
Não me lembro agora onde foi parar ou onde eu vi, mas existe um mapa que mostra todas as construções existentes neste trecho antigamente, e existiam diversas casas de funcionários da ferrovia, principalmente ao longo da R.José dos Reis. Este mapa mostra a linha que alcançava as oficinas da EFCB. Acho que o vi no AGCRJ ...
LRangel, teria como fazer alguma foto no local ?
Parabéns pela investigação !
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Naquele ponto em azul, havia uma passagem de nível em diagonal, próxima às árvores. Não me lembro da estação, mas lembro da passagem de nível, já sem os trilhos.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
O local não era tão desprovido de construções. A passagem de nível ficava a alguns metros de onde se encontra hoje a 44° D.P. Embora já não houvesse mais trilhos, percebia-se que ali vestígios de duas linhas e não havia muro.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Complementando, seguindo o leito em direção ao Engenho da Rainha, o mesmo ficava abaixo da pista da Automóvel Club, pois na altura da capela Santa Isabel, a Automóvel Club passa a ser um aclive, na verdade a atual pista de descida em direção à Inhaúma. Nas fotos do livro de Helio Suevo, quando aparece o início {não concluído} da duplicação da ferrovia, percebe-se que a mesma se situa abaixo do nível da rua, permanecendo assim até Inhaúma, não tendo qualquer espécie de muro.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
A passagem de nível a qual me refiro se situava após a estação, no sentido Del Castilho, na altura da José dos Reis, e possuía duas linhas.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Tchê.
Vou tentar entender o que você disse.
Baseado na sua explicação, então a passagem de nível era quase 200 metros na frente da estação (pátio inferior), entre as ruas José dos Reis e Macedo Costa.
Isso é muito na frente da estação. Normalmente essas passagens são "coladas" às estações, pois normalmente os trens tem que reduzir a velocidade.
Será que essa passagem de nível foi concebida depois da erradicação da ferrovia?
Eu sempre pensei que a passagem de nível fosse depois da estação, ou seja, nos segmentos da Ruas Álvaro de Miranda e Padre Januário, apesar dessas ruas não estarem exatamente alinhadas.
Você alega que apesar da ausência de trilhos, parecia que haviam 2 linhas, mas obras de duplicação foram realizadas nos anos 40 e o que eu vi na foto aérea de 1928 provavelmente mudou em relação a época do epílogo da Rio D'ouro e em função da pouca resolução, nao pude precisar o número de linhas antes de depois da estação, mas ao lado da mesma haviam 2 ou 3, contando com a linha que margeava a plataforma.
As linhas não "abraçavam" a plataforma na foto que vi e eram apenas de um lado da mesma.
Vou tentar entender o que você disse.
Baseado na sua explicação, então a passagem de nível era quase 200 metros na frente da estação (pátio inferior), entre as ruas José dos Reis e Macedo Costa.
Isso é muito na frente da estação. Normalmente essas passagens são "coladas" às estações, pois normalmente os trens tem que reduzir a velocidade.
Será que essa passagem de nível foi concebida depois da erradicação da ferrovia?
Eu sempre pensei que a passagem de nível fosse depois da estação, ou seja, nos segmentos da Ruas Álvaro de Miranda e Padre Januário, apesar dessas ruas não estarem exatamente alinhadas.
Você alega que apesar da ausência de trilhos, parecia que haviam 2 linhas, mas obras de duplicação foram realizadas nos anos 40 e o que eu vi na foto aérea de 1928 provavelmente mudou em relação a época do epílogo da Rio D'ouro e em função da pouca resolução, nao pude precisar o número de linhas antes de depois da estação, mas ao lado da mesma haviam 2 ou 3, contando com a linha que margeava a plataforma.
As linhas não "abraçavam" a plataforma na foto que vi e eram apenas de um lado da mesma.
Tche escreveu:A passagem de nível a qual me refiro se situava após a estação, no sentido Del Castilho, na altura da José dos Reis, e possuía duas linhas.
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