Página 6 de 8
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 25 Nov 2010, 17:28
por VHarlamov
Francis, qual seria a razão de levar a L9 até a Lapa? Haveria um aumento significativo de usuários? Não consigo entender a utilidade de tal mudança, considerando o custo dela e, aparentemente, poucos benefícios gerados.
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 25 Nov 2010, 17:46
por Francis
Teoricamente, maior mobilidade. Também não acho útil essa mudança, considerando o cenário atual - mas tem de se pensar no cenário futuro e abrir possibilidades (o que não quer dizer que serão feitos os projetos).
Explico: a Lapa é um subcentro regional de alcance metropolitano, que atrai viagens de toda a Região Metropolitana. Considerando as obras previstas de modernização da CPTM, a unificação da estação, a passagem da linha 16 e as obras pretendidas pela prefeitura de São Paulo, a Lapa se tornaria uma centralidade ainda mais importante, e uma grande conexão metroferroviária. E, nesse contexto, a linha 9 teria atratividade maior indo para a Lapa do que para Osasco.
Enfim, sucintamente, é isso. Mas são projeções e estimativas baseadas em coisas que ainda não existem e podem nunca sair. Mas planejamento de transporte é isso; temos de considerar o que está por vir e estar preparados para as mudanças da cidade.
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 27 Nov 2010, 20:59
por VHarlamov
Valeu pela explicação, Francis
Fotos da linha 9 hoje:
1. Alstom 2073/78 (?) saindo de Berrini:
2. Ele denovo, na plataforma de SOC, sentido Osasco. É tão bom ver estações da L9 com carros ocupando a plataforma inteira
3. 7000 (não lembro qual) saindo da mesma estação:
4. Presidente Altino, sentido Osasco. Carro 3013:
Bônus: obras na plataforma de PIN:
Bônus 2: representantes da fauna local, em Socorro
:
Hoje só havia trens de 8 carros na linha. Como consequência, os intervalos estavam um pouco altos e a distribuição de usuários dentro do trem estava desigual (4 primeiros carros lotados, 4 últimos com assentos vazios). Só havia 4 CAFs rodando, o 13o estava em Altino.
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 30 Nov 2010, 11:42
por Rafael Lopes
Provavelmente pegaram o fim de semana para testar os intervalos e o comportamento das composições com oito carros. Ontem, de longo, só os 7000.
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 30 Nov 2010, 16:32
por Lopes
a foto do 7000 foi em Socorro
Logo após uma chuva consideravelmente forte...
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 01 Dez 2010, 00:38
por Correia431M
VHarlamov escreveu:
Bônus 2: representantes da fauna local, em Socorro
:
♪♫ CAPI, CAPI, CAPIVAAARAAAAA!!! ♫♪
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 01 Dez 2010, 17:30
por AGV
"Fauna local" é de lascar...rs
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 01 Dez 2010, 22:09
por Nick Sousa
Q17 rodando (andei nele
)
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 02 Dez 2010, 01:08
por Gustavodc
Hoje andei nos CAFetões do Ramal. Fora os diversos problemas do AP, rodou muito bem.
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 03 Dez 2010, 12:26
por Souzadfs2000
Boa tarde pessoal.
Nick Sousa escreveu:Q17 rodando (andei nele
)
Embarquei no Q17 hoje em Osasco, às 7:10hs da manhã, carro 7068, operando no pico.
[]s
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 04 Dez 2010, 22:24
por rick2610
Hoje eu andei no Q19 e Q20 da Linha 9 e o restante da frota que estavam circulando (Série 3000 e 2070 ou 2000 Fase II) com 8 carros.
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 05 Dez 2010, 12:52
por Rafael Lopes
Hoje os testes com oito carros prosseguem: vi o 2071-72/2075-76 (os vermelhos) e o 2081-82/2093-94.
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 05 Dez 2010, 19:17
por Francis
A informação dos colegas é de que a partir de amanhã já rodem somente trens de 8 carros. Obtive essa informação dos colegas da linha 5, que amanhã já mudarão de estratégia em STA por conta disso.
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 05 Dez 2010, 20:32
por AGV
Chegou primeiro, Francis!
Isso mesmo, na L8 hoje, rumo a Osasco os pa´s já informavam isto.
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 05 Dez 2010, 21:18
por Francis
Perdeu, playboy!
E o ATO já está para começar também (se já não começou). Se eu não me engano, a data era hoje.
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 05 Dez 2010, 21:36
por Correia431M
Pelas minhas contas agora com os Siemens e os Cofesbra engatados, a Linha 9, perfaz um total de 19 trens operantes.
Francis, e colegas, pela demanda cresecente da linha, esse numero de trens é suficiente, ou precisaria injetar mais no carrossel?
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 05 Dez 2010, 21:40
por Francis
Não é suficiente não. Mas é melhor do que estava, já que com o desempenho melhorando, a oferta fica maior.
Na verdade, esses 48 CAF são pouco ainda para a CPTM. No horizonte 2014 planeja se comprar mais uma boa quantidade de trens, já que o problema não é acrescentar trens, como no Metrô, e sim substituir os museus ambulantes.
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 05 Dez 2010, 21:52
por Correia431M
Ainda tem algum 2100 rodando na Esmeralda, ou já foram todos "de volta para a sua terra" (a Linha 10-Turquesa)?
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 05 Dez 2010, 21:58
por Rafael Lopes
Todos já voltaram.
Re: Linha 9 - Esmeralda
Enviado: 06 Dez 2010, 09:53
por Souzadfs2000
Bom dia pessoal.
Rafael Lopes escreveu:Hoje os testes com oito carros prosseguem: vi o 2071-72/2075-76 (os vermelhos) e o 2081-82/2093-94.
Dos que consegui ver a numeração, vi o 3013-3014/3011-3012, 3008-3007/3002-3001 e 2083-2084-2091-2092.
Vi também o Q20 no pico, conforme postei no tópico do CAF 7000.
[]s