BEM VINDOS, MEMBROS E VISITANTES DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
LINHA 5 - LILÁS
-
- MEMBRO SENIOR
- Contato:
Re: Linha 5
São Paulo, 03 de Abril de 2009, 14:39.
Cadê as obras?
Cadê as obras?

-
- MEMBRO SENIOR
- Contato:
Eis a resposta:
19/03/2009
AVISO (FASE DE PRÉ-QUALIFICAÇÃO) PRÉ-QUALIFICAÇÃO DA CONCORRÊNCIA Nº 41428212 - REPUBLICAÇÃO E RETI-RATIFICAÇÃO
EXECUÇÃO DAS OBRAS CIVIS, CONTEMPLANDO OBRA BRUTA E ACABAMENTO E VIA PERMANENTE, DO TRECHO LARGO TREZE – POÇO DIONÍSIO DA COSTA E DO PÁTIO GUIDO CALOI DA LINHA 5 - LILÁS DO METRÔ.
A COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO – METRÔ comunica que, em face da interposição de recursos por parte das PROPONENTES, o processo em epígrafe está suspenso. Informamos, ainda, que cópia dos recursos estão disponíveis para retirada, na Gerência de Contratações e Compras localizada na Rua Boa Vista, 175, 3º andar, Centro – São Paulo – Capital, a partir de 18/03/09.
19/03/2009
AVISO (FASE DE PRÉ-QUALIFICAÇÃO) PRÉ-QUALIFICAÇÃO DA CONCORRÊNCIA Nº 41428212 - REPUBLICAÇÃO E RETI-RATIFICAÇÃO
EXECUÇÃO DAS OBRAS CIVIS, CONTEMPLANDO OBRA BRUTA E ACABAMENTO E VIA PERMANENTE, DO TRECHO LARGO TREZE – POÇO DIONÍSIO DA COSTA E DO PÁTIO GUIDO CALOI DA LINHA 5 - LILÁS DO METRÔ.
A COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO – METRÔ comunica que, em face da interposição de recursos por parte das PROPONENTES, o processo em epígrafe está suspenso. Informamos, ainda, que cópia dos recursos estão disponíveis para retirada, na Gerência de Contratações e Compras localizada na Rua Boa Vista, 175, 3º andar, Centro – São Paulo – Capital, a partir de 18/03/09.
Aff. o negocio vai ficar para o segundo semestre. Belo plano de expansão....
-
- MEMBRO SENIOR
- Contato:
Enquanto as licitações forem processos que podem emperrar em qualquer das etapas realizadas, devido a recursos interpostos pelas empresas participantes, ou por causa de suspensões pelo TCE, atrasos continuarão sendo comuns
.

Por acaso, não é recurso interposto que a imprensa disse que eram de empresas que perderam a licitação não né?
parece que a empresa "puxadinhos do seu Vicente" entro com um recurso contestando a licitação, afinal ele ja ajudo a fazer tuneis...a partir de casas vizinhas rumo a penitenciárias ne'!
é de F**/*** esses "impecílios" que são criados pelas empresas "perdedoras" da licitação, se perdeu, já era, tenta na próxima.
Eu teria a maior honra de sair para o metrô chegar, contanto que eu fosse a um lugar à altura, nada de sair onde estou e ir pro meio da favela, digo, há alguns quarteirões do local, enfim...
Foi oferecido aos que tem um "negócio" na galeria um local bem próximo, de fácil acesso, a custo zero, mesmo assim querem atrapalhar...
Não entendo o que acontece, o "povo" reclama e reclama: "Não tem metrô, somos esquecidos pelo governo, ah, que injustiça!".
Daí quando chega o projeto, chega o metrô, batem o pé e não saem por nada.
Já estou cansado disso!
Agora quero ver sair em 2010!

Eu teria a maior honra de sair para o metrô chegar, contanto que eu fosse a um lugar à altura, nada de sair onde estou e ir pro meio da favela, digo, há alguns quarteirões do local, enfim...
Foi oferecido aos que tem um "negócio" na galeria um local bem próximo, de fácil acesso, a custo zero, mesmo assim querem atrapalhar...
Não entendo o que acontece, o "povo" reclama e reclama: "Não tem metrô, somos esquecidos pelo governo, ah, que injustiça!".
Daí quando chega o projeto, chega o metrô, batem o pé e não saem por nada.
Já estou cansado disso!
Agora quero ver sair em 2010!

Rodrigo Lopes
-
- MODERADOR GLOBAL
ArqPaulo escreveu:parece que a empresa "puxadinhos do seu Vicente" entro com um recurso contestando a licitação, afinal ele ja ajudo a fazer tuneis...a partir de casas vizinhas rumo a penitenciárias ne'!

O moderador informa que não tem atividades no ramo da construção civil!
Brincadeiras à parte, concordo com o Tiago: há 3945689²³ possibilidades de recurso por uma empresa que se sentir prejudicada na licitação, e isso atrasa tudo.
E não há sanção se ficar comprovado que, além de não ser apta está bloqueando o projeto?
-
- MODERADOR GLOBAL
Não tenho certeza, Athos. Mas a única punição que me vem à mente é de que teria que pagar o custo do processo judicial que causou...
E o prejuízo que causa à cidade?
Se for assim, não sai nunca do lugar pois, sempre haverá a empresa que perdeu a licitação........
Se for assim, não sai nunca do lugar pois, sempre haverá a empresa que perdeu a licitação........
-
- MEMBRO SENIOR
- Contato:
Tiago , o senhor que é o rei das licitações, vou te fazer uma pergunta !
. Você conhece algum país com rapidez dessas fases de concorrência e seleção a ponto de chocar e humilhar o sistema do nosso país?

-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
desculpa responder cortado, mas me lembro qeu a Espanha deu uma agilizada no processo, e o Metro de Madri se expandiu muito rapido com isso.

-
- MEMBRO SENIOR
- Contato:
Concordo com o lipe, na Espanha especialmente, houve uma grande desburocratização nesse processo. A Lei das Licitações foi promulgada em 1991, ou 1993, não lembro. Antes disso, o governo contratava as empresas de outra forma, acho que diretamente. Mas essa lei é burocrática demais, e precisa de aperfeiçoamentos, que aos poucos vão sendo feitos. Ela foi a primeira experiência do Brasil em tentar melhorar o processo de contratações de empresas, mas acho que deveriam fazer uma revisão profunda nela, pois como tudo precisa de licitações, desde as pequenas obras e serviços, e fornecimento de materiais, o processo burocrático dificulta muito as coisas. Emperra o Brasil, eu diria.
Também. Mas é que funciona assim: ocorre primeiro a habilitação. Nessa aí, as empresas consideradas inabilitadas podem recorrer da decisão. Aí depois que foi definido o que será feito (acolher ou não o recurso), a licitação segue para a classificação das propostas técnicas. As empresas que não ficarem em primeiro lugar poderão recorrer da decisão. Depois que os recursos forem ou não acolhidos, a licitação segue para a classificação final, que é o resultado da classificação das propostas finaiceiras com o resultado anterior, da classificação das propostas técnicas. Novamente, as empresas que não ficaram em primeiro lugar podem recorrer da decisão. Finalmente, a empresa vencedora é homologada. Antes da homologação, ainda é possível que as empresas perdedoras entrem na justiça, contra a decisão. Nesse caso, não é culpa da licitação em si, mas da inferferência da Justiça no processo licitatório. No caso da licitação da Linha 5, houve ainda uma fase adicional, que foi a pré-qualificação. Essa fase vem antes de todas as outras que eu expliquei. E foi nessa fase que várias empresas que não seriam pré-qualificadas reclamaram com o TCE e conseguiram interromper o processo licitatório pouco antes da primeira etapa.AGV escreveu:Por acaso, não é recurso interposto que a imprensa disse que eram de empresas que perderam a licitação não né?
Te prepara Horacinho - o metrô vai detonar a Vila Clementin

Moema e Vila Mariana terão 136 imóveis desapropriados devido à ampliação do Metrô
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO da Folha de S.Paulo
O governo de São Paulo vai desapropriar 136 imóveis em Moema e na Vila Mariana, bairros nobres da capital paulista em que predominam áreas residenciais, para a construção do prolongamento da linha 5-lilás do Metrô. As obras devem ser iniciadas no segundo semestre.
Ontem, o "Diário Oficial" do Estado trouxe decreto do governador José Serra (PSDB) que torna de utilidade pública as 29 áreas, com um total de cerca de 70 mil metros quadrados --equivalente a cerca de metade do parque Ibirapuera.
O decreto inclui 136 imóveis, necessários para a implantação de quatro estações --Ibirapuera, Moema, Servidor e Vila Clementino-- e a ampliação para integração em outras duas --Santa Cruz e Chácara Klabin-- e poços de ventilação.
Os processos de desapropriação estão sendo finalizados e devem ser encaminhados à Justiça na próxima semana.
Pelas previsões da companhia, essas áreas começarão a ser desocupadas a partir do segundo semestre deste ano. Um mapa detalhando os limites da área será colocado no site da empresa na próxima semana.
O decreto, sem discriminar exatamente qual tipo de uso será dado aos imóveis desapropriados, afirma somente que parte deles serão incorporados em definitivo pelo Metrô, enquanto outros serão ocupados temporariamente, até o final das obras da linha lilás.
Segundo o Metrô, está sendo realizada uma pesquisa socioeconômica para "subsidiar ações da empresa no sentido de mitigar o impacto das desapropriações". Em Santo Amaro, a empresa teve, neste ano, de alterar a relação de imóveis desapropriados após manifestações de comerciantes, que temiam perder seus negócios.
Os terrenos estão localizados em áreas contíguas ao eixo entre a alameda Iraúna e a rua Dionísio da Costa, por onde passará a nova linha. Fazem parte das áreas desapropriadas terrenos ao longo de vias como Ibirapuera, Indianópolis, Borges Lagoa, Cotovia, dos Eucaliptos e Jamaris, em Moema.
Do outro lado da avenida 23 de Maio, na Vila Mariana, estão relacionados imóveis em ruas como Desembargador Aragão, Carolina Ribeiro e avenida Prefeito Fábio Prado.
Hoje, a linha lilás tem cerca de 8,4 km ligando o Capão Redondo e o Largo 13 de Maio, em Santo Amaro (zona sul). O projeto do governo é que, com a ampliação, a linha chegue a 20 km, se conectando com a linha 2-verde na estação Chácara Klabin, com um movimento diário de 600 mil passageiros.
A obra será realizada em duas etapas, ao custo total de R$ 5 bilhões, incluindo túneis, estações, trens, e equipamentos e outras estruturas. A publicação do decreto com a lista de desapropriações surpreendeu a presidente da Associação de Moradores e Amigos de Moema, Lygia Horta.
"Nunca fomos consultados nem procurados. Acho que nem os moradores estão sabendo", disse Lygia.
A pedido da Folha, uma moradora da região buscou ontem à tarde dados sobre os imóveis atingidos no serviço telefônico (0/xx/11-3815-3397) criado pelo Metrô para informar sobre os impactos da obra. O atendente disse que só em uma semana a lista estará disponível.
Por um levantamento prévio do Metrô, excluídos os de ontem, 38% de todos os imóveis até então desapropriados para a linha lilás têm uso residencial. No total, são agora cerca de 400 imóveis no trajeto.
*
Saiba quais as áreas onde ocorrerão desapropriações para o Metrô
-Al. dos Arapanés
-R. Iraúna
-R. Dr. José Candido de Souza
-Av. Ibirapeura
-R. Luiz Brandão
-R. Prof. Levy de Azevedo Sodré
-R. Capitão Álvaro Nascimento Carvalhaes
-Av. dos Eucaliptos
-Av. Cotovia
-Av. Imarés
-Av. Rouxinol
-Av. Divino Salvador
-Av. dos Jamaris
-Av. Sabiá
-Av. Chibarás
-R. Pedro de Toledo
-Av. Indianópolis
-R. Borges Lagoa
-Av. Prof. Ascendino Reis
-R. José de Magalhães
-R. dos Otonis
-R. Loefgreen
-Tv. Luiz Gonçalves da Cunha
-R. Botucatu
-R. Leonardo Nunes
-R. Domingos de Morais
-R. Santa Cruz
-R. Joel Jorge de Melo
-R. Desembargador Aragão
-R. Maurício F. Klabin
-R. Capitão Rosendo
-R. Vergueiro
-R. Profa. Carolina Ribeiro
-Av. Prefeito Fábio Prado
-R. Flávio de Melo
-R. Dionísio da Costa
xiiiii, essa associação de amigos do bairro de moema...xiiii....la vem mer...
-
- MODERADOR GLOBAL
Vôcê quer dizer "amigo$" de Moema.
Pô, quando que o pessoal vai entender o sentido de bem coletivo?
É pra desapropriar pra o em comum? Recebam o valor justo pelo seus imóveis e saiam, pois a obra pública é para toda a cidade!
Pô, quando que o pessoal vai entender o sentido de bem coletivo?

É pra desapropriar pra o em comum? Recebam o valor justo pelo seus imóveis e saiam, pois a obra pública é para toda a cidade!
Segue fotos do "conheça seu Metrô" no PCR - Páteo Capão Redondo realizada no ano de 2005:
1 - Chegamos... É hora de entrar!

2 - Veículo de serviço (Qual é o nome?)

3 -

4 - Creio que seja aqui onde o Metrópolis dorme e passa seus dias de folga...

5 - Um mobil com um Metrópolis engatado e escondido dentro do galpão.
Suponho que seja o galpão de manutenção dos trens. (Não há eletreficação)

6 - Dentro de outro galpão, já com um Caminhão - Trem (ou como quiserem chamar
)

Só isso.
Como eu tirei com uma câmera do tempo paleolítico... (Era de filme)
De dentro do "Petit Suisse" CCO da L5 não deu para tirar fotos...
Cara abriu a persiana rápidamente e logo que acabou a explicação, quando eu ia tirar fotos...
Fechou - se.
Espero que curtam!
1 - Chegamos... É hora de entrar!

2 - Veículo de serviço (Qual é o nome?)

3 -

4 - Creio que seja aqui onde o Metrópolis dorme e passa seus dias de folga...

5 - Um mobil com um Metrópolis engatado e escondido dentro do galpão.
Suponho que seja o galpão de manutenção dos trens. (Não há eletreficação)

6 - Dentro de outro galpão, já com um Caminhão - Trem (ou como quiserem chamar

Só isso.
Como eu tirei com uma câmera do tempo paleolítico... (Era de filme)
De dentro do "Petit Suisse" CCO da L5 não deu para tirar fotos...
Cara abriu a persiana rápidamente e logo que acabou a explicação, quando eu ia tirar fotos...
Fechou - se.
Espero que curtam!
Rodrigo Lopes