Página 14 de 15
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 11 Out 2010, 15:18
por adrianocs
que diga - se de pasasagem era muito mais bonita do que esse vermelho tomate de hoje
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 02 Dez 2010, 09:11
por Evandro
Erick_UT440R escreveu:Série 4400: o HIGHLANDER da ferrovia brasileira!!! app
Gostaria de ver um governador com culhões para cortar as cabeças dessa série Highlander e trocar por coisa melhor.
Enquanto existir 4400 (
) na Banda B da Linha 11, não viajo de trem p/ aqueles lados. Mesmo que minha moto dê problema, vou e volto de ônibus p/ Mogi.
Em relação à conforto e ergonomia, os 5000 comparado com os 4400 são
Orient Express frente à vagões de carga.
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 02 Dez 2010, 14:45
por Rafael Lopes
Dando minha humilde opinião: é preferível aturar os 4400 do que usar o serviço de porco dos ônibus da Julio Simões (altos intervalos, carros mal conservados, funcionários mal educados e um sem-fim de problemas).
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 02 Dez 2010, 16:27
por Evandro
Rafael Lopes escreveu: Dando minha humilde opinião: é preferível aturar os 4400 do que usar o serviço de porco dos ônibus da Julio Simões (altos intervalos, carros mal conservados, funcionários mal educados e um sem-fim de problemas).
(OFF)
Rafael, nas (poucas) vezes em que precisei usar o serviço de transporte rodoviário executivo da Júlio Simões, saindo do Terminal Tietê para Mogi, não tive qualquer tipo de problema ou aborrecimento.
Nos finais de semana, o
headway é de 40 minutos, mas as passagens são vendidas em bilheteria, tem a estrutura do Terminal para lanches, etc. e ainda por cima, além dos ônibus saírem no horário exato, sempre ganho de brinde um exemplar do Estadão do dia para passar o tempo (uma observação: os ônibus quase sempre saem do Terminal Tietê com lotação máxima, com predomínio de passageiros das classes B e C)
Se comparada com a Benfica Barueri, que também tem ônibus executivo p/ Itapevi que sai do Terminal Tietê, é assustadora a forma de atendimento que esta última empresa oferece... headway de, no mínimo, TRÊS HORAS, sempre variável; nunca tem hora certa p/ o ônibus parar (e isso FORA DO TERMINAL, na Av. Cruzeiro do Sul), ônibus que não tem ar condicionado, ao contrário dos que partem p/ Mogi, e intinerário ruim, que cruza antes todo o município de Jandira. Isso sim que considero serviço porco.
Quando colocarem apenas trens novos até Mogi feito os 2000 ou os 7000, mesmo que seja necessária baldeação em Suzano, aí eu volto a usar os serviços neste trecho. No momento, nada feito.
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 02 Dez 2010, 17:56
por Rafael Lopes
Nesse caso o serviço é da Pássaro Marron: ou seja, melhor serviço impossível.
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 02 Dez 2010, 23:29
por Evandro
Rafael Lopes escreveu:Nesse caso o serviço é da Pássaro Marron: ou seja, melhor serviço impossível.
Isso mesmo... acabei errando feio o nome da empresa te respondendo. É a Pássaro Marrom.
Com essa feita, definitivamente, não me considero busólogo, apesar de eu ser simpatizante de alguns ônibus rodoviários (e só... detesto ônibus urbanos em geral).
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 02 Dez 2010, 23:38
por Nerilton
Ah eu mesmo não sou chegado no 4400. Mas sempre quando tenho seriços p/ fazer em Mogi vou de trem mesmo. Até que eles correm bem e o intervalo da linha 11 é ótimo.
Hoje mesmo fui á mogi de 4400 e de brinde voltei de 2000 direto
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 03 Dez 2010, 07:33
por Erick_UT440R
Olha, sei que os 4400 não são novos (aliás, foram fabricados entre 1965 e 1967 e já passaram por muitas reformas).
Sei também que não são os trens mais confortáveis, tanto da CPTM quanto da SuperVIA.
Entretanto, não consigo entender o porque de tanta raiva dos 4400.
Eu, particularmente, gosto deles. Sei que pulam bastante (e como pulam), mas do ponto de vista técnico, são trens que, se não são excelentes, pelo menos cumprem o propósito para o qual foram feitos.
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 03 Dez 2010, 12:01
por Vicente
Concordo contigo, Erick.
O 4400 (ou 400, no RJ) é o que a gente chama de "projeto honesto": não é o top, mas as soluções adotadas são robustas e suficientes para o propósito.
O problema mesmo que o povo não gosta é o "efeito pogobol" da suspensão.
Pra mexer nisso, você sabe melhor que todos aqui, é complicado fazer o cálculo de equilíbrio dinâmico (ainda mais pra pegar um projeto que deve estar calculado "no braço"...).
Pessoal, os 4400 são como Fusquinhas. Velhinhos, sem conforto... mas te levam onde quer chegar.
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 03 Dez 2010, 15:00
por Erick_UT440R
Vicente escreveu:
Concordo contigo, Erick.
O 4400 (ou 400, no RJ) é o que a gente chama de "projeto honesto": não é o top, mas as soluções adotadas são robustas e suficientes para o propósito.
O problema mesmo que o povo não gosta é o "efeito pogobol" da suspensão.
Pra mexer nisso, você sabe melhor que todos aqui, é complicado fazer o cálculo de equilíbrio dinâmico (ainda mais pra pegar um projeto que deve estar calculado "no braço"...).
Pessoal, os 4400 são como Fusquinhas. Velhinhos, sem conforto... mas te levam onde quer chegar.
Falou pouco mas falou bonito Vicente!!!
O problema todo reside em um único fato: como melhorar a sua suspensão, se seu truque (GSI, diga-se de passagem) foi projetado para ter as suspensões primária e secundária de molas helicoidais?
Alguém pode vir e dizer: "Ah, basta trocar o truque e está tudo resolvido!"
Certo, mas fica um porém: vale a pena investir em melhorias em um trem antigo (45 anos)? Trocar sistemas de controle de tração, colocar motor de corrente alternada, trocar os truques, instalar A/C (e reforçar bastante a estrutura do carro)? Lembrem-se, o 4400 possuí a caixa fabricada em aço carbono!!!
Como disse o Vicente: os 4400 são como o VW Sedan (nacionalmente conhecido como Fusca): é antigo, sem conforto, mas é "pau pra toda obra"!!! Tanto que estão rodando a muito tempo sem maiores problemas (isso é devido ao fato da especificação "pé-de-boi" feita pela RFFSA).
Assim: viva o Série 400, o Highlander da ferrovia brasileira!!!
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 03 Dez 2010, 18:09
por DNER
Isso mesmo, pessoal!
O que me fascina naquele 4400 é o pulo dele!!!
E também parace que ele tem um encanto: é só entrar dentro dele que você dorme!
Em um dia recente em que um trêm da L3 quebrou em Pedro Segundo, desci no Brás mesmo e peguei o bichinho, para chegar em ART via SMP e ônibus.
Dentro do carro que tava - o primeiro - vi, no mínimo, umas 8 pessoas dormindo sentadas no chão.
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 03 Dez 2010, 18:21
por Correia431M
Sem contar que já houve casos, daquela chapa que fica entre os carros dentro do TUE, se inverterem devido aos altos pulinhos estilo canguru.
Outra coisa que já contaram sobre o 4400 aqui mesmo no fórum, e que não me custa nada reforçar, é o fato deles patinarem na chuva. Muitos colegas foristas, já confessaram que adoram ver as rodas do bichinho girando em falso, no trilho molhado.
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 04 Dez 2010, 20:53
por Brunoraraujo
o som forçado é mais bonito, certa vez do lado da estação do metrô de São Cristovao ficava de cima só admirando hehehehe
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 14 Fev 2011, 20:00
por André Aquino
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 14 Fev 2011, 22:58
por Lipe Andreense
Roosevelt?
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 14 Fev 2011, 23:25
por CVJL
Estação de Santos
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 15 Fev 2011, 01:14
por Gustavodc
É um dos melhores MKBF, não?
Eu acho ele legal, ele é rebustão e tal. Não é realmente confortável, mas quando tá a renca toda é mais legal de andar.
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 15 Fev 2011, 15:26
por Erick_UT440R
Um dos melhores não... Ele simplesmente tem o melhor MKBF de toda a frota da CPTM!!!
Hehehehe... Não tem Série 3000, 2000 Fase I e II ou 7000 que o desbanque...
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 15 Fev 2011, 16:24
por Tiago Costa
Com menos elementos para dar problemas (especialmente ar condicionado), fica bem mais fácil ter um MKBF alto
.
Re: Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Enviado: 16 Fev 2011, 02:58
por Gustavodc
Tiago Costa escreveu:Com menos elementos para dar problemas (especialmente ar condicionado), fica bem mais fácil ter um MKBF alto
.
Melhor um trem com A/C que vive parado na oficina ou um sem A/C que vive rodando numa boa?
#tomaessatiaguitomeuqueridoamigoestranhodoextremozonasuldacidadedesãopaulo