Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 11 Jul 2010, 11:05

DadoDJ escreveu:Bom dia, pessoal !
Esta noite sonhei com trilhos, tamanha a quantidade de informações que ficaram borbulhando na minha cabeça ontem a noite.
mrgr
Não foi só você, eu sonhei com o extinto ramal da Dona Clara, onde eu via os trilhos dentro do frigorífico
DadoDJ escreveu: Pablo, legal o livro ! Informções valiosas também. Mas eu discordo de uma coisa ! Eu já havia lido em alguns sites esta informação de que a linha seguia pela R.Comte.Vergueiro da Cruz, talvez a informação tenha sido extraída deste livro. Mas se analisarmos a via hoje, ela não tem nada a ver com o traçado do extinto ramal da Penha da EFRDO ! A não ser que ... a rua tivesse um traçado diferente de hoje, se prolongando até a EF do Norte (atual ramal Saracuruna da Supervia). Naquele mapa de 1929 que postei aqui (http://www.4shared.com/photo/OB9oahGR/A ... lanta.html), aparece todo o ramal, mas entre a EF do Norte e o Porto de Maria Angu as ruas estão sem nome. Talvez uma dessas fosse a continuação da R.Comte.Vergueiro da Cruz (na época denominada "Estrada do Sacco")
Eu vi em um desses meus mapas um estrada chamada Estrada Maria Angu. Teria algo a ver com o porto?

Só para criar mais mistérios: um outro forista daqui, o Furriel, me falou de uma existencia de um ramal que saia da Silva Freire (Meier) e segui pela atual Rua Aristides Caire (antiga Rua Imperial). Alguem poderia me confirmar se realmente existiu? Eu não achei informações sobre isso...
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 11 Jul 2010, 11:13

Adenilson, as fotos postadas são ótimas. Valeu mesmo ! Eu já havia visto antes, mas até hoje não entendo esta ponte sobre a Av.Suburbana. Tem várias fotos da construção desta ponte no portal do Augusto Malta. você saberia me dizer onde fica, ou ficava, esta ponte ?
Em relação a Maria da Graça, a estação atendia à EF Rio do Ouro, realmente. Na época que nós enviamos fotos ao Ralph, a primeira coisa que bolei é que a estação mostradam por você era da EFRDO e a que eu e Julio fotografamos seria da Linha Auxiliar. Mas ainda acho estranho o fato da bitola mista, aquelas estruturas à esquerda como você mesmo bem reparou, e o fato de que a "outra" estação (da L.A.) não aparecer à esquerda. Será que as estações ficavam em posições diferentes na área ?
Voltando à foto do viaduto ... a linha a esquerda seria mesmo da EFRDO ? Me parece com a mesma bitola das demais. Sem falar que vendo a foto dá maior ilusão de ótica, pois às vezes dá a impressão de que são duas linhas métricas à esquerda e duas largas a direita, dependendo de para onde se olha na foto. Outro detalhe ! A última linha à esquerda parece mais recente, pelo lastro estar mais claro na foto ...
Vou tentar dar uma mexida nesta foto da estação de Maria da Graça pra tentar encontrar algo ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 11 Jul 2010, 11:28

Nina, em alguns mapas esta via aparece (Estrada de Maria Angu). Era realmente referente à região do Porto ali existente.

Galera, vejam só: a Av.dos Democráticos era muito maior do que é atualmente ! Ela começava na Av.Suburbana e ía até o Largo da Penha ! ! ! Vejam novamente o mapa de 1929 abaixo:
Imagem
E aí eu abro a seguinte questão, que talvez começe a se elucidar agora. Ulimamente eu tenho ouvido falar que existiu um ramal para o matadouro da Penha, sendo que a linha passava ao lado do estádio do Olaria, na Rua Bariri. Se havia uma linha paralela a Av.dos Democráticos, e esta seguia até o Largo da Penha, então servisse ao tal matadouro ! Mais um, mais um, mais um mistério !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 11 Jul 2010, 11:33

Sim, a Av. dos Democraticos era bem extensa e tinha o nome de Estrada da Penha

Uma info sobre EF Rio d'Ouro e o matadouro da Penha: "Em 1890 a E. F. Rio D'Ouro inaugurava seu ramal de Vicente de Carvalho para Penha para o atendimento ao Porto de Maria Angú e ao matadouro."
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 11 Jul 2010, 13:53

Dado,
Se for o local que estou pensando essa ponte ficava onde existe uma parte elevada entre a ex estação de M.Graça e Del Castilho na Domingo de Magalhães. Repare como a via do lado direito é elevada. Hoje existe diretamente um acesso que sai da Automóvel Clube, passa por baixo do viaduto de Del Castilho e se eleva indo em direção ao Jacaré via Cachambi. Penso que ali. A foto é de 1925 e o viaduto próximo ao Nova América como conhecemos não devia existir.
Em relação à Maria da Graça, peço que você amplie a foto que a Nina mandou da Suburbana e detalhe o pátio de Maria da Graça. você verá 2 plataformas, assim como detalhes das separações das linhas auxiliar e Rio D'ouro. Apesar do mapa mostrar 2 linhas, não podemos precisar isso, pois a notação de ferrovia nunca corresponde a realidade pela dificuldade de traçar algo tão estreito.
As fotos 3 e 4 são mais ou menos do mesmo lugar.
Sobre a bitola mista em Maria da Graça, eu dei a minha opinião, que seria a permuta do ramal da Rio D'ouro por trens da auxiliar.
Acho que na foto onde aparece a locomotiva todas as 4 linhas devem ser métricas, ou não?

Um abraço.
DadoDJ escreveu:Adenilson, as fotos postadas são ótimas. Valeu mesmo ! Eu já havia visto antes, mas até hoje não entendo esta ponte sobre a Av.Suburbana. Tem várias fotos da construção desta ponte no portal do Augusto Malta. você saberia me dizer onde fica, ou ficava, esta ponte ?
Em relação a Maria da Graça, a estação atendia à EF Rio do Ouro, realmente. Na época que nós enviamos fotos ao Ralph, a primeira coisa que bolei é que a estação mostradam por você era da EFRDO e a que eu e Julio fotografamos seria da Linha Auxiliar. Mas ainda acho estranho o fato da bitola mista, aquelas estruturas à esquerda como você mesmo bem reparou, e o fato de que a "outra" estação (da L.A.) não aparecer à esquerda. Será que as estações ficavam em posições diferentes na área ?
Voltando à foto do viaduto ... a linha a esquerda seria mesmo da EFRDO ? Me parece com a mesma bitola das demais. Sem falar que vendo a foto dá maior ilusão de ótica, pois às vezes dá a impressão de que são duas linhas métricas à esquerda e duas largas a direita, dependendo de para onde se olha na foto. Outro detalhe ! A última linha à esquerda parece mais recente, pelo lastro estar mais claro na foto ...
Vou tentar dar uma mexida nesta foto da estação de Maria da Graça pra tentar encontrar algo ...

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 11 Jul 2010, 14:20

Sim, as bitolas parecem iguais ... mas a Linha Auxiliar não era bitola larga ? Não sei se na época da foto era ... não me recordo agora ...

Outra coisa: o fato da Av.do Democráticos ser mais extensa do que é hoje pode nos levar a pensar na possibilidade dos trilhos ao lado dela serem da EF do Norte, de repente ... mas depois das fotos postadas pela Nina, a possibilidade é menor, apesar de ainda existir ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 11 Jul 2010, 14:51

Pois é Dado, Nina e pessoal;
Acho que tudo é questão de pesquisar algumas datas. Acho que a única ferrovia dentro da nossa cidade que originalmente foi construída com botila larga foi a que partia da Estação Pedro II.
As outras ferrovias (Norte e Melhoramentos) foram tendo melhorias progressivas ao longo do tempo como por exemplo, alargamento de bitola e eletrificação, com exceção da Rio D'ouro que nunca foi eletrificada e/ou alargada.
Inclusive você pode consultar no livro do Hélio Suevo algumas fotos com obras de alargamento da bitola, dentre elas o da Leopoldina no ano de 1965 (página 132).
Na página 105, diz que a Melhoramentos foi inaugurada com bitola métrica e nas páginas 106 e 107 há o detalhamento das bitolas da linha e de sua evolução.
Quando você ampliar a foto enviada pela Nina, poderá inclusive conferir que a Estação de Maria da Graça tinha 2 plataformas, sendo uma 1/3 mais comprida que a outra.
Outra curiosidade é o pátio de Del Castilho. É impressão minha ou algum ramal atendia à Nova América? E os trilhos que iam em direção à Suburbana (sentido Maria da Graça) e de repente acabam. Seria a Rio D'ouro original já erradicada?.......MISTÉRIOS!!!
Sobre a foto de Maria da Graça não possibilitar ver maiores detalhes do outro lado deve ser porquê a foto está muito detalhada na estação, não permitindo ver o entorno e sim o que está mais a frente. Caso a foto não seja de Maria da Graça, então essa tese cairia por terra.

Sobre a Democráticos, foi um achado essa linha. Se seguirmos direto pela Democráticos até o seu final (atualmente falando) iremos terminar na Estação de Bonsucesso.
Foi dada a informação que a Democráticos seria muito maior, mas no mapa que o Dado postou, a Democráticos me parece com o traçado atual, verificando-se apenas os pontos que ele colocou do início e um suposto fim na Penha.

Outra questão levantada pela Nina foi que aquela poderia ser a Leopoldina, mas acho que haviam 2 linhas nessa época e me baseio pela foto que postei aqui na semana passada da Estação de Amorim (Manguinhos).

Sei que o Dado possui o livro do Hélio, mas tenho postado algumas fotos aqui para possibilitar a visualização das mesmas por foristas que não possuam o livro.

Abraços.


DadoDJ escreveu:Sim, as bitolas parecem iguais ... mas a Linha Auxiliar não era bitola larga ? Não sei se na época da foto era ... não me recordo agora ...

Outra coisa: o fato da Av.do Democráticos ser mais extensa do que é hoje pode nos levar a pensar na possibilidade dos trilhos ao lado dela serem da EF do Norte, de repente ... mas depois das fotos postadas pela Nina, a possibilidade é menor, apesar de ainda existir ...


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Pablo ITT » 11 Jul 2010, 23:46

No livro, o prof. Hélio cita a EFRDO com os ramais de Olaria, Inhaúma e Engenho de Dentro, que interpretei conforme o mapa abaixo que representei acrescentando o ramal da Penha.

Imagem

A foto dos ramais em Del Castilho e o suposto viaduto sobre a suburbana parece ser um acesso da rua Pires de Carvalho à rua Domingos de Magalhães pois este sub bairro (Higienópolis) era praticamente continuação de Maria da Graça, tanto que a rua Conde de Azambuja continua com seu nome ao passar para o outro lado da via do metrô. O mapa do guia Rex parece mostrar a estação ferroviária de Maria da Graça, mais tarde postarei.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Jul 2010, 00:00

Detalhe ... esqueci de colocar o destaque na Av.dos Democráticos ... confiram abaixo !
Imagem

Observei a foto ampliada do projeto de ampliação da Av.Suburbana e achei muitas coisas estranhas e desconhecidas para mim:
1-A EF Rio do Ouro seguia em linha dupla pela Av.Suburbana ! Só que nessa época, a linha já havia sido erradicada da Av.dos Democráticos em frente ...
2-Esta mesma linha entrava na Av.dos Democraticos, em linha singela, exatamente como mostrada nas fotos que o Adenilson postou.
3-Estação Maria da Graça com duas plataformas ... não pude comparar com o Google Earth o local, mas dá pra imaginar que a plataforma menor realmente servia à Linha Auxiliar (estação com prédio) e a plataforma maior, a Rio do Ouro (plataforma coberta). Assim que puder vou tentar dar um pulo lá, e quem sabe, encarnar "o Impostor" e entrar no local ?
4-Na outra "ponta" da Av.Suburbana,em Del Castilho há uma quantidade de linhas ferroviárias ... a estação Del Castilho ficava quase na esquina da Suburbana ! Há uma saída da Linha Auxiliar para a Rio do Ouro, e um pouco mais a frente, um entroncamento de uma linha que vinha, provavelmente, do antigo leito pela Av.Suburbana, e tinha saída para dentro da Fábrica Nova América ... eu tenho impressão de já ter ouvido algo sobre este sub-ramal para a Nova América ... vou tentar confirrmar. A propósito ... têm várias imagens da antiga fábrica na estação de metrô Del Castilho ... em algum lugar deve ter um acervo fotográfico da extinta fábrica ...
5-Pablo, segundo um relatório ministerial que observei há um tempo atrás, entendi que o ramal de Olaria era para uma ... Olaria (se eu não me engano, Olaria Reis, ou algo assim ... vou confirmar). Isso explica a pequena extensão deste ramal, com apenas 270 metros ... e vou te falar a verdade: quebrei muito a cabeça com esta ramal de Olaria, assim que puder vou postar os documentos que falam deste ramal. Mas me amarrei no esquema do Google Earth ! Maneiro ! Valeu !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 12 Jul 2010, 00:09

DadoDJ escreveu:Detalhe ... esqueci de colocar o destaque na Av.dos Democráticos ... confiram abaixo !
Imagem

Observei a foto ampliada do projeto de ampliação da Av.Suburbana e achei muitas coisas estranhas e desconhecidas para mim:
1-A EF Rio do Ouro seguia em linha dupla pela Av.Suburbana ! Só que nessa época, a linha já havia sido erradicada da Av.dos Democráticos em frente ...
2-Esta mesma linha entrava na Av.dos Democraticos, em linha singela, exatamente como mostrada nas fotos que o Adenilson postou.
3-Estação Maria da Graça com duas plataformas ... não pude comparar com o Google Earth o local, mas dá pra imaginar que a plataforma menor realmente servia à Linha Auxiliar (estação com prédio) e a plataforma maior, a Rio do Ouro (plataforma coberta). Assim que puder vou tentar dar um pulo lá, e quem sabe, encarnar "o Impostor" e entrar no local ?
4-Na outra "ponta" da Av.Suburbana,em Del Castilho há uma quantidade de linhas ferroviárias ... a estação Del Castilho ficava quase na esquina da Suburbana ! Há uma saída da Linha Auxiliar para a Rio do Ouro, e um pouco mais a frente, um entroncamento de uma linha que vinha, provavelmente, do antigo leito pela Av.Suburbana, e tinha saída para dentro da Fábrica Nova América ... eu tenho impressão de já ter ouvido algo sobre este sub-ramal para a Nova América ... vou tentar confirrmar. A propósito ... têm várias imagens da antiga fábrica na estação de metrô Del Castilho ... em algum lugar deve ter um acervo fotográfico da extinta fábrica ...
5-Pablo, segundo um relatório ministerial que observei há um tempo atrás, entendi que o ramal de Olaria era para uma ... Olaria (se eu não me engano, Olaria Reis, ou algo assim ... vou confirmar). Isso explica a pequena extensão deste ramal, com apenas 270 metros ... e vou te falar a verdade: quebrei muito a cabeça com esta ramal de Olaria, assim que puder vou postar os documentos que falam deste ramal. Mas me amarrei no esquema do Google Earth ! Maneiro ! Valeu !
Grandes descobertas! Entao naquele mapa que postei era mesmo um ramal da Rio D' Ouro?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 12 Jul 2010, 00:10

^^ Olaria do Rio que você deve estar querendo dizer... ;)
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 12 Jul 2010, 00:11

Esse é o nome que marca no Google Maps.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Jul 2010, 00:18

Não ... Olaria Reis mesmo ... Olaria Dr. Reis, sei lá ... vou verificar esta informação. Pelo que eu entendi, era um pequeno ramal que saía ou da Linha para as oficinas do Engenho de Dentro, ou das proximidades de Engenho do Matto ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Jul 2010, 00:32

Achei !
Abaixo duas imagens do Relatório Ministerial de Obras e Viação Pública, de 1910:

Imagem

Imagem

Esta última foi uma pesquisa no Google Books ... eu não estava encontrando a informação no relatório ...
mrgr

Tenham todos uma boa noite ! Amanhã é dia ...
:@:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Jul 2010, 00:33

Nina escreveu:Grandes descobertas! Entao naquele mapa que postei era mesmo um ramal da Rio D' Ouro?
Certíssimo, Nina ! Estamos diante de um "novo" ramal da EF Rio do Ouro ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Pablo ITT » 12 Jul 2010, 12:31

Segundo a história dos bairos, o nome Olaria é consequência do grande nº de olarias da região devido à farta matéria prima, no caso a argila, para confeccionar tijolos para a construção civil. Se realmente for uma olaria específica é possível que este ramal não fosse própriamente até Olaria, o bairro, e proximidades da Penha, já que o ramal da Penha da RDO parece passar ao lado do dito matadouro.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Jul 2010, 14:03

Esta história do Matadouro da Penha é bem nebulosa ... alguns pesquisadores falam que ficava próximo ao estádio do Olaria, na Rua Bariri; outros falam que seria o Curtume Carioca, na Penha ... até agora não sei qual o destino e a localização certa desta linha e do matadouro ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 12 Jul 2010, 17:17

Pessoal,

Estou muito orgulhoso do nosso "staff" em relação ao "DNA" da Estrada de Ferro Rio D'ouro e das outras ferrovias em geral.
Estou acompanhando cada relato.
Nessa semana vou viajar e não sei se conseguirei ter acesso à internet, mas farei o possível.
Em pensar que nos últimos dias, 4 páginas das 6 atuais foram "devoradas" pelos nossos foristas devido a uma postagem sobre a Av. Democráticos cujo objetivo inicial foi apenas dirimir se o local era ou não a Democráticos e qual trilho seria aquele e também à uma dúvida que o Dado teve quando mandei uma foto da "provável" estação de Maria da Graça.

Expus outra dúvida no tópico relativo a Todos os Santos.

Abraço e parabéns a todos.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Jul 2010, 18:56

Valeu, Adenilson !
Boa viagem e até a volta !
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 14 Jul 2010, 15:22

Encontrei este texto, datado de 1922, que fala sobre a desativação da linha entre a Ponta do Caju e Liberdade (Del Castilho):

Trafego - A 1 de junho foi effectuada a mudança da estação inicial da Ponta do Cajú para Alfredo Maia e Francisco Sá, de conformidade com o decreto n.14116, de 26 de março de 1920, ficando como conseqüência, suprimido o trafego de passageiros e mercadorias no trecho comprehendido entre Ponta do Cajú e a estação da Liberdade, ponto de ligação das Estrada de Ferro Central do Brasil (Linha Auxiliar) e Rio d'Ouro.
Cuida-se de augmentar o numero de trens na zona suburbana, emprehendimento que ainda não se levou a effeito por falta de material.
Em junho foi também feita a mudança dos escriptorios do trafego, linha e contadoria do proprio nacional situado na Ponta do Cajú para o prédio alugado da Rua de São Christóvão n.312.
Por meio de um termo de ajuste, celebrado em 20 de maio entre a repartição de Obras publicas e a <<Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Company, Limited>>, foi permitido o cruzamento dos carris electricos desta companhia com os da Estrada de Ferro Rio d'Ouro, em frente ao n.400 da Av.Suburbana, assumindo o Ministerio da Guerra, em o officio n.1254, de 2 de junho, a responsabilidade pelas obrgações decorrentes do aludido termo, visto tal cruzamento ser necessário á construção de um desvio destinado á Intendencia Divisionária de Subsistencia da 1a.Região militar em Praia Pequena.
Em 9 de maio foi concedida autorização para construcção de um desvio com a extensão de 500 metros no quilometro 4+940 metros, solicitado pela Companhia Constructora Santos, tambem para atender os serviços do Minsterio da Guerra.

Chegou cliente aqui na loja ... mais tarde vou postar uma imagem de um trecho deste relatório referente às estações ...
:@:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes