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Enviado: 31 Jan 2009, 17:34
por Sergio Silva
Rafael Lopes escreveu:Osasco não segue esse problema? Plat 1 para JPR, 2 e 3 para Grajaú e 4 para IPV?
Osasco entra no último caso citado:
Sergio Silva escreveu:Observa-se também, em alguns casos (linha 8 é uma delas), a existência de vias designadas como auxiliares, que podem (área das estações Caraicuíba ou Itapevi, por exemplo: Via Auxiliar 1 e Via Auxiliar 2) ou não serem numeradas (trecho Osasco - General Miguel Costa: Via Auxiliar).
Plataforma 1 => Itapevi (via 1)
Plataformas 2/3 => Grajaú (via auxiliar)
Plataforma 4 => Júlio Prestes (via 2)
Enviado: 01 Fev 2009, 22:50
por Lopes
Hoje fui passear até Estudantes antes que acabe!
Tirei algumas fotos, entre elas a do 4400:
1 - Aqui, ele está encostado na Plataforma de Estudantes.
Observe que dentro do trem, há um cara tirando fotos do Maquinista, essa pessoa, também tirou fotos do trem.
2 - Aqui tentei tirar foto de uma cabine intermediária dele, a foto não ficou muito boa, mas dá para observar...
Do 4400, foram essas, as tirei com celular.
Enviado: 05 Fev 2009, 14:02
por Erick_UT440R
Uma característica que eu acho muito interessante no 4400 é o ronco dos seus motores de tração. É engraçado, parece uma mistura do 1100 com o 1700.
Mas isso tem uma explicação:
1°) A taxa de aceleração do 4400 é de 0,55, idêntica à dos 1100;
2°) Os motores de tração do 4400 são de fabricação toshiba, modelo SE-214. São motores bem similares aos utilizados pelo 1700 (Toshiba modelo SE-210).
Outra característica muito show dos 4400 ocorrem quando está chovendo. Um dia, peguei um dos primeiros 4400 reformados pela Siemens na Linha 12. Estava chovendo, e naquele acelera e alivia que acontece na saída do Brás, ele patinava e tinha o mesmo comportamento do 1700 nas mesmas condições....
Enviado: 05 Fev 2009, 14:30
por Tiago Costa
Erick a aceleração dos 1100 (e 1400 e 1600) não é de 0,5 m/s²? No site da CPTM falava que era 0,5 m/s². Aliás, não gostei de eles terem tirado aqueles dados de lá, era muito bom poder consultá-los sempre que tínhamos dúvidas
.
Enviado: 05 Fev 2009, 14:40
por Erick_UT440R
Erick a aceleração dos 1100 (e 1400 e 1600) não é de 0,5 m/s²
Após consultar minhas coisas, descobri que a aceleração do Série 1100 é realmente de 0,55m/s², enquanto que a taxa de aceleração dos 1400 / 1600 é de 0,5m/s².
Isso de acordo com o Manual de Operações do trem Série 1100.
Enviado: 05 Fev 2009, 14:45
por Haiser
erick_UT440R escreveu:Uma característica que eu acho muito interessante no 4400 é o ronco dos seus motores de tração. É engraçado, parece uma mistura do 1100 com o 1700.
Mas isso tem uma explicação:
1°) A taxa de aceleração do 4400 é de 0,55, idêntica à dos 1100;
2°) Os motores de tração do 4400 são de fabricação toshiba, modelo SE-214. São motores bem similares aos utilizados pelo 1700 (Toshiba modelo SE-210).
Outra característica muito show dos 4400 ocorrem quando está chovendo. Um dia, peguei um dos primeiros 4400 reformados pela Siemens na Linha 12. Estava chovendo, e naquele acelera e alivia que acontece na saída do Brás, ele patinava e tinha o mesmo comportamento do 1700 nas mesmas condições....
Com chuva ou sem chuva ele patina do mesmo jeito por ali.
Enviado: 05 Fev 2009, 14:46
por Tiago Costa
erick_UT440R escreveu:Após consultar minhas coisas, descobri que a aceleração do Série 1100 é realmente de 0,55m/s², enquanto que a taxa de aceleração dos 1400 / 1600 é de 0,5m/s².
Isso de acordo com o Manual de Operações do trem Série 1100.
Que legal, igual aos 4400! Devem ter digitado errado no site da CPTM. Valeu pela informação, erick
!
Enviado: 05 Fev 2009, 14:53
por Erick_UT440R
Tiago Costa escreveu:erick_UT440R escreveu:Após consultar minhas coisas, descobri que a aceleração do Série 1100 é realmente de 0,55m/s², enquanto que a taxa de aceleração dos 1400 / 1600 é de 0,5m/s².
Isso de acordo com o Manual de Operações do trem Série 1100.
Que legal, igual aos 4400! Devem ter digitado errado no site da CPTM. Valeu pela informação, erick
!
Hehehehehe.... não por isso!
É só uma pequena contribuição perante o que estou aprendendo por aqui... Conheço bastante sobre a parte técnica dos trens! Mas estou aprendendo muito mais coisa do que poderia imaginar...
Enviado: 05 Fev 2009, 14:58
por Erick_UT440R
haiser escreveu:
Com chuva ou sem chuva ele patina do mesmo jeito por ali.
É verdade haiser, mas com chuva ele patina muito mais!!!
Essa é a principal graça dos 4400 pra mim...
Enviado: 05 Fev 2009, 16:21
por Lopes
Onde foi parar o Trem C005, que aparece na foto da CPTM?
Alí ele aparece bonitinho, ele foi reformado mais uma vez?
Tá aí o Link pra quem quiser ver!
http://www.cptm.sp.gov.br/e_frota/frota/default.asp
Enviado: 05 Fev 2009, 16:23
por Haiser
Enviado: 05 Fev 2009, 16:27
por Haiser
Se não me falha a memória....
Foi entregue para TTRANS / MPE em Dezembro de 2008 ,
e teve um pessoal que viu ele dando ''tchau'' na DRM em PAL
Enviado: 05 Fev 2009, 16:28
por Lopes
???
Foi embora pra onde?
Pro corte?
Enviado: 05 Fev 2009, 16:35
por Tiago Costa
erick_UT440R escreveu:Hehehehehe.... não por isso!
É só uma pequena contribuição perante o que estou aprendendo por aqui... Conheço bastante sobre a parte técnica dos trens! Mas estou aprendendo muito mais coisa do que poderia imaginar...
E nós também estamos aprendendo bastante com você
!
Enviado: 05 Fev 2009, 16:36
por Haiser
Lopes escreveu:???
Foi embora pra onde?
Pro corte?
Pra ser reformado.
Enviado: 05 Fev 2009, 16:37
por Tiago Costa
edit (achei que falavam do 4800, kkkkkkkkkkkk).
Enviado: 05 Fev 2009, 16:38
por Erick_UT440R
Lopes escreveu:???
Foi embora pra onde?
Pro corte?
O 4405 / 4407 foi o último trem da série 4400 a ir para a reforma...
Ele foi visto pela última vez em Presidente Altino (Presidente Altino), sendo encarretado para ir para Três Rios...
Em breve ele tá de volta (se é que já não voltou)...
Enviado: 08 Fev 2009, 13:39
por Erick_UT440R
Ontem (07/02/09) resolvi fazer um pequeno rolê pelas linhas E / F da CPTM com dois amigos meu. Foi um passeio legal, inclusive por um detalhe peculiar: as duas linhas estavam operando quase que exclusivamente com os 4400!!!
Para não dizer que não haviam outros trens no sistema, na banda B ontem estavam rodando dois 5500 fase I (o 1° e o 3° reformados), o 1600 repintado e o 1400 com a pintura antiga da CPTM (o 1403). Na Linah F, estavam circulando apenas dois 5500 Fase II e o 1401 (10° reformado).
Mas o fato mais engraçado ocorreu na estação Calmon Viana. Estavamos lá por volta das 21 horas, e estava desabando o mundo em forma de chuva. Pois bem, eis que surge na F o 9° trem reformado, e pegamos ele com destino ao Brás. Até aí, beleza.
Mas o melhor ainda estava por vir... Quando ele partiu, começou a patinar feito um louco, e soltava inúmeras faíscas pelo pantógrafo!!!
Caracas, que cena linda!!! O povo dentro dele apreensivo por causa do balanço (ainda mais) excessivo do 4400, e ele patinando! E este 4400 patinava em toda saída de estação (exceto no Tatuapé, onde as vias são cobertas).
Depois, em frente ao páteo de Engenheiro São APulo, ele diminuiu bem a marcha, indo a aproximadamente 20km/h até o Brás. Deu pra ver o 1409 (recém-chegado da IESA) e ver uma característica peculiar (e feia) deste 1409: a eliminação da porta dianteira e a substituição do vidro central! Mas como este tópico pertence ao 4400, posto sobre o 1409 nop tópico desta série...
Bem, esse foi um pequeno relato do que vivi ontem...
Enviado: 08 Fev 2009, 22:11
por Lopes
Pô mais o Maquinista não soube "controlar" a mão pra sair beem de leve?
Na CPTM não tem algo do tipo BX?
Enviado: 08 Fev 2009, 22:59
por Landrail
Normal patinar sob chuva forte, eu e o Tiago comprovamos in loco aqui em BH , é impressionante, toda saída de estação o TUE patinava.