BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Notícia] - Expresso Turístico
Moderador: Lipe Andreense
-
Autor do tópico - MEMBRO JR
- Mensagens: 58
- Registrado em: 21 Jul 2008, 14:48
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
[Notícia] - Expresso Turístico
EXPRESSO TURÍSTICO: O TREM VOLTA A PARANAPIACABA
A CPTM realizou um teste de via com a composição do Expresso Turístico, nesta semana. O trem, formado por uma locomotiva a diesel e dois carros da década de 60, percorreu os trechos entre estações Luz e São Caetano e Palmeiras/Barra Funda e Pirituba. O teste, bem sucedido, foi mais um passo para a implantação do Expresso Turístico que ligará a Estação da Luz, no centro de São Paulo, à Vila de Paranapiacaba, no município de Santo André.
No último sábado, 23, na sede do Clube Lyra Serrano, em Paranapiacaba, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a CPTM, a Prefeitura de Santo André e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [Iphan] assinaram convênio de cooperação técnica para a implantação do primeiro trecho do Expresso Turístico.
O convênio estabelece responsabilidades para cada uma das partes para garantir o sucesso e a operação do projeto. A Prefeitura de Santo André, por exemplo, reformará a Estação de Paranapiacaba, com investimento previsto de 200 mil reais e efetuará a operação turística na vila. A CPTM está restaurando o trem e garantirá a operação.
O evento contou com a presença do secretário-adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, do prefeito de Santo André, João Avamileno, do presidente da CPTM, Sérgio Avelleda e dos diretores Alberto Epifani, [Engenharia] e Mario Fioratti Filho [Operação e Manutenção], além do presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, da subprefeita de Paranapiacaba, Vanessa Figueiredo, e da senhora Francisca C. de Araújo, representante dos moradores da Vila de Paranapiacaba.
Na abertura do evento, Sérgio Avelleda ressaltou a importância da ocasião para os moradores de Paranapiacaba e também para a CPTM. "Este é um momento muito importante. A CPTM, além de cumprir uma tarefa fundamental para a região metropolitana de São Paulo, que é levar e trazer as pessoas que moram em diversos lugares, transportando 1,8 milhão de passageiros por dia, também administra um patrimônio histórico fundamental na vida da ferrovia", afirmou. "Um desafio que compete a todos nós é restaurá-la e trazê-la de volta num prestígio do início e até meados do século passado. Isto é fundamental, não só transportar e cumprir a nossa operação comercial de ferrovia, mas também contribuir para resgate da nossa história", disse.
"Portanto, o dia de hoje é muito importante na história da nossa companhia. Estamos tendo a oportunidade de voltar a operar em Paranapiacaba; este lugar que é um marco na história da ferrovia no Brasil", completou.
Antes de apresentar o "Programa Expresso Turístico" à platéia, o secretário-adjunto João Paulo Lopes contou que conheceu a Vila de Paranapiacaba há cerca de um ano e ficou bastante entusiasmado com a possibilidade que o lugar oferecia, do ponto de vista turístico. Na ocasião, ficou sabendo de todas as características da Vila, além da candidatura do lugar a patrimônio mundial da humanidade. "Quando voltei a São Paulo e conversamos sobre a possibilidade de retomarmos o transporte ferroviário turístico em Paranapiacaba, todos se mostraram bastante simpáticos à idéia. Não encontramos resistência nenhuma", afirmou.
"O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, receberam com muita simpatia esse projeto e nós estamos aqui hoje, assinando este convênio, com a importantíssima colaboração do prefeito de Santo André. Sem ele, seria impossível viabilizar este Trem Turístico", ressaltou o adjunto.
Em seu discurso, o prefeito de Santo André, João Avamileno, disse que o retorno do trem à Vila de Paranapiacaba é muito importante para os moradores e que a história do local está ligada à ferrovia. "Por isso, nos comprometemos com a conservação deste patrimônio", declarou.
O Expresso Turístico oferecerá um serviço com tarifa diferenciada, visando atender aos turistas que desejarem utilizar o transporte sobre trilhos para um programa cultural.
Paranapiacaba é o primeiro roteiro que a CPTM estuda implantar. O percurso contará com uma parada na estação Celso Daniel-Santo André. Serão dois carros, com 170 poltronas que foram cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária [ABPF]. O serviço será oferecido aos domingos, com partidas na Luz pela manhã e retorno de Paranapiacaba, à tarde. A previsão é que até o final deste ano o serviço entre em funcionamento.
Candidata ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Unesco, a Vila de Paranapiacaba foi construída pelos ingleses na segunda metade do século XIX e é administrada pela prefeitura de Santo André, que está investindo em sua infra-estrutura. O projeto Expresso Turístico conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo.
--------
Fonte: CPTM - Notícias
Link: http://www.cptm.sp.gov.br/E_NOTICIAS/We ... DNews=4881
A CPTM realizou um teste de via com a composição do Expresso Turístico, nesta semana. O trem, formado por uma locomotiva a diesel e dois carros da década de 60, percorreu os trechos entre estações Luz e São Caetano e Palmeiras/Barra Funda e Pirituba. O teste, bem sucedido, foi mais um passo para a implantação do Expresso Turístico que ligará a Estação da Luz, no centro de São Paulo, à Vila de Paranapiacaba, no município de Santo André.
No último sábado, 23, na sede do Clube Lyra Serrano, em Paranapiacaba, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a CPTM, a Prefeitura de Santo André e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [Iphan] assinaram convênio de cooperação técnica para a implantação do primeiro trecho do Expresso Turístico.
O convênio estabelece responsabilidades para cada uma das partes para garantir o sucesso e a operação do projeto. A Prefeitura de Santo André, por exemplo, reformará a Estação de Paranapiacaba, com investimento previsto de 200 mil reais e efetuará a operação turística na vila. A CPTM está restaurando o trem e garantirá a operação.
O evento contou com a presença do secretário-adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, do prefeito de Santo André, João Avamileno, do presidente da CPTM, Sérgio Avelleda e dos diretores Alberto Epifani, [Engenharia] e Mario Fioratti Filho [Operação e Manutenção], além do presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, da subprefeita de Paranapiacaba, Vanessa Figueiredo, e da senhora Francisca C. de Araújo, representante dos moradores da Vila de Paranapiacaba.
Na abertura do evento, Sérgio Avelleda ressaltou a importância da ocasião para os moradores de Paranapiacaba e também para a CPTM. "Este é um momento muito importante. A CPTM, além de cumprir uma tarefa fundamental para a região metropolitana de São Paulo, que é levar e trazer as pessoas que moram em diversos lugares, transportando 1,8 milhão de passageiros por dia, também administra um patrimônio histórico fundamental na vida da ferrovia", afirmou. "Um desafio que compete a todos nós é restaurá-la e trazê-la de volta num prestígio do início e até meados do século passado. Isto é fundamental, não só transportar e cumprir a nossa operação comercial de ferrovia, mas também contribuir para resgate da nossa história", disse.
"Portanto, o dia de hoje é muito importante na história da nossa companhia. Estamos tendo a oportunidade de voltar a operar em Paranapiacaba; este lugar que é um marco na história da ferrovia no Brasil", completou.
Antes de apresentar o "Programa Expresso Turístico" à platéia, o secretário-adjunto João Paulo Lopes contou que conheceu a Vila de Paranapiacaba há cerca de um ano e ficou bastante entusiasmado com a possibilidade que o lugar oferecia, do ponto de vista turístico. Na ocasião, ficou sabendo de todas as características da Vila, além da candidatura do lugar a patrimônio mundial da humanidade. "Quando voltei a São Paulo e conversamos sobre a possibilidade de retomarmos o transporte ferroviário turístico em Paranapiacaba, todos se mostraram bastante simpáticos à idéia. Não encontramos resistência nenhuma", afirmou.
"O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, receberam com muita simpatia esse projeto e nós estamos aqui hoje, assinando este convênio, com a importantíssima colaboração do prefeito de Santo André. Sem ele, seria impossível viabilizar este Trem Turístico", ressaltou o adjunto.
Em seu discurso, o prefeito de Santo André, João Avamileno, disse que o retorno do trem à Vila de Paranapiacaba é muito importante para os moradores e que a história do local está ligada à ferrovia. "Por isso, nos comprometemos com a conservação deste patrimônio", declarou.
O Expresso Turístico oferecerá um serviço com tarifa diferenciada, visando atender aos turistas que desejarem utilizar o transporte sobre trilhos para um programa cultural.
Paranapiacaba é o primeiro roteiro que a CPTM estuda implantar. O percurso contará com uma parada na estação Celso Daniel-Santo André. Serão dois carros, com 170 poltronas que foram cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária [ABPF]. O serviço será oferecido aos domingos, com partidas na Luz pela manhã e retorno de Paranapiacaba, à tarde. A previsão é que até o final deste ano o serviço entre em funcionamento.
Candidata ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Unesco, a Vila de Paranapiacaba foi construída pelos ingleses na segunda metade do século XIX e é administrada pela prefeitura de Santo André, que está investindo em sua infra-estrutura. O projeto Expresso Turístico conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo.
--------
Fonte: CPTM - Notícias
Link: http://www.cptm.sp.gov.br/E_NOTICIAS/We ... DNews=4881
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 594
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
É, evandro, estava pensando exatamente nisto.
Se uma família com 1 filho quiser ir, serão quase R$100,00 apenas para se chegar em paranapiacaba....
Assim fosse, seria melhor é criar um ponto de desembarque (em Paranapiacaba para um 2100 fazer o trecho RGS/Paranapiacaba, ao menos nos fins de semana, nem que seja de 30 em 30 minutos ou mesmo de hora em hora, pois mais que justifica uma ligação de trem para a vila.
E acredito que isto não invalidaria o expresso turístico, pois o trem em sí já é uma atração à parte.
Se uma família com 1 filho quiser ir, serão quase R$100,00 apenas para se chegar em paranapiacaba....
Assim fosse, seria melhor é criar um ponto de desembarque (em Paranapiacaba para um 2100 fazer o trecho RGS/Paranapiacaba, ao menos nos fins de semana, nem que seja de 30 em 30 minutos ou mesmo de hora em hora, pois mais que justifica uma ligação de trem para a vila.
E acredito que isto não invalidaria o expresso turístico, pois o trem em sí já é uma atração à parte.
-
- MEMBRO JR
- Mensagens: 77
- Registrado em: 11 Jun 2008, 15:03
- Localização: São Paulo-SP
Podiam mesmo...
A locomotiva é elétrica, e tem alimentação em todo o trecho proposto.
Resta saber se:
A locomotiva está em condições de rodar 100%, pois ouvi dizer que há componentes elétricos que ainda não foram completamente recuperados, devido a falta de verba e mais, que a CPTM não permitiria o tráfego dela em suas linhas por "ser pesada demais".
Isto ouví dizer lá na SBF há uns meses atrás.
A locomotiva é elétrica, e tem alimentação em todo o trecho proposto.
Resta saber se:
A locomotiva está em condições de rodar 100%, pois ouvi dizer que há componentes elétricos que ainda não foram completamente recuperados, devido a falta de verba e mais, que a CPTM não permitiria o tráfego dela em suas linhas por "ser pesada demais".
Isto ouví dizer lá na SBF há uns meses atrás.
Editado pela última vez por AGV em 06 Out 2008, 10:25, em um total de 1 vez.
Tomara que nem comece, pois vai nascer subutilizada com uma tarifa salgada como essa. claro que muitos vão continuar indo de carro e quem usa o trem continuará pegando o velho e bom 2100 com seu isolamento acustico, ar condicionado e bancos estofados do que um trem antigo sem ar condicionado, nem nada, e ainda cobrando valores que da pra ir de onibus até Santos, ubatuba, sorocaba, campinas....
continuarei usando a linha regular mesmo...
Com R$ 3,35 você vai até paranapiacaba
continuarei usando a linha regular mesmo...
Com R$ 3,35 você vai até paranapiacaba
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 594
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
Acredito que este preço tenha um ajuste para um valor melhor, pois neste valor a procura será pequena, pois quem vai, a exemplo do que já foi dito aqui mesmo, vai uma vez, e para experimentar. Acho que não pode ser esta a proposta deste trem. Uma família com 3 pessoas iria gastar quase R$100,00, mas acredito que a CPTM esteja sensível aos comentários acerca do preço deste serviço.
Por exemplo, acredito que entre R$7,00 e R$10,00 por pessoa seria um valor razoável.
Por exemplo, acredito que entre R$7,00 e R$10,00 por pessoa seria um valor razoável.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante