A Ferrovia do Aço foi projetada na década de 1970 para escoar a produção de minério de ferro de Minas Gerais para a CSN em Volta Redonda/RJ e para a COSIPA em Cubatão/SP. Como o traçado passaria por um terreno muito acidentado, o projeto previa uma quantidade absurda de viadutos e túneis, o maior deles com mais de 8 quilômetros, o que exigiria uma linha duplicada e eletrificada. Apenas o trecho entre Volta Redonda e Itabirito/MG foi construído, sendo que o trecho entre Minas e São Paulo não foi sequer iniciado. Há um trecho de cerca de 30 quilômetros entre o final da Ferrovia do Aço, em Itabirito e Belo Horizonte onde há vários trechos abandonados por onde iriam passar os trens, mas infelizmente ele nunca foi concluído. É bom frisar que o material da eletrificação da ferrovia (locomotivas, transformadores, etc.), importado da Inglaterra e que custou mais de meio bilhão de dólares (valores da época!), apodrece num galpão da antiga RFFSA em Cruzeiro/SP.
Abaixo vão algumas fotos e imagens que eu encontrei na Internet sobre este trecho não concluído, sendo um monumento ao descaso do poder público de nosso país.
01. Viaduto sobre o Rio Arrudas, na divisa entre Belo Horizonte e Sabará.
![Imagem](http://i1016.photobucket.com/albums/af285/FerroviadoAco/JairoNunespanoramio.jpg)
Foto: Jairo Nunes (Panoramio)
02. Teria cerca de 350 metros de comprimento.
![Imagem](http://i1016.photobucket.com/albums/af285/FerroviadoAco/Zezimpanoramio.jpg)
Foto: Zezim (Panoramio)
03. Visto do satélite.
![Imagem](http://i1016.photobucket.com/albums/af285/FerroviadoAco/RioArruda.jpg)
04. Túnel 1, entre Belo Horizonte e Sabará.
![Imagem](http://i1016.photobucket.com/albums/af285/FerroviadoAco/Tnel1guguomaispanoramio.jpg)
Foto: guguomais (Panoramio)
05. Possui cerca de 450 metros de comprimento.
![Imagem](http://i1016.photobucket.com/albums/af285/FerroviadoAco/Tunel1guguomais.jpg)
Foto: guguomais (Panoramio)
06. Trecho entre os túneis 1 e 2.
![Imagem](http://i1016.photobucket.com/albums/af285/FerroviadoAco/entreo1eo2guguomais.jpg)
Foto: guguomais (Panoramio)
07. Trecho entre os túneis 1 e 2 visto do satélite.
![Imagem](http://i1016.photobucket.com/albums/af285/FerroviadoAco/Entreo1eo2.jpg)
08. Túnel 2, com cerca de 2.200 metros de comprimento.
![Imagem](http://i1016.photobucket.com/albums/af285/FerroviadoAco/Entre2e3gugu.jpg)
Foto: gugomais (Panoramio)
09. Trecho entre os túneis 2 e 3.
![Imagem](http://i1016.photobucket.com/albums/af285/FerroviadoAco/Entreo2eo3gugu.jpg)
Foto: guguomais (Panoramio)
10. Traçado da ferrovia entre os túneis 2 e 3.
![Imagem](http://i1016.photobucket.com/albums/af285/FerroviadoAco/Entre2e3PattersonGuerra.jpg)
Foto: Petterson Guerra (Panoramio)
11. Túnel 3, com cerca de 290 metros de comprimento.
![Imagem](http://i1016.photobucket.com/albums/af285/FerroviadoAco/3tunelgugu.jpg)
Foto: guguomais (Panoramio)
12. Trecho entre os túneis 3 e 4. O túnel quatro possui cerca de 220 metros de comprimento e situa-se entre Sabará e Nova Lima.
![Imagem](http://i1016.photobucket.com/albums/af285/FerroviadoAco/entre3e4.jpg)
Foto: gugomais (Panoramio)
13. Visto do satélite, um corte num alto de um morro próximo à Nova Lima/MG, com cerca de 140 metros de extensão.
![Imagem](http://i1016.photobucket.com/albums/af285/FerroviadoAco/CorteNovaLima.jpg)
14. Cortes vistos a partir do satélite, próximo à Itabirito/MG.
![Imagem](http://i1016.photobucket.com/albums/af285/FerroviadoAco/Itabirito.jpg)
15. Terminal Ferroviário de Andaimes, em Itabirito. É aqui onde termina (ou começa) a Ferrovia do Aço. No lado esquerdo é possível ver a entrada de um túnel de cerca de 940 metros de extensão por onde deveriam continuar os trilhos em direção à Belo Horizonte.
![Imagem](http://i1016.photobucket.com/albums/af285/FerroviadoAco/Andaimes.jpg)
16. Já na outra extremidade da Ferrovia do Aço, próximo à Barra Mansa/RJ, jaz este viaduto (o da esquerda), com cerca de 700 metros de extensão.
![Imagem](http://i1016.photobucket.com/albums/af285/FerroviadoAco/JoaoBCReis.jpg)
Foto: João BC Reis (Panoramio)
17. Não consegui maiores informações sobre ele, mas acredito que seria parte de uma interligação entre a Ferrovia do Aço com o Ramal de São Paulo da EFCB, que passa ali por perto.
![Imagem](http://i1016.photobucket.com/albums/af285/FerroviadoAco/BarraMansa.jpg)
Se alguém possuir maiores informações ou fotos sobre este ou eventuais outros trechos da Ferrovia do Aço abandonados, por favor contribua.