E as futuras novidades? Parece que estamos em um período de hiato.
Moderador: Caco
Sorocaba e Santos são linhas regionais e comerciais, para ligar esses importantes pólos a capital. Não tem nada de turístico; são trens para andar a 160 km/h.Diego escreveu:Então, de Turístico, eu fiquei sabendo que teremos dois trens, um para Santos e outro á Sorocaba.
Não se sabe onde e se haverão paradas intermediárias. As vias para Sorocaba e Santos serão novas. O que existe não serve para nada, a não ser carga e turismo.Então, São Roque que eu saiba, está incluso no trem regional para Sorocaba.
Se não houvesse pitaco de governador e projetos políticos que não tem efeito prático nenhum, como pintar trens de vermelho e mudar padrão de placas de estações, além de fazer serviços que nada tem a ver com o papel da empresa, como operar trens não metropolitanos, seria ótimo...Olha, planejamento é ótimo.
Seu pensamento está correto, só está "desordenado"fastvisiteitor escreveu:Eu jurava que na minha mente, a idéia é retificar totalmente a antiga Sorocabana para se fazer uma nova linha SP-Sorocaba.
Isso também é uma possibilidade. Mas quanto ao Turístico, isso não é levado em conta. Não é atividade-fim da empresa, a atividade fim é operação comercial. O Expresso Turístico é legal, lúdico, divertido, mas o planejamento não é feito em função disso, e sim em demanda de deslocamento de pessoas. Ele é e sempre será um acessório.fastvisiteitor escreveu:Ao meu ver, a não ser que façam um sistema suspenso na Castelo Branco, não há outra forma de ligar SP e Sorocaba. E também, em mente, o Turístico rodaria na mesma linha do expresso. Bem, é um assunto a parte.
Você tem toda a razão, fastvisiteitor, e concordo com você. É um sucesso, todos gostam (eu também), e inclusive fui um dos responsáveis indiretos por sua viabilização. O ponto que estou ressaltando é que esse não é um papel que a CPTM tem que levar em conta em seu planejamento. Exemplificando, a CPTM é a CPTM e a ABPF é a ABPF. Cada um tem sua função.fastvisiteitor escreveu:Entendido. Bem, eu penso que o Turístico foi uma boa tacada para pelo menos a cultura ferroviária voltar a cabeça das pessoas. Posso estar errado quanto a isso, e saber que este projeto pode ter dado mais prejuízos que lucros, mas as lotações provam que as pessoas curtem usar o trem como um meio de transporte de lazer.
Um exemplo: Se fosse feita uma retificação simples da ferrovia, em nível, Mairinque e a fábrica da CBA seriam cortadas ao meio. Há a necessidade de muitas obras de arte (túneis, pontes e viadutos), além de vários cortes e aterros, devido à topografia. Mas, como já disse antes, os traçados ainda estão sendo analisados.Quanto ao SP - Sorocaba, sei que é um assunto a parte, mas já que está aqui, um off-topic rápido.
Se usar o leito da Sorocabana, muitos trechos entre Itapevi e Sorocaba não são tão adensados (tá, tem um adensamento médio, não sou bom nisso, admito), bastando as retificações necessárias. Claro, o porém da história é entre Itapevi e São Roque (e Mairinque também), que é uma serra e já é um trecho retificado, beirando morros, elevando e descendo.
Isso é certo que acontecerá. Grande parte da linha será em túnel.Outros caminhos teriam o problema de que entre Itapevi e São Paulo não existem mais "áreas livres". Um mega túnel? Uma via suspensa?
Ainda não. Primeiro, escolher por onde ele passará e, consequentemente, parará (e se vai ter paradas). Resumindo, a fase agora é de estudos de Geografia, depois vem o de Engenharia.fastvisiteitor escreveu:túnel? hum...Bem, é esperar os engenheiros e projetistas fazer o trabalho no projeto então. :)
Rapaz..Até esqueci dessa litorina. Alguém tem mais detalhes?Rafael Lopes escreveu: ↑29 Dez 2010, 11:27
É: olhando essa comparação vemos como ficou excelente o trabalho de restauro da Automotriz Budd. app
Maravilhosa litorina Budd RDC (Rail Diesel Car)!Rafael Lopes escreveu: ↑29 Dez 2010, 11:27
É: olhando essa comparação vemos como ficou excelente o trabalho de restauro da Automotriz Budd. app
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante