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Budd/Mafersa - Linha 1
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Budd/Mafersa - Linha 1
Fabricação:
Mafersa
Características gerais dos carros
Peso vazio: 33.000kg
Peso máximo: 54.645kg
Peso nominal: 47.625kg
Lotação por carro (1)
Sentados: 61 passageiros
Em pé (1): 124/186 passageiros
Raio mínimo de curvatura: 150m
Modo operacional: Manual, ATO, MCS
Comprimento de cada carro, entre engate: 21,75m
Largura do carro: 3,10m
Altura total: 3,57m
Altura do piso ao boleto do trilho: 1,11m
Quantidade de portas, por carro: 8
Largura livre das portas: 1300mm
Altura livre das portas: 1900mm
Tipo de mecanismo das portas: pneumático/folha
Truque
Bitola: 1600mm
Diâmetro das rodas: 820mm
Alimentação do 3º trilho: 750VCC
Suspensão primária: anéis de borracha
Suspensão secundária: 2 bolsas de ar
Caixa de engrenagem: 7,307:1
Discos de freio: 2 por eixo
Caixa
Material: aço inoxidável
Interior: melamina/fibra de vidro
Ventilação: 5 exaustores e 4 recirculadores
Capacidade de ventilação: 90 trocas/hora
Tração
Motores: 4 de 110kW (nominal) – 750VCC
Controle: chopper
Captação de energia: sapata coletora (4 por carro)
Auxiliares
Conversor estático: 750/37,5VCC
Bateria: 38VCC (carro A)
Freio
Elétrico: regenerativo
Atrito: pneumático (disco)
Desempenho
Aceleração máxima: 1,12m/s²
Desaceleração
Freio de serviço: 1,20m/s²
Freio de emergência: 1,50m/s²
Velocidade máxima: 100km/h
(1) Considerados 4/6 passageiros em pé por m².[/quote]
Mafersa
Características gerais dos carros
Peso vazio: 33.000kg
Peso máximo: 54.645kg
Peso nominal: 47.625kg
Lotação por carro (1)
Sentados: 61 passageiros
Em pé (1): 124/186 passageiros
Raio mínimo de curvatura: 150m
Modo operacional: Manual, ATO, MCS
Comprimento de cada carro, entre engate: 21,75m
Largura do carro: 3,10m
Altura total: 3,57m
Altura do piso ao boleto do trilho: 1,11m
Quantidade de portas, por carro: 8
Largura livre das portas: 1300mm
Altura livre das portas: 1900mm
Tipo de mecanismo das portas: pneumático/folha
Truque
Bitola: 1600mm
Diâmetro das rodas: 820mm
Alimentação do 3º trilho: 750VCC
Suspensão primária: anéis de borracha
Suspensão secundária: 2 bolsas de ar
Caixa de engrenagem: 7,307:1
Discos de freio: 2 por eixo
Caixa
Material: aço inoxidável
Interior: melamina/fibra de vidro
Ventilação: 5 exaustores e 4 recirculadores
Capacidade de ventilação: 90 trocas/hora
Tração
Motores: 4 de 110kW (nominal) – 750VCC
Controle: chopper
Captação de energia: sapata coletora (4 por carro)
Auxiliares
Conversor estático: 750/37,5VCC
Bateria: 38VCC (carro A)
Freio
Elétrico: regenerativo
Atrito: pneumático (disco)
Desempenho
Aceleração máxima: 1,12m/s²
Desaceleração
Freio de serviço: 1,20m/s²
Freio de emergência: 1,50m/s²
Velocidade máxima: 100km/h
(1) Considerados 4/6 passageiros em pé por m².[/quote]
Editado pela última vez por Lipe Andreense em 17 Ago 2008, 01:11, em um total de 2 vezes.
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Exterior
01 - Na linha 2
02 - Cabines intermediárias, na Sé
03
04
05 - Cabines intermediárias no Tietê
06 - Na Parada Inglesa
07
08
09 - Plaquinha da Mafersa
Cabine
01 - Painel de comando
02
Interior
01
02
03
04
05
06
07
08
09 - Parece um armário, mas é a cabine
10
11
12
13 - Sistema de abertura em caso de emergência
14 - Ventilador
15 - Caixa de som(direita) e sistema de exaustão
01 - Na linha 2
02 - Cabines intermediárias, na Sé
03
04
05 - Cabines intermediárias no Tietê
06 - Na Parada Inglesa
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09 - Plaquinha da Mafersa
Cabine
01 - Painel de comando
02
Interior
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08
09 - Parece um armário, mas é a cabine
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12
13 - Sistema de abertura em caso de emergência
14 - Ventilador
15 - Caixa de som(direita) e sistema de exaustão
Editado pela última vez por Lipe Andreense em 26 Ago 2008, 19:04, em um total de 2 vezes.
Eles serão reformados, e ganharão outra aparência. Retirarão as cabines intermediárias, e as cabines das pontas serão ampliadas.arqpaulo escreveu:eta trenzinho bom viu
ando nele quase todo dia
a manutenção e' excelente, mas precisa mesmo de uma reforminha, pra um trem de 30 anos...ta enxuto, uma criança rsrs
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Budd-Mafersa = Metrô.
É essa minha imagem, desde criança... Lembro dele ainda com borrachas bem largas na porta, e com a frente ainda sem pintar de azul, como nas cabines intermediárias!
É legal modernizar, mas poderiam ao menos comprar dois carros novos e guardar os dois primeiros carros sem reformar, para museu. É uma justa homenagem, o que acham?
É essa minha imagem, desde criança... Lembro dele ainda com borrachas bem largas na porta, e com a frente ainda sem pintar de azul, como nas cabines intermediárias!
É legal modernizar, mas poderiam ao menos comprar dois carros novos e guardar os dois primeiros carros sem reformar, para museu. É uma justa homenagem, o que acham?
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- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 205
- Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
- Localização: Barueri \o/
Estou de pleno acordo, lembro-me muito bem dessa época, eu morava no Jabaquara e ia estudar na Vl Mariana e usava ele todos os dias O trecho que eu mais esperava era o trecho entre Sta Cruz - Pca da Arvore, pq ele corria muito, corria demais, coisa que hoje em dia não se faz mais, continuando, também sou a favor da preservação nem que seja de um só carro.
Abraços
Abraços
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa
http://br.youtube.com/user/Fepasa
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- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Essa é a composição do metrô apulista a qual acho que tem a máscara frontal mais bonita ...
Agora eu achava que ele tinha menos tempo de circulação como 20 anos,18,mas ele não tem cara de ter 30 mesmo!!!
Agora gostei da idéia de colocar uma barra circular acima dos ventiladores,além de tirar muita gente das proximidades das portas atrai mais gente para baixo do ventilador esteja ele funcionando ou não ...
Agora eu achava que ele tinha menos tempo de circulação como 20 anos,18,mas ele não tem cara de ter 30 mesmo!!!
Agora gostei da idéia de colocar uma barra circular acima dos ventiladores,além de tirar muita gente das proximidades das portas atrai mais gente para baixo do ventilador esteja ele funcionando ou não ...
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
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- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 594
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
Aeee, finalmente alguem que concorda comigo!André Vasconcellos escreveu:Essa é a composição do metrô apulista a qual acho que tem a máscara frontal mais bonita ...
Agora eu achava que ele tinha menos tempo de circulação como 20 anos,18,mas ele não tem cara de ter 30 mesmo!!!
Agora gostei da idéia de colocar uma barra circular acima dos ventiladores,além de tirar muita gente das proximidades das portas atrai mais gente para baixo do ventilador esteja ele funcionando ou não ...
Esses sim são trens, tão com cara e corpinho de 10 anos com mais de 34 nas costas!
saudades dessa parceria Budd/Mafersa, produziu ótimos trens!
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Bom...... Os ventiladores ficam exatamente na região das portasAndré Vasconcellos escreveu:Agora gostei da idéia de colocar uma barra circular acima dos ventiladores,além de tirar muita gente das proximidades das portas atrai mais gente para baixo do ventilador esteja ele funcionando ou não ...
Mas todo o teto dos Budds tem barras de apoio.
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- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 218
- Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
- Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP
De longe, são os trens que tem o melhor sistema de ventilação... no verão eles são uma belezinha, desde que não estejam lotados, rsrsrsrsrsrs...
São os mais antigos, mas continuam sendo os melhores trens do Metrô de SP, na minha opinião.
São os mais antigos, mas continuam sendo os melhores trens do Metrô de SP, na minha opinião.
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Era o "código 100". Hoje não dá mais, devido ao carregamento x headway x degaste do trem...R E N F E escreveu:Estou de pleno acordo, lembro-me muito bem dessa época, eu morava no Jabaquara e ia estudar na Vl Mariana e usava ele todos os dias O trecho que eu mais esperava era o trecho entre Sta Cruz - Pca da Arvore, pq ele corria muito, corria demais, coisa que hoje em dia não se faz mais
.Francis escreveu:Era o "código 100". Hoje não dá mais, devido ao carregamento x headway x degaste do trem...R E N F E escreveu:Estou de pleno acordo, lembro-me muito bem dessa época, eu morava no Jabaquara e ia estudar na Vl Mariana e usava ele todos os dias O trecho que eu mais esperava era o trecho entre Sta Cruz - Pca da Arvore, pq ele corria muito, corria demais, coisa que hoje em dia não se faz mais
Aproveitando o código 100 citado, existe algum recorde de velocidade no metro paulista? 110, 120 km/h?
haiser escreveu:HGPFILHO escreveu:
Aproveitando o código 100 citado, existe algum recorde de velocidade no metro paulista? 110, 120 km/h?
Em testes de propulsão no BUDD MAFERSA, a velocidade chegou à 120 km/h, isto foi confirmado por um Operador de Trem, e que também explica o fato do velocimetro ir até a 120 km/h
Hum, ok, em testes. Mas em operação comercial, no trecho citado, o "código 100" não virou 105,110 momentaneamente???
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- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1347
- Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
- Localização: São Paulo SP
- Contato:
Nao sei dizer, e creio ser possivel que o recorde seja menor que 100 , pois quando o trem pega código 87 , ele não chega à exatos 87km/h, se nao me falha a memória , ele chega à 86,2 . =/HGPFILHO escreveu:
Hum, ok, em testes. Mas em operação comercial, no trecho citado, o "código 100" não virou 105,110 momentaneamente???
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Em operação comercial, só 100 mesmo...haiser escreveu:Nao sei dizer, e creio ser possivel que o recorde seja menor que 100 , pois quando o trem pega código 87 , ele não chega à exatos 87km/h, se nao me falha a memória , ele chega à 86,2 . =/HGPFILHO escreveu:
Hum, ok, em testes. Mas em operação comercial, no trecho citado, o "código 100" não virou 105,110 momentaneamente???
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