================================
Vou dar uma mão pros gauchos, hehe
Trensurb é o o nome do Metro de Porto Alegre, atualmente tem apenas uma linha elevada que liga a capital até a cidade de São Leopoldo, mas já foram anunciadas as obras para extende-lo até Novo Hamburgo. Há também planos e projetos da construção de uma segunda linha, subterrânea, que atenderia os bairros mais densos de Porto Alegre.
Apesar da linha não atender bem a cidade principal (POA), foi uma linha bem pensada, pois passa pela rodoviária, aeroporto e segue por algumas das principais cidades da RM, como Canoas e Novo Hamburgo, com uma linha 2 atendendo os principais bairros da capital ficara muito bom o sistema da RMPOA
Tem bastante informação também no site da empresa, que pra mim é um dos mais completos em relação a informações técnicas: http://www.trensurb.com.br
[..............
Inauguração:02 de março de 1985
Horários: Todos os dias, das 5h às 23h20min
Extensão: 33,8 km
Estações 14
Número de linhas em operação 1
Número de linhas em expansão 1, 9,3 kms (projeto, de S. Leopoldo até N Hamburgo, em verde no mapa)
Número de linhas em projeto: Linha 2, 20 kms
Passageiros Transportados:45.787.217
Headway Variável entre 5 min nos horários de pico até 15 min aos domingos
Frota: 25 Trens Unidades Elétricas (TUEs), cada um com quatro carros, em aço inoxidável
Thread do SSC: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=204985
Próximas inaugurações: ND
Cidades atendidas: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo
Informações e ilustrações retiradas do site da empresas.
===========================================
Citando posts do Aceshigh
POA
estação Mercado
estação Rodoviária
estação São Pedro
estação Aeroporto
Anchieta
CANOAS
Niterói/UniRitter
Fátima
Canoas La Salle
Matias Velho
São Luís/Ulbra
Petrobrás
ESTEIO
Esteio
SAPUCAIA DO SUL
Luis Pasteur
Sapucaia
SÃO LEOPOLDO
Unisinos
São Leopoldo (centro)
Bom, como vocês devem ter percebido, as melhores estações são as de São Leopoldo. As outras estações foram construídas TODAS de uma só vez quando construíram o metro no início dos anos 80... são de um mal gosto terrível. Deviam passar por reformas. As de São Leopoldo foram construídas no meio dos anos 90 e por isso são não só mais bonitas como também mais modernas.
Espero q quando o metrô chegar em Novo Hamburgo, em 2006, construam umas estações bonitas e modernas...
Pelas fotos acho o Metro de Porto Alegre bastante parecido com a linha 3 do metrô de SPesse é o atual fim da linha 1 em São Leopoldo
Dados gerais sobre a extensão a Novo Hamburgo:
• Extensão para Novo Hamburgo:
Trecho São Leopoldo - Novo Hamburgo: 9,3 km em elevado, quatro estações, com aporte total de recursos do Governo Federal.
• Valor global apresentado pelo Consórcio Nova Via (vencedor):
R$ 352 milhões (preço referente a janeiro de 2001).
• Custo médio por km praticado em obras metro-ferroviárias em elevado (preços internacionais):
U$ 30 milhões (trinta milhões de dólares)/km elevado.
• Custo médio por km para implantação do trecho São Leopoldo - Novo Hamburgo, totalmente em elevado, apresentado pelo Consórcio Nova Via (vencedor):
U$ 19,86 milhões (dezenove milhões, oitocentos e sessenta mil dólares)/km elevado.
• Custo médio por km praticado em obras metro-ferroviárias brasileiras em elevado:
- CPTM (SP) - Linha 5 (16% em superfície, 10% subterrâneo e 74% em elevado) = U$ 49,47 milhões/km
- Metrô Belo Horizonte (60% em superfície, 10% subterrâneo e 30% em elevado) = U$ 22,94 milhões/km
- Metrô de Salvador (54% em superfície, 13% subterrâneo e 16% em elevado) = U$ 21,28 milhões/km
• Orçamento:
Desde 2001, a Trensurb deixou de investir mais de R$ 50 milhões no projeto, recursos previstos no orçamento da União, o que permitiria a execução de 14,25% da obra. Recursos previstos nos orçamentos e não utilizados:
- R$ 23,3 milhões em 2001;
- R$ 18,9 milhões em 2002; e,
- R$ 12 milhões em 2003.
• Geração de empregos:
Com as obras em andamento pleno, estima-se que estariam contratados, diretamente, em torno de 1.200 trabalhadores.
• Terminal Rodoviário de Novo Hamburgo:
A Prefeitura Municipal reposicionou o Terminal Intermunicipal para integrá-lo fisicamente à futura Estação Fenac, atendendo solicitação da Trensurb que, por sua vez, comprometeu-se com a execução de obras viárias no entorno, visando um ordenamento do tráfego na região.
• Preço da tarifa:
Tarifa unitária praticada pela Trensurb atualmente: R$ 0,75.
Tarifa do ônibus semi-direto a Porto Alegre praticada atualmente: R$ 3,30.
Tarifa do ônibus direto a Porto Alegre praticada atualmente: R$ 4,70.
• Diminuição no tempo de viagem:
Previsão do tempo de viagem entre Novo Hamburgo e Porto Alegre é de 55 minutos. De ônibus, conforme o tráfego da BR116, este tempo pode chegar a 90 minutos.
• BR-116: Diminuição do número de ônibus circulando nesta via. Diminuição de tráfego. Mais segurança. Menos poluição.
• Nova travessia sobre o Rio dos Sinos: há previsão, no Edital de Licitação, de execução de uma ponte rodoviária sobre o Rio dos Sinos, no prolongamento da Avenida Mauá, facilitando a ligação São Leopoldo - Novo Hamburgo, desafogando as pontes existentes, hoje saturadas pelo intenso tráfego de veículos na região.
• Urbanização no entorno da linha metro-ferroviária:
Assim como em São Leopoldo, há previsão de urbanização do trecho sob elevado com a implantação de áreas de recreação, esportes, estacionamentos, etc.
Pavimentação de diversas vias públicas no entorno das estações.
Transferência de famílias carentes que vivem em áreas de risco ao longo do traçado para loteamentos próximos.
Execução de obras de drenagem pluvial e de saneamento básico próximo à via do trem.
==========================================