BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

[ALL] locomotiva GE BB33-7MP

Moderador: cataclism2


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

[ALL] locomotiva GE BB33-7MP

Mensagem não lida por Landrail » 15 Jul 2008, 12:43

BB33-7MP é uma locomotiva GE C33-7 adaptada à truques B+B-B+B (8 eixos com motores) ao invés dos originais C-C (6 eixos com motores). As C33-7 foram compradas de ferrovias norte-americanas e canadenses, pela ALL mas importantes fatores obrigaram à grandes transformações nas GE C33-7. A bitola original standard (1.435mm) destas máquinas foi alterado para bitola métrica (1.000mm), mas o que determinou o teste dessa maquina experimental com utilização de 8 eixos foi a limitação de carga por eixo da ferrovia em alguns trechos(25t). Como estas máquinas possuem 180t, o que dá 30t/eixo, houve a necessidade de adaptação de truques B+B-B+B o que dá 22,5t/eixo, sem a necessidade de redução do peso da locomotiva, que prejudicaria sua aderência.
Truque B-B+B-B, com o Span-Bolster visível.
Truque B-B+B-B, com o Span-Bolster visível.

Por serem articulados, permitem que a locomotiva faça curvas de raio muito reduzido(80m no caso), com mais facilidade até que a original C-C, além da vantagem de se ter mais poder de tração já que sua potência de 3000hp fica dividida pelos 8 motores ao invés de 6, proporcionando mais uniformidade na entrega de potência.

Importante dizer que motor diesel e o gerador de tração não foram alterados, assim como diversos outros componentes como por exemplo a distância de centro de pião e compressor para os freios. Os motores de tração originais GM D77/87 tiveram que ser substituídos por motores GM D31 por serem menores e caberem dentro do eixo de bitola métrica.

São montados em truques especialmente fundidos para elas na Cruzaço, e cada par de truques apoiado sobre uma travessa, denominada Span-bolster. O custo dessa transformação gira na casa dos R$150.000,00 e foram amplamente utilizadas pela EFVM nas suas GM BB40-2 mas devido ao alto custo em relação ao da maquina não a tornou popular com locomotivas mais baratas como a C30, C33 e C36-7.

A unica unidade a ser BB33-7MP no Brasil é a ALL número 7650, que recebeu pintura especial comemorativa (preta) e também recebeu um computador de bordo, para melhorar sua aderência, controle de patinação e consumo de combustível como principais melhorias.

Fabricante GET Erie, PA.(USA)
Modelo BB33-7MP
Data de fabricação 1981
Locomotivas fabricadas 1
Classificação AAR C-C/B-B+B-B
Bitola 1000 mm
Peso por eixo 22,500 kg
Peso da locomotiva 180,000 kg
Capacidade de combustível 13,900 litros
Motor primário 16-FDL7B
Motores de tração ELETROFAN EF570
Velocidade máxima 80 km/h
Potência total 3500 hp
Esforço de tração 45,000 kgf
Freios da locomotiva 26SL


FONTE: WIKIPÉDIA


Imagem

foto: http://www.rrpicturearchives.net/pictur ... ut2005.jpg
Editado pela última vez por Landrail em 17 Jan 2009, 12:10, em um total de 1 vez.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 15 Jul 2008, 22:25

Mais fotos:
fonte:wikimedia.org/

Imagem

Imagem

[[[EDIT]]] Imagem removida a pedido do autor
Editado pela última vez por Landrail em 17 Jan 2009, 12:12, em um total de 1 vez.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 905
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 31 Jul 2008, 16:41

Video dela em operação logo após a pintura preta, em Roca Sales/RS:

http://www.youtube.com/watch?v=6SWfGyzQyS4


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 31 Jul 2008, 22:46

Pensei que ela tivesse sido pintada ainda na adaptação aqui na GEVISA. :roll:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 905
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 01 Ago 2008, 08:05

landrail escreveu:Pensei que ela tivesse sido pintada ainda na adaptação aqui na GEVISA. :roll:
Pois olha, eu não duvido que tenha sido ainda na GEVISA :oops: . Eu só ouvi, por aí, "que ela foi pintada para utilização da ALL". Agora, pela boa qualidade da pintura, eriga ter sido feita muito antes, mesmo! :mrgreen:

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRANSPORTE - CARGA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante