BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[VLT de Campinas] Estação Campos Elíseos
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
[VLT de Campinas] Estação Campos Elíseos
Nome: Campos Elíseos
Inauguração: 22/04/1993 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA) - VLT de Campinas (1993-1995 [2])
Plataformas: 2
Uso Atual: Abandonada
A Estação Campos Elíseos foi inaugurada em 1993 e era a terminal do VLT de Campinas, concluido o percurso de quase oito quilômetros do sistema.
Após sair da Estação Pompéia, recebi a informação de que a Estação Campos Elíseos hoje abrigava um órgão da Prefeitura de Campinas e por isso, dificilmente eu conseguiria acesso.
Chegando lá pude perceber que a prefeitura realmente mantém algo no local, mas não na estação em si. Eu entrei, conversei com um funcionário da prefeitura e dei a volta para ter acesso às plataformas. Não foi necessário nem entrar no terreno da prefeitura.
Foto 1: Subindo no barranco onde se encontram os trilhos, avistei a Estação Campos Elíseos
Foto 2: A partir deste ponto os trilhos foram arrancados. São duas plataformas
Foto 3: Uma parede caida
Foto 4:
Foto 5: As plataformas são conectadas
Foto 6: Algumas gerais
Foto 7: As duas plataformas
Foto 8: Escombros
Foto 9:
Foto 10: Mais escombros no final das plataformas
Foto 11:
Foto 12: Parafusos de fixação
Foto 13: Geral
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16:
Foto 17:
Foto 18:
Foto 19:
Foto 20: As duas plataformas
Foto 21: Final das plataformas, o fim da linha. Se existiu um pátio de manobras, foi demolido
Foto 22:
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-22 por Renan Souza em 17/10/2008
Referências Bibliográficas
[1] Allen Morrison. Light Rail in Brazil - Two Sad Stories, <http://www.tramz.com/>, acessado em 02/03/2009.
[2] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.
Inauguração: 22/04/1993 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA) - VLT de Campinas (1993-1995 [2])
Plataformas: 2
Uso Atual: Abandonada
A Estação Campos Elíseos foi inaugurada em 1993 e era a terminal do VLT de Campinas, concluido o percurso de quase oito quilômetros do sistema.
Após sair da Estação Pompéia, recebi a informação de que a Estação Campos Elíseos hoje abrigava um órgão da Prefeitura de Campinas e por isso, dificilmente eu conseguiria acesso.
Chegando lá pude perceber que a prefeitura realmente mantém algo no local, mas não na estação em si. Eu entrei, conversei com um funcionário da prefeitura e dei a volta para ter acesso às plataformas. Não foi necessário nem entrar no terreno da prefeitura.
Foto 1: Subindo no barranco onde se encontram os trilhos, avistei a Estação Campos Elíseos
Foto 2: A partir deste ponto os trilhos foram arrancados. São duas plataformas
Foto 3: Uma parede caida
Foto 4:
Foto 5: As plataformas são conectadas
Foto 6: Algumas gerais
Foto 7: As duas plataformas
Foto 8: Escombros
Foto 9:
Foto 10: Mais escombros no final das plataformas
Foto 11:
Foto 12: Parafusos de fixação
Foto 13: Geral
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16:
Foto 17:
Foto 18:
Foto 19:
Foto 20: As duas plataformas
Foto 21: Final das plataformas, o fim da linha. Se existiu um pátio de manobras, foi demolido
Foto 22:
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-22 por Renan Souza em 17/10/2008
Referências Bibliográficas
[1] Allen Morrison. Light Rail in Brazil - Two Sad Stories, <http://www.tramz.com/>, acessado em 02/03/2009.
[2] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.
Editado pela última vez por Renanfsouza em 05 Mar 2009, 10:26, em um total de 6 vezes.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 560
- Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
- Localização: Belo Horizonte
O VLT de Campinas nasceu estranho. Pelo mundo, o que se vê são os VLTs rodando nas vias. Hoje em dia seria meio fora de mão fazer isso em uma metrópole com Campinas mas as ruínas da linha de VLT poderiam servir como base para uma linha de metrô. Porque não...
P.S.: É um comentário dirigido a ninguém, só para despertar a reflexão sobre a possibilidade.
P.S.: É um comentário dirigido a ninguém, só para despertar a reflexão sobre a possibilidade.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Na verdade, existem diversos tipos de sistemas que utizam VLTs. Boa parte deles não tem grande segregação, mas muitos ficam em vias totalmente segregadas. Veja, por exemplo, o sistema de Manila:
E o slide da palestra do Peter Alouche:
Eu concordo que seria ótimo fazerem um metrô leve (VLT com linhas totalmente segregadas), ou um metrô convencional, dependendo da demanda.
E o slide da palestra do Peter Alouche:
Eu concordo que seria ótimo fazerem um metrô leve (VLT com linhas totalmente segregadas), ou um metrô convencional, dependendo da demanda.
Editado pela última vez por Tiago Costa em 19 Out 2008, 20:23, em um total de 1 vez.
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Pessoal valeu pelos comentários, fico muito feliz que tenham gostado.
Demorei um pouco pra postar as fotos e comentar porque estou a 1000 por hora aqui no serviço. Eu gostei muito também de ter ido e conhecido tudo.
Vinicius,
Sim, é verdade. Essa é a estação mais depredada do sistema pelo que pude observar também. É uma pena...
Demorei um pouco pra postar as fotos e comentar porque estou a 1000 por hora aqui no serviço. Eu gostei muito também de ter ido e conhecido tudo.
Vinicius,
Sim, é verdade. Essa é a estação mais depredada do sistema pelo que pude observar também. É uma pena...
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 560
- Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
- Localização: Belo Horizonte
É verdade, não tinha pensado na quantidade de VLTs totalmente segregados. Tiago, quais são as vantagens do VLT em relação ao metrô convencional?Tiago Costa escreveu:Na verdade, existem diversos tipos de sistemas que utizam VLTs. Boa parte deles não tem grande segregação, mas muitos ficam em vias totalmente segregadas. Veja, por exemplo, o sistema de Manila:
E o slide da palestra do Peter Alouche:
Eu concordo que seria ótimo fazerem um metrô leve (VLT com linhas totalmente segregadas), ou um metrô convencional, dependendo da demanda.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante