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Aceleração nos motores
Moderadores: AGV, Francis, Vicente
Aceleração nos motores
Bom dia,
Estou fazendo uma pesquisa técnica sobre o transporte metropolitano e recorro a este site para o esclarecimento de algumas dúvidas:
Através da minha pesquisa vi que os vagões dos metrôs possuem uma balança que mede o peso dos usuários do vagão, mas para efeito de aceleração e velocidade existem outras forças que devem ser consideradas como por exemplo o peso fixo do carro, rodas chassis carcaça e tudo mais. Existe um motor por eixo e eu presumo que o peso total é calculado por um sistema eletrônico e a aceleração que deve ser dada aos motores é feita a partir deste cálculo. Minha dúvida é: O sistema calcula o peso total de todos os vagões e o distribui igualmente pelo numero de motores existentes na composição (presumidamente um para cada eixo) ou ele calcula o peso por vagão e aplica a aceleração nos motores individualmente baseando-se no peso daquele vagão?
Agradeço antecipadamente.
Carlos A. Rabelo
Estou fazendo uma pesquisa técnica sobre o transporte metropolitano e recorro a este site para o esclarecimento de algumas dúvidas:
Através da minha pesquisa vi que os vagões dos metrôs possuem uma balança que mede o peso dos usuários do vagão, mas para efeito de aceleração e velocidade existem outras forças que devem ser consideradas como por exemplo o peso fixo do carro, rodas chassis carcaça e tudo mais. Existe um motor por eixo e eu presumo que o peso total é calculado por um sistema eletrônico e a aceleração que deve ser dada aos motores é feita a partir deste cálculo. Minha dúvida é: O sistema calcula o peso total de todos os vagões e o distribui igualmente pelo numero de motores existentes na composição (presumidamente um para cada eixo) ou ele calcula o peso por vagão e aplica a aceleração nos motores individualmente baseando-se no peso daquele vagão?
Agradeço antecipadamente.
Carlos A. Rabelo
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- ADMINISTRADOR
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- Registrado em: 23 Fev 2009, 23:16
- Localização: São Paulo / SP
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Re: Aceleração nos motores
Carlos, eu levei sua dúvida pro grupo dos administradores do TGVBR lá no WhatsApp e o Vicente respondeu ela, então transcrevo abaixo exatamente o que ele falou:
"Pelo que eu sei funciona assim: Os trens do Metrô de São Paulo, não sei como são os do Rio, não sei como são os outros, eles não possuem uma balança, mas eles possuem um sensor de peso similar aos das balanças que chama-se célula de carga... Esse sensor sente o peso da caixa e dos passageiros que estão dentro do carro e ele faz um calculo pra fazer o nivelamento do trem, pra manter a pressão da bolsa de ar da suspensão e manter o trem nivelado com a plataforma, não tem nada a ver com a aceleração. A aceleração é outro sistema completamente independente... O que acontece: O motor elétrico tem como característica torque instantâneo, ele tem torque total no momento do início da aceleração, você aplica qualquer aceleração, o torque é constante, isso na engenharia a gente chama de curva de torque plana. O motor elétrico do trem, conforme ele da a partida, ele tem um sistema de anti-patinação, ele tem um tipo de "ABS", vamos chamar assim, de um controle de tração que percebe: Se na saída o trem ameaçar patinar, ele corta a tração e vai modulando isso até ele ter a aceleração igual entre todos os carros, é isso que garante a aceleração igual entre todos os carros, você tem um sistema de anti-patinação no próprio controle de aceleração do trem, ele percebe que vai patinar e corta."
Todos os créditos da explicação ao Vicente!
Atenciosamente,
Igor Isaias Banlian
"Pelo que eu sei funciona assim: Os trens do Metrô de São Paulo, não sei como são os do Rio, não sei como são os outros, eles não possuem uma balança, mas eles possuem um sensor de peso similar aos das balanças que chama-se célula de carga... Esse sensor sente o peso da caixa e dos passageiros que estão dentro do carro e ele faz um calculo pra fazer o nivelamento do trem, pra manter a pressão da bolsa de ar da suspensão e manter o trem nivelado com a plataforma, não tem nada a ver com a aceleração. A aceleração é outro sistema completamente independente... O que acontece: O motor elétrico tem como característica torque instantâneo, ele tem torque total no momento do início da aceleração, você aplica qualquer aceleração, o torque é constante, isso na engenharia a gente chama de curva de torque plana. O motor elétrico do trem, conforme ele da a partida, ele tem um sistema de anti-patinação, ele tem um tipo de "ABS", vamos chamar assim, de um controle de tração que percebe: Se na saída o trem ameaçar patinar, ele corta a tração e vai modulando isso até ele ter a aceleração igual entre todos os carros, é isso que garante a aceleração igual entre todos os carros, você tem um sistema de anti-patinação no próprio controle de aceleração do trem, ele percebe que vai patinar e corta."
Todos os créditos da explicação ao Vicente!
Atenciosamente,
Igor Isaias Banlian
Re: Aceleração nos motores
Prezado Igor
Agradeço enormemente a atenção dada à pergunta, como também ao Vicente cuja resposta foi muito esclarecedora.
Então se entendi:
As balanças não tem nada a ver com a aceleração dos carros. A aceleração é resolvida através de um sistema tipo ABS que controla o torque do motor simplesmente evitando a patinação das rodas.
Muitíssimo obrigado a vocês pela atenção.
Gostei muito do fórum e me manterei em contato!
Abraços!
Agradeço enormemente a atenção dada à pergunta, como também ao Vicente cuja resposta foi muito esclarecedora.
Então se entendi:
As balanças não tem nada a ver com a aceleração dos carros. A aceleração é resolvida através de um sistema tipo ABS que controla o torque do motor simplesmente evitando a patinação das rodas.
Muitíssimo obrigado a vocês pela atenção.
Gostei muito do fórum e me manterei em contato!
Abraços!
Extensão de carros no metro
Olá Pessoal!
Recorro novamente a este forum para esclarecer algumas dúvidas que tenho sobre o funcionamento do metro. Minha pergunta é simples e sei que é idiota para um técnico no assunto, mas eu apenas gostaria de saber quais são os impedimentos técnicos que impedem de se fazer um metro com 8 carros controlando as paradas e as aberturas das portas dos conjuntos de 4 carros?
Desde já agradeço.
Recorro novamente a este forum para esclarecer algumas dúvidas que tenho sobre o funcionamento do metro. Minha pergunta é simples e sei que é idiota para um técnico no assunto, mas eu apenas gostaria de saber quais são os impedimentos técnicos que impedem de se fazer um metro com 8 carros controlando as paradas e as aberturas das portas dos conjuntos de 4 carros?
Desde já agradeço.
-
- Mantenedor
- Mensagens: 282
- Registrado em: 02 Out 2009, 16:38
- Localização: São Paulo (Capital)
- Contato:
Re: Aceleração nos motores
Olá, Rabelo, tudo bem?
Não sei se compreendi muito bem sua questão. Até porque o antigo Budd (série A) da Companhia do Metropolitano de São Paulo era composto por três trens de dois carros cada e o trem chefe controlava sem problemas a operação dos outros trens engatados. Exceto pelo fato d'o metrô paulistano ser projetado para usar seis carros, em nada impediria que outros sistemas em que são usados oito carros (como a CPTM, por exemplo) tenham seus sistemas controlados pelo trem líder.
No caso da CPTM, pelo que eu saiba, isso só não acontece puramente pelo fato de que os sistemas de sinalização da CPTM não têm (ao menos não ainda) todos os recursos presentes na Companhia do Metropolitano de São Paulo, tais como a PP (Parara Programada), p.ex. Algumas linhas da CPTM contam com alguma forma de ATO (acho que estavam instalando CBTC, também, mas confesso que estou por fora), mas boa parte da malha ainda roda apenas sobre ATC, se não me engano.
Mas veja se é esta mesma sua dúvida, que aí repasso para o grupo.
Att.,
-trp
Não sei se compreendi muito bem sua questão. Até porque o antigo Budd (série A) da Companhia do Metropolitano de São Paulo era composto por três trens de dois carros cada e o trem chefe controlava sem problemas a operação dos outros trens engatados. Exceto pelo fato d'o metrô paulistano ser projetado para usar seis carros, em nada impediria que outros sistemas em que são usados oito carros (como a CPTM, por exemplo) tenham seus sistemas controlados pelo trem líder.
No caso da CPTM, pelo que eu saiba, isso só não acontece puramente pelo fato de que os sistemas de sinalização da CPTM não têm (ao menos não ainda) todos os recursos presentes na Companhia do Metropolitano de São Paulo, tais como a PP (Parara Programada), p.ex. Algumas linhas da CPTM contam com alguma forma de ATO (acho que estavam instalando CBTC, também, mas confesso que estou por fora), mas boa parte da malha ainda roda apenas sobre ATC, se não me engano.
Mas veja se é esta mesma sua dúvida, que aí repasso para o grupo.
Att.,
-trp
Re: Aceleração nos motores
Oi Pedro,
Obrigado por sua Resposta. Vou tentar explicar melhor.
Talvez eu tenha chamado vagão de carro, para simplificar vamos chamar tudo de vagão ok?
Os trens do metro de São Paulo são compostos por 4 vagões, com 4 portas cada um, ligados um ao outro. No meu ponto de vista existe uma parte do primeiro vagão onde fica o maquinista que opera o trem, esta visão é simplória eu sei, mas serve para explicar meu ponto de vista.
Minha pergunta é:
porque não criam um metro com 8 vagões (de 4 portas cada um) ?
As paradas na plataforma seriam feitas em 2 etapas: na primeira etapa abrem-se as portas dos primeiros 4 vagões e os outros vagões ficam com as portas fechadas, os passageiros deste vagões saem e os que estiverem na plataforma entram nestes vagões. Na segunda etapa, fecham-se as portas destes 4 vagões iniciais, o trem anda um pouco para a frente para posicionar os 4 últimos vagões na plataforma. abrem-se as portas destes 4 vagões finais ficando as portas dos 4 vagões iniciais fechadas, novamente os passageiros entram e saem destes vagões. Depois disso o trem seguiria para a próxima estação. Isso dobraria a capacidade do metro não é? Sei que é uma ideia simples e deve haver bons motivos que impossibilitam sua implementação. Gostaria de saber estes motivos.
Mutíssimo obrigado pela sua atenção!
Obrigado por sua Resposta. Vou tentar explicar melhor.
Talvez eu tenha chamado vagão de carro, para simplificar vamos chamar tudo de vagão ok?
Os trens do metro de São Paulo são compostos por 4 vagões, com 4 portas cada um, ligados um ao outro. No meu ponto de vista existe uma parte do primeiro vagão onde fica o maquinista que opera o trem, esta visão é simplória eu sei, mas serve para explicar meu ponto de vista.
Minha pergunta é:
porque não criam um metro com 8 vagões (de 4 portas cada um) ?
As paradas na plataforma seriam feitas em 2 etapas: na primeira etapa abrem-se as portas dos primeiros 4 vagões e os outros vagões ficam com as portas fechadas, os passageiros deste vagões saem e os que estiverem na plataforma entram nestes vagões. Na segunda etapa, fecham-se as portas destes 4 vagões iniciais, o trem anda um pouco para a frente para posicionar os 4 últimos vagões na plataforma. abrem-se as portas destes 4 vagões finais ficando as portas dos 4 vagões iniciais fechadas, novamente os passageiros entram e saem destes vagões. Depois disso o trem seguiria para a próxima estação. Isso dobraria a capacidade do metro não é? Sei que é uma ideia simples e deve haver bons motivos que impossibilitam sua implementação. Gostaria de saber estes motivos.
Mutíssimo obrigado pela sua atenção!
-
- Mantenedor
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- Registrado em: 02 Out 2009, 16:38
- Localização: São Paulo (Capital)
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Re: Aceleração nos motores
Olá, Rabelo...
Se bem compreendo, você basicamente duplica o tamanho dos trens (ou quase isso) e faz a parada em duas etapas.
Bem, a ideia é, de fato, simples. Mas só posso imaginar que a execução seja um tanto quanto complexa. Por quê? Por vários motivos. Um trem que pare e acelere duas vezes impõe mais desgaste aos freios e rodeiros. Além disso, exigiria um sistema mais complexo de controle das portas. Isso sem mencionar que provavelmente interferiria com o tamanho das seções de sinalização.
De memória, não me recordo de nenhum sistema que o faça. Mas preciso fazer uma pesquisa um pouco melhor a respeito, talvez.
Se bem compreendo, você basicamente duplica o tamanho dos trens (ou quase isso) e faz a parada em duas etapas.
Bem, a ideia é, de fato, simples. Mas só posso imaginar que a execução seja um tanto quanto complexa. Por quê? Por vários motivos. Um trem que pare e acelere duas vezes impõe mais desgaste aos freios e rodeiros. Além disso, exigiria um sistema mais complexo de controle das portas. Isso sem mencionar que provavelmente interferiria com o tamanho das seções de sinalização.
De memória, não me recordo de nenhum sistema que o faça. Mas preciso fazer uma pesquisa um pouco melhor a respeito, talvez.
Re: Aceleração nos motores
Buenas Rabelo! Aliás feliz 2021! heheRabelo escreveu: ↑09 Dez 2020, 12:06Oi Pedro,
Obrigado por sua Resposta. Vou tentar explicar melhor.
Talvez eu tenha chamado vagão de carro, para simplificar vamos chamar tudo de vagão ok?
Os trens do metro de São Paulo são compostos por 4 vagões, com 4 portas cada um, ligados um ao outro. No meu ponto de vista existe uma parte do primeiro vagão onde fica o maquinista que opera o trem, esta visão é simplória eu sei, mas serve para explicar meu ponto de vista.
Minha pergunta é:
porque não criam um metro com 8 vagões (de 4 portas cada um) ?
As paradas na plataforma seriam feitas em 2 etapas: na primeira etapa abrem-se as portas dos primeiros 4 vagões e os outros vagões ficam com as portas fechadas, os passageiros deste vagões saem e os que estiverem na plataforma entram nestes vagões. Na segunda etapa, fecham-se as portas destes 4 vagões iniciais, o trem anda um pouco para a frente para posicionar os 4 últimos vagões na plataforma. abrem-se as portas destes 4 vagões finais ficando as portas dos 4 vagões iniciais fechadas, novamente os passageiros entram e saem destes vagões. Depois disso o trem seguiria para a próxima estação. Isso dobraria a capacidade do metro não é? Sei que é uma ideia simples e deve haver bons motivos que impossibilitam sua implementação. Gostaria de saber estes motivos.
Mutíssimo obrigado pela sua atenção!
Não duvido que algum sistema pelo mundo adotasse algo desta forma em função de tanta coisa "diferente" que se adota por aí em tanto segmento..só teria de se analizar se o custo de forma geral, compensaria a vantagem.
No caso exemplificado, os trens do Metrô possuem 6 carros, como sabemos e neste caso não faria sentido adicionar 2 carros pra ficarem "sobrando" fora da plataforma pra depois alinhar e prestar serviço e, obviamente o contrário é que ocorre por exemplo na CPTM. Lá há plataformas pra trens de até 12 carros, como o hoje antigo "Fepasão", que era composto por dois trens de 6 carros
Re: Aceleração nos motores
Pelo o que vejo existem muitos detalhes a serem verificados é realmente muito complexo!!
Obrigado a todos pelas respostas!!
Obrigado a todos pelas respostas!!
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