Página 2 de 8

Enviado: 25 Dez 2008, 15:24
por Lopes
Essa formação básica do TUE, informa apenas o Carro Motor e o Reboque, sem o "resto" da composição, isso quer dizer que podem ser acrescentado muitos carros de acordo com as necessidades e possibilidades?

Enviado: 25 Dez 2008, 21:44
por Lipe Andreense
^^
Depende. Se o projeto do TUE permitir isso, até pode.

os 2100 rodavam na Espanha também em formação 2 carros (MC e RC)


Agora sobre adicionar mais reboques eu não sei como fica


Também há um limite para quantas unidades podem ser acopladas, eu acho

Enviado: 25 Dez 2008, 21:48
por Landrail
O máximo são 3, não ?

Enviado: 25 Dez 2008, 22:05
por Lipe Andreense
^^
no 2100 acho que é isso, mas não sei se isso é uma regra geral para todos os trens urbanos

Enviado: 25 Dez 2008, 22:40
por Landrail
Aqui em BH são 3, mais do que isso ferra as sub-estações.

Enviado: 25 Dez 2008, 22:52
por Lipe Andreense
os 500/5500 por exemplo são 4 tues (de 3 carros no 5000 e 2 carros no 5500), porém, ele não pode operar 1 Tue apenas, já que não fica cabine do outro lado :lol:

Enviado: 25 Dez 2008, 22:59
por Landrail
Então depende do sistema, aqui as estações são para no máximo 8 carros (ou 2 TUE´s) então acho que não utilizaram 3 TUE´s!!

Enviado: 25 Dez 2008, 23:12
por [D.S.R] David SR
Aqui no RJ é 3 unidades a formação máxima ainda. ;)

Enviado: 26 Dez 2008, 00:57
por Landrail
lipe_andreense escreveu:os 500/5500 por exemplo são 4 tues (de 3 carros no 5000 e 2 carros no 5500), porém, ele não pode operar 1 Tue apenas, já que não fica cabine do outro lado :lol:
O fepasão são 16 carros ?

Enviado: 26 Dez 2008, 01:00
por Lipe Andreense
landrail escreveu:
lipe_andreense escreveu:os 5000/5500 por exemplo são 4 tues (de 3 carros no 5000 e 2 carros no 5500), porém, ele não pode operar 1 Tue apenas, já que não fica cabine do outro lado :lol:
O fepasão são 16 carros ?

4 tues de 3 carros = 12 carros ;)

Enviado: 26 Dez 2008, 01:01
por Lopes
3.4=12

The Fepasian* são 12 Carros...

4 TUE's de 3 carros acoplados.


Tá ruim de conta hein?
:lol:



* The Fepasian é o nome de um novo filme sobre o Fepasão! :D

Enviado: 26 Dez 2008, 01:06
por Landrail
Lembro que uma maquinista da linha 9/8 me disse que o fepasão tinha 16 carros.(ou eu acabei confundindo). =o

Enviado: 01 Jan 2009, 11:20
por Sergio Silva
Formações máximas:
1100: 6 carros - 2 TUEs (9 carros - 3 TUEs - antes da reforma - 1997)
1400: 9 carros - 3 TUEs
1600: 9 carros - 3 TUEs
1700: 12 carros - 3 TUEs
2100: 9 carros - 3 TUEs
4400: 9 carros - 3 TUEs
4800: 9 carros - 3 TUEs
5000: 12/8 carros - 4 TUEs
5500: 12/8 carros - 4 TUEs
5550: 12/8 carros - 4 TUEs

2000, 2070 e 3000: não sei a formação máxima, mas acho que são 8 carros


Formações mínimas:
1100: 6 carros - 2 TUEs (1 carro antes da reforma - 1997)
1400: 3 carros - 1 TUE (1 carro antes da reforma - 2008)
1600: 3 carros - 1 TUE (não sei se poderia rodar com apenas 1 carro, como o 1100 e o 1400)
1700: 4 carros - 1 TUE
2000: 4 carros - 1 TUE
2070: 4 carros - 1 TUE
2100: 3 carros - 1 TUE (não sei se poderia rodar com apenas 2 carros, o que já ocorreu na Espanha)
3000: 4 carros - 1 TUE
4400: 3 carros - 1 TUE
4800: 3 carros - 1 TUE
5000: 6/4 carros - 2 TUEs
5500: 6/4 carros - 2 TUEs
5550: 6/4 carros - 2 TUEs

Enviado: 01 Jan 2009, 23:34
por Tiago Costa
Sergio Silva escreveu:2000, 2070 e 3000: não sei a formação máxima, mas acho que são 8 carros
Os "2070" podem rodar com até 12 carros/3 TUEs. Eu queria ver uma plataforma que comportaria uma composição tão grande, já que eles ficariam bem maiores que os Fepasões :lol:!

Enviado: 02 Fev 2009, 17:54
por Rafael Lopes
Comparando o interno do 5500 e do 5500 II nem parece ser o mesmo trem. Hehe

Mas ainda tem algum que circula na Banda B da 11 sem estar reformado? Hoje andando de 5500 II, próximo ao ISP, tinha um dos 5500 com a pintura antiga e todo detonado (como eram antes da reforma) mas com um maquinista dentro. Ele opera ainda? Não me recordo do número do carro-líder.

Enviado: 02 Fev 2009, 18:01
por Haiser
Rafael Lopes escreveu:Comparando o interno do 5500 e do 5500 II nem parece ser o mesmo trem. Hehe

Mas ainda tem algum que circula na Banda B da 11 sem estar reformado? Hoje andando de 5500 II, próximo ao ISP, tinha um dos 5500 com a pintura antiga e todo detonado (como eram antes da reforma) mas com um maquinista dentro. Ele opera ainda? Não me recordo do número do carro-líder.
Tem 5500 sem reforma que ainda na linha sim , há também os que foram reformados para a Linha F que divide a operação com a Banda B como os

01º 5500 39/40/47/48
02º 5500 22/34/41/42
06º 5500 26/27/28/46

Enviado: 03 Fev 2009, 00:54
por Sergio Silva
Rafael Lopes escreveu:Comparando o interno do 5500 e do 5500 II nem parece ser o mesmo trem. Hehe

Mas ainda tem algum que circula na Banda B da 11 sem estar reformado? Hoje andando de 5500 II, próximo ao ISP, tinha um dos 5500 com a pintura antiga e todo detonado (como eram antes da reforma) mas com um maquinista dentro. Ele opera ainda? Não me recordo do número do carro-líder.
Positivo, F13 (5524-35-44-45) e F14 (5516-11-12-14) ainda rodam na banda B.

Enviado: 04 Fev 2009, 16:35
por Erick_UT440R
Tenho que discordar do Sérgio...

Segundo o Manual de Operações do TUE Série 1100, editado pela Mafersa em 1997, as formações possíveis do TUE Série 1100 são as seguintes:

FORMAÇÃO DO TREM: de 3 a 9 carros, sendo:
3 Carros = (M + R2 + R1) - somente para manobras
6 Carros = (M + R2 + R1) + (R1+ R2 + M)
9 Carros = (M + R2 + R1) + [(M + R2 + R1) ou (R1+ R2 + M)] + (R1 + R2 + M)


Outra curiosidade: realmente um eventual trem da Série 2000 Fase II formado por 12 carros não caberia nas estações da CPTM. Isso porque elas foram feitas para dar suporte à, no máximo, um trem de 12 carros da Série 5000. As medidas são as seguintes:

- TUE Série 2000 Fase II - trem de 12 carros: 253,05m
- TUE Série 5000 - trem de 12 carros: 241,88m

Se não me falha a memória, as estações da CPTM tem um comprimento por volta de 245m, sendo assim um eventual trem da Série 2000 Fase II com 12 carros não caberia nas estações!!!

:rl:

Enviado: 04 Fev 2009, 23:13
por Lipe Andreense
erick_UT440R escreveu: Se não me falha a memória, as estações da CPTM tem um comprimento por volta de 245m, sendo assim um eventual trem da Série 2000 Fase II com 12 carros não caberia nas estações!!!

:rl:
só as construídas pela fepasa para os 12 carros, as outras são menores

Enviado: 05 Fev 2009, 09:04
por Erick_UT440R
Mas algumas estaçòes da CPTM possuem plataformas bem compridas, a exemplo de Luz e Brás...

Talvez por isso que previam extender a linha B até o Brás (projeto esse que, pelo que parece, graças a DEUS miou...) :D