[Notícia] Mais dois trens modernizados para a Linha 11

Notícias da CPTM

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

[Notícia] Mais dois trens modernizados para a Linha 11

Mensagem não lida por Tiago Costa » 11 Set 2008, 12:42

TRECHO GUAIANAZES-ESTUDANTES GANHA REFORÇO DE DOIS TRENS MODERNIZADOS
A CPTM colocou em operação no trecho entre Guianazes e Estudantes, da Linha 11-Coral [Luz-Estudantes], dois trens totalmente modernizados. As composições, da série 4.400, de seis vagões cada, contam com itens de acessibilidade, além de melhorias de conforto e segurança para os usuários das cidades da Região do Alto Tietê atendidas pela linha: Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes.

Até o final deste ano, toda a frota entre Guaianazes e Estudantes será composta por trens modernizados. As unidades entregues somam-se aos 15 trens já recuperados para a Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana] e aos 2 para a Linha 7-Rubi [Luz-Francisco Morato], subindo para 21 o total de trens recuperados pela CPTM.

As melhorias fazem parte do Plano de Expansão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, no qual o Estado de São Paulo está investindo R$ de 19 bilhões até 2010. Uma das principais metas é transformar 160 km de linhas da CPTM em qualidade de metrô de superfície. Com esses empreendimentos, a previsão é diminuir o tempo médio de viagem em 25% no sistema metroferroviário e ampliar em 55% o número de passageiros transportados sobre trilhos, melhorando diretamente a qualidade de vida das pessoas.

Trem série 4.400
O trem da série 4.400 [em operação desde 1981], de seis vagões e capacidade para 1.600 passageiros, passou por profunda reforma. As partes externas e internas dos carros receberam pintura. Todos os bancos e janelas foram substituídos e o piso recuperado com novo revestimento. As portas ganharam sistema mecânico de travamento, impedindo a sua abertura indevida, e itens de acessibilidade foram incluídos, a exemplo do sinal luminoso indicativo de abertura e fechamento de portas para pessoas com deficiência auditiva. A parte externa das portas adquiriu estribos para diminuir o vão entre o trem e a plataforma.

Os sistemas de freio, os motores de tração, alternadores e circuitos auxiliares passaram por revisão geral incluindo a troca de componentes danificados. O trem conta, ainda, com novo registrador de eventos, uma espécie de "caixa preta". Houve também a instalação de um dispositivo de lubrificação dos frisos das rodas para diminuir o desgaste dessas e dos trilhos. Os serviços foram realizados pelo consórcio T’Trans/MPE.

Frota mais moderna
O Programa de Modernização dos Trens, da CPTM, envolve a reforma de 45 composições. O projeto é realizado em etapas e tem conclusão prevista para 2010. Juntamente com outros projetos de modernização da malha, as melhorias na frota têm como principal objetivo possibilitar a redução dos intervalos, proporcionando mais conforto, confiabilidade e regularidade na prestação de serviços aos usuários.

Fonte: CPTM - Notícias
Link: http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/we ... DNews=4993


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 11 Set 2008, 16:23

Tomara que não os desloquem para a 12...


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Mensagem não lida por Vidal » 11 Set 2008, 23:47

A Linha 12 - Safira já conta com todos os trens reformados?

Esses dois novos TUEs série 4400, que prestam excelente serviço na Linha 12, vêm em boa hora. A frota da Linha 11 - Coral ainda conta com muitos trens sem reforma, portanto, a ansiedade é que cheguem os TUEs reformados o mais rápido possível.

De certa forma, atitudes como essa aumentam a auto-estima dos usuários e inibem mais depredações.
Editado pela última vez por Vidal em 12 Set 2008, 07:21, em um total de 1 vez.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 12 Set 2008, 01:37

Já, e alguns trens da Linha 11 reformados rodam na Linha 12 também. Por outro lado, na Linha 12 já não circula nenhum trem sem reforma (só aquele trem que foi reformado há mais de 10 anos). Daí a preocupação do caco em relação à permanência dos trens não reformados na Linha 11. Eu acho que vai acontecer o seguinte: quanto mais os trens reformados forem chegando, mais veremos eles rodando em ambas as linhas (tanto TUEs da Linha 12 na Linha 11 quanto TUEs da Linha 11 na Linha 12). Já quanto aos trens sem reforma, realmente acho que eles só vão circular na Linha 11, pois é "proibido" rodarem trens sem reforma na Linha 12. Eu preferia que não fosse assim, mas ainda bem que essa situação não vai durar muito mais tempo, pois a quantidade de trens sem reforma já é menos que 9.


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 12 Set 2008, 14:35

^^ no Diário de Mogi há uma reportagem dizendo que até o fim deste ano (2008) a Linha 11 (Guaianazes-Estudantes) contará apenas com trens reformados. Tomara.

Quarta-feira fiz o trejeto Estudantes-Brás Cubas-Estudantes e não vi nenhum reformado (nos dois sentidos).


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Mensagem não lida por Vidal » 12 Set 2008, 23:01

Ótimo, a população de Ferraz, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes agradece. Há poucos meses atrás, a transição para a banda B da Linha 11 - Coral era como um choque. Agora, tais reformas já acentuam isso.

Na última vez que eu embarquei na banda B, há cerca de um mês (fui de Guaianazes até Antônio Gianetti Neto), peguei o 21º trem reformado, que também era um TUE Série 4400. Para voltar, contudo, um TUE série 1600.


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 15 Set 2008, 13:55

Ontem fui à São Paulo de carro e na ida e na volta fiquei parado aguardando o trem passar na passagem de nível da Praça Sacadura Cabral, no centro de Mogi das Cruzes. Para minha surpresa as duas composições eram reformadas: o 11º de manhã e o à noite.


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 16 Set 2008, 10:59

cacobianchi escreveu:Ontem fui à São Paulo de carro e na ida e na volta fiquei parado aguardando o trem passar na passagem de nível da Praça Sacadura Cabral, no centro de Mogi das Cruzes. Para minha surpresa as duas composições eram reformadas: o 11º de manhã e o à noite.
Ontem Peguei o 22º ( que por sinal n tem adesivo) , às 20:06 em Brás, cheguei em USL às 22:28 :P


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 17 Set 2008, 01:37

haiser escreveu:
cacobianchi escreveu:Ontem fui à São Paulo de carro e na ida e na volta fiquei parado aguardando o trem passar na passagem de nível da Praça Sacadura Cabral, no centro de Mogi das Cruzes. Para minha surpresa as duas composições eram reformadas: o 11º de manhã e o à noite.
Ontem Peguei o 22º ( que por sinal n tem adesivo) , às 20:06 em Brás, cheguei em USL às 22:28 :P
Eu peguei o K04 (2013/16) para Guaianazes, e ele tirou racha com o 22º (4406/16) às 17:20 entre Brás e Tatuapé sentido Calmon Viana.

OFF: O F22 (15º reformado, Série 5550) rodou na banda B. o0 o0 o0


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 17 Set 2008, 14:25

Sergio... os maquinistas da 12 tão abusando bastante do 22º!!!! No dia que peguei ele , ele saiu juntinho com o 2000 , só foi ultrapassado quando tava perto de TAT!!!! e não creio que o 2000 tava com restrição , pois o 4400 tava rapido demais!!!!


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 17 Set 2008, 14:28

haiser escreveu:Sergio... os maquinistas da 12 tão abusando bastante do 22º!!!! No dia que peguei ele , ele saiu juntinho com o 2000 , só foi ultrapassado quando tava perto de TAT!!!! e não creio que o 2000 tava com restrição , pois o 4400 tava rapido demais!!!!
Aproveitando os últimos momentos de operação em modo manual...


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 17 Set 2008, 17:12

Hoje de manhãzinha andei no reformado nº 2 (entregue em agosto de 2006) entre Brás Cubas e Mogi das Cruzes. Infelizmente a composição está com quase todos os vidros totalmente riscados pelos (maus) usuários.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 17 Set 2008, 17:16

Infelizmente, os primeiros trens reformados estão em estado lamentável. Já os últimos da época em que eu tinha pegado (acima do décimo) estavam muito bons, quando eu tinha pegado (há alguns meses). Espero voltar em breve lá para ver como eles estão.


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 17 Set 2008, 17:41

Agora poco peguei o 2000 na luz .. .chegando em Bras sai correndo pra pegar o 11º ... mas não deu , dai voltei pro 2000 , quase fiquei preso na porta, .... filmei o trajeto até o tatuapé ... e o 11º ganhou x_x..... tentei correr a tempo para pegar ele, mas nao deu. realmente tao aproveitando os ultimos dias de manual hahahahahahah

Depois , coincidentemente peguei o 22º em TAT , e como é recem reformado. , mais uma vez abusaram.


Solidão do CTC com os dias contados!


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 17 Set 2008, 17:56

cacobianchi escreveu:Hoje de manhãzinha andei no reformado nº 2 (entregue em agosto de 2006) entre Brás Cubas e Mogi das Cruzes. Infelizmente a composição está com quase todos os vidros totalmente riscados pelos (maus) usuários.
Tiago Costa escreveu:Infelizmente, os primeiros trens reformados estão em estado lamentável. Já os últimos da época em que eu tinha pegado (acima do décimo) estavam muito bons, quando eu tinha pegado (há alguns meses). Espero voltar em breve lá para ver como eles estão.
Na verdade, o estado deles, logo depois da "reforma" já não era nada bom, já que a "reforma" dessas primeiras unidade foi mais uma revisão geral e uma pinturinha aqui e ali.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 17 Set 2008, 18:49

Ah, é por isso então. Uma pena, porque a reforma dos últimos trens foi mesmo uma reforma, e eu gostei muito do jeito que eles ficaram.


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 18 Set 2008, 02:52

haiser escreveu:Sergio... os maquinistas da 12 tão abusando bastante do 22º!!!! No dia que peguei ele , ele saiu juntinho com o 2000 , só foi ultrapassado quando tava perto de TAT!!!! e não creio que o 2000 tava com restrição , pois o 4400 tava rapido demais!!!!
Nesse dia, o Expresso ganhou. Mesmo assim, tá difícil segurar os Sukitinhas, Eletrocarros e Batomuchis na 12! hahaha

Qualquer coisa, é só rodar com o ATC neutralizado que o maquinista pode "descer a mão" no controlador mestre! hehe

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “News CPTM”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante