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Concorrência 8230702011 - Obras nas estações da Linha 9

Área para discussões sobre aspectos técnicos e de Engenharia dos elementos que compõem as ferrovias e seu material rodante.

Autor do tópico
Tiago Costa
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Concorrência 8230702011 - Obras nas estações da Linha 9

Mensagem não lida por Tiago Costa » 20 Set 2008, 00:31

Bom, decidi colocar aqui os detalhes técnicos da Concorrência 8230702011, que trata da reforma das estações Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária, além da adequação das estações Hebraica-Rebouças, Cidade Jardim, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi, Granja Julieta e Socorro às últimas normas da ABNT de acessibilidade. O edital da concorrência é gigante (possui 660 páginas :O), então coloquei apenas os anexos 1 (Termo de Referência) e 3 (Cronograma Físico de Execução Estimado). Seguem abaixo os anexos:

Anexo 1


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Anexo 3

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ArqPaulo
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Mensagem não lida por ArqPaulo » 20 Set 2008, 10:47

Parabens Tiago, belo trabalho jornalistico rs!

e parabens a CPTM, ainda nao li tudo, estou lendo aos poucos e gostei muito das obras. Depois que elas forem finalizadas, e junto com alguns trens novos que faltam chegar, ela vai ficar excelente e prontinha pra quando a linha 4 chegar nela...alias, pelo cronograma serão cerca de 1 ano até o fim das obras....portanto tempo ideal pra isso. Podemos dizer que ficará mesmo no tal "padrao metro"

ou seja, pra quem ta acostumado pegar metro, e pegar a linha 9, nao vai sentir diferença nenhuma em qualidade, seja de trem ou estação!

:beer:

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HGP
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Mensagem não lida por HGP » 20 Set 2008, 15:01

Excelente trabalho Tiago. Acessibilidade é a chave , mas as 3 estações vão ter uma cara completamente diferente pelo visto! Obrigado pela edição! :D


Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 20 Set 2008, 15:35

arqpaulo escreveu:Podemos dizer que ficará mesmo no tal "padrao metro"

ou seja, pra quem ta acostumado pegar metro, e pegar a linha 9, nao vai sentir diferença nenhuma em qualidade, seja de trem ou estação!
HGPFILHO escreveu:Excelente trabalho Tiago. Acessibilidade é a chave , mas as 3 estações vão ter uma cara completamente diferente pelo visto! Obrigado pela edição! :D
Pelo que eu li vai ser exatamente o que foi feito Em Altino e Osasco, com a diferença de se construir o prédio de acesso.
Então pode-se considerar Altino e Osasco no padrão Metrô também
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Estevan
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Mensagem não lida por Estevan » 23 Set 2008, 11:39

Muito bom

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AGV
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Mensagem não lida por AGV » 29 Set 2008, 10:27

Muito bem vindas as melhorias. Atende a muitas necessidades e certamente irá melhorar sensivelmente o acesso e conforto nas estações, principalmente nas da antiga Fepasa, que não as considero ruins, pelo contrário, mas estas melhorias são bem vindas.

Na questão do acesso e conforto, a Estação Cidade Universitária, em pelo menos 2 ítens, precisava de melhorias:

A cobertura da passarela, e uma outra passarela, de acesso direto do prédio dos bloqueios até a ponte Cidade Universitária, pois a plataforma passa sob o viaduto e o prédio dos bloqueios é muito próximo dele, o suficiente para até já terem construído esta passarela na época da Fepasa mesmo.

Mas, antes tarde que nunca. ;)


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Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 29 Set 2008, 11:59

AGV escreveu:A cobertura da passarela, e uma outra passarela, de acesso direto do prédio dos bloqueios até a ponte Cidade Universitária, pois a plataforma passa sob o viaduto e o prédio dos bloqueios é muito próximo dele, o suficiente para até já terem construído esta passarela na época da Fepasa mesmo.
Ali na página 22 do Anexo I tem exatamente essa descrição sugerida por você.

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AGV
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Mensagem não lida por AGV » 30 Set 2008, 15:06

^^ Sim, mas esta passarela ligará ao novo edifício de acesso, no estilo das outras estações (Morumbí, Socorro, etc) para então, o passageiro pegar a outra passarela (existente) de acesso ao atual predio dos bloqueios.

Teria ficado muito bacana (e mais prático ainda) se esta passarela já existisse no prédio de bloqueios atual, pois é muito perto, e pelo visto não fui apenas eu
que percebi, mas ali era muito óbvio isto.

Seria uma reta seguindo por cima da plataforma, no sentido dela até o tal prédio.

Exemplo do local aonde me refiro, que esta passarela poderia ligar reto a ponte com este prédio, passando encima da plataforma:
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Tiago, e nesta sua foto da estação Ceasa, parece haver uma nova via, (e de bitola mista) ao lado da via, sentido Osasco.

Você sabe o que é?

Obrigado! okk

Neste novo acesso, o passageiro irá pegar uma passarela para depois pegar outra, ou seja, vindo da USP ele terá de cruzar a Marginal, pegar a passarela nova, passar pelos novos bloqueios e cruzar a marginal de novo,sobre a passarela em direção à estação, ou seja, ficaria melhor ainda se fosse direto do jeito que imaginei, mas está bom! E muito boa é aquela passarela nova da Jaguaré em direção ao Parque Villa Lobos. okk pois as estações Jaguaré e Ceasa ficam num local bem segregado, pra não dizer quase ermo...

Tiago, nesta sua foto da estação Ceasa, parece haver uma nova via, (e de bitola mista) ao lado da via, sentido Osasco:

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Você sabe o que é?

Obrigado! okk

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L Fernandes
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Mensagem não lida por L Fernandes » 30 Set 2008, 15:34

Não sou o Tiago mas acho que posso responder por ele, um dia desses estávamos conversando sobre uma possível construção de um estacionamento de trens ali. será?


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Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 30 Set 2008, 17:02

Exatamente, parece que vão reativar o Pátio Universidade (eu cheguei a ver alguns trens operando ali). A área existente ali é enorme, tem pouco mais de 1 km de comprimento, e deve caber toda a frota da Linha 9 nele. Essa via não é exatamente nova, mas foi reativada recentemente. Engraçado é que essa via começa alguns metros depois da via que une as linhas 8 e 9, perto das pontes ferroviárias sobre o Rio Pinheiros. Essa via segue ao lado da Estação Ceasa, e só termina ao lado da Estação Villa Lobos-Jaguaré, se não me engano (preciso ir lá e olhar mais vezes).

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AGV
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Mensagem não lida por AGV » 30 Set 2008, 17:07

Bem, realmente a L9 precisa de um páteo e ali é um bom local, pois já foi, e se não me engano, de cargas, e o interessante é a bitola mista naquela via. tnk

Talvez Altino não estejam mais cabendo os trens, bom sinal. ;)


Autor do tópico
Tiago Costa
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Mensagem não lida por Tiago Costa » 30 Set 2008, 17:33

Sim, ali era um pátio de cargas da Fepasa. Melhorando a comunicação da minha frase do post anterior, eu já cheguei a ver alguns trens operando ali na época da Fepasa :D.


Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 30 Set 2008, 18:13

Na verdade essa via sempre esteve ali, e sempre foi de bitola mista. Não mexeram em nada nela, apenas tiraram o mato e colocaram brita nova.

Olha ela aí:

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