BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Matéria] Por Dentro da Obra do Metrô de Ipanema
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
[Matéria] Por Dentro da Obra do Metrô de Ipanema
Por dentro da obra do metrô de Ipanema
04/08/2008 - O Globo Online
A descida ao buraco começa numa kombi e logo o ar quente se faz notar. Quinze metros abaixo do nível do mar, a temperatura média nas obras da estação General Osório do metrô, em Ipanema, é de cerca de 34º. O calor é a primeira sensação de quem visita o local, mas logo dá lugar a outra sensação: a de amplitude. Cerca de 90% das escavações já estão concluídas, segundo o governo do estado. Lá embaixo, é fácil se sentir pequeno diante das grandes dimensões dos túneis, que têm cerca de 22 metros de altura (o equivalente a um edifício de 7 andares) por 26 metros de largura.
Ao mesmo tempo em que alguns operários trabalham na preparação das próximas detonações (são pelo menos duas por dia, de intensidades diferentes, precedidas pelo toque de três sirenes), com a colocação de explosivos, outros atuam no que será a plataforma de embarque, cuja estrutura já é perceptível. São cerca de 500 funcionários (entre pessoal de apoio e operários) trabalhando em três turnos para cumprir o prazo de entrega da estação, prevista para ser inaugurada às 11h do dia 17 de dezembro de 2009.
Veja as fotos da escavação
- Já estamos na fase de execução das estruturas de concreto dentro do corpo da estação - afirma Luiz Moreira, engenheiro da Rio Trilhos, ligada à Secretaria Estadual de Transportes, que informou ainda que uma manta está sendo colocada nas paredes dos túneis para conduzir água para canaletas. Ele garante que o prazo será cumprido e que as obras estão em dia.
A distância entre as estações General Osório e Cantagalo é de apenas 800 metros. Se por um lado General Osório é mais superficial que Cantagalo, por outro, será mais ampla:
- Pelo tipo de operação que ela vai ter, durante algum tempo, como estação terminal, General Osório vai ter dimensões muito maiores. Ela tem inclusive três plataformas de embarque e tem três acessos. A estação Cantagalo, embora assemelhada tecnicamente, por ser uma escavação em rocha, tem basicamente um único acesso, que passa por baixo da Rua Pompeu Loureiro, com a saída Xavier da Silveira e a praça. Em General Osório, teremos as saídas Sá Ferreira, Jangadeiros e Teixeira de Melo - disse o engenheiro Luiz Moreira, que informou que a praça General Osório terá uma passagem para a saída dos passageiros.
Nas saídas para a Jangadeiros e para a Teixeira de Melo ainda é preciso escavar cerca de 30 metros. Das saídas da estação General Osório, a que está em estado mais adiantado é a da Rua Sá Ferreira, pois é o único túnel em que, de baixo, já é possível ver o céu. Operários trabalham em estruturas metálicas que depois vão permitir a colocação de escadas rolantes.
As obras na saída Sá Ferreira, aliás, chamam atenção pela proximidade com os prédios vizinhos, e tomam todo a pista de rolamento da via. Como não podem entrar em suas garagens, moradores da Sá Ferreira cadastrados estão tendo estacionamento pago pelo governo do estado.
Engenheiros encontraram desafios na escavação
Escavar um morro para construir o metrô é menos complicado que perfurar o solo por baixo de ruas da cidade, em cima das quais há bairros inteiros, na opinião de Ana Flávia Azeredo, engenheira da Rio Trilhos.
- É mais rápido, tem menos custo, mais segurança e causa menos transtornos para os vizinhos - disse.
No entanto, os engenheiros encontraram desafios durante a obra. Apesar de ser feita uma sondagem prévia para analisar o tipo de solo que terá de ser perfurado, no túnel que dá acesso à Rua Sá Ferreira, os operários encontraram um tipo de solo diferente, com obstáculos e blocos de pedra. Por isso, a maneira de executar o trabalho teve que ser alterada e foi necessário redobrar os cuidados com a escavação, que aconteceu de forma paulatina e cuidadosa. O formato da saída para a rua também teve que ser alterado: os passageiros iriam passar por uma entrada retangular, mas, com a mudança, a entrada passou a ter a forma de dois círculos.
População pode visitar as obras
Visitas públicas à obra do metrô acontecem a cada último domingo do mês, sempre na parte da manhã, normalmente a partir das 9h e em grupos de até 70 pessoas. A próxima será no dia 31 de agosto. Os interessados podem se inscrever pelos números: 2521-0289 ou 2227-0337, ou chegar alguns minutos antes do início de cada visita ao ponto de encontro, na rua Piragibe Frota Aguiar, que fica próximo à rua Jangadeiros e ao Hospital de Ipanema.
Além da inscrição pelo telefone, os interessados também podem procurar as três Centrais de Atendimento à Comunidade (CAC), que ficam na Praça General Osório, em Ipanema; na esquina das ruas Barata Ribeiro e Gastão Baiana, em Copacabana, e na esquina da Rua Sá Ferreira com a Bulhões de Carvalho, no mesmo bairro.
04/08/2008 - O Globo Online
A descida ao buraco começa numa kombi e logo o ar quente se faz notar. Quinze metros abaixo do nível do mar, a temperatura média nas obras da estação General Osório do metrô, em Ipanema, é de cerca de 34º. O calor é a primeira sensação de quem visita o local, mas logo dá lugar a outra sensação: a de amplitude. Cerca de 90% das escavações já estão concluídas, segundo o governo do estado. Lá embaixo, é fácil se sentir pequeno diante das grandes dimensões dos túneis, que têm cerca de 22 metros de altura (o equivalente a um edifício de 7 andares) por 26 metros de largura.
Ao mesmo tempo em que alguns operários trabalham na preparação das próximas detonações (são pelo menos duas por dia, de intensidades diferentes, precedidas pelo toque de três sirenes), com a colocação de explosivos, outros atuam no que será a plataforma de embarque, cuja estrutura já é perceptível. São cerca de 500 funcionários (entre pessoal de apoio e operários) trabalhando em três turnos para cumprir o prazo de entrega da estação, prevista para ser inaugurada às 11h do dia 17 de dezembro de 2009.
Veja as fotos da escavação
- Já estamos na fase de execução das estruturas de concreto dentro do corpo da estação - afirma Luiz Moreira, engenheiro da Rio Trilhos, ligada à Secretaria Estadual de Transportes, que informou ainda que uma manta está sendo colocada nas paredes dos túneis para conduzir água para canaletas. Ele garante que o prazo será cumprido e que as obras estão em dia.
A distância entre as estações General Osório e Cantagalo é de apenas 800 metros. Se por um lado General Osório é mais superficial que Cantagalo, por outro, será mais ampla:
- Pelo tipo de operação que ela vai ter, durante algum tempo, como estação terminal, General Osório vai ter dimensões muito maiores. Ela tem inclusive três plataformas de embarque e tem três acessos. A estação Cantagalo, embora assemelhada tecnicamente, por ser uma escavação em rocha, tem basicamente um único acesso, que passa por baixo da Rua Pompeu Loureiro, com a saída Xavier da Silveira e a praça. Em General Osório, teremos as saídas Sá Ferreira, Jangadeiros e Teixeira de Melo - disse o engenheiro Luiz Moreira, que informou que a praça General Osório terá uma passagem para a saída dos passageiros.
Nas saídas para a Jangadeiros e para a Teixeira de Melo ainda é preciso escavar cerca de 30 metros. Das saídas da estação General Osório, a que está em estado mais adiantado é a da Rua Sá Ferreira, pois é o único túnel em que, de baixo, já é possível ver o céu. Operários trabalham em estruturas metálicas que depois vão permitir a colocação de escadas rolantes.
As obras na saída Sá Ferreira, aliás, chamam atenção pela proximidade com os prédios vizinhos, e tomam todo a pista de rolamento da via. Como não podem entrar em suas garagens, moradores da Sá Ferreira cadastrados estão tendo estacionamento pago pelo governo do estado.
Engenheiros encontraram desafios na escavação
Escavar um morro para construir o metrô é menos complicado que perfurar o solo por baixo de ruas da cidade, em cima das quais há bairros inteiros, na opinião de Ana Flávia Azeredo, engenheira da Rio Trilhos.
- É mais rápido, tem menos custo, mais segurança e causa menos transtornos para os vizinhos - disse.
No entanto, os engenheiros encontraram desafios durante a obra. Apesar de ser feita uma sondagem prévia para analisar o tipo de solo que terá de ser perfurado, no túnel que dá acesso à Rua Sá Ferreira, os operários encontraram um tipo de solo diferente, com obstáculos e blocos de pedra. Por isso, a maneira de executar o trabalho teve que ser alterada e foi necessário redobrar os cuidados com a escavação, que aconteceu de forma paulatina e cuidadosa. O formato da saída para a rua também teve que ser alterado: os passageiros iriam passar por uma entrada retangular, mas, com a mudança, a entrada passou a ter a forma de dois círculos.
População pode visitar as obras
Visitas públicas à obra do metrô acontecem a cada último domingo do mês, sempre na parte da manhã, normalmente a partir das 9h e em grupos de até 70 pessoas. A próxima será no dia 31 de agosto. Os interessados podem se inscrever pelos números: 2521-0289 ou 2227-0337, ou chegar alguns minutos antes do início de cada visita ao ponto de encontro, na rua Piragibe Frota Aguiar, que fica próximo à rua Jangadeiros e ao Hospital de Ipanema.
Além da inscrição pelo telefone, os interessados também podem procurar as três Centrais de Atendimento à Comunidade (CAC), que ficam na Praça General Osório, em Ipanema; na esquina das ruas Barata Ribeiro e Gastão Baiana, em Copacabana, e na esquina da Rua Sá Ferreira com a Bulhões de Carvalho, no mesmo bairro.
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MODERADOR - CARGAS
- Mensagens: 905
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
Muito bom, com direito a visita agendada para tirar fotos, ops... conhecer as obras!!! :shock:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Essa pátio é em frente à praça General Osório, onde tem a famosa Feira Hippie aos domingos e lá tem uma baiana que faz o melhor acarajé que eu já comi na vida
Muito boas as fotos... Essa estação vai ficar o máximo. E no dia da inauguração eu estarei lá !
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante