Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Melekh » 14 Jan 2011, 09:59

NANDORJ
Respondendo.

Engenho da Rainha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Engenho da Rainha é um bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.


Vista de Engenho da Rainha. Faz divisa com os bairros de Pilares, Inhaúma, Tomás Coelho e Complexo do Alemão, além de também fazer divisa por meio da Serra da Misericórdia, sendo então impossibilitado o acesso direto com os bairros de Olaria e Penha.

O bairro é servido pelo serviço metroviário da cidade - Metrô do Rio de Janeiro e por diversas linhas de ônibus. É formado basicamente por conjuntos habitacionais destinado às classes populares da cidade do Rio de Janeiro, como os conjuntos habitacionais Músicos e PREV (Parque Residencial Estrada Velha), e comunidades (favelas), sendo a maior o Morro do Engenho.

Em suas origens, a região hoje denominada Engenho da Rainha (Carlota Joaquina) fazia parte da Freguesia de Inhaúma, criada em 1743, e ganhou este nome quando esta Freguesia foi desmembrada, resultando nos atuais bairros de Pilares, Tomás Coelho e parte de Inhaúma. A região acolhia uma residência adquirida pela Rainha Carlota Joaquina, esposa de D. João VI, por volta de 1810 com o objetivo de nela descansar. A sua delimitação atual foi estabelecida pelo Decreto n.º 3158 de 23 de julho de 1981, quando era o Dr. Marcos Tamoyo o prefeito do Rio de Janeiro.

A região próxima à fazenda era habitada pelos índios Tamoios. Como herança, tem-se muitas ruas com nomes ligadas a este fato - Rua Bororó, Xerente, Canitar, Flexal, dentre outras.

A Fazenda da Rainha Carlota Joaquina, além do engenho de cana-de-açúcar, tinha também plantação de café e a mão-de-obra escrava era a responsável pela economia rural. O rio Faria, hoje bastante degradado, banha o bairro.

A Serra da Misericórdia, situada na Freguesia de Inhaúma, era o local onde os negros escravos procuravam se esconder quando fugiam da Fazenda.

O atual bairro do Engenho da Rainha era cortado por duas importantes estradas que se interligavam na altura de Thomás Coelho. Esse caminho fazia a ligação com as Minas Gerais. Hoje são a Avenida Pastor Martin Luther King (antiga Automóvel Clube) e a Avenida Ademar Bebiano (antiga Estrada Velha da Pavuna). O bairro foi cortado pela Estrada de Ferro Rio D'ouro e possuiu uma estação, onde hoje é a estação do metrô Engenho da Rainha.

A importância do bairro em termos culturais ainda não foi reconhecida. Em nenhum bairro do Rio de janeiro, se reuniu tantos artistas famosos como o bairro. No final dos anos 60, quando foi inaugurado o Conjunto dos Músicos, o bairro que já tinha alguns artistas ficou mais rico ainda culturalmente.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenho_da_Rainha

Minha Pergunta: como posto (faço para inserir) uma foto ou imagem?
Tenho muitas fotos e mapas a respeito da R.O.

Abraços.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Melekh » 14 Jan 2011, 10:03

NANDORJ

Respondendo:


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Engenho da Rainha é um bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.


Vista de Engenho da Rainha. Faz divisa com os bairros de Pilares, Inhaúma, Tomás Coelho e Complexo do Alemão, além de também fazer divisa por meio da Serra da Misericórdia, sendo então impossibilitado o acesso direto com os bairros de Olaria e Penha.

O bairro é servido pelo serviço metroviário da cidade - Metrô do Rio de Janeiro e por diversas linhas de ônibus. É formado basicamente por conjuntos habitacionais destinado às classes populares da cidade do Rio de Janeiro, como os conjuntos habitacionais Músicos e PREV (Parque Residencial Estrada Velha), e comunidades (favelas), sendo a maior o Morro do Engenho.

Em suas origens, a região hoje denominada Engenho da Rainha (Carlota Joaquina) fazia parte da Freguesia de Inhaúma, criada em 1743, e ganhou este nome quando esta Freguesia foi desmembrada, resultando nos atuais bairros de Pilares, Tomás Coelho e parte de Inhaúma. A região acolhia uma residência adquirida pela Rainha Carlota Joaquina, esposa de D. João VI, por volta de 1810 com o objetivo de nela descansar. A sua delimitação atual foi estabelecida pelo Decreto n.º 3158 de 23 de julho de 1981, quando era o Dr. Marcos Tamoyo o prefeito do Rio de Janeiro.

A região próxima à fazenda era habitada pelos índios Tamoios. Como herança, tem-se muitas ruas com nomes ligadas a este fato - Rua Bororó, Xerente, Canitar, Flexal, dentre outras.

A Fazenda da Rainha Carlota Joaquina, além do engenho de cana-de-açúcar, tinha também plantação de café e a mão-de-obra escrava era a responsável pela economia rural. O rio Faria, hoje bastante degradado, banha o bairro.

A Serra da Misericórdia, situada na Freguesia de Inhaúma, era o local onde os negros escravos procuravam se esconder quando fugiam da Fazenda.

O atual bairro do Engenho da Rainha era cortado por duas importantes estradas que se interligavam na altura de Thomás Coelho. Esse caminho fazia a ligação com as Minas Gerais. Hoje são a Avenida Pastor Martin Luther King (antiga Automóvel Clube) e a Avenida Ademar Bebiano (antiga Estrada Velha da Pavuna). O bairro foi cortado pela Estrada de Ferro Rio D'ouro e possuiu uma estação,onde hoje é a estação do metrô Engenho da Rainha.

A importância do bairro em termos culturais ainda não foi reconhecida. Em nenhum bairro do Rio de janeiro, se reuniu tantos artistas famosos como o bairro. No final dos anos 60, quando foi inaugurado o Conjunto dos Músicos, o bairro que já tinha alguns artistas ficou mais rico ainda culturalmente.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenho_da_Rainha

Pergunta como posto (faço para inserir) uma foto ou imagem?
Tenho algumas fotos e mapas da R.O.

Abraços.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 14 Jan 2011, 14:58

Carlos, vamos lá. Vou tentar mostrar como inserir uma foto através do Picasa, serviço de armazenamento de imagens do Google:

1-Acesse http://www.picasa.com

2-Clique no link do lado direito "Acesse os álbuns da web do Picasa"
Imagem

3-Se você já tiver um login de algum serviço do Google (Orkut, Gmail, Youtube), basta digitar os dados pedidos nos campos "Email" e "Senha". Caso não utilize estes serviços, acesse "Você não tem uma conta do Google ?" e clique no botão "Crie uma conta".
Imagem
Preencha todos os dados pedidos ...

4-Ao final do processo, clique no botão "Fazer Upload". Escolha para qual dos álbuns você irá enviar as imagens. Se preferir pode criar um novo álbum clicando no link "crie um novo álbum", no topo da janelinhaImagem

5-O sistema pedirá para escolher se você deseja fazer upload através do carregador básico (uma foto de cada vez) ou pelo carregador avançado, onde pode-se arrastar as imagens de uma pasta diretamente para a janela do Picasa, enviar várias fotos simultâneamente etc ... fica a seu critério qual carregador escolher.

6-Após escolher todas as imagens, clique no botão "Fazer Upload" e aguarde.

7-Ao término do processo, abra as fotos uma por uma, clicando sobre a primeira, por exemplo.

8-Com ela aberta na tela, clique com o botão direito do mouse nela e escolha "Propriedades" no menu que aparecer.

9-Copie o endereço (URL) da foto
Imagem

10-Vá ao fórum TGVBR (aqui ;) ) e clique no botão "Img" quando quiser postar uma imagem
Imagem


11-Entre as Tags "Imagem" criadas, cole o endereço da foto copiada anteriormente.
Imagem

11-Clique no botão "Prever" antes e veja o resultado ... se tiver ficado tudo certo, pode clicar em "Enviar"

Em caso de mais dúvidas, pode perguntar !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por NANDORJ » 14 Jan 2011, 22:48

você nao entendeu, conheço a historia desse bairro, o que eu perguntei foi: Que Carlota Joaquina era essa que chegou de trem na estaçao mencionada por ti proxima a Fazenda Botafogo? Ja que a Carlota Joaquina morreu antes bem antes do primeiro trem rodar pelo nosso pais. Mas relendo seu relato, constatei uma dualidade, acredito que alem de mim outra pessoa desavisada tire uma segunda interpretaçao, e que da para entender que Carlota Joaquina chegava nessa localidade de trem, fato que e impossivel, mas creio eu que na verdade você quis dizer que a estaçao por você mencionada ficava no exato ponto onde Carlota Joaquina chegava nas suas propriedades isso numa epoca anterior cerca de 60 anos antes(1822 independencia do Brasil 1883 abertura da Rio d'Ouro ao transporte de passageiros). Se você reler o que você escreveu, da uma certa duvida a priori, so relendo com atençao que verifica o verdadeiro conteudo de sua mensagem. Abraços.

Melekh escreveu:NANDORJ

Respondendo:


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Engenho da Rainha é um bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.


Vista de Engenho da Rainha. Faz divisa com os bairros de Pilares, Inhaúma, Tomás Coelho e Complexo do Alemão, além de também fazer divisa por meio da Serra da Misericórdia, sendo então impossibilitado o acesso direto com os bairros de Olaria e Penha.

O bairro é servido pelo serviço metroviário da cidade - Metrô do Rio de Janeiro e por diversas linhas de ônibus. É formado basicamente por conjuntos habitacionais destinado às classes populares da cidade do Rio de Janeiro, como os conjuntos habitacionais Músicos e PREV (Parque Residencial Estrada Velha), e comunidades (favelas), sendo a maior o Morro do Engenho.

Em suas origens, a região hoje denominada Engenho da Rainha (Carlota Joaquina) fazia parte da Freguesia de Inhaúma, criada em 1743, e ganhou este nome quando esta Freguesia foi desmembrada, resultando nos atuais bairros de Pilares, Tomás Coelho e parte de Inhaúma. A região acolhia uma residência adquirida pela Rainha Carlota Joaquina, esposa de D. João VI, por volta de 1810 com o objetivo de nela descansar. A sua delimitação atual foi estabelecida pelo Decreto n.º 3158 de 23 de julho de 1981, quando era o Dr. Marcos Tamoyo o prefeito do Rio de Janeiro.

A região próxima à fazenda era habitada pelos índios Tamoios. Como herança, tem-se muitas ruas com nomes ligadas a este fato - Rua Bororó, Xerente, Canitar, Flexal, dentre outras.

A Fazenda da Rainha Carlota Joaquina, além do engenho de cana-de-açúcar, tinha também plantação de café e a mão-de-obra escrava era a responsável pela economia rural. O rio Faria, hoje bastante degradado, banha o bairro.

A Serra da Misericórdia, situada na Freguesia de Inhaúma, era o local onde os negros escravos procuravam se esconder quando fugiam da Fazenda.

O atual bairro do Engenho da Rainha era cortado por duas importantes estradas que se interligavam na altura de Thomás Coelho. Esse caminho fazia a ligação com as Minas Gerais. Hoje são a Avenida Pastor Martin Luther King (antiga Automóvel Clube) e a Avenida Ademar Bebiano (antiga Estrada Velha da Pavuna). O bairro foi cortado pela Estrada de Ferro Rio D'ouro e possuiu uma estação,onde hoje é a estação do metrô Engenho da Rainha.

A importância do bairro em termos culturais ainda não foi reconhecida. Em nenhum bairro do Rio de janeiro, se reuniu tantos artistas famosos como o bairro. No final dos anos 60, quando foi inaugurado o Conjunto dos Músicos, o bairro que já tinha alguns artistas ficou mais rico ainda culturalmente.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenho_da_Rainha

Pergunta como posto (faço para inserir) uma foto ou imagem?
Tenho algumas fotos e mapas da R.O.

Abraços.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Melekh » 19 Jan 2011, 11:33

Imagem

Primeiramente quero parabenizar a todos pelo excelente trabalho de pequisa no qual está sendo desenvolvido aqui neste Fórum.
vejo o quanto os foristas estão se dedicando nas pequisas.
Infelismente gostaria de participar mais ativamente, mas só acesso o forum do trabalho quando sobra tempo.

O NANDORJ está correto, não me expressei de acordo.

Quanto as fotos postadas das casas, proximo a Inhauma, analisando os detalhes, não são as mesmas que aparecem na foto de 1943, logo coloco aqui as que poderiam ser as referidas.

A de se notar que a estação ou parada Botafogo aparece ao fundo, esta estava entre Inhaúma e Engo. do Mato, antes de existir a estação Engo. da Rainha.
continuando...


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 19 Jan 2011, 20:44

Oi Melek. Seja benvindo!
Em relação a estação Botafogo, essa é um mistério em relação à sua localização.
Abaixo segue uma informação postada pelo Dado que da a entender que a localização Botafogo ficava entre Inhaúma e Engenho do Mato.
Imagem

Em relação às casas, talvez nós dois não estejamos certos, pois nas casas que você postou, a da direita é discretamente maior e logo após a casa da esquerda existe uma esquina. Além disso, as janelas dessas casas amarelas são baixas em comparação às do livro Suevo, apesar de poder ter havido modificação.
Repare na foto abaixo que não há esquina após a casa da esquerda.
Imagem
Claro. A casa da direita está bem modificada, mas repare a descontinuidade da alvenaria mostrando que a janela foi rebaixada (casa da direita). Isso pode mostrar que a casa da direita tivesse sido modificada.

Tirando uma conclusão fria, acho que a coisa cai no que o Dado falou. Esse tipo de casa era comum e poderia estar espalhada por ali.
Para dirimir isso, voltei ao livro do Suevo na página 86 nessa foto que diz: LADO SUPERIOR DE INHAÚMA. Mas esse lado é o que está atrás do fotógrafo ou na frente.
A princípio tinha analisado que seria na frente, ou seja, o fotógrafo estaria virado para Inhaúma, mas ao analisar a página 85, percebi que há menção do lado inferior do pátio de Del Castilho (ver foto no livro) e esse com certeza está atrás do fotógrafo. Apesar que em um caso, está escrito LADO e em outro PÁTIO, mostrando que nesse último caso, a estação está logo ali.
Se ele obedecer o mesmo raciocínio, você tem razão e o fotógrafo na foto acima estaria virado para E.Rainha, descartando totalmente as casas que eu tinha especulado.
Ao analisar o morro ao fundo, acho que talvez o fotógrafo esteja voltado para E.Rainha.
Acho que foi um erro de interpretação meu em relação ao que está escrito no livro.
Se realmente Inhaúma estiver atrás do fotógrafo, o tal prédio a frente não poderia ser Inhaúma.
Aliás, essa série de postagens surgiu por ter sido levantada a idéia que a casinha a frente pudesse ser Inhaúma.
Em qualquer um dos casos, isso estaria descartado.
Editado pela última vez por Adenilson em 20 Jan 2011, 15:07, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 19 Jan 2011, 20:48

A Estação Botafogo está ao fundo onde ? Na foto que você postou?

Outra coisa ... até o momento eu sabia que a estação Engenho da Rainha foi construída apenas depois que Engenho do Matto foi desativada, como se uma substituísse a outra ... mas e essa estação Botafogo ? Ela ficava onde depois foi construída a estação Engenho da Rainha ?

E em relação a foto que você postou, o que seriam as casas A, B e C ?

E obrigado pelos elogios em relação a nossa pesquisa ... é quase uma obsessão, mas é uma pesquisa ... hehehehehe
okk
Editado pela última vez por DadoDJ em 19 Jan 2011, 20:55, em um total de 1 vez.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 19 Jan 2011, 20:51

Ôpa Adenilson, boa pesquisa a sua ! Que bom que você resgatou estas imagens e dados lá do começo das nossas dúvidas. Sendo assim, a foto que está no livro do Hélio Suêvo que foi postada aqui no fórum, e que eu acreditava ser uma estação a casinha que aparece lá ao fundo ... será a Parada Botafogo ? É a esta foto que o Carlos (Melekh) se refere, dizendo que a Parada Botafogo está lá ao fundo ?
tnk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 19 Jan 2011, 20:52

Abaixo uma foto que postei e tirei do portal Augusto Malta, mostrando uma Rua chamada Botafogo que hoje não existe mais com esse nome pelo que andei procurando.
Repare que no maciço ao fundo (Sumaré) e pelo ângulo que está sendo visto, que se trata do subúrbio.
Essa rua teria esse nome por causa dessa localização?
A foto é de 1938 e nessa época provavelmente Botafogo não existia mais e E.Rainha já existia há 7 anos.
Imagem

Acho que talvez essa parada Botafogo tenha sido quase uma estação particular para atender uma fazenda ou logradouro particular como era a da Quinta e Capão do Bispo (palpite meu!).

Abraços!!
Editado pela última vez por Adenilson em 20 Jan 2011, 15:05, em um total de 1 vez.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 19 Jan 2011, 20:56

Oi Dado. Pode ser, mas o quadro que eu repostei do que originalmente você postou mostra a existência de uma via entre Inhaúma e E.Matto por Botafogo, mas não faz referência a uma parada e sim apenas à localidade.
Mudando o assunto, quero agradecer a você e ao Nando pelos elogios sobre a foto de Irajá, a qual até o Ralph já postou lá.

AGORA TEM QUE SER EM LETRA MAIÚSCULA: SABE AQUELA ESTAÇÃO QUE VOCÊ LEVANTOU COMO SENDO V.CARVALHO?
TENHO UMA SUSPEITA E NÃO É V.CARVALHO.
DEPOIS VOU EXPLICAR LÁ NO OUTRO TÓPICO.

ABRAÇO A TODOS. vv

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 19 Jan 2011, 21:14

EM LETRA MAIÚSCULA ?
:O
Ih ... isso vai dar problema ... Adenilson Adenilson ...
:WK:
Aguardo sua posição em relação à sua suposição em relação a Vicente de Carvalho ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Melekh » 25 Jan 2011, 10:37

Saudações a todos.

Como eu havia falado antes, não me sobra muito tempo para postagem aqui no forum, muito trabalho e só utilizo a Internet do meu local de trabalho.

Gostaria de postar mapas e fotos, mas não estou conseguindo, apesar de fazer conforme me foi informado pelo DADO, usando o album do Picassa. Existe outro caminho?

Adenilson, DADO, a casa do Fundo que me referi, está na foto de 1943, do livro do Suevo e eu tenho a expectativa que as casas da foto que coloquei pudesse ser as mesmas, levando em conta que seguem a linha de tres casas - A B C, na mesma ordem do livro; também me foi dito por moradores antigos que ao fundo, em direção ao Eng. da Rainha, existia uma estação ou parada, mais a frente ao que era a fazenda Botafogo (época), hoje Mangueiral; eu possuo um mapa escaneado por um amigo, que consta a Estação Botafogo, entre Inhaúma e Engo. do Matto, tentei postar aqui e não consegui.

Tenho diversa fotos feitas em praticamente todos os ramais, caso queiram me contactar, deixo aqui meu E-mail: melekhavraham@gmail.com.

Imagem

Imagem

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 25 Jan 2011, 12:38

Saudações !

Carlos, vi que você fez tudo certinho em relação ao Picasa, mas na hora de postar as imagens houve um equívoco: primeiro você postou o link do seu perfil do Picasa como se fosse uma imagem, por isso, o link ficou quebrado (O fórum esperava uma imagem e no lugar existe apenas um site); e em relação ao segundo link ele está incompleto, acredito que por isso ele não tenha exibido a imagem corretamente.

Mas eu entrei no seu perfil do Picasa pelo link que você postou como imagem e vi as imagens enviadas por você ao Picasa. Vou postar abaixo as imagens que estão no seu perfil:

Mapa mostrando várias estações no começo do percurso da estrada de ferro. Acho que é um mapa que eu postei aqui, de 1922:
Imagem

Mapa de 1924, mostrando a estação Botafogo e Engenho do Matto, entre outras:
Imagem

Imagem mostrando a estação Botafogo:
Imagem

Casas próximas, atualmente:
Imagem

Todas as imagens © Carlos Melekh
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 25 Jan 2011, 13:54

Preclaro Meleck.

Acho que você colaborou substancialmente para elucidar esse mistério da Estação Botafogo.
Acima eu repostei um documento que o Dado postou já sugerindo a existência dessa estação entre Inhaúma e E.Matto, mas por quê essa estação é pouco citada?

Dado na página 7 desse tópico, você publicou uma grade de paradas e/ou estações dos trens em 14/11/1902 e não constava a estação Botafogo.

Será que essa parada era particular? Por quê teve o uso tão restrito?

O mapa é de 1924 com a estação lá e no livro do Hélio, em 1943, a estação aparece ao fundo (apesar de já ter comentado que estranhamente, parece afastada do leito), mas talvez já sem uso, pois E.Rainha foi inaugurada em 1931.

A localidade já era conhecida como loteamento E.Rainha e quando a região se desenvolveu, a estação foi criada, mas consegui achar mapas no SMU que já citam a localidade como E.Rainha antes da estação homônima ser construída.

Fiquei pensando porque fariam uma estação tão colada à Inhaúma, mas isso é se pensarmos no padrão Rio D'ouro. A distância entre Inhaúma e Botafogo era aproximadamente a mesma de Riachuelo e Sampaio e portanto viável.

Sobre as casas que você apontou, ainda refuto devido à esquina que existe atualmente e sobre a altura das janelas, mas reconhecendo que naquela época, a esquina poderia não existir e obras nas casas podem ter ocorrido. O que parece de fato é que as fotos das casas do Livro do Hélio parecem estar mais ainda próximas à Botafogo que as que você apontou, mas pode ser devido à resolução da foto também.

Parabéns pela descoberta e me responda se você tem foto das estações.

Talvez eu escreva sim para você, pois como você tem dificuldade em acessar o fórum, o contato por e-mail seja mais fácil.

Abraço a todos.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Melekh » 25 Jan 2011, 14:54

Obrigado DADO;

Pude perceber no início que alguns participantes acreditavam que a estação Venda Grande fosse perto do Templo da Igreja Universal, mas na verdade ela é antes da estação Liberdade, (Del Castilho) provavelmente perto da esquina com Est. Velha da Pavuna, revejam os mapas.

Estou postando agora, uma serie de fotos das provaveis paradas e estações entre Caju e Eng. do Matto, seja na variante antiga por Pilares, seja na mais recente, vejamos:

Obs, DADO me ajude se preciso for:

Adenilson.

Pelo que eu me informei, existia naquele local a Fazenda Botafogo, juntamente com a Rua Engenho da Rainha, local onde existe até hoje a casa da Rainha, ainda de pé, logo logo colocarei aqui a foto da casa. O local tinha força politica na época.

conjecturas...
Editado pela última vez por Melekh em 20 Jun 2011, 14:28, em um total de 1 vez.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 25 Jan 2011, 15:35

[quote="Melekh"]Obrigado DADO;

Pude perceber no início que alguns participantes acreditavam que a estação Venda Grande fosse perto do Templo da Igreja Universal, mas na verdade ela é antes da estação Liberdade, (Del Castilho) provavelmente perto da esquina com Est. Velha da Pavuna, revejam os mapas.

Oi Melekh. Na realidade eu cheguei a colocar essa questão da história de Venda Grande ser perto da atual Universal, mas vou resumir como foi essa história.

O Dado colocou uma informação que mostrava as distâncias entre as estações e como E.Matto era a que eu tinha a maior precisão sobre a localização, eu utilizei as distâncias fornecidas por ele e fiz de trás para frente.
O aplicativo utilizado foi o Google Earth na ferramenta chamada caminho que acompanha as curvas das ruas e portanto, precisa!

Essa medição gerou conflito entre as posições das estações, as quais coloquei para o Dado.
Quando ele publicou um mapa que conseguiu numa biblioteca da Praça 15, o qual depois tive acesso, ficou constatado que Venda Grande era "colada" a atual esquina da Suburbana com a até recentemente chamada de E.V.Pavuna, mostrando que as distâncias estavam erradas, pelo menos no traçado que simulei.

Um abraço.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 25 Jan 2011, 15:57

Carlos, algo ainda está incompleto neste processo de postar as fotos aqui no fórum ... você está copiando o endereço das imagens (URL) inteiro ou apenas a primeira linha ? Veja o exemplo abaixo (Atenção ! Após fazer upload das imagens, clique na que quer obter o endereço e só depois, com ela aberta na tela, clique com o botão direito e escolha a opção "Propriedades", copiando na caixa de diálogo que se abrir, o endereço (URL) como abaixo):
Imagem

Observei as fotos que você postou no Picasa e discordo de algumas coisas, além de ter algumas dúvidas ... vamos lá (você pode comentar depois a minha mensagem, clicando no botão "responder" (cria uma nova mensagem sua), ou clicando no botão "Citar" (você faz comentários baseados no meu texto, com ele em anexo):

Imagem 1:
Imagem
Obs.: você descreve a imagem como Estação/Parada Rua Bella ... de fato ficava no local, talvez atrás ou ao lado da estação de tratamento Alegria ... se eu tivesse conhecido o mapa de 1922 antes, saberia procurar algum vestígio quando caminhei (Caju-Tomás Coelho) por lá, ano passado ...

Imagem 2:
Imagem

Imagem 3:
Imagem

Imagem 4:
Imagem
Obs.: Esta última foto mostraria um vestígio da antiga Parada ? Hum ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 25 Jan 2011, 16:11

Continuando ...

Imagem 5 e 6:
Imagem

Imagem
Obs.: no nome do arquivo você escreveu que este local (onde estive também) fica próximo ao local da antiga Parada Praia Pequena, mas na descrição da imagem você escreveu que as colunas (muito enigmáticas, também fiquei muito desconfiado antes) são resquício da Parada Praia Pequena ... mas ela não ficava no local, ficava antes da Av.Democráticos, na esquina, segundo mapas antigos.

Imagem 7 e 8:
Imagem

Imagem
Obs.: Venda Grande ! Será ? A minha dúvida é de que lado da Av.Suburbana ela ficava ...

Não postei todas as fotos primeiro porque vou ter que sair agora, meio urgente ... e também porque não sei se são essas que você queria postar ou se tinha mais alguma ... eu reparei que você tem bastante fotos no Picasa ... veja aí se consegue postar as imagens depois, com a sua descrição, acho que assim fica melhor ... mas se precisar, ajudo no que for preciso !

Uma dica: antes de postar definitivamente uma mensagem, você pode ver como ela vai ficar (e se as fotos irão aparecer). Basta clicar em "Prever" ao invés de clicar em "Enviar". Se estiver tudo ok, clique em Enviar ... se não estiver, edite a mensagem e teste de novo ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Melekh » 26 Jan 2011, 12:11

Saudações a todos.

Consegui pegar o fio da meada.

Alguams fotos.

Imagem

Provavel Leito da Rio D'Ouro, se aproximando da Parada Praia Pequena, vide que aqui havia uma divisão da linha em duas.
Carlos Alberto Ramos - 2010

Imagem

Praia Pequena, provavel local da Antiga Parada.
Carlos alberto Ramos - 2011

Imagem

Praia Pequena, provavel local da Antiga Parada. A Igreja pode está no local
Carlos alberto Ramos - 2011

Imagem

Praia Pequena, provavel local da Antiga Parada.
A praça pode está no local
Carlos alberto Ramos - 2011

Todos os lugares fiz a pé.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por NANDORJ » 26 Jan 2011, 18:06

Se for mesmo a estaçao Botafogo da Rio d'Ouro, ficarei muito feliz, pois se vocês voltarem comentarios atras, verao que eu levantei a bola que essa casa circulada de verde era uma estaçao, fui voto vencido na epoca, pois eu achava que era ha estaçao de Inhauma, mas o Dado e o Adenilson provaram por a mais b, que nao podia ser Inhauma. Ha alegaçao deles so se sustentou pela localizaçao exata, mas sempre soube que era uma estaçao ferroviaria. Mas o que me causa espanto foi aquela foto pertencer ao livro do professor Helio Suevo, e a foto possuir uma caligrafia de epoca bem peculiar, e na inscriçao afirmar que era o patio superior de Inhauma.
:ttn: :ttn: :ttn: :ttn: :ttn:

DadoDJ escreveu:Saudações !

Carlos, vi que você fez tudo certinho em relação ao Picasa, mas na hora de postar as imagens houve um equívoco: primeiro você postou o link do seu perfil do Picasa como se fosse uma imagem, por isso, o link ficou quebrado (O fórum esperava uma imagem e no lugar existe apenas um site); e em relação ao segundo link ele está incompleto, acredito que por isso ele não tenha exibido a imagem corretamente.

Mas eu entrei no seu perfil do Picasa pelo link que você postou como imagem e vi as imagens enviadas por você ao Picasa. Vou postar abaixo as imagens que estão no seu perfil:

Mapa mostrando várias estações no começo do percurso da estrada de ferro. Acho que é um mapa que eu postei aqui, de 1922:
Imagem

Mapa de 1924, mostrando a estação Botafogo e Engenho do Matto, entre outras:
Imagem

Imagem mostrando a estação Botafogo:
Imagem

Casas próximas, atualmente:
Imagem

Todas as imagens © Carlos Melekh
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante