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Linha 9 - Esmeralda
Moderador: Lipe Andreense
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Autor do tópico - FUNDADOR
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- Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
- Localização: SÃO PAULO - SP
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Linha 9 - Esmeralda
De Osasco a Grajaú, esta linha possui 31,8 km de extensão e 18 estações:
Osasco
Presidente Altino
Ceasa
Villa-Lobos - Jaguaré
Cidade Universitária
Pinheiros
Hebraica-Rebouças
Cidade Jardim
Vila Olímpia
Berrini
Morumbi
Granja Julieta
Santo Amaro
Socorro
Jurubatuba
Autódromo
Primavera-Interlagos
Grajaú
Vídeo da extensão da linha:
Agradecimentos ao Tiago pelo ótimo vídeo.
Osasco
Presidente Altino
Ceasa
Villa-Lobos - Jaguaré
Cidade Universitária
Pinheiros
Hebraica-Rebouças
Cidade Jardim
Vila Olímpia
Berrini
Morumbi
Granja Julieta
Santo Amaro
Socorro
Jurubatuba
Autódromo
Primavera-Interlagos
Grajaú
Vídeo da extensão da linha:
Agradecimentos ao Tiago pelo ótimo vídeo.
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- MODERADOR GLOBAL
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- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
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Re: Linha 9/C
Sim, existia o projeto de levá-la direto ao centro, ou seja, ao invés de seguir para oeste depois de Ceasa, seguiria para leste, sentido Barra Funda. Não tenho documentação aqui, mas é fácil pesquisar, vamos ver se achamos algo. Abraço.Lopes escreveu: Existe ou já existiu algum projeto de alguma extensão a mais nessa linha?
Já ouvi falar que parece que ela poderia ser extendida (Nos tempos de #Fepasa) até Carapicuíba ou outra localidade?
Se houver documentação, imagens...
por favor, post!
Pelo menos, de minha parte há muito interesse!
MDU ATE 05/2008
BY WIKIPEDIA
OSA Osasco -------------------38.325
PAL Presidente Altino ----- 7.861
CEA Ceasa ----------------- 3.621
JAG Villa Lobos-Jaguaré --- 5.514
USP Cidade Universitária -- 9.766
PIN Pinheiros ------------- 5.663
EMT Hebraica-Rebouças --- 12.960
CJD Cidade Jardim ------ 8.819
VOL Vila Olímpia ---- ---- 11.971
BRR Berrini ------------------ 10.142
MRB Morumbi --------- 9.286
GJT Granja Julieta---------- 6.273
SAM Santo Amaro ----------------33.744
SOC Socorro-----------------------6.713
JUR Jurubatuba--------------------7.917
AUT Autódromo ------------- 2.877
INT Primavera - Interlagos 4.408
GRA Grajaú ------------------14.319
OSA Osasco -------------------38.325
PAL Presidente Altino ----- 7.861
CEA Ceasa ----------------- 3.621
JAG Villa Lobos-Jaguaré --- 5.514
USP Cidade Universitária -- 9.766
PIN Pinheiros ------------- 5.663
EMT Hebraica-Rebouças --- 12.960
CJD Cidade Jardim ------ 8.819
VOL Vila Olímpia ---- ---- 11.971
BRR Berrini ------------------ 10.142
MRB Morumbi --------- 9.286
GJT Granja Julieta---------- 6.273
SAM Santo Amaro ----------------33.744
SOC Socorro-----------------------6.713
JUR Jurubatuba--------------------7.917
AUT Autódromo ------------- 2.877
INT Primavera - Interlagos 4.408
GRA Grajaú ------------------14.319
Re: MDU ATE 05/2008
Hebraica-Rebouças é REBHGPFILHO escreveu:EMT Hebraica-Rebouças --- 12.960
^^Embarques, somente embarques!!!!
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
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- MODERADOR CPTM
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- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Áreas de manancial devem ser protegidas, não é para crescer em nenhum ponto. São areas onde a natureza deve (ou deveria) ser mantida para conservação das fontes de água potável.AGV escreveu:Então, o que é melhor na sua opinião?
Você disse que o trem ajudaria na questão ambiental. Como ??? Com menos emissão de gases ?
Penso assim: uma pessoa procura lugar pra morar em São Paulo, e como todo mundo, precisa de transporte para ir trabalhar. Ela não vai morar em um lugar onde a viagem até o seu trabalho demorará mais de 2, 3 horas. Aí descobre que tem trem em Parelheiros, e com isso chega no trabalho em 1:30h. E os terrenos em Parelheiros são baratos, logo, vai morar lá, principalmente se forem de baixa renda.
E isso vai demandar serviços públicos, ruas, escolas, e mesmo em lugares de baixa renda há aumento de frota de carros.
A política para preservar áreas ambientais é limitar o desenvolvimento dessas áreas, sim.
Veja o exemplo da Ilha do Bororé: existe um espaço cortado por um dos braços da represa, com pouco mais de 500m. Porque não fazem uma ponte para transpor ????
Para limitar o acesso e preservar a area, por isso só tem a balsa.
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Autor do tópico - FUNDADOR
- Mensagens: 3168
- Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
- Localização: SÃO PAULO - SP
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Lipe, isto só acontece, pois no Brasil existe uma mentalidade de se administrar as coisas por inércia, entre outras questões, que já vêm de séculos.
Mas basicamente, uma das questões é esta: Aquele que já não faz quase nada, vai querer resolver uma questão apenas na "canetada", e isto se perguntando "por quê" foram lhe "importunar".
Assim, resolve o "problema" da forma como disse e volta as suas "atividades" de costume.
Se aqui fosse um país sério, pelo exemplo que você deu, daria para ter tranquilamente a tal ponte no Bororé, ter o trem, que é um transporte mais que decente e merecido para a região, e ainda sim, a área não iria aumentar, só contar com um transporte digno, e até uma forma de receber turistas para a região.
Isto se chama vontade política.
Não adianta consertar um erro, com outro, mas isto diz respeito a assuntos muito maiores e muito mais complexos dos tratados neste fórum.
A destruição dos trens e ferrovias é somente uma ínfima parcela, a ponta do iceberg de como as coisas no Brasil são.
Mas basicamente, uma das questões é esta: Aquele que já não faz quase nada, vai querer resolver uma questão apenas na "canetada", e isto se perguntando "por quê" foram lhe "importunar".
Assim, resolve o "problema" da forma como disse e volta as suas "atividades" de costume.
Se aqui fosse um país sério, pelo exemplo que você deu, daria para ter tranquilamente a tal ponte no Bororé, ter o trem, que é um transporte mais que decente e merecido para a região, e ainda sim, a área não iria aumentar, só contar com um transporte digno, e até uma forma de receber turistas para a região.
Isto se chama vontade política.
Não adianta consertar um erro, com outro, mas isto diz respeito a assuntos muito maiores e muito mais complexos dos tratados neste fórum.
A destruição dos trens e ferrovias é somente uma ínfima parcela, a ponta do iceberg de como as coisas no Brasil são.
Editado pela última vez por AGV em 16 Set 2008, 09:11, em um total de 1 vez.
Relato:
hoje, depois de 10 meses, voltei a usar a linha 9, da ultima vez ainda era linha C.
so' tive boas impressoes, infelizmente a imprensa, que detonou a linha em março, nao volta la pra mostrar.
primeiro, cheguei em cidade universitaria, pela porte orca as 8....boa impressao foi a placa de obras na cid universitaria, para melhoria de acessibilidade, e pela foto (ruim de celular, mal da pra ver, mas) parece qe ate a cobertura sera trocada, estação entrando nos padroes de otima qualidade....
o trem que veio tinha 6 carros, uma otima...pude entrar e havia espaço
a velocidade aumentou bem.
na volta, pude pegar um dos trens novos, com o adesivo de "1° trem novo".....muito bom!
contei os intervalos e foram de manha 4 minutos e as 11 uns 6....
parabens a linha 9, com as reformas de mais algumas estações, e mais alguns trens novos que estao pra chegar, tenho certeza de que quando a linha 4 chegar em pinheiros, ela estara prontinha pra atender a demanda, que de certo aumentara, ainda mais por usuarios acostumados a metro, nem sentirao diferença
imagem do celular...ruim, mas dava pra ver uma nova estrutura de aço azul sendo instalada, a plataforma de embarque foi toda para um lado do mezanino, o outro ta em obra....reparem nos traços azuis...sao as novas estruturas.....padrao das novas estações
placadas obras de modernização...5 milhoes!!!
hoje, depois de 10 meses, voltei a usar a linha 9, da ultima vez ainda era linha C.
so' tive boas impressoes, infelizmente a imprensa, que detonou a linha em março, nao volta la pra mostrar.
primeiro, cheguei em cidade universitaria, pela porte orca as 8....boa impressao foi a placa de obras na cid universitaria, para melhoria de acessibilidade, e pela foto (ruim de celular, mal da pra ver, mas) parece qe ate a cobertura sera trocada, estação entrando nos padroes de otima qualidade....
o trem que veio tinha 6 carros, uma otima...pude entrar e havia espaço
a velocidade aumentou bem.
na volta, pude pegar um dos trens novos, com o adesivo de "1° trem novo".....muito bom!
contei os intervalos e foram de manha 4 minutos e as 11 uns 6....
parabens a linha 9, com as reformas de mais algumas estações, e mais alguns trens novos que estao pra chegar, tenho certeza de que quando a linha 4 chegar em pinheiros, ela estara prontinha pra atender a demanda, que de certo aumentara, ainda mais por usuarios acostumados a metro, nem sentirao diferença
imagem do celular...ruim, mas dava pra ver uma nova estrutura de aço azul sendo instalada, a plataforma de embarque foi toda para um lado do mezanino, o outro ta em obra....reparem nos traços azuis...sao as novas estruturas.....padrao das novas estações
placadas obras de modernização...5 milhoes!!!
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- MEMBRO SENIOR
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[NOTÍCIA]
Cantemos parabéns às velhas guerreiras da linha!
Neste sábado [04/04], as estações Cidade Universitária, Pinheiros e Ceasa da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], completam 28 anos. Inauguradas em 1981 e construídas pela Fepasa, na época em que a CPTM ainda não existia, as três hoje integram a Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú], uma das mais modernas da empresa, atualmente, com movimento médio de 219 mil passageiros diários.
Semelhantes na forma arquitetônica, de concreto pré-moldado, cada uma tem suas particularidades, marcando a história da cidade.
Pinheiros
Com quase 7 mil usuários por dia, a estação fica em local privilegiado, com comércio diversificado, empresas, shopping, clubes, grandes mercados e grande área residencial. À noite, a região fica movimentada pelos bares, restaurantes e casas noturnas ali instalados. Foi construída para substituir a antiga estação de mesmo nome, a 300 metros de distância.
Cidade Universitária
Recebendo cerca de 10 mil usuários por dia, a estação foi assim nomeada por ficar próxima ao campus da Universidade São Paulo [USP]. Atualmente, dá acesso à Ponte ORCA, serviço de ônibus gratuito de integração da EMTU, que faz o percurso de ida e volta entre essa estação da CPTM e a de Vila Madalena, Linha 2 - Verde do Metrô.
Ceasa
No início, era chamada de Universidade. Construída pela Fepasa em 1979, a estação só foi inaugurada oficialmente em 1981. Recebeu esse nome porque fica junto às instalações do Ceasa, na marginal do rio Pinheiros. A estação conta também com um pátio de cargas. Por dia, circulam aproximadamente 3,9 mil usuários.
As antigas estações da Linha 9-Esmeralda estão sendo adaptadas à acessibilidade. No momento, as estações Cidade Universitária e Ceasa passam por obras. As unidades Hebraica-Rebouças, Cidade Jardim, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi, Granja Julieta e Socorro já concluíram a reforma e estão de acordo com as novas normas de acessibilidade. Foram feitas intervenções para atender às pessoas com deficiência visual, como mapa, piso e rota táteis, novos corrimãos, guarda-corpos e readequação dos banheiros.
Neste sábado [04/04], as estações Cidade Universitária, Pinheiros e Ceasa da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], completam 28 anos. Inauguradas em 1981 e construídas pela Fepasa, na época em que a CPTM ainda não existia, as três hoje integram a Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú], uma das mais modernas da empresa, atualmente, com movimento médio de 219 mil passageiros diários.
Semelhantes na forma arquitetônica, de concreto pré-moldado, cada uma tem suas particularidades, marcando a história da cidade.
Pinheiros
Com quase 7 mil usuários por dia, a estação fica em local privilegiado, com comércio diversificado, empresas, shopping, clubes, grandes mercados e grande área residencial. À noite, a região fica movimentada pelos bares, restaurantes e casas noturnas ali instalados. Foi construída para substituir a antiga estação de mesmo nome, a 300 metros de distância.
Cidade Universitária
Recebendo cerca de 10 mil usuários por dia, a estação foi assim nomeada por ficar próxima ao campus da Universidade São Paulo [USP]. Atualmente, dá acesso à Ponte ORCA, serviço de ônibus gratuito de integração da EMTU, que faz o percurso de ida e volta entre essa estação da CPTM e a de Vila Madalena, Linha 2 - Verde do Metrô.
Ceasa
No início, era chamada de Universidade. Construída pela Fepasa em 1979, a estação só foi inaugurada oficialmente em 1981. Recebeu esse nome porque fica junto às instalações do Ceasa, na marginal do rio Pinheiros. A estação conta também com um pátio de cargas. Por dia, circulam aproximadamente 3,9 mil usuários.
As antigas estações da Linha 9-Esmeralda estão sendo adaptadas à acessibilidade. No momento, as estações Cidade Universitária e Ceasa passam por obras. As unidades Hebraica-Rebouças, Cidade Jardim, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi, Granja Julieta e Socorro já concluíram a reforma e estão de acordo com as novas normas de acessibilidade. Foram feitas intervenções para atender às pessoas com deficiência visual, como mapa, piso e rota táteis, novos corrimãos, guarda-corpos e readequação dos banheiros.
Rodrigo Lopes
Re: Linha 9/C
A linha 9 é um causo sério, hahahhahaha - uma relação de amor e ódio por muitos ferrofans, . Em um ano com a integração com a linha 4 haverá uma nova mudança no perfil da linha, aguardem....
Re: Linha 9/C
Estou muito preocupado com o que acontecerá na linha 9 após a chegada da linha 4...óbvio que será bom pelo lado da integração, expansão etc etc...
Foram feitas reformas importantes, novas estações, novos trens, trens com 6 carros...mas não sei, todas estações com plataformas centrais podem gerar serios problemas de embarque e desembarque....alem da velocidade que ainda nao ta a ideal...
Além disso, essas reformas na Cidade Universitária e Ceasa estao a passos de lesma.
Foram feitas reformas importantes, novas estações, novos trens, trens com 6 carros...mas não sei, todas estações com plataformas centrais podem gerar serios problemas de embarque e desembarque....alem da velocidade que ainda nao ta a ideal...
Além disso, essas reformas na Cidade Universitária e Ceasa estao a passos de lesma.
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- MEMBRO JR
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Re: MDU ATE 05/2008
Sergio Silva escreveu:Hebraica-Rebouças é REBHGPFILHO escreveu:EMT Hebraica-Rebouças --- 12.960
Hebraica-Rebouças é HBR
o>
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- MEMBRO PLENO 2.0
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Re: Linha 9/C
Na verdade, Hebraica Rebouças é REB
Tava assim num documento oficial da CPTM!
Tava assim num documento oficial da CPTM!
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- MEMBRO JR
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Re: Linha 9/C
Bom... Que eu saiba, por aqui, Hebraica Rebouças é conhecida por HRB. Tinha dito HBR, mas é HRB...
Nome KM Metros Ponto Notável.
ESTAÇÃO HEBRAICA - REBOUÇAS 19 521 HRB
Nome KM Metros Ponto Notável.
ESTAÇÃO HEBRAICA - REBOUÇAS 19 521 HRB
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Autor do tópico - FUNDADOR
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Re: Linha 9/C
Bem lembrado.
Independente do código adotado, quero solicitar a colaboração de todos no tocante a estas siglas:
http://www.tgvbr.seuhost.net/phpBB3/vie ... =33&t=2730
Independente do código adotado, quero solicitar a colaboração de todos no tocante a estas siglas:
http://www.tgvbr.seuhost.net/phpBB3/vie ... =33&t=2730
Re: Linha 9/C
Estava lendo uma seção d osite do metro sobre o plano de expansao:
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/pla ... 7_2010.asp
e na 1° pagina, tem o texto abaixo:
Ao todo, já foram adquiridos 60 trens para a CPTM e 47 para o Metrô, distribuídos da seguinte forma:
* CPTM: 12 para a Linha 9-Esmeralda (já em operação); 20 para a Linha 7-Rubi; 20 para a Linha 10-Turquesa; e mais 8 para a Linha 9-Esmeralda.
* Metrô: 16 trens para a Linha 2-Verde; 10 para a Linha 3-Vermelha; 7 para a Linha 1-Azul; e 14 para a 1ª fase da Linha 4-Amarela.
Achava que alinha 9 teria 12 trens novos, (ja entregues) mas ai diz que virão mais outros 8, será que no tal comercial recente do trem novo do metro, quando diziam que entregariam mais 6 trens novos para a cptm, seriam os da linha 9?
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/pla ... 7_2010.asp
e na 1° pagina, tem o texto abaixo:
Ao todo, já foram adquiridos 60 trens para a CPTM e 47 para o Metrô, distribuídos da seguinte forma:
* CPTM: 12 para a Linha 9-Esmeralda (já em operação); 20 para a Linha 7-Rubi; 20 para a Linha 10-Turquesa; e mais 8 para a Linha 9-Esmeralda.
* Metrô: 16 trens para a Linha 2-Verde; 10 para a Linha 3-Vermelha; 7 para a Linha 1-Azul; e 14 para a 1ª fase da Linha 4-Amarela.
Achava que alinha 9 teria 12 trens novos, (ja entregues) mas ai diz que virão mais outros 8, será que no tal comercial recente do trem novo do metro, quando diziam que entregariam mais 6 trens novos para a cptm, seriam os da linha 9?
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- MEMBRO PLENO
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Re: Linha 9/C
mmm...acho que não, para a linha 9 serão mais 8
e essa propaganda ta errada, serão 20 pra linha 12 e não pra linha 10
e essa propaganda ta errada, serão 20 pra linha 12 e não pra linha 10
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- MEMBRO SENIOR
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Re: Linha 9/C
Aliás, os trens para a Linha 9 acabaram de ser encomendados para a CAF (mas eles podem ser fabricados junto com os outros 40 trens já encomendados pela CAF, tornando-se uma única encomenda de 48 trens), e a previsão é que eles comecem a chegar apenas no segundo semestre de 2010. Portanto, esses 6 trens para a CPTM, que não foram chamados de novos (mas sempre aquele jogo de palavras que de tanto falarem em trem novo na propaganda, fazem o telespectador pensar que virão 6 trens novos para a CPTM), deverão ser mais trens reformados que estão para chegar. Já quanto aos trens novos para a Linha 10, acho que foi erro de digitação (reproduzido em vários locais, por copiar e colar ), e que eles se referiam à Linha 12, ehehe.
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