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(EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

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Adenilson
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 24 Jun 2011, 16:13

Você também menciona a respeito dos resquícios em que acha muito difícil encontrar de alguma estação, digo que em parte você tem razão, mas ainda é possível se encontrar alguma coisa, eu provavelmente irei fazer a Ligação Carlos Sampaio – Austin – Santa Cruz e tentarei registrar o que sobrou e postarei brevemente.
Melekh. Na realidade a coisa não é bem assim. Eu acredito pouco nos resquícios em áreas que sofreram intensa mudança urbanística. A minha esperança é que algum prédio de estação tenha sido, pelo menos parcialmente aproveitado, mas agora vamos ao exemplo prático.
A estação Pilares original (Rio D'ouro) foi totalmente demolida e não resta nenhum sinal, assim como as paradas entre o Cajú e Del Castilho.
A esperança é que mais trilhos possam ser achados como foram na ex-Suburbana.
No caso da ligação Carlos Sampaio-Austin-S.Cruz, posso considerar área rural, assim como o ramal de Xerém e nesse caso, a minha opinião muda totalmente.
Tenho a esperança que ainda existam ruínas de plataforma, pelo menos, nesses ramais.


Outra coisa, você que “roda” próximo do Meyer e Todos os Santos, sugiro que se tiver passando por perto e com tempo (sei que são muitas tarefas), que procure nestas igrejas mais antigas por fotos ou documentos.

Geralmente os párocos ou pastores costumam promover eventos, passeios nos quais muitas das vezes vão de trem.

Excelente sugestão. Inclusive freqüento essa igreja. Ao ligar para a secretaria, me informaram que não existe nada, mas vou tentar averiguar pessoalmente.

Mudando o assunto, já estou desconfiando que morro é aquele que está ao fundo na misteriosa cancela. Analisando a distância e altura e a ausência de outros morros mais altos e mais ao fundo, desconfio que seja um dos morros que forma o Complexo do Alemão.
Só para não haver trabalho desnecessário, você realmente tem a confirmação que tal foto é do município do Rio?
Sei que você disse que o fornecedor da foto disse ser no Méier, mas as linhas métricas provam o contrário.
As pesquisas continuam!! tnk


Melekh
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Melekh » 28 Jun 2011, 09:50

Adenilson


Eu não estava te contradizendo em relação aos resquícios, pois eu disse que em parte você tem razão, mas ainda é possível se encontrar alguma coisa, realmente existem locais que nada mais existe, logo teremos que buscar em fotos ou documentos.

Que bom que você concordou com a sugestão, pois as igrejas mais antigas, principalmente as católicas costumam catalogar fatos e fotos que englobam os lugares do seu entorno.

Agora sobre a foto ser da localidade da Leopoldina, acredito que não, pois eu tenho uma outra foto que TAMBÉM é de uma Cancela daquela localidade e segundo as informações, seria do Ramal Rio D’Ouro (Vicente de Carvalho-Maria Angu) estou tentando fazer um Ontem/Hoje para poder postá-la, mais não tive tempo ainda de rodar aquela área.

Sim, creio que a foto é do Rio de Janeiro, nosso município.

Em que você se baseia para afirmar que as linhas são métricas?
Em caso de serem, temos a linha Auxiliar que já foram métrica e nesse caso, a pessoa que cedeu a foto se enganou ou mentiu.

Baseando no guarda da cancela, não digo que seja o Francisco (perna de pau), porém ainda creio que possa ser a Cancela Perna de Pau.

Em tempo: você citou que leu a matéria linkada por mim e verificou mais um paradoxo sobre a cancela, pois no link, existe a menção que a Cancela Perna de Pau era uma e que outra foi aberta na Rua Medina. Já em outras fontes como livros, a cancela é citada como sendo entre as Ruas Medina e Coração de Maria.

Realmente podemos ver isso no mapa de 1911, onde na realidade a Cancela Perna de Pau aparece entre Rua Imperial (Aristides Caire) e Constança Barbosa e não entre Rua Cardoso (Coração de Maria) e Medina.

Imagem


É um fato.



Abraços


Adenilson
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 01 Jul 2011, 11:05

Melekh e pessoal,

Respondendo às indagações, creio o seguinte:

1) Acho que a bitola das duas linhas é métrica, pois o ângulo não é tão ruim assim para haver confusões. É claro que a baixa resolução da foto não ajuda, mas tudo leva crer que as bitolas são métricas.

2) Pesquisando o Portal do Augusto Malta e vendo a presença de carros nas ruas, os mesmos começaram a surgir com mais freqüência na segunda metade da década de 00, séc XX, ou seja, entre 1905 e 1910.
Por isso acho que a foto não deve ser anterior a 1910, na pior das hipóteses, 1905 e nessa época, o ramal do centro já contava com 4 linhas em bitola larga na maioria do trecho entre a Central e Deodoro.

3) A minha quase certeza que a foto não é no Méier, deve-se a vários fatores, dentre os quais:

a) A questão do número de linhas, que expliquei acima.
b) Se a foto fosse no Méier e tivesse sido batida de frente para o lado da Dias da Cruz, daria para ver morros próximos devido a serra dos Pretos Forros ao fundo.
c) Do lado contrário não poderia ser, pois há um trilho de bonde e na Lia Barbosa (hoje Amaro Cavalcanti) não haviam trilhos de bonde.
Antes de 1918, os bondes que iam até o Engenho de Dentro, seguiam pela Arquias Cordeiro e Goiás, que tinham mão invertida.
A Lia Barbosa só margeava a linha férrea até a Rua Medina, a partir daí era morro e não havia rua margeando a linha férrea até a Rua Mário Calderaro,quse na estação do Engenho de Dentro. Isso descartaria os dois lados do take da foto.
d) Partindo do princípio que a foto foi tirada em torno de 1910, vejo uma rua em primeiro plano margendo a linha férrea e do outro lado não vejo rua margeando e sim uma rua perpendicular. Mais ao fundo vejo uma casa que ou está de frente ou de fundos para uma via paralela, mas afastada da ferrovia. Nessa época, o Méier já estava bem mais desenvolvido e com 2 ruas margeando a linha férrea, pelo menos até a Rua Medina.

4) Quando mencionei que as linhas me parecem métricas, automaticamente sugeri que pudesse ser um ramal da Leopoldina, Auxiliar ou até Rio D'ouro em um pequeno trecho.
Se fosse na auxiliar, então a foto seria mais "moderna", o que também não descarto, pois a linha auxiliar foi duplicada em meados dos anos 20 e o local parece muito rústico, podendo ser de um dos ramais, desde que obedecida as premissas.

5) Para encerrar, não me espanta o local da Parada Perna de Pau está deslocado. A menção da Rua Medina e Coração de Maria era para a cancela e não para a parada. Nesse caso, seria obrigatório que a mesma estivesse deslocada, ou para frente ou para trás da cancela, pois estando no mesmo local, não seria possível atravessar a ferrovia.
A grande questão é que conforme já disse, em alguns livros já li que próximo a Parada Perna de Pau fora construída muito tempo depois a estação do Méier e em outros, a estação de Todos os Santos.
Isso deve ser tão antigo, que ainda está obscuro.


Melekh
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Melekh » 01 Jul 2011, 14:09

Adenilson,


a) Sobre bitola das duas linhas é métrica, a angulação pode causar dúvidas, pois não está muito bem definido, logo afirmar ou negar é muito subjetivo.

b) Se considerarmos (hipótese) dos carros na cancela terem sido lançados, em 1895 ou um pouco antes, a possibilidade da foto ser da Cancela poderia ser um fato, pois a E. F. Dom Pedro II -- E.F.C.B. começou tendo duas linhas em seu leito isso em 1875 e em 1896 construiu-se a 3ª linha, posteriormente passou a ter 4 linhas; logo se os autos foram lançados após 1896, você estará coberto de razão.

c) Sobre a questão do morro, realmente a serra poderia ser vista, caso o fotografo tivesse tirado no lado da Arquias Cordeiro – Dias da Cruz, eu mesmo fotografei de lá e constatei esta afirmação. Só que eu me distanciei bastante do muro da ferrovia, justamente para registrar este detalhe, pois fazia na ocasião, a comparação com a foto antiga da rua Medina, a mesma que já analisamos anteriormente. No caso agora discutido, o fotografo já está mais perto da linha e num posicionamento mais próximo do objetivo, o que poderia fechar mais o angulo sobre o “morro”, além do que a foto está um pouco em diagonal.

Também devemos considerar que o local não seja o trecho entre Rua Coração de Maria – Rua Medina, mas sim entre Aristides Caire e Constança Barbosa. Neste caso, teria que ir ao local para melhor comparar.

d) Em relação aos trilhos de bonde, sua observação procede, pois pelas informações obtidas até agora, inclusive pelas postagens de alguns foristas, é isso mesmo.

e) Caso a foto pertença a algum outro ramal ou ferrovia (o que pode ser) eu torno a repetir: Nesse caso, a pessoa que cedeu a foto se enganou ou mentiu. Eu sou um caçador, me pareceu ser uma ótima informação e como costumam dizer os jornalistas, UM FURO DE REPORTAGEM. Imagine uma foto rara do local..

f) a questão não é que a parada Perna de Pau estivesse deslocada, ou para frente ou para trás da cancela, pois estando no mesmo local, não seria possível atravessar a ferrovia como você mesmo diz; mas sim desta parada não ser (possibilidade) entre Coração de Maria – Medina e sim como está no mapa postado de 1911.


No mais, essas minhas palavras não são divergências, mas sim questionamentos para que juntos, esgotemos o Maximo esta questão e assim consigamos trazer aqui uma informação mais precisa.


O que é importante aqui é chegarmos à veracidade dos fatos.
É verdade companheiro a coisa deve ser tão antiga, que ainda está obscuro, mas será por pouco tempo. Eles não contavam com a gente....


Agradeçamos ao Criador dos seres e das coisas que nos tem dado a iluminação e a clareza.


Adenilson
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 07 Jul 2011, 10:56

Oi Melekh e outros foristas!
Tudo bom?
Em relação ao exposto acima, realmente o que tenho mais dúvidas é a questão da bitola das linhas, mas por outro lado, como já disse, eu visitei vários sites de fotos do Rio antigo e os automóveis somente começam a marcar presença nas ruas depois de 1900.
Antes disso deveriam ser tão raros que não apareciam nas fotos.
Os primeiros automóveis tinham rodas parecidas com carroças e acho que o tipo de automóvel que está na cancela, já com pneu convencional, realmente é mais "moderno" que a primeira geração do precioso invento.

Estou na busca pelo possível local da cancela da foto, mesmo tendo um ângulo restrito e desfavorável em relação aos morros ao fundos, os quais já suspeito.

De qualquer forma, peço que o Melekh comente à pessoa que cedeu a foto sobre as minhas indagações para saber se essa pessoa possui alguma outra suspeita. okk


Melekh
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Melekh » 07 Jul 2011, 12:03

Adenilson.
Tudo ótimo!

Você está com uma parcela de razão em relação à colocação de que os primeiros automóveis tinham rodas parecidas com carroças e pesquisando site com fotos de automóveis nas datas 1985/1986 que são as datas prováveis a triplificação e quadrifipicação das linhas da EFCB – Linha do Centro.

Abaixoi as seguintes fotos que se enquadram nestas datas:


Imagem

Imagem


Eu também começo a suspeitar que realmente a foto não seja do local (Parada Perna de Pau) pois analisando mas friamente, alguma coisa não está batendo.
Eu retornarei ao local assim que puder, também tentarei encontrar o morador de Todos os Santos e de quebra, farei contato com outros moradores para colher mais informações.
Quanto a você, qualquer novidade....

Observação: Sua capacidade e meticulosidade poderiam ser melhor aproveitadas em um órgão governamental. Tenho a afirmar e elogiar que graças a sua aptidão (não desmerecendo aqui os companheiros), temos avançado bastante e confesso que sou uma pessoa detalhista, porém encontrei uma pessoa mais criteriosa.
Isso é bom, muito bom
.


Torno a repetir, eles não contavam com a turma do TGVBR.


Adenilson
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 08 Jul 2011, 16:45

Melekh,
Obrigado. Posso considerar isso como um elogio, mas cada pessoa do forum tem um perfil que se destaca, seja você pelo espírito aventureiro, pelo Dado que consegue sintetizar palavras e se fazer entender muito bem, além de desbravar documentos.
Tem o pessoal que entende muito do material rodante como nome de locomotivas, período de fabricação, potência dos motores e etc:

Voltando para a foto, é uma pena que o morro ao fundo seja visto de um ângulo muito pequeno por causa da vegetação em primeiro plano que o cobre.

você não tem outra foto dessa cancela com um ângulo diferente?

Para se ter uma idéia de como dá para descobrir usando os morros, eu vou postar nesse fim de semana uma foto de uma cancela e vou deixar no ar para descobrirem.

Quando voltar de viagem, vou revelar o lugar, o qual consegui descobrir.

Um abraço a todos.


Adenilson
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 10 Jul 2011, 00:57

Oi pessoal,
Eu indaguei o Melekh sobre ter um melhor ângulo da foto da cancela, pois um melhor detalhe dos morros ao fundo poderia revelar o local da foto.
Por isso elaborei uma brincadeira.
Abaixo estou postando 2 fotos de uma cancela e graças ao ângulo e aos morros, consegui descobrir onde era (é).
Vou postar as fotos e vocês vejam se conseguem descobrir onde é.
Quando voltar de viagem, revelo o local.

Imagem

Agora o ângulo no sentido contrário.
Imagem

Outras fotos estão disponíveis no arquivo do Jornal última Hora e o local evidentemente não foi informado.

Mudando de foto e só para encerrar, o morro que aparece ao fundo na foto postada pelo Melekh (vida abaixo) aparece de forma muito discreta por causa dos objetos em primeiro plano e por causa da resolução e é o tipo de foto que até uma mudança de ângulo não mudaria muito o formato do morro só aparecendo a ponta do mesmo.
Em hipótese alguma estou dizendo que o local das fotos acima é da foto abaixo. Estou apenas querendo dizer que se algum morro aparecer com mais detalhe não fica difícil matar a charada.
Por enquanto fico com a opinião que o morro ao fundo na foto abaixo é o morro Engº da Rainha.

Imagem


Um abraço e boa sorte!


Adenilson
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 15 Ago 2011, 10:51

Puxa.
Eu viajei e depois fiquei bastante enrolado, mas tenho lido os fóruns.
Ninguém vai sequer tentar arriscar onde é a passagem de nível nas 2 fotos do arquivo do jornal Última Hora que postei?


Adenilson
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 15 Ago 2011, 11:03

Pessoal.
NOTÍCIA IMPORTANTE SOBRE A ESTAÇÃO TODOS OS SANTOS.

Após uma aprazível partida de futebol sexta a noite onde depois do jogo conversei com 2 amigos que moram no bairro desde a infância, comentei com eles sobre a estação.

Ambos, mas principalmente um deles disseram se lembrar da "falecida", sendo o mais importante:

O detalhe: Um é da minha idade e o outro 2 anos mais velho.
Disse para eles que os livros mencionam que a estação tinha sido desativada no final dos anos 60, portanto, antes do nascimento de ambos.

Eles até concordaram, mas enfatizaram que a estação ficou lá por um tempo e um deles disse que após a ocupação da plataforma por mendigos, a mesma foi demolida, mas não totalmente.
Depois numa segunda etapa, o restante do serviço foi terminado.

Esse colega da minha idade presume que ele tinha uns 4 ou 5 anos de idade e isso foi em 1975 e/ou 1976.
Ele mencionou que a estação praticamente não tinha cobertura. Apenas um telhadinho tipo colonial.
Será??
Será que a cobertura dessa estação não foi modernizada como as outras? Se não foi, por quê?

Será que há muito tempo, a estação já não despertava interesse, uma vez que no final dos anos 30 as coberturas atuais começaram a ser construídas?

Será que ele não está se confundindo em função da tenra idade?

Vou tentar verificar isso mais a fundo.

Uma coisa, eu garanto.
Conforme relatei no início desse fórum, comecei a frequentar o bairro no final de 1979 preparando a minha mudança para o mesmo e nesse ano não havia o menor sinal da estação.

Cheguei a passar pela passagem subterrânea, construída em 1922 ou até 1924, pelos meus estudos e a mesma perdurou até os anos 90 e foi demolida totalmente (lado onde moro) e parcialmente (lado oposto) por ter virado depósito de lixo.
Em 1987, cruzei a passagem subterrânea com um amigo, que chamei por ser mais seguro, e vi uma passagem fétida, escura e muito antiga, em forma de arco (vide meu relato no início desse fórum) e pude ver concretada e também em forma de arco, o acesso a antiga plataforma, entre as linhas 1 e 2, cujo espaço vemos até hoje.

Outra coisa importante é que eles falaram que a estação não era tão alta (lado da Arquias Cordeiro).
Essa parte do bairro foi aterrada para aumentar a altura em função de enchentes.
A rua foi aumentada, mas eles juram que o nível da linha férrea também foi.

Agora analisando a descontinuidade do muro onde seria a grade, faz sentido.
Caso contrário, tal grade, se existiu, seria abaixo do nível do solo da ferrovia.

Tem fundamento mesmo a estação ter sido mais baixo em função do outrora nível mais baixo da ferrovia. :D

Abraço a todos.


Melekh
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Melekh » 15 Ago 2011, 11:40

Adenilson,


A respeito das fotos antigas da cancela... seria Vicente de Carvalho?
Ou seria Turiaçu?


Coloco aqui fotos mais recentes de outras cancelas retiradas do Jornal Extra.

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É isso...

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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 15 Ago 2011, 11:58

Melekh escreveu:Adenilson,


A respeito das fotos antigas da cancela... seria Vicente de Carvalho?
Ou seria Turiaçu?

Pode ser Turiaçu. Não próximo a estação, mas mais adiante há a rua Bernardino de Andrade, a qual parentes meus apelidam de "favelinha da cancela". Essa favelinha margeando a linha férrea foi para o chão com as obras do Parque de Madureira, e consequentemente o vd. de Rocha Miranda ajudou a acabar com o tráfego veicular que outrora deve ter existido.

Coloco aqui fotos mais recentes de outras cancelas retiradas do Jornal Extra.

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É isso...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Adenilson
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 17 Ago 2011, 14:14

André e Melekh.

O local das duas primeiras fotos não é Turiaçú. Nesse fim de semana pretendo revelar onde é.
O "X" da questão dessa foto é mais para provar que se tiver algum morro bem destacado ao fundo, dá para estimar o local de uma foto muito antiga.
O objetivo era usar esse raciocínio para tentar especular onde é o local da cancela que o Melekh postou e que eu coloquei como a 3ª foto da minha postagem.

Um abraço.


Melekh
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Melekh » 17 Ago 2011, 14:26

Um palpite...

Cavalcanti?


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É o que parece..


Adenilson
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 06 Mar 2012, 10:41

ESTAÇÃO TODOS OS SANTOS

Aberta em 1868, ou seja, 21 anos antes da estação do Méier como uma parada pequena e um pouco mais afastada da estação definitiva ampliada.
Leiam comentários.

Essa é uma foto histórica datada de 10/10/1923, pois mostra a Avenida Amaro Cavalcanti apenas 5 anos após a sua abertura e pavimentação. Ao fundo vemos a cobertura da estação de Todos os Santos e mais ao fundo ainda, a torre da Basílica Coração de Maria sendo construída em etapa final.
Essa foto confirma os relatos da construção da Igreja que completou 100 anos em 2010, porém a sua torre teria sido concluída quase 15 anos depois.

Segundo plantas antigas (vide histórico deste tópico), a estação de Todos os Santos original era pequena e possuia pouco mais de 140 m2 e era mais longe do Méier cerca de 100 metros que a estação na sua versão definitiva como mostra a foto.

Essa modernização pode ter acontecido devido à pavimentação da Amaro Cavalcanti, onde do lado desta o terreno e no local original, o terreno era muito mais elevado que a estação, sendo o inverso do outro lado.
Após a modernização e com a nova localização, a diferença do terreno diminuiu.
Provavelmente antes da construção da Amaro Cavalcanti e da modernização da estação, o acesso mais fácil e talvez único era pela Arquias Cordeiro, que na época estava do lado mais desenvolvido do bairro.

Imagem


Adenilson
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 06 Mar 2012, 10:47

Melekh escreveu:Um palpite...

Cavalcanti?


Imagem

Imagem

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Imagem



É o que parece..


Adenilson
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 06 Mar 2012, 11:17

Pessoal,
Eu fiquei devendo muito tempo a resposta da charada: Onde fica esse lugar?
Eu elaborei essa charada devido a foto que o Melekh enviou de uma passagem de nível, mas com poucos detalhes sobre o relevo ao fundo.
Se forem morros com formas peculiares, a charada pode ser morta facilmente.

RESPOSTA: O local das fotos que enviei do ÚLTIMA HORA é no cruzamento da Rua Mário Ferreira com a outrora linha auxiliar proxima a ex-estação de Terra Nova, já depois da mesma em direção a Tomás Coelho.


Imagem


Compare agora a imagem de cima e o prédio ao fundo com o prédio abaixo. Infelizmente o Google earth só mostra a Rua Mário Ferreira na esquina da João Ribeiro, sendo assim, o prédio está muito mais próximo que na foto e atualmente está com pastilhas na fachada, mas é o mesmo (esquina com Rua Jacareí).
Imagem


Vejam a imagem abaixo e depois a foto atual mostrando a mesma direção da rua já depois da linha férrea e se afastando da João Ribeiro.
Imagem

Imagem

Agora depois da linha férrea no sentido da Rua João Ribeiro. Hoje existe uma passarela no local e a passagem de nível não deve existir há muito tempo. A passarela atrapalha a visão do morro ao fundo (referência na foto do última Hora), por isso tive que realizar uma visualização mais afastada da ferrovia.

Estava devendo essa para vocês e agora está tudo dirimido. okk


Imagem


mrony
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por mrony » 09 Mar 2019, 01:57

Brunoraraujo escreveu:
09 Jan 2010, 02:21
Foi a proximidade mesmo. O mesmo aconteceu com a estação do Encantado, muito próximas da Piedade e Eng. Dentro (assim os moradores mais antigos contam por aqui), mas creio que a velocidade seria prejudicada também.
Na verdade o final da estação do que seria a plataforma já seria o Méier...
Meu amigos, meu pai e avô eram da EFCB, York Lannes de Oliveira e Rony Correa de Oliveira...
Morávamos na Piedade e eu cresci ouvindo histórias sobre a linha, sobretudo, sobre a desativação das estações Rocha, Encantado e Todos os Santos...
Então, eis cumpre saltar diretamente aos fatos.
Infelizmente, a decisão foi tomada para que se desse fluidez ao sistema...
As estações com menor representativadade política (digo lobby) dançaram...
Tomemos o caso da Encantado... Posso citar distâncias entre estações reminiscentes ainda menores... Bilheterias de então ainda menores...
Eu ouvi dizer que o corte inicial seria muito maior, incluiria Müller, Derby (já estação da Deodoro), Rocha, Sampaio, Freire, Todos os Santos, Encantado, Quintino e Bento Ribeiro... Aí foi se riscando aqui e acolá e sobraram as 3 estações...
Uma pena, os 3 bairros perderam a suas identidades e viraram meras localidades de bairros vizinhos maiores.
Nessa época houve o rebaixamento de muitas estações como a Pierdade que atendiam trens diretos via Matadouro e Paracambi para meras estações de parada.

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