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[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Moderador: Caco
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
1897
Preparem-se pois o ano de 1898 é "o ano" !
Preparem-se pois o ano de 1898 é "o ano" !
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Quando eu acho que estou "safo" no assunto RdO, aparecem coisas novas. Essa podia muito bem ser uma matéria escolar.
Mas está bacana, é de prender as atenções à todo momento.
Parabéns Dado!
Mas está bacana, é de prender as atenções à todo momento.
Parabéns Dado!
Abraços
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
1898
"Da estação Venda Grande foi tirado um ramal na extensão de 988,5 metros para as oficinas do Engenho de Dentro da ferrovia D.Pedro II (...)"
Impossível ! ! ! A distância entre Venda Grande e Engenho de Dentro era muito mais que 990 metros ! Mas dá pra pensar no seguinte: APÓS a estação Venda Grande, foi criado um ramal em direção às oficinas, ou seja, após Venda Grande não existia Liberdade, Capão do Bispo, nada ... então APÓS Venda Grande a linha seguia sem estações (até onde não sei, provavelmente Pillares, que foi inaugurada no ano anterior), e foi construído um ramal em direção ao Engenho de Dentro, e realmente entre o leito na Av.Suburbana e as oficinas do Engenho de Dentro a dstância bate ... entre 900 e 1000 metros !
Se segura LRangel,que ainda vem muito mais ! ! !
"Da estação Venda Grande foi tirado um ramal na extensão de 988,5 metros para as oficinas do Engenho de Dentro da ferrovia D.Pedro II (...)"
Impossível ! ! ! A distância entre Venda Grande e Engenho de Dentro era muito mais que 990 metros ! Mas dá pra pensar no seguinte: APÓS a estação Venda Grande, foi criado um ramal em direção às oficinas, ou seja, após Venda Grande não existia Liberdade, Capão do Bispo, nada ... então APÓS Venda Grande a linha seguia sem estações (até onde não sei, provavelmente Pillares, que foi inaugurada no ano anterior), e foi construído um ramal em direção ao Engenho de Dentro, e realmente entre o leito na Av.Suburbana e as oficinas do Engenho de Dentro a dstância bate ... entre 900 e 1000 metros !
Se segura LRangel,que ainda vem muito mais ! ! !
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Dado, tudo bom?
Prometo que vou ler amanhã o material que você está disponibilizando, mas para não perder o fio da meada, permita-me comentários sobre o que você disse acima.
1) Lamento você estar desempregado. Quando li isso, me lembrei daquela época que o fórum estava fervilhando como está voltando nesse momento e me lembro que durante a sua postagem, você pediu para uma senhora lhe aguardar, que você já ia atender Tomara que ela não tenha ficado chateada.
Meu amigo, vida que segue. Em breve conseguirás outro emprego bem melhor.
2)Sobre o que você falou sobre a possibilidade dos trens de subúrbio pela central e pelas oficinas e J.Reis atingir Inhaúma. No vasto material que já pesquisei do Augusto Malta, não me lembro de linha mista no ramal tronco da outrora Central. Vou reparar isso.
Para os trens atingirem a Rio D'ouro por E.Dentro, teria que haver linha mista pelo menos até esta estação.
3) Diferença entre Parada e estação:Eu também sempre me fiz essa pergunta, mas fiquei meio constrangido de comentar, achando que eu era o único que não sabia.
Acho que além da estrutura comparando uma estação com uma parada, imagino que deva ter algo mais técnico como por exemplo, a obrigatoriedade da parada na estação e a não obrigação na parada.
Imagino que o trem parasse na parada, somente se houvesse demanda naquele momento.
Talvez a estação tivesse um controle como um fiscal e a parada não.
Acho que não é somente a infra-estrutura do imóvel.
Prometo que vou ler amanhã o material que você está disponibilizando, mas para não perder o fio da meada, permita-me comentários sobre o que você disse acima.
1) Lamento você estar desempregado. Quando li isso, me lembrei daquela época que o fórum estava fervilhando como está voltando nesse momento e me lembro que durante a sua postagem, você pediu para uma senhora lhe aguardar, que você já ia atender Tomara que ela não tenha ficado chateada.
Meu amigo, vida que segue. Em breve conseguirás outro emprego bem melhor.
2)Sobre o que você falou sobre a possibilidade dos trens de subúrbio pela central e pelas oficinas e J.Reis atingir Inhaúma. No vasto material que já pesquisei do Augusto Malta, não me lembro de linha mista no ramal tronco da outrora Central. Vou reparar isso.
Para os trens atingirem a Rio D'ouro por E.Dentro, teria que haver linha mista pelo menos até esta estação.
3) Diferença entre Parada e estação:Eu também sempre me fiz essa pergunta, mas fiquei meio constrangido de comentar, achando que eu era o único que não sabia.
Acho que além da estrutura comparando uma estação com uma parada, imagino que deva ter algo mais técnico como por exemplo, a obrigatoriedade da parada na estação e a não obrigação na parada.
Imagino que o trem parasse na parada, somente se houvesse demanda naquele momento.
Talvez a estação tivesse um controle como um fiscal e a parada não.
Acho que não é somente a infra-estrutura do imóvel.
DadoDJ escreveu:Vamos lá !
Pessoal, estive no final da noite de ontem e boa parte do dia de hoje esmiuçando Diários Oficiais e Relatórios Ministeriais do final do século XIX e início do século XX. Os links são http://www.jusbrasil.com.br e http://www.crl.edu respectivamente, para quem quiser dar uma olhada. Como estive na casa da minha noiva por todo o dia de hoje, vou postar apenas as informações que consegui nos Relatórios Ministeriais, visto que foi o que pesquisei por aqui e os Diários Oficiais ficaram armazenados lá em casa ... mas vocês vão ver que as informações dos Relatórios já são suficientes para esclarecer muita coisa.
Pesquisei os Relatórios Ministeriais da Indústria, Viação e Obras Públicas apenas entre os anos de 1893 e 1900, por dois motivos:
1-Cada relatório tem em média, entre 350 e 500 páginas, e nem sempre o texto referente a EFRdO está na seção "Estradas de Ferro" e sim na seção de "Obras Públicas", "Inspetoria de Obras" etc ... sendo assim, tenho que descobrir em que seção estão as informações, o que dá um baita trabalho ...
2-No site http://www.crl.edu consta relatórios apenas a partir de 1893. Não sei se o ministério não existia antes deste ano, ou se os relatórios anteriores não foram digitalizados. Por outro lado, parte da pauta deste relatório pode ser encontrado em relatórios do Ministério da Agricultura (!!!) anteriores a 1893. Depois que examinar todos os relatórios do Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas, vejo os relatórios de outros ministérios.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
1898 - continuação
Reparem que na época, o ramal do Tinguá era o "Ramal de Iguassu", ligando Cava à Fazenda Conceição ... fiquei curioso sobre esta fazenda agora ...
Vou pular algumas páginas ... a única informação relevante é que fala que em 1892 foi concluída e inaugurada a linha até São Pedro, com a estação.
Em outubro foi inaugurada Belford Roxo, em em novembro extinguiram-se a estação do Brejo e o tráfego pela antiga linha, suspendeu-se o ramal de José dos Reis, cuja estação se suprimiu, correndo os trens somente por Inhaúma ! ! ! Mas Brejo e Belford Roxo não era a mesma estação ou local ? E este ramal "José dos Reis" seria então a "linha original", como a conhecemos e chamamos ? E reparem como havia acidentes nesta época ...
Reparem que na época, o ramal do Tinguá era o "Ramal de Iguassu", ligando Cava à Fazenda Conceição ... fiquei curioso sobre esta fazenda agora ...
Vou pular algumas páginas ... a única informação relevante é que fala que em 1892 foi concluída e inaugurada a linha até São Pedro, com a estação.
Em outubro foi inaugurada Belford Roxo, em em novembro extinguiram-se a estação do Brejo e o tráfego pela antiga linha, suspendeu-se o ramal de José dos Reis, cuja estação se suprimiu, correndo os trens somente por Inhaúma ! ! ! Mas Brejo e Belford Roxo não era a mesma estação ou local ? E este ramal "José dos Reis" seria então a "linha original", como a conhecemos e chamamos ? E reparem como havia acidentes nesta época ...
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Adenilson, obrigado pela consideração. Estou aguardando duas propostas de emprego, e saí não devido aos meus patrões (duas mulheres) ou aos meus colegas, nem em relação ao meu serviço ... foi precipitação em relação ao outro emprego, que estava pra me chamar e não me chamaram ainda ... mas tá tranqüilo ... neste caso, o ócio está me fazendo bem ... mas só neste caso !
E em relação a designação "Parada" e "Estação" acho que você está certo na obrigatoriedade de parada ou não, conforme a demanda. Felizmente tive parte da minha dúvida respondida nestes relatórios, pois mais pra frente se especifica algumas estações e paradas da EFRdO ...
1898 - parte 3
Um carro fúnebre ? Seria para Vila Rosali ou ... São Francisco,caso esta se localizasse mesmo ao lado do cemitério do Caju (S.F.Xavier) ?
Vejam algumas estações citadas: Caju, São Francisco e São Pedro. Seria São Francisco (no Caju) ou São Francisco Xavier ? Parece ser a última, pois construiriam uma estação São Francisco logo após outra estação, a do Caju ?
Nota-se também que são citadas várias estações de segunda classe e paradas, umas próprias e outras alugadas (será que Engenho do Matto seguiu esta regra ?). Mais adiante elas serão descritas ...
E em relação a designação "Parada" e "Estação" acho que você está certo na obrigatoriedade de parada ou não, conforme a demanda. Felizmente tive parte da minha dúvida respondida nestes relatórios, pois mais pra frente se especifica algumas estações e paradas da EFRdO ...
1898 - parte 3
Um carro fúnebre ? Seria para Vila Rosali ou ... São Francisco,caso esta se localizasse mesmo ao lado do cemitério do Caju (S.F.Xavier) ?
Vejam algumas estações citadas: Caju, São Francisco e São Pedro. Seria São Francisco (no Caju) ou São Francisco Xavier ? Parece ser a última, pois construiriam uma estação São Francisco logo após outra estação, a do Caju ?
Nota-se também que são citadas várias estações de segunda classe e paradas, umas próprias e outras alugadas (será que Engenho do Matto seguiu esta regra ?). Mais adiante elas serão descritas ...
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
1898 - parte 4
Comentários sobre o tráfego na ferrovia:
Informações sobre uma expansão, que não houve:
Amanhã eu prossigo, ok ? Tem muita coisa a ser vista e debatida ... desculpem pelo mistério e pela letra pequena nas páginas digitalizadas dos relatórios ... infelizmente o Picasa, quando amazena as imagens, reduz suas dimensões ... às vezes é bom, mas neste caso tem-se que forçar a vista para ler o texto ! Se for possível dar "zoom" com o seu navegador, recomendo que use este artifício.
Até amanhã e boa noite a todos !
Comentários sobre o tráfego na ferrovia:
Informações sobre uma expansão, que não houve:
Amanhã eu prossigo, ok ? Tem muita coisa a ser vista e debatida ... desculpem pelo mistério e pela letra pequena nas páginas digitalizadas dos relatórios ... infelizmente o Picasa, quando amazena as imagens, reduz suas dimensões ... às vezes é bom, mas neste caso tem-se que forçar a vista para ler o texto ! Se for possível dar "zoom" com o seu navegador, recomendo que use este artifício.
Até amanhã e boa noite a todos !
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
1899
Notem os ramais:
1-São Francisco (Benfica-São Francisco Xavier)
2-Iguassu (seria o ramal de Tinguá)
3-Represa
4-Officinas (José dos Reis-Engenho de Dentro) (estranha é a distãncia de mais de 3kms ... será que englobou desde a origem, na Av.Automóvel Clube ou ... a partir de Venda Grande ? Como diria Dalto ... muito estranho ...)5-Penha (Vicente de Carvalho-Fazenda Grande)
6-Colomy (nome de uma represa: fica 6kms após Tinguá)
7-Represa Rio São Pedro (após Jaceruba)
8-E as linhas estudadas do ramal de Xerém, que só foram construídas no século XX
(continua ...)
Notem os ramais:
1-São Francisco (Benfica-São Francisco Xavier)
2-Iguassu (seria o ramal de Tinguá)
3-Represa
4-Officinas (José dos Reis-Engenho de Dentro) (estranha é a distãncia de mais de 3kms ... será que englobou desde a origem, na Av.Automóvel Clube ou ... a partir de Venda Grande ? Como diria Dalto ... muito estranho ...)5-Penha (Vicente de Carvalho-Fazenda Grande)
6-Colomy (nome de uma represa: fica 6kms após Tinguá)
7-Represa Rio São Pedro (após Jaceruba)
8-E as linhas estudadas do ramal de Xerém, que só foram construídas no século XX
(continua ...)
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
No texto diz "Foi construída nova via entre Inhaúma e Engenho do Matto, numa extensão de 4436 metros, com immensa vantagem sobre a antiga."
Neste caso o que devemos concluir ? Que existia a linha original da EFRdO, pela Av.Suburbana, e em 1894 ...
1-Foi construída uma linha entre Inhaúma (via ramal para as oficinas do Engenho de Dentro) ou ...
2-Foi adicionada outra linha a uma já existente, entre Liberdade e Engenho do Mato ?
Dado. Vou dar a minha opinião aos poucos no importante material que você disponibilizou, mas vou evitar colocar os documentos novamente para não ficar cansativo para quem está lendo e para não sobrecarregar o tópico.
Essa foi a minha interpretação e portanto pode estar errada.
Temos informações que a Estação Liberdade foi construída em 1898, assim como Inhaúma e agora aparece a informação que a linha Inhaúma X E.Matto foi construída em 1894.
Para mim, Inhaúma nessa caso não é a estação e sim a localidade. Se lembra nos mapas antigos que Inhaúma era uma vasta freguesia tomando vários bairros atuais?
Pois é. Sem uma estação que desse nome ao bairro na época (Liberdade), eles chamaram tudo de Inhaúma, mas eu tracei a distância de Del Castilho (Rio D'ouro) e E.Matto pela linha do metrô (que tem um traçado mais reto que a Rio D'ouro) e deu 4.200 metros.
Isso foi do ponto onde era Del Castilho (Rio D'ouro).
Se levarmos em consideração que a bifurcação, ocorreu mais atrás. Talvez onde hoje se inicia o viaduto, a distância bate.
Neste caso o que devemos concluir ? Que existia a linha original da EFRdO, pela Av.Suburbana, e em 1894 ...
1-Foi construída uma linha entre Inhaúma (via ramal para as oficinas do Engenho de Dentro) ou ...
2-Foi adicionada outra linha a uma já existente, entre Liberdade e Engenho do Mato ?
Dado. Vou dar a minha opinião aos poucos no importante material que você disponibilizou, mas vou evitar colocar os documentos novamente para não ficar cansativo para quem está lendo e para não sobrecarregar o tópico.
Essa foi a minha interpretação e portanto pode estar errada.
Temos informações que a Estação Liberdade foi construída em 1898, assim como Inhaúma e agora aparece a informação que a linha Inhaúma X E.Matto foi construída em 1894.
Para mim, Inhaúma nessa caso não é a estação e sim a localidade. Se lembra nos mapas antigos que Inhaúma era uma vasta freguesia tomando vários bairros atuais?
Pois é. Sem uma estação que desse nome ao bairro na época (Liberdade), eles chamaram tudo de Inhaúma, mas eu tracei a distância de Del Castilho (Rio D'ouro) e E.Matto pela linha do metrô (que tem um traçado mais reto que a Rio D'ouro) e deu 4.200 metros.
Isso foi do ponto onde era Del Castilho (Rio D'ouro).
Se levarmos em consideração que a bifurcação, ocorreu mais atrás. Talvez onde hoje se inicia o viaduto, a distância bate.
Editado pela última vez por Adenilson em 28 Jan 2011, 10:47, em um total de 1 vez.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Boa ! ! !
Provavelmente deve ser isso mesmo ... valeu !
Depois vou continuar postando as informações a partir de 1899 ... tive que dar uma saída e não estou em casa. Portanto ainda falta dados de 1899 e 1900.
Só uma observação: quanedo estive pesquisando sobre estes relatórios ano passado, não havia o ano de 1898. E para minha surpresa, agora quando voltamos a pesquisar mais sobre a EFRdO eu resolvi dar uma resumida nos relatórios e me apereceu o ano 1898 no site. Legal ! Isso quer dizer que ainda deve ter documentos no acervo da organização responsável pelo site que devem ser digitalizados em breve !
Vamos ver !
Provavelmente deve ser isso mesmo ... valeu !
Depois vou continuar postando as informações a partir de 1899 ... tive que dar uma saída e não estou em casa. Portanto ainda falta dados de 1899 e 1900.
Só uma observação: quanedo estive pesquisando sobre estes relatórios ano passado, não havia o ano de 1898. E para minha surpresa, agora quando voltamos a pesquisar mais sobre a EFRdO eu resolvi dar uma resumida nos relatórios e me apereceu o ano 1898 no site. Legal ! Isso quer dizer que ainda deve ter documentos no acervo da organização responsável pelo site que devem ser digitalizados em breve !
Vamos ver !
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
1-Em 1 de abril foi inaugurada a estação S.F.Xavier, e depois vocês vão ver que este pequeno ramal da EFRdO partia de Benfica e pretendia chegar à Gamboa, Praia Formosa ou São Diogo. Entretanto, a Cia.Melhoramentos no Brazil barrou o projeto. Este ramal passou a se chamar "Ramal São Francisco" e não "Ramal Anna Nery" como conhecemos, o mesmo caso da estação inicial deste ramal. Sendo assim, existiram 3 estações São Francisco Xavier (EFCB, EFRdO e EF do Norte) !
Eu estou lendo por ordem de postagem e comentando o que achei mais relevante. Vamos aguardar informações mais a frente
2-A 13 de junho iniciou-se o serviço das paradas do entroncamento, [/color](Onde seria esta parada ???), Pillares, Colegio, Coqueiro, Itaipú, Retiro, Cachoeira, Santo Antonio e Barreira. No site "Estações Ferroviárias", a data citada é a de abertura do tráfego de passageiros na linha, ou seja, em 15 de janeiro de 1883.
Eu me lembro que li em algum lugar, (acho que foi no livro do Hélio), que o serviço de passageiros foi aberto na Rio D'ouro definitivamente em 1883, mas em algum ano, o qual não me lembro, estavam sendo realizados testes com serviços mistos (cargas e passageiros). Isso foi antes de 1883.
Interessante também saber as estações pioneiras da Rio D'ouro que passaram a ter bilheteria.
Eu estou lendo por ordem de postagem e comentando o que achei mais relevante. Vamos aguardar informações mais a frente
2-A 13 de junho iniciou-se o serviço das paradas do entroncamento, [/color](Onde seria esta parada ???), Pillares, Colegio, Coqueiro, Itaipú, Retiro, Cachoeira, Santo Antonio e Barreira. No site "Estações Ferroviárias", a data citada é a de abertura do tráfego de passageiros na linha, ou seja, em 15 de janeiro de 1883.
Eu me lembro que li em algum lugar, (acho que foi no livro do Hélio), que o serviço de passageiros foi aberto na Rio D'ouro definitivamente em 1883, mas em algum ano, o qual não me lembro, estavam sendo realizados testes com serviços mistos (cargas e passageiros). Isso foi antes de 1883.
Interessante também saber as estações pioneiras da Rio D'ouro que passaram a ter bilheteria.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Pontos a se destacar:
1-Em 1 de abril foi inaugurada a estação S.F.Xavier, e depois vocês vão ver que este pequeno ramal da EFRdO partia de Benfica e pretendia chegar à Gamboa, Praia Formosa ou São Diogo. Entretanto, a Cia.Melhoramentos no Brazil barrou o projeto. Este ramal passou a se chamar "Ramal São Francisco" e não "Ramal Anna Nery" como conhecemos, o mesmo caso da estação inicial deste ramal. Sendo assim, existiram 3 estações São Francisco Xavier (EFCB, EFRdO e EF do Norte) !
Dado, mas o ramal Anna Nery não era um pequeno trecho que interligava a estação homônima junto ao morro dos Telégrafos até a Estação Alegria?
Esse ramal São Francisco deve ser outro, mas vamos continuar lendo
Outro ponto é que a partir de São Francisco Xavier, pelo menos nessa época, os trens da Rio D'ouro só iam até a Pavuna.
Será que foi para dividir a demanda com o pessoal que ia para mais longe, como a baixada fluminense ?
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Descobertas interessantíssimas!
Dado, me passa o link do seu Picasa (se as fotos não forem públicas, me adicione como amigo e me dê permissão para ver as fotos), acho que dá para copiar o link delas maiores.
O meu é http://picasaweb.google.com/arlindosaraivapereira
[]s
Dado, me passa o link do seu Picasa (se as fotos não forem públicas, me adicione como amigo e me dê permissão para ver as fotos), acho que dá para copiar o link delas maiores.
O meu é http://picasaweb.google.com/arlindosaraivapereira
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Da estação Venda Grande foi tirado um ramal na extensão de 988,5 metros para as oficinas do Engenho de Dentro da ferrovia D.Pedro II (...)"[/i]
Impossível ! ! ! A distância entre Venda Grande e Engenho de Dentro era muito mais que 990 metros ! Mas dá pra pensar no seguinte: APÓS a estação Venda Grande, foi criado um ramal em direção às oficinas, ou seja, após Venda Grande não existia Liberdade, Capão do Bispo, nada ... então APÓS Venda Grande a linha seguia sem estações (até onde não sei, provavelmente Pillares, que foi inaugurada no ano anterior), e foi construído um ramal em direção ao Engenho de Dentro, e realmente entre o leito na Av.Suburbana e as oficinas do Engenho de Dentro a dstância bate ... entre 900 e 1000 metros !
Sobre isso (Venda Grande), eu também não entendi, mas um mapa postado aqui por você da década de 70 do século XIX mostra que o ramal existia, não sei se com estações.
Agora fiquei pensando.
Faria sentido abrir estações ao longo do subúrbio sem um serviço de passageiros?
Sei lá, talvez para telégrafo ou correspondência das vastas fazendas da época.
Sobre o ramal de Inhaúma e E.Dentro, acho que eles dividiram, usando a Estr. Santa Cruz na época como referência.
A distância não bate muito, mas se forçar a barra, dá para raciocinar por aí.
Impossível ! ! ! A distância entre Venda Grande e Engenho de Dentro era muito mais que 990 metros ! Mas dá pra pensar no seguinte: APÓS a estação Venda Grande, foi criado um ramal em direção às oficinas, ou seja, após Venda Grande não existia Liberdade, Capão do Bispo, nada ... então APÓS Venda Grande a linha seguia sem estações (até onde não sei, provavelmente Pillares, que foi inaugurada no ano anterior), e foi construído um ramal em direção ao Engenho de Dentro, e realmente entre o leito na Av.Suburbana e as oficinas do Engenho de Dentro a dstância bate ... entre 900 e 1000 metros !
Sobre isso (Venda Grande), eu também não entendi, mas um mapa postado aqui por você da década de 70 do século XIX mostra que o ramal existia, não sei se com estações.
Agora fiquei pensando.
Faria sentido abrir estações ao longo do subúrbio sem um serviço de passageiros?
Sei lá, talvez para telégrafo ou correspondência das vastas fazendas da época.
Sobre o ramal de Inhaúma e E.Dentro, acho que eles dividiram, usando a Estr. Santa Cruz na época como referência.
A distância não bate muito, mas se forçar a barra, dá para raciocinar por aí.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Em outubro foi inaugurada Belford Roxo, em em novembro extinguiram-se a estação do Brejo e o tráfego pela antiga linha, suspendeu-se o ramal de José dos Reis, cuja estação se suprimiu, correndo os trens somente por Inhaúma ! ! ! Mas Brejo e Belford Roxo não era a mesma estação ou local ? E este ramal "José dos Reis" seria então a "linha original", como a conhecemos e chamamos ? E reparem como havia acidentes nesta época ...[/quote]
Brejo e Belford Roxo, a mesma estação?
Pode ter havido uma pequena modificação do local, será?
No site estações ferroviárias, está escrito que o nome Maria da Graça substituiu Cezário Machado e vimos que foram 2 estações e/ou paradas distintas.
Eu também reparei a questão dos acidentes.
Agora, porquê ramal José dos Reis, se for a linha antiga, se a mesma proseguia até Pilares e E.Matto.
Ainda não tracei as distâncias.
Se for a linha antiga, será que o tráfego foi suprimido há mais tempo que pensávamos?
Mas eu lembro que você tinha postado um documento ou feito algum comentário sobre a coexistência dos tráfegos (variante Inhaúma e antiga).
Brejo e Belford Roxo, a mesma estação?
Pode ter havido uma pequena modificação do local, será?
No site estações ferroviárias, está escrito que o nome Maria da Graça substituiu Cezário Machado e vimos que foram 2 estações e/ou paradas distintas.
Eu também reparei a questão dos acidentes.
Agora, porquê ramal José dos Reis, se for a linha antiga, se a mesma proseguia até Pilares e E.Matto.
Ainda não tracei as distâncias.
Se for a linha antiga, será que o tráfego foi suprimido há mais tempo que pensávamos?
Mas eu lembro que você tinha postado um documento ou feito algum comentário sobre a coexistência dos tráfegos (variante Inhaúma e antiga).
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
NANDO,
O caso da Est. Inhaúma, ter existido antes, parece ser caso semelhante com o de Maria da Graça.
Até 1911, no mínimo, a linha original ainda existia, junto com a variante. Até quando existiu, não se sabe ... mas quem sabe a variante antiga poderia ser usado em casos de necessidade, como foi a Rio D’Ouro já como EFCB pela Leopoldina com a extinção do Ramal de Petrópolis?
Sobre o ramal da Oficinas...
Ramal original, saindo antes da Est. Inhaúma em paralelo a Rua José dos Reis, cruzando com a Linha Auxiliar em direção a Eng. de Dentro.
Mapa mais recente, note que o trecho Inhaúma L. Auxiliar já estava extinto, sobrando somente o restante em direção a Eng. de Dentro.
Provável estação ou parada José dos Reis, o local está na Av. Suburbana, ao lado de um centro espírita, junto ao antigo leito, hoje abandonado.
Neste local o morador não soube informar se era a Estação, mas disse fazer parte da ferrovia.
No Mapa Antigo ela está na Antiga Variante da R D'Ouro, acredito que também servia as Oficinas, assim como a Estação ou Parada Henrique Scheid, observe no mapa recente.
A Oficina de Pontes quase em frente.
Leito, ali ainda existe os trilhos.
continua...
O caso da Est. Inhaúma, ter existido antes, parece ser caso semelhante com o de Maria da Graça.
Até 1911, no mínimo, a linha original ainda existia, junto com a variante. Até quando existiu, não se sabe ... mas quem sabe a variante antiga poderia ser usado em casos de necessidade, como foi a Rio D’Ouro já como EFCB pela Leopoldina com a extinção do Ramal de Petrópolis?
Sobre o ramal da Oficinas...
Ramal original, saindo antes da Est. Inhaúma em paralelo a Rua José dos Reis, cruzando com a Linha Auxiliar em direção a Eng. de Dentro.
Mapa mais recente, note que o trecho Inhaúma L. Auxiliar já estava extinto, sobrando somente o restante em direção a Eng. de Dentro.
Provável estação ou parada José dos Reis, o local está na Av. Suburbana, ao lado de um centro espírita, junto ao antigo leito, hoje abandonado.
Neste local o morador não soube informar se era a Estação, mas disse fazer parte da ferrovia.
No Mapa Antigo ela está na Antiga Variante da R D'Ouro, acredito que também servia as Oficinas, assim como a Estação ou Parada Henrique Scheid, observe no mapa recente.
A Oficina de Pontes quase em frente.
Leito, ali ainda existe os trilhos.
continua...
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Continuando...
Estou pesquisando o outro dalo da Linha Auxiliar em direção a Inhaúma para ver se encontro alguma coisa sobre o extinto ramal das Oficinas.
Corrigindo: Nas fotos que postei, citei que o Ramal da Oficinas saia de Monhangaba (Chave Zieze), hoje Waal Mart, só que não era dali que este saia, mas sim o Ramal da Fabrica (Klabin).
Vide o Mapa abaixo:
No site do Ralph, estações ferroviarias, conta que dai saia o Ramal das oficinas, acredito que esteja errada a informação, apesar de na foto eu ter colocado isso, baseando no Site http://www.estacoesferroviarias.com.br; vide as fotos abaixo:
Este local é a Favela Fernão Cardim, feita encima do leito da ferrovia e atualmente ocupado por Milicianos.
Repetindo: Apesar na foto citar o Ramal das Oficinas, na realidade é o Ramal da Fábrica.
Agradeço a todos a oportunidade de estar a participar e aprender com voces todos.
Parabens!
Estou pesquisando o outro dalo da Linha Auxiliar em direção a Inhaúma para ver se encontro alguma coisa sobre o extinto ramal das Oficinas.
Corrigindo: Nas fotos que postei, citei que o Ramal da Oficinas saia de Monhangaba (Chave Zieze), hoje Waal Mart, só que não era dali que este saia, mas sim o Ramal da Fabrica (Klabin).
Vide o Mapa abaixo:
No site do Ralph, estações ferroviarias, conta que dai saia o Ramal das oficinas, acredito que esteja errada a informação, apesar de na foto eu ter colocado isso, baseando no Site http://www.estacoesferroviarias.com.br; vide as fotos abaixo:
Este local é a Favela Fernão Cardim, feita encima do leito da ferrovia e atualmente ocupado por Milicianos.
Repetindo: Apesar na foto citar o Ramal das Oficinas, na realidade é o Ramal da Fábrica.
Agradeço a todos a oportunidade de estar a participar e aprender com voces todos.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Vejam o vídeo abaixo, já nos últimos momentos de funcionamento do ramal, em 1997.
Carlos, excelentes fotos ! Então pode ser que a estação José dos Reis ainda esteja de pé ? Que irado ! Outra coisa: em relação ao ramal das oficinas, eu já havia postado um mapa com este ramal saindo desde a Av.Automóvel Clube, passando ao lado do cemitério de Inhaúma (lembrei agora que a EFRdO dispunha de um caro fúnebre, talvez pudesse ser utilizado para o Cemitério de Inhaúma também, além dos de Vila Rosali e do Caju). Aliás, é o único mapa antigo que tenho que mostra este ramal. Nossa dúvida em relação a ele é a seguinte: Entre a Av.Automóvel Clube e a Av.Suburbana chamava-se ramal de Inhaúma; e entre a Av.Suburbana e as oficinas do Engenho de Dentro chamava-se ramal do Engenho de Dentro ? Me parece que seria isso, pois são citados estes nomes de ramais e o mais provável é que essa nomenclatura tenha sido utilizada neste sentido mesmo ...
Outra coisa: acho que a atual Wall Mart não ficava onde era Monhangaba. Deois eu vou conferir isso ... tem plantas da SMU que mostram a antiga estação.
Mais tarde continuo com os documentos !
O fórum novamente está bombando !
Parabéns a todos nós !
app
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Como no texto está descrito que extingüiu-se o ramal José dos Reis, ficando o tráfego somento por Inhaúma, suponho que a "linha original" como a conhecemos, se chamava "Ramal José dos Reis", que seria toda a linha entre Del Castilho e Engenho do Matto, via Av.Suburbana ...Brejo e Belford Roxo, a mesma estação?Adenilson escreveu:Em outubro foi inaugurada Belford Roxo, em em novembro extinguiram-se a estação do Brejo e o tráfego pela antiga linha, suspendeu-se o ramal de José dos Reis, cuja estação se suprimiu, correndo os trens somente por Inhaúma ! ! ! Mas Brejo e Belford Roxo não era a mesma estação ou local ? E este ramal "José dos Reis" seria então a "linha original", como a conhecemos e chamamos ? E reparem como havia acidentes nesta época ...
Pode ter havido uma pequena modificação do local, será?
No site estações ferroviárias, está escrito que o nome Maria da Graça substituiu Cezário Machado e vimos que foram 2 estações e/ou paradas distintas.
Eu também reparei a questão dos acidentes.
Agora, porquê ramal José dos Reis, se for a linha antiga, se a mesma proseguia até Pilares e E.Matto.
Ainda não tracei as distâncias.
Se for a linha antiga, será que o tráfego foi suprimido há mais tempo que pensávamos?
Mas eu lembro que você tinha postado um documento ou feito algum comentário sobre a coexistência dos tráfegos (variante Inhaúma e antiga).
Outra coisa: eu acredito que a EFRdO seria expandida até uma região mais próxima ao centro da cidade, ou a algum local litorâneo mais próximo do centro (por exemplo, a Gamboa). Para isso iniciou-se a construção de um ramal que seguisse paralelo ao da EF Melhoramentos e da EFCB, mas o projeto foi abortado ... este ramal funcionou independentemente como um ramal local, até haver aquele esquema da ferrovia utilizar o leito da Linha Auxiliar entre Francisco Sá e Del Castilho etc etc ... isso é o que dá a entender esta página do relatório:
Nighto e demais: o endereço do Picasa onde armazeno imagens de documentos, revistas e livros é este aqui:
http://picasaweb.google.com/trilhosdori ... tasELivros
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
1899 - Agora por completo
Aqui se se denomina o ramal entre Benfica e São Francisco Xavier como "Ramal de São Francisco", talvez pelo motivo que citei mais acima...
Aqui fala sobre os ramais estudados da região de Xerém, ramais estes que só foram construídos anos mais tarde ...
E por falar em projetos, vejam alguns que foram pensados pelo engenheiro J. J. Rodrigues Saldanha Junior:
Abaixo as páginas do relatório tipificam Paradas e Estações. Como a letra está pequena, transcreverei logo abaixo:
Estações: Central (Caju), São Francisco (e agora ? Será "São Francisco Xavier" ou "São Francisco" no Caju ?), Botafogo, Pavuna, Praia Pequena, Belford Roxo, José Bulhões, São Pedro, Tinguá. As restantes eram consideradas todas como Paradas ! Não há ordem de distância e seqüência nesta relação acima, estão descritas apenas conforme a importância e quantidade de funcionários de cada local.
Aqui se se denomina o ramal entre Benfica e São Francisco Xavier como "Ramal de São Francisco", talvez pelo motivo que citei mais acima...
Aqui fala sobre os ramais estudados da região de Xerém, ramais estes que só foram construídos anos mais tarde ...
E por falar em projetos, vejam alguns que foram pensados pelo engenheiro J. J. Rodrigues Saldanha Junior:
Abaixo as páginas do relatório tipificam Paradas e Estações. Como a letra está pequena, transcreverei logo abaixo:
Estações: Central (Caju), São Francisco (e agora ? Será "São Francisco Xavier" ou "São Francisco" no Caju ?), Botafogo, Pavuna, Praia Pequena, Belford Roxo, José Bulhões, São Pedro, Tinguá. As restantes eram consideradas todas como Paradas ! Não há ordem de distância e seqüência nesta relação acima, estão descritas apenas conforme a importância e quantidade de funcionários de cada local.
Editado pela última vez por DadoDJ em 28 Jan 2011, 15:14, em um total de 1 vez.
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