Inauguração: 22/04/1993 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA)
![Imagem](http://farm8.staticflickr.com/7144/6642121451_1370f69b76_o.png)
Plataformas: 2
Uso Atual: Abandonada
A Estação Campos Elíseos foi inaugurada em 1993 e era a terminal do VLT de Campinas, concluido o percurso de quase oito quilômetros do sistema.
Após sair da Estação Pompéia, recebi a informação de que a Estação Campos Elíseos hoje abrigava um órgão da Prefeitura de Campinas e por isso, dificilmente eu conseguiria acesso.
Chegando lá pude perceber que a prefeitura realmente mantém algo no local, mas não na estação em si. Eu entrei, conversei com um funcionário da prefeitura e dei a volta para ter acesso às plataformas. Não foi necessário nem entrar no terreno da prefeitura.
Foto 1: Subindo no barranco onde se encontram os trilhos, avistei a Estação Campos Elíseos
![Imagem](http://farm8.staticflickr.com/7159/6431703667_0f3409e1ea_o.jpg)
Foto 2: A partir deste ponto os trilhos foram arrancados. São duas plataformas
![Imagem](http://farm8.staticflickr.com/7149/6431702661_8b0065ac51_o.jpg)
Foto 3: Uma parede caida
![Imagem](http://farm7.staticflickr.com/6215/6431702429_9f464b83e0_o.jpg)
Foto 4:
![Imagem](http://farm8.staticflickr.com/7006/6431705463_265a7bdeb3_o.jpg)
Foto 5: As plataformas são conectadas
![Imagem](http://farm8.staticflickr.com/7029/6431705151_8829b33790_o.jpg)
Foto 6: Algumas gerais
![Imagem](http://farm8.staticflickr.com/7166/6431706573_bf2b9ce0d0_o.jpg)
Foto 7: As duas plataformas
![Imagem](http://farm7.staticflickr.com/6057/6431705943_f7b4d22583_o.jpg)
Foto 8: Escombros
![Imagem](http://farm8.staticflickr.com/7010/6431706177_847a494ca5_o.jpg)
Foto 9:
![Imagem](http://farm7.staticflickr.com/6060/6431705737_34867fcb58_o.jpg)
Foto 10: Mais escombros no final das plataformas
![Imagem](http://farm7.staticflickr.com/6041/6431703391_9be08bfe87_o.jpg)
Foto 11:
![Imagem](http://farm7.staticflickr.com/6104/6431704785_cb6bf128f5_o.jpg)
Foto 12: Parafusos de fixação
![Imagem](http://farm8.staticflickr.com/7175/6431704499_96e7e57b16_o.jpg)
Foto 13: Geral
![Imagem](http://farm7.staticflickr.com/6097/6431702195_a70c02c838_o.jpg)
Foto 14:
![Imagem](http://farm8.staticflickr.com/7147/6431707357_e841957dde_o.jpg)
Foto 15:
![Imagem](http://farm7.staticflickr.com/6097/6431703935_91f417738f_o.jpg)
Foto 16:
![Imagem](http://farm8.staticflickr.com/7025/6431703107_02a884c4cd_o.jpg)
Foto 17:
![Imagem](http://farm8.staticflickr.com/7142/6431702899_b92fe7a1ec_o.jpg)
Foto 18:
![Imagem](http://farm8.staticflickr.com/7162/6431706407_a990d16b59_o.jpg)
Foto 19:
![Imagem](http://farm7.staticflickr.com/6211/6431707107_fee3089923_o.jpg)
Foto 20: As duas plataformas
![Imagem](http://farm7.staticflickr.com/6237/6431701945_a2bff6f77f_o.jpg)
Foto 21: Final das plataformas, o fim da linha. Se existiu um pátio de manobras, foi demolido
![Imagem](http://farm7.staticflickr.com/6219/6431704253_20b886c630_o.jpg)
Foto 22:
![Imagem](http://farm7.staticflickr.com/6031/6431706779_e214cf4750_o.jpg)
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-22 por Renan Souza em 17/10/2008
Referências Bibliográficas
[1] Allen Morrison. Light Rail in Brazil - Two Sad Stories, <http://www.tramz.com/>, acessado em 02/03/2009.
[2] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.