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Re: Estação Carandiru - Linha 1

Enviado: 13 Jul 2009, 19:52
por Eduardo GJF
HGPFILHO escreveu:Só isso Edu??? Nossa, eu tinha que era mais de 1 km...
Então, estou considerando que a Estação do TAV seja feita no meio do caminho entre a Base Aérea e a Estação Carandiru, em subterrâneo.

Assim:
Imagem

Dessa forma, a distância não é tão grande para nenhum dos dois lados... e o prédio da estação seria onde hoje é um estacionamento, a entrada seria na Av. Santos Dumont, perto de uma entrada da Base Aérea

Especulação por enquanto, ok? Vai saber o que estão planejando fazer...

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Enviado: 14 Jul 2009, 23:02
por HGP
Nessa sua proposta parece ser bem razoável Edu.!

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Enviado: 14 Jul 2009, 23:19
por Eduardo GJF
Só estou imaginando como seria possível fazer a estação lá :D

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Enviado: 18 Jul 2009, 17:30
por Pranda
^^
Esta proposta do GF de fazer estação do TAV no Campo de Marte, de todos os absurdos que envolvem esta estória, este é o maior.

Não integra a Rede Metroferroviaria da cidade adequadamente, e cria uma série enormes de outros problemas.

É o fim do mundo enquanto idéia! Mas como a "imbecilidade" impera entre nossos governantes é bem possível que seja isto mesmo.

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Enviado: 18 Jul 2009, 21:12
por Jorge Luis
Falaram a mesma coisa quando foi anunciado a saida da rodoviaria no centro para o tiete.

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Enviado: 18 Jul 2009, 21:36
por Vicente
^^
E hoje, poucos sabem que um dia, o "prédio de bolinhas" à frente da Júlio Prestes foi a rodoviária de SP.
Acho que o Eduardo tem razão Pranda. É possível fazer, sim.

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Enviado: 19 Jul 2009, 11:53
por Jorge Luis
Falaram a mesma coisa quando levaram os onibus que vão para o litoral do centro de são paulo para o terminal jabaquara.

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Enviado: 22 Jul 2009, 15:30
por Pranda
^^

Não tem nada haver estas situações.

Não entendo onde pode existir qualquer similaridade entre o caso da rodoviaria antiga e a estação do TAV? A antiga rodoviaria não tinha integração com nada, não havia espaço para todos os ônibus, eles acabavam parando no meio da Rua, era de propriedade de um grupo privado (os mesmos donos da Folha, Otavio Frias e Carlos Caldeira), sua única qualidade era ser próxima a estação Julio Prestes, mas não havia qualquer integração, e já na tiete se fez uma rodoviaria integrada corretamente a única linha de metro existente na época.

E ainda necessário lembrar que não havia a CPTM e sim a Fepasa (Estadual, atuais linhas 8 e 9) e a CBTU ( Federal, atuais linhas 7, 10, 11, 12) e que naquela época não havia qualquer integração tarifária entre elas e entre elas e o Metrô, era uma época totalmente diferente.

O mesmo aconteceu com o Terminal Jabaquara, se saiu de uma situação sem qualquer integração entre os ônibus intermunicipais para a baixada e o Metrô para um siatuação de total integração.

Ou seja é o contrário do que pretende a estação do TAV no campo de Marte.

Primeiro é preciso considerar que o Campo de Marte é um equipamento estratégico para aviação geral em São Paulo.

O desconhecimento do que é a aviação geral e sua importância para economia do país, já tem gerados enormes disparates, não vou entrar em detalhes porque este assunto é longo e é para outro lugar.

Porém é facíl defender a destruição de um equipamento de transporte desconhecendo a importancia dele e desconhecendo as peculiaridades deste e do modal de transporte a que ele serve.

Esta estação do TAV é apenas o primeiro passo para o ataque da especulção imobiliária sobre uma area pública onde está localizado um importante equipamento de transporte.

Não existe nenhuma justificativa técnica para esta estação ser lá e não na Barra Funda ou na Luz, onde poderia estar integrada melhor aos trilhos da CPTM e do Metrô, na verdade esta idéia esconde outros interesses, muito mais escusos.

O valor das eventuais desapropriações e construção de tuneis seria o mesmo do lado norte ou do lado sul do rio tiete, a diferença esta em bem intregar com a estrutura que já existe ao invés de criar um tunel longo de ligação com uma estação de metrô de menor capacidade, se comparado ao complexo da Luz e da Barra Funda.

Enfim é "serviço de porco", com outros fins, que não o de melhor integração de modais sobre trilhos.

Na verdade esta idéia infeliz tem mais haver com a retirada dos bondes para a implantação do Metrô em São Paulo, ou seja se destrói um modal com a desculpa da implantação de outro, “supostamente” mais moderno, o que a experiancia mostra é que, não se implanta o mais moderno por inteiro ou se implanta incorretamente e se perde aquele antigo que funcionava bem.

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Enviado: 22 Jul 2009, 16:07
por Vicente
Pranda,
Para preservar a operabilidade de Marte, deve-se fazer a estação do TAV subterrânea (que é o que consta do projeto) e impedir a verticalização do entorno, por meio da legislação aplicável.
O Campo de Marte é, atualmente, um aeroporto de táxi aéreo, escola de aviação, e serve de base para Polícia, Bombeiros, correto? A aviação geral inclui também vôos científicos, etc.
Até agora, não há nenhum documento oficial que deixe claro que este equipamento será desativado.

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Enviado: 22 Jul 2009, 18:52
por Eduardo GJF
Exatamente, os estudos até agora prevêem o mínimo de danos à base aérea!
Inclusive a área que eu apontei como sendo plausível para a construção da parte não-subterrânea da estação é um estacionamento apenas, que pode facilmente ser substituído por outro em outro lugar. Dificilmente vão precisar usar alguma parte essencial da base aérea.

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Enviado: 22 Jul 2009, 21:14
por Jorge Luis
Se o problema é integração, leva linha 4 até o Campo de Marte e depois segue para V Maria e Tatuapé, assim o TAV estara integrado com todas as linhas ferreas.

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Enviado: 22 Jul 2009, 23:49
por HGP
Jorge Luis escreveu:Se o problema é integração, leva linha 4 até o Campo de Marte e depois segue para V Maria e Tatuapé, assim o TAV estara integrado com todas as linhas ferreas.

Jorge, a linha 4 em Luz não dá pra fazer Zigue-Zague.

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Enviado: 23 Jul 2009, 18:04
por ArqPaulo
Pranda, com todo respeito mas to achando muito conservadora e ao mesmo tempo drástica sua posição, qual o problema, foi so' uma sugestao, achei legal a proposta do eduardo... nao acho nada absurdo ou imbecibilidade.

nao sei porque tudo tem que ser em barra funda ou luz, chegou a hora de expandir os polos geradores de crescimento da cidade, nada e' pra sempre, as coisas mudam muito numa metropole como sp...

luz e barra funda ja tem muita gente, uma hora aquilo nao aguenta tambem, se e' que ta aguentando.

e outra, esse trem é uma proposta carissima,se a linha 4 demorou isso, esse trem vai ficar pronto em 2025 e olhe la...ate la a cidade ja crescerá muito mais....

enfim, calminha ffif

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Enviado: 03 Dez 2010, 22:52
por Correia431M
Quase um ano e meio depois do ultimo post deste tópico, venho ressuscitá-lo, para postar esta foto:

Imagem

Uma pequena geral da estação.

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Enviado: 04 Dez 2010, 19:40
por Lopes
Você fez bem, viu Rodrigo...

As placas azuis já fazem parte do passado nesta estação, vou ver se amanhã eu consigo fotografar para ilustrar.

Se eu não estiver enganado, a Estação Parada Inglesa, é a última a estar " 100% " com placas azuis.

Triste isso, eu apóio uma modernização da comunicação visual, mas não pelas brancas e sim pelas azuis que estão fixando em Jardim São Paulo e Tiradentes, nas paredes opostas à plataforma.

Re: Estação Carandiru - Linha 1

Enviado: 04 Dez 2010, 20:24
por ArqPaulo
e carandiru, assim como santana, ja começa a receber os 'equipamentos' anti pombo, um monte de ferro nos vãos das telhas de fibrocimento e acima das luminarias, horrivel, nao da pra acredita que nao pensaram em nada melhor e mais bonito...