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Estacionamentos
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Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
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Estacionamentos
Se alguém estranhar Guaianazes estar inserida como Metrô, lembro que a mesma pertence à Cia. do Metropolitano de São Paulo, sendo apenas operada pela CPTM.
Mais estacionamentos no metrô
Quinta-feira, 17 de Julho de 2008 às 10h09
O Estado de S.Paulo
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) adiantou ontem a lista de locais adjacentes a estações que ganharão estacionamentos para carros em um prazo de 12 a 15 meses. Essas vagas ficarão em terrenos nas Estações Marechal Deodoro, Brás, Vila Matilde, Tucuruvi, Tamanduateí, Imigrantes, Corinthians-Itaquera e Guaianases (operação conjunta com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O Metrô ainda abriu negociações com a Prefeitura e estuda mais sete áreas municipais - incluindo vizinhanças das Estações Santa Cecília, Patriarca, Artur Alvim, Armênia e Jardim São Paulo - que também podem ganhar vagas. As Estações Corinthians-Itaquera e Imigrantes terão estacionamentos abertos até dezembro - o edital sai em até 30 dias.
Hoje, ocorre a inauguração do primeiro estacionamento em área da CPTM, ao lado da Estação Jandira da Linha 8-Diamante (Júlio Prestes - Itapevi). Mais quatro estações - São Caetano, Guaianases, Jaraguá e Pitiruba - terão vagas em operação em até três meses, segundo o gerente da CPTM Renato Bellelis. A diferença entre os projetos está no fato de que os estacionamentos da companhia serão operados pela iniciativa privada.
INTEGRAÇÃO
Na iniciativa do Metrô, chamada de "Metrô Fácil Estacionamento", o motorista poderá pagar a estadia do veículo com o bilhete único. O valor a ser desembolsado pelo motorista (ainda a ser determinado) dará direito a estacionamento e duas passagens (ida e volta), válidas por até 12 horas, em uma integração metrô-carro.
"Se a pessoa ultrapassar as 12 horas, pagará R$ 1 por hora adicional", explicou o assistente da Gerência de Negócios do Metrô, Marcio Mazziero. "Vamos pesquisar os valores dos estacionamentos nos arredores para oferecer sempre uma tarifa mais atrativa."
Mais estacionamentos no metrô
Quinta-feira, 17 de Julho de 2008 às 10h09
O Estado de S.Paulo
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) adiantou ontem a lista de locais adjacentes a estações que ganharão estacionamentos para carros em um prazo de 12 a 15 meses. Essas vagas ficarão em terrenos nas Estações Marechal Deodoro, Brás, Vila Matilde, Tucuruvi, Tamanduateí, Imigrantes, Corinthians-Itaquera e Guaianases (operação conjunta com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O Metrô ainda abriu negociações com a Prefeitura e estuda mais sete áreas municipais - incluindo vizinhanças das Estações Santa Cecília, Patriarca, Artur Alvim, Armênia e Jardim São Paulo - que também podem ganhar vagas. As Estações Corinthians-Itaquera e Imigrantes terão estacionamentos abertos até dezembro - o edital sai em até 30 dias.
Hoje, ocorre a inauguração do primeiro estacionamento em área da CPTM, ao lado da Estação Jandira da Linha 8-Diamante (Júlio Prestes - Itapevi). Mais quatro estações - São Caetano, Guaianases, Jaraguá e Pitiruba - terão vagas em operação em até três meses, segundo o gerente da CPTM Renato Bellelis. A diferença entre os projetos está no fato de que os estacionamentos da companhia serão operados pela iniciativa privada.
INTEGRAÇÃO
Na iniciativa do Metrô, chamada de "Metrô Fácil Estacionamento", o motorista poderá pagar a estadia do veículo com o bilhete único. O valor a ser desembolsado pelo motorista (ainda a ser determinado) dará direito a estacionamento e duas passagens (ida e volta), válidas por até 12 horas, em uma integração metrô-carro.
"Se a pessoa ultrapassar as 12 horas, pagará R$ 1 por hora adicional", explicou o assistente da Gerência de Negócios do Metrô, Marcio Mazziero. "Vamos pesquisar os valores dos estacionamentos nos arredores para oferecer sempre uma tarifa mais atrativa."
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Francis, a proposta nesses espaços é ser em superfície apenas ou vão fazer algumas garagens como no estilo do antigo estacionamento Santa Cruz?Francis escreveu:Nos espaços anexos às estações e de propriedade das Cias., e existem muitos destes espaços disponíveis (os dois Shoppings Tatuapé são do Metrô, por exemplo).Speedy128k escreveu:Onde eles vão arrumar tanto espaço para as vagas ?
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Não sei desses detalhes ainda, Horácio. Mas creio que, pelo alto custo, os estacionamentos subterrâneos não serão implantados, já que a situação é diferente de quando foram implantados os estacionamentos de Ana Rosa e Santa Cruz; a interferência urbana e o custo hoje seriam outros, principalmente ao longo da linha 1; na linha 3 que tem o maior trecho em superfície, não há necessidade de grandes obras, e há muitos terrenos ao longo da linha vazios ou arrendados, todos de propriedade da cia.HGPFILHO escreveu:Francis, a proposta nesses espaços é ser em superfície apenas ou vão fazer algumas garagens como no estilo do antigo estacionamento Santa Cruz?
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Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
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Concordo contigo, AGV, mas com algumas ressalvas. A atividade fim do Metrô é transporte, mas a receita ($), principalmente dependendo de quem está no Governo do Estado, que é quem nos comanda, acaba sobressaindo-se. E realmente a receita não tarifária, que não gera custo, só lucro, é muito importante. Acho que os estacionamentos que você citou deveriam ter sido mantidos sim, mesmo em outro local, mas não tinha como evitar a construção dos Shoppings, já que os mesmos, construídos em área da cia., tornam-se patrimônio da mesma (sim, as edificações são de propriedade do Metrô, estão em seu terreno), além remunararem a cia. com uma porcentagem anual de seu faturamento bruto, de forma vitalícia. Atualmente são quatro shoppings nesta situação. O que não poderia ter sido feito é, além da eliminação dos estacionamentos sem substituição, não ter se pensado em transporte de forma séria e concreta há tanto tempo.AGV escreveu:Não só deveriam ter mantido os antigos estacionamentos, como o da Conceição e Santa Cruz, como também ampliado.
Ah sim, questões como local do estacionamento são apenas detalhes. Nem é quanto a receita em sí, a idéia dos estacionamentos, e sim, criar uma alternativa de transporte que visa a integração dos meios disponíveis e uma grande otimização (no caso, integrar carro e Metrô). Quanto a localização do estacionamento, deve
ser pensado neste ptincípio de integração, permitindo uma rápida e eficaz troca entre trem/carro ou vice versa.
Em resumo, o bom disto é o conceito incluído na idéia.
[]´s!
ser pensado neste ptincípio de integração, permitindo uma rápida e eficaz troca entre trem/carro ou vice versa.
Em resumo, o bom disto é o conceito incluído na idéia.
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Exatamente! Na verdade, em minha visão, a única linha de metrô, pensada e planejada em seus mínimos detalhes (de JAB a SAN) para ser integradora entre modais e absorver o fluxo destes modais, e que é a espinha dorsal de todo o sistema metroferroviário em SP é a Linha 1. A Linha 3 já não recebeu o mesmo planejamento, não se pensou em estacionamento, mas em compensação pensou-se muito bem na integração com ônibus, já que é uma linha mais suburbana, pendular. Já as mais novas, infelizmente, foram pensadas mais politicamente do que tecnicamente (inaugurações sem a linha e estações estarem totalmente prontas). Ex.: Linha 5: Inauguração:10/2002; funcionamento em ATO:2005, Estação Tucuruvi, inauguração:1998; terminal urbano: só o terreno baldio até hoje. :evil:AGV escreveu:Ah sim, questões como local do estacionamento são apenas detalhes. Nem é quanto a receita em sí, a idéia dos estacionamentos, e sim, criar uma alternativa de transporte que visa a integração dos meios disponíveis e uma grande otimização (no caso, integrar carro e Metrô). Quanto a localização do estacionamento, deve
ser pensado neste ptincípio de integração, permitindo uma rápida e eficaz troca entre trem/carro ou vice versa.
Em resumo, o bom disto é o conceito incluído na idéia.
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Francis escreveu:Exatamente! Na verdade, em minha visão, a única linha de metrô, pensada e planejada em seus mínimos detalhes (de JAB a SAN) para ser integradora entre modais e absorver o fluxo destes modais, e que é a espinha dorsal de todo o sistema metroferroviário em SP é a Linha 1. A Linha 3 já não recebeu o mesmo planejamento, não se pensou em estacionamento, mas em compensação pensou-se muito bem na integração com ônibus, já que é uma linha mais suburbana, pendular. Já as mais novas, infelizmente, foram pensadas mais politicamente do que tecnicamente (inaugurações sem a linha e estações estarem totalmente prontas). Ex.: Linha 5: Inauguração:10/2002; funcionamento em ATO:2005, Estação Tucuruvi, inauguração:1998; terminal urbano: só o terreno baldio até hoje. :evil:AGV escreveu:Ah sim, questões como local do estacionamento são apenas detalhes. Nem é quanto a receita em sí, a idéia dos estacionamentos, e sim, criar uma alternativa de transporte que visa a integração dos meios disponíveis e uma grande otimização (no caso, integrar carro e Metrô). Quanto a localização do estacionamento, deve
ser pensado neste ptincípio de integração, permitindo uma rápida e eficaz troca entre trem/carro ou vice versa.
Em resumo, o bom disto é o conceito incluído na idéia.
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As estações terminais deveriam ser repensadas em suas integrações modais - Temos EMTU em Jabaquara, teremos em Tucuruvi. Mas por exemplo, Ciclovias, terminais urbanos, VLTS não poderiam ser considerados em estações que não terão mais expansão como Barra Funda, Itaquera, Capão Redondo???
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Sim e não. Explico: Por mais paradoxal que possa parecer, às vezes é preciso NÃO atrair mais usuários para determinada estação ou linha. Esta situação se agravou depois desta atabalhoada e política implantação do BU no Metrô e CPTM sem levar em conta critérios técnicos (todos nós já sabíamos que não iria aguentar a demanda). JAB, por exemplo, não suporta mais demanda alguma, não cabe mais gente na estação no horário de pico. A fila para entrar na estação e passar pelos bloqueios chega a 10 minutos!! Antes da implantação do BU, entravam na estação 65 mil, atualmente, são 88 mil. Portanto, para incentivar mais usuários a embarcar nesta situação, são necessárias outras coisas primeiro, que estão a caminho: ampliação do espaço físico da estação (ainda este ano), incremento da frota e diminuição de headway (o tal 2010). Aí sim poderemos pensar em incrementar a demanda, entende?HGPFILHO escreveu:As estações terminais deveriam ser repensadas em suas integrações modais - Temos EMTU em Jabaquara, teremos em Tucuruvi. Mas por exemplo, Ciclovias, terminais urbanos, VLTS não poderiam ser considerados em estações que não terão mais expansão como Barra Funda, Itaquera, Capão Redondo???
Quanto a Barra Funda e Itaquera, elas tem extensões sim, que são as próprias linhas da CPTM - apesar de Itaquera não ter transferência livre, justamente pela demanda que não suportaria - mas são estações que podem comportar sim um bicicletário, por exemplo. Mas não podemos pensar em outra linha de alta capacidade, injetando passageiros em linhas e estações já saturadas. Onde e como eles entrariam no sistema? Essas "hipotéticas" novas linhas (assim como as que já estão projetadas) teriam intersecção com as já existentes em estações que ainda suportam demanda (vide Linha 6, em São Joaquim, por exemplo). E em Capão existe projeto, sim, de levar a linha até Itapecerica, mas não sei se ainda está em pauta, para quando...
Francis escreveu:Sim e não. Explico: Por mais paradoxal que possa parecer, às vezes é preciso NÃO atrair mais usuários para determinada estação ou linha. Esta situação se agravou depois desta atabalhoada e política implantação do BU no Metrô e CPTM sem levar em conta critérios técnicos (todos nós já sabíamos que não iria aguentar a demanda). JAB, por exemplo, não suporta mais demanda alguma, não cabe mais gente na estação no horário de pico. A fila para entrar na estação e passar pelos bloqueios chega a 10 minutos!! Antes da implantação do BU, entravam na estação 65 mil, atualmente, são 88 mil. Portanto, para incentivar mais usuários a embarcar nesta situação, são necessárias outras coisas primeiro, que estão a caminho: ampliação do espaço físico da estação (ainda este ano), incremento da frota e diminuição de headway (o tal 2010). Aí sim poderemos pensar em incrementar a demanda, entende?HGPFILHO escreveu:As estações terminais deveriam ser repensadas em suas integrações modais - Temos EMTU em Jabaquara, teremos em Tucuruvi. Mas por exemplo, Ciclovias, terminais urbanos, VLTS não poderiam ser considerados em estações que não terão mais expansão como Barra Funda, Itaquera, Capão Redondo???
Quanto a Barra Funda e Itaquera, elas tem extensões sim, que são as próprias linhas da CPTM - apesar de Itaquera não ter transferência livre, justamente pela demanda que não suportaria - mas são estações que podem comportar sim um bicicletário, por exemplo. Mas não podemos pensar em outra linha de alta capacidade, injetando passageiros em linhas e estações já saturadas. Onde e como eles entrariam no sistema? Essas "hipotéticas" novas linhas (assim como as que já estão projetadas) teriam intersecção com as já existentes em estações que ainda suportam demanda (vide Linha 6, em São Joaquim, por exemplo). E em Capão existe projeto, sim, de levar a linha até Itapecerica, mas não sei se ainda está em pauta, para quando...
Francis, você comentou da linha 1 espinha dorsal. Na sua opinião, com a chegada da 4, da 5, da 6 até ela será que não vai explodir de vez a demanda nela???? A impressão que tempos é que a expansão da fase atual de 2014 vai fazer a união periferia-centro, usando a linha 1 pra atingir parte das regiões centrais. Será que vai aguentar???
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Mas aí é que vai melhorar, o problema do sistema hoje é justamente a concentração de demanda. Ao chegarem novas linhas e intersecções (o que é diferente de extensão), o fluxo será melhor distribuído. Não só em minha opinião, mas de acordo com as projeções (vide PITU), a linha 1 voltará a ser a mais carregada do sistema (a linha 3 só passou a transportar mais passageiros que a linha 1 em 2004, e se acentuou com a entrada do BU) e continuará sendo a principal do sistema, mas isso não extrapolará a demanda porque o headway já será menor; a frota será maior; mas, principalmente, a demanda estará mais "equilibrada" (esse é o problema da linha 3, só há fluxo para o centro pela manhã e o contrário à tarde, sendo que o outro sentido é sub-utilizado), apesar de a linha 1 já ser constante (o carregamento é parecido em ambos os sentidos, em ambos os horários). O problema de carregamento da linha 3 é estrutural da cidade, e não do transporte. A zona leste tem característica de cidade-dormitório, por este motivo, as viagens ao centro são diárias, e o carregamento maior, pois o trem sai do extremo leste cheio e não esvazia, só enche, ocorrendo desembarques só de Sé em diante. Isso já não acontece na zona sul, pois por mais periférico que sejam os bairros, os empregos estão concentrados na própria zona sul, gerando viagens mais curtas e um carregamento mais homogêneo. Por exemplo, um trem sai de JAB cheio, mas as pessoas já descem em Saúde, onde entram outros tantos, que descem em Ana Rosa, onde entram outros tantos, e assim vai, nos dois sentidos. Com a linha 5 não será diferente: ao contrário do que muitos pensam, grande parte da demanda que sai de Capão não irá nem chegar a linha 1, já que Campo Belo, Moema e Vila Clementino (região de Santa Cruz) concentram muitos empregos, e muitos deles são ocupados por moradores da própria zona sul, e ela será carregada nos dois sentidos, já que quem vem de outras regiões para Moema, Campo Belo e Santo Amaro (e é muita gente) vai utilizar a linha no sentido Centro-bairro. O trecho mais carregado da linha 1 hoje é Sé-Paraíso, devido ao fluxo de pessoas que vem da linha 3 e se dirigem ao eixo da Paulista e zona sul, onde estão os empregos. Com a operação da linha 4, este trecho se aliviará muito, pois esta transferência poderá ser feita em REP, diretamente para Consolação, que é a estação mais carregada da linha 2. Com a linha 2 chegando em Tamanduateí, muitos usuários do ABC deixarão de usar BAS e Luz e Sé, dirigindo-se diretamente à região da Paulista. Enfim, poderemos transportar mais, com mais conforto!HGPFILHO escreveu:Francis, você comentou da linha 1 espinha dorsal. Na sua opinião, com a chegada da 4, da 5, da 6 até ela será que não vai explodir de vez a demanda nela???? A impressão que tempos é que a expansão da fase atual de 2014 vai fazer a união periferia-centro, usando a linha 1 pra atingir parte das regiões centrais. Será que vai aguentar???
Francis, a linha "hipotética" a que você se refere é a linha que sugeri, ligando Jabaquara a Jurubatuba?
Pensei em mais um motivo para ter a linha: Uma estação "antes" de JAB poderia ser construída, na minha opinião alias, como JAB deveria ser: Uma estação com uma plataforma central e duas laterais, como na Sé ou República.
JAB deveria ter sido construída assim, até porque há mais de 30 anos ela é uma estação final/inicial, e esta configuração de plataforma daria muito mais fluidez ao tráfego de trens e o entra e sai do povo, nos trens e na própria estação.
Uma que numa plataforma central, os passageiros de embarque poderiam acessar pelas escadas na central e tomar o trem em qualquer um dos lados da plataforma central, enquanto os passageiros desembarcando 1o, o fariam saindo pelas plataformas laterais, ao contrário do que é na Sé.
O que acha?
[]´s!
Pensei em mais um motivo para ter a linha: Uma estação "antes" de JAB poderia ser construída, na minha opinião alias, como JAB deveria ser: Uma estação com uma plataforma central e duas laterais, como na Sé ou República.
JAB deveria ter sido construída assim, até porque há mais de 30 anos ela é uma estação final/inicial, e esta configuração de plataforma daria muito mais fluidez ao tráfego de trens e o entra e sai do povo, nos trens e na própria estação.
Uma que numa plataforma central, os passageiros de embarque poderiam acessar pelas escadas na central e tomar o trem em qualquer um dos lados da plataforma central, enquanto os passageiros desembarcando 1o, o fariam saindo pelas plataformas laterais, ao contrário do que é na Sé.
O que acha?
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hehehe!!! Não pensei nisso não, pensei no que o Horácio estava supondo (VLT)!! Mas quando vi sua linha, também pensei exatamente sobre este tema - não seria necessário outra estação; seria perfeito apenas deslocar o terminal dela de Jabaquara para Conceição (não quero ser sabichão, é só opinião, inclusive não te falei disso antes pq não sabia qual seria sua reação, mas já que tocou no assunto...)AGV escreveu:Francis, a linha "hipotética" a que você se refere é a linha que sugeri, ligando Jabaquara a Jurubatuba?
Pensei em mais um motivo para ter a linha: Uma estação "antes" de JAB poderia ser construída, na minha opinião alias, como JAB deveria ser: Uma estação com uma plataforma central e duas laterais, como na Sé ou República.
JAB deveria ter sido construída assim, até porque há mais de 30 anos ela é uma estação final/inicial, e esta configuração de plataforma daria muito mais fluidez ao tráfego de trens e o entra e sai do povo, nos trens e na própria estação.
Uma que numa plataforma central, os passageiros de embarque poderiam acessar pelas escadas na central e tomar o trem em qualquer um dos lados da plataforma central, enquanto os passageiros desembarcando 1o, o fariam saindo pelas plataformas laterais, ao contrário do que é na Sé.
O que acha?
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Quanto ao restante, concordo plenamente contigo. Quando construíram JAB, não se imaginava o movimento que ela teria, e como a metrópole é dinâmica: foi construído um terminal metropolitano que não se pensava em 74, a população de Diadema e região de Cidade Ademar, Americanópolis e Jardim Miriam, onde era só brejo (antes que falem, moro desde os 10 na Cupecê), dobrou, e Jabaquara...não aguentou. Seria o ideal plataformas centrais e laterais, independente de qual seria usada para o que (eu acho indiferente) mas hoje é inviável modificar a estação, pois seria necessário remover salas técnicas, centrais telefônicas, controle de tráfego e subestação auxiliar, que ficam todos nas plataformas. Aliás, quando você sugeriu a linha, lembrei de um "projeto" que eu tenho, que aliás é muito fácil e relativamente barato e não sei pq não foi feito, de uma estação "Pedreira", na linha 9. O que acha de fazer um tópico?
Bom, esta linha "Oliva" que sugeri a implantação, veio da simples observação do mapa, aonde a linha 9 da CPTM, digamos "chama" a linha 1 para se conectar a ela, vejo o mapa e não consigo imaginar este complemento, que, na minha visão até ajudaria a espalhar os usuários pelo sistema, até desafogando Jabaquara, que como você mesmo disse, hoje tem terminais e etc, mas por que??? Por que é natural ter estes acessos a esta estação vindos dos locais aonde citou, e digo mais, com esta linha nova, muitas linhas (senão todas) provenientes da região mais ao sul de SP seriam desnecessárias, ou fariam ponto final nas novas estações "antes" de Jabaquara, ou mesmo não ter mesmo, como por exemplo, não haveria a menor necessidade de ter uma linha de ônibus "Grajaú-Jabaquara" uma vez que se um passageiro fosse sair do terminal Grajau ele iria até Jabaquara tomar o metro, pela linha 9, e esta linha "Grajaú" poderia vir do Bairro do Grajaú até o terminal de mesmo nome, isso sim.
Quanto a tal estação "Pedreira", não seria uma aonde era a antiga fábrica da Villares? Digo isto pois num catálogo de páginas amarelas que eu tenho em casa (Guia Mais) existe uma hipotética estação como você descreve. Ou seria mais acima? Se bem que na localização que ví, ela está no ponto máximo, antes do aclive, que contorna o antigo "lixão".
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Quanto a tal estação "Pedreira", não seria uma aonde era a antiga fábrica da Villares? Digo isto pois num catálogo de páginas amarelas que eu tenho em casa (Guia Mais) existe uma hipotética estação como você descreve. Ou seria mais acima? Se bem que na localização que ví, ela está no ponto máximo, antes do aclive, que contorna o antigo "lixão".
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Sim, a idéia da Oliva é ótima; como te disse, apenas mudaria para "Conceição-Jurubatuba". Há muito fluxo da região de Interlagos para Jabaquara, e estes ônibus realmente seriam substituídos. Além do que sou a favor de que as linhas funcionem como um anel, assim se otimiza o fluxo pra todos, inclusive quem está nas extremidades.AGV escreveu:Bom, esta linha "Oliva" que sugeri a implantação, veio da simples observação do mapa, aonde a linha 9 da CPTM, digamos "chama" a linha 1 para se conectar a ela, vejo o mapa e não consigo imaginar este complemento, que, na minha visão até ajudaria a espalhar os usuários pelo sistema, até desafogando Jabaquara, que como você mesmo disse, hoje tem terminais e etc, mas por que??? Por que é natural ter estes acessos a esta estação vindos dos locais aonde citou, e digo mais, com esta linha nova, muitas linhas (senão todas) provenientes da região mais ao sul de SP seriam desnecessárias, ou fariam ponto final nas novas estações "antes" de Jabaquara, ou mesmo não ter mesmo, como por exemplo, não haveria a menor necessidade de ter uma linha de ônibus "Grajaú-Jabaquara" uma vez que se um passageiro fosse sair do terminal Grajau ele iria até Jabaquara tomar o metro, pela linha 9, e esta linha "Grajaú" poderia vir do Bairro do Grajaú até o terminal de mesmo nome, isso sim.
Quanto a tal estação "Pedreira", não seria uma aonde era a antiga fábrica da Villares? Digo isto pois num catálogo de páginas amarelas que eu tenho em casa (Guia Mais) existe uma hipotética estação como você descreve. Ou seria mais acima? Se bem que na localização que ví, ela está no ponto máximo, antes do aclive, que contorna o antigo "lixão".
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Não me lembro bem da Villares, se não me engano é na ponte Jurubatuba, não é? Enfim, a "Estação Pedreira" no meu "projeto" seria bem na curva, no ponto onde a via férrea passa mais próxima à Miguel Yunes, antes de transpor o rio Jurubatuba. Nesta localidade, atenderia poucos lindeiros, como a Vila Sabará e fim da Avenida Nsa. Sra. do Sabará, mas o principal seria fazer um grande terminal urbano anexo, que absorveria inclusive uma parte do fluxo que hoje vai para Jabaquara, atendendo a região da Zike Tuma, Jardim Ubirajara, Mar Paulista, Apurá, Estrada do Alvarenga, Pedreira, Eldorado, Guacuri, Cidade Júlia, Missionária e Jardim Selma. É uma região muito carente de tudo, inclusive transporte de qualidade. Dependendo de onde os habitantes destes bairros vão, ou ele tomam ônibus para o destino ou vão até Jabaquara. Com a transformação total da linha 9 em metrô, em "2010" e com a linha 4 em funcionamento, esta região estaria rapidamente integrada a rede metroferroviária, chegando rápido a qualquer ponto da RMSP.
Como vocês falaram, essa parte ao Sul de Jabaquara que vai até a represa Billings e Pinheiros/Jurubatuba é muito carente de transporte. Puxa, uma estação Pedreira e a linha"Oliva" poderiam realmente quebrar esse paradigma.
O legal do forum é isso , trocar ideias, discutir, ver prós e contras.
Agora uma duvida, o que virou o estacionamento da Conceição, eu nao lembro mais dele. O da Santa Cruz virou Shopping e ele?
O legal do forum é isso , trocar ideias, discutir, ver prós e contras.
Agora uma duvida, o que virou o estacionamento da Conceição, eu nao lembro mais dele. O da Santa Cruz virou Shopping e ele?
Entendi, mas como falei, cheguei até a ver esta estação "planejada", jogo após a ponte Jurubatuba no sentido grajaú.Francis escreveu:
Sim, a idéia da Oliva é ótima; como te disse, apenas mudaria para "Conceição-Jurubatuba". Há muito fluxo da região de Interlagos para Jabaquara, e estes ônibus realmente seriam substituídos. Além do que sou a favor de que as linhas funcionem como um anel, assim se otimiza o fluxo pra todos, inclusive quem está nas extremidades.
Não me lembro bem da Villares, se não me engano é na ponte Jurubatuba, não é? Enfim, a "Estação Pedreira" no meu "projeto" seria bem na curva, no ponto onde a via férrea passa mais próxima à Miguel Yunes, antes de transpor o rio Jurubatuba. Nesta localidade, atenderia poucos lindeiros, como a Vila Sabará e fim da Avenida Nsa. Sra. do Sabará, mas o principal seria fazer um grande terminal urbano anexo, que absorveria inclusive uma parte do fluxo que hoje vai para Jabaquara, atendendo a região da Zike Tuma, Jardim Ubirajara, Mar Paulista, Apurá, Estrada do Alvarenga, Pedreira, Eldorado, Guacuri, Cidade Júlia, Missionária e Jardim Selma. É uma região muito carente de tudo, inclusive transporte de qualidade. Dependendo de onde os habitantes destes bairros vão, ou ele tomam ônibus para o destino ou vão até Jabaquara. Com a transformação total da linha 9 em metrô, em "2010" e com a linha 4 em funcionamento, esta região estaria rapidamente integrada a rede metroferroviária, chegando rápido a qualquer ponto da RMSP.
Naquela região, acredito que o mais prático seria um pouco mais abaixo, bem aonde fica o pontilhao da linha sobre a entrada do antigo aterro sanitário, pois já existe uma via de acesso da Miguel Yunes até ali, só não sei de daria pela para fazer uma estação ali pela inclinação da via.
Francis, aliás a linha "Oliva" teria uma estação na Av.Yervant Kissajikian pois o traçado dela cruza esta via, assim já beneficiaria de certa forma esta região.
Viu como esta ligação é estratégica? rsrssr
HGP, aquele antigo estacionamento deu lugar ao "Centro Empresarial do Aço" que comprou uma boa parte daquele quarteirão, mais aquele pedaço que existia o
estacionamento. Se não me engano, ele existiu até o final da década de 80. O da Santa cruz até eu usei, rs. Mas este existiu até 1997/98, se não me engano também.
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