Página 1 de 1

[VLT de Campinas] Estação Campos Elíseos

Enviado: 19 Out 2008, 02:23
por Renanfsouza
Nome: Campos Elíseos

Inauguração: 22/04/1993 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA) Imagem - VLT de Campinas (1993-1995 [2])
Plataformas: 2
Uso Atual: Abandonada

A Estação Campos Elíseos foi inaugurada em 1993 e era a terminal do VLT de Campinas, concluido o percurso de quase oito quilômetros do sistema.

Após sair da Estação Pompéia, recebi a informação de que a Estação Campos Elíseos hoje abrigava um órgão da Prefeitura de Campinas e por isso, dificilmente eu conseguiria acesso.

Chegando lá pude perceber que a prefeitura realmente mantém algo no local, mas não na estação em si. Eu entrei, conversei com um funcionário da prefeitura e dei a volta para ter acesso às plataformas. Não foi necessário nem entrar no terreno da prefeitura.

Foto 1: Subindo no barranco onde se encontram os trilhos, avistei a Estação Campos Elíseos
Imagem

Foto 2: A partir deste ponto os trilhos foram arrancados. São duas plataformas
Imagem

Foto 3: Uma parede caida
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5: As plataformas são conectadas
Imagem

Foto 6: Algumas gerais
Imagem

Foto 7: As duas plataformas
Imagem

Foto 8: Escombros
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10: Mais escombros no final das plataformas
Imagem

Foto 11:
Imagem

Foto 12: Parafusos de fixação
Imagem

Foto 13: Geral
Imagem

Foto 14:
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16:
Imagem

Foto 17:
Imagem

Foto 18:
Imagem

Foto 19:
Imagem

Foto 20: As duas plataformas
Imagem

Foto 21: Final das plataformas, o fim da linha. Se existiu um pátio de manobras, foi demolido
Imagem

Foto 22:
Imagem

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-22 por Renan Souza em 17/10/2008

Referências Bibliográficas

[1] Allen Morrison. Light Rail in Brazil - Two Sad Stories, <http://www.tramz.com/>, acessado em 02/03/2009.
[2] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.

Enviado: 19 Out 2008, 11:48
por Vinicius
De todas as estações, essa parece ser a mais abandonada. Triste saber que só restaram ruínas de um sistema tão belo.

Enviado: 19 Out 2008, 13:24
por Tiago Costa
Bem que poderiam fazer o que o Fabius_ sugeriu, a sugestão de construir um trecho subterrâneo (3 km não é muita coisa, levando em consideração o tamanho dos benefícios que isso traria) que conectaria a lina existente ao centro de Campinas. Ótimas fotos, Renan :D!

Enviado: 19 Out 2008, 18:53
por Inconfidente
O VLT de Campinas nasceu estranho. Pelo mundo, o que se vê são os VLTs rodando nas vias. Hoje em dia seria meio fora de mão fazer isso em uma metrópole com Campinas mas as ruínas da linha de VLT poderiam servir como base para uma linha de metrô. Porque não...

P.S.: É um comentário dirigido a ninguém, só para despertar a reflexão sobre a possibilidade.

Enviado: 19 Out 2008, 19:25
por Tiago Costa
Na verdade, existem diversos tipos de sistemas que utizam VLTs. Boa parte deles não tem grande segregação, mas muitos ficam em vias totalmente segregadas. Veja, por exemplo, o sistema de Manila:
Imagem

E o slide da palestra do Peter Alouche:
Imagem

Eu concordo que seria ótimo fazerem um metrô leve (VLT com linhas totalmente segregadas), ou um metrô convencional, dependendo da demanda.

Enviado: 19 Out 2008, 20:17
por Haiser
Vi as fotos de todas as estacoes. Muito obrigado Renan! Fotos muito excelelentes! :D
Pensando bem , nem parece q foi desativado há 13 anos !! o0

Enviado: 20 Out 2008, 14:35
por Renanfsouza
Pessoal valeu pelos comentários, fico muito feliz que tenham gostado.

Demorei um pouco pra postar as fotos e comentar porque estou a 1000 por hora aqui no serviço. Eu gostei muito também de ter ido e conhecido tudo.

Vinicius,

Sim, é verdade. Essa é a estação mais depredada do sistema pelo que pude observar também. É uma pena...

Enviado: 20 Out 2008, 18:35
por Inconfidente
Tiago Costa escreveu:Na verdade, existem diversos tipos de sistemas que utizam VLTs. Boa parte deles não tem grande segregação, mas muitos ficam em vias totalmente segregadas. Veja, por exemplo, o sistema de Manila:
Imagem

E o slide da palestra do Peter Alouche:
Imagem

Eu concordo que seria ótimo fazerem um metrô leve (VLT com linhas totalmente segregadas), ou um metrô convencional, dependendo da demanda.
É verdade, não tinha pensado na quantidade de VLTs totalmente segregados. Tiago, quais são as vantagens do VLT em relação ao metrô convencional?

Enviado: 22 Out 2008, 17:33
por HGP
terminal de um futuro que não chegou... mas tá aqui para a posteridade! valeu renan!

Enviado: 26 Out 2008, 23:16
por Caco
Essa foi a que me deu mais tristeza ao ver as fotos. Um tapa na cara do contribuinte.