LINHA F ESTÁ DE ‘CARA NOVA’ COM DUAS NOVAS ESTAÇÕES E TODOS OS TRENS REFORMADOS
O governador José Serra e o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, inauguraram, nesta terça-feira [29/02], as estações USP Leste [nova] e Comendador Ermelino [reconstruída], na Linha F [Brás-Calmon Viana]. A cerimônia também contou com a presença do prefeito Gilberto Kassab e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na ocasião, foram entregues mais três trens reformados, completando a reforma de 100% da frota de 15 composições que servem a linha.
As modernas estações e as reformas dos trens, que trarão mais conforto e segurança aos usuários, fazem parte do Plano de Expansão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, um investimento de R$16,3 bilhões, o maior até hoje feito no setor. Com esses recursos, foram adquiridos 99 trens novos [CPTM e Metrô], sendo que o primeiro deles já entra em operação no mês de fevereiro, na Linha C-Esmeralda. Os investimentos transformarão 160 km de linhas da CPTM em qualidade de metrô de superfície até 2010.
"Conseguimos fazer duas estações em menos de um ano, reformamos as composições e, mais, vamos trazer trens novos, a maior encomenda da história. Isso significa mais segurança, rapidez, maior capacidade de transporte e conforto", disse José Serra, acrescentando que há um trabalho incessante para cumprir essas metas, sob a direção do secretário José Luiz Portella. "Estamos fazendo um investimento nobre nos trilhos, beneficiando a população mais necessitada".
Segundo Portella, o Plano de Expansão não se restringe ao transporte, é um plano de desenvolvimento para São Paulo e para o Brasil. "Estamos ajudando a fazer um projeto de nação, do país que queremos ter no futuro".
Após o descerramento da placa inaugural da Estação USP Leste, a comitiva embarcou em um dos 15 trens reformados pela CPTM até a Estação Comendador Ermelino, onde foram feitos os pronunciamentos e a coletiva à imprensa.
Estações
Com visual sofisticado, as estações contam com uma série de recursos para atender à crescente demanda de passageiros transportados na Linha F, hoje em torno de 145 mil por dia. Ambas construções têm passarela de pedestres, aberta 24 horas, em área não-paga, para transposição das vias com segurança. No caso da USP Leste, a passarela, inaugurada em outubro de 2007 pela CPTM, permite o acesso ao campus pela avenida Dr. Assis Ribeiro.
A acessibilidade irrestrita ao sistema é uma das principais características dessas estações, que possuem escadas rolantes, elevador, rampas e banheiros exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida. Além do piso tátil de alerta e rota tátil, a CPTM instalou mapas táteis, em braile, no final das plataformas, para auxiliar no deslocamento de pessoas com deficiência visual. As duas unidades dispõem de bicicletários, com capacidade para 270 bicicletas em USP Leste e 200 em Comendador Ermelino.
O entorno dessas estações também é uma preocupação da CPTM. No caso de Comendador Ermelino, foram abertos 200 metros de ruas asfaltadas, com guias, sarjetas, sistema de drenagem, iluminação pública e sinalização de trânsito. O mesmo procedimento foi feito em frente à USP Leste, num total de 120 metros de viários. O trabalho de urbanização ainda inclui melhorias de paisagismo.
Outra novidade é a implantação de sistemas de captação e reutilização de águas das chuvas, que serão reaproveitadas na limpeza, em bacias sanitárias e serviços de jardinagem. Trata-se de um sistema de captação de águas pluviais da cobertura das estações, com tubulação independente para encaminhar a água para um reservatório de retenção e depois para um outro reservatório de reaproveitamento, onde será feita adição de cloro para desinfecção.
História da USP
Em homenagem aos 74 anos da fundação da Universidade de São Paulo, a CPTM inaugurou, no mezanino da nova estação USP Leste, a exposição fotográfica "USP - uma história de saber e cultura". Sob a curadoria de João Kulcsár, a mostra é composta de 52 imagens legendadas sobre os importantes momentos da entidade e de um painel com a linha do tempo, com quatro metros de comprimento, relacionando fatos políticos e culturais marcantes.
Um outro mural ilustra os professores que tiveram maior projeção, como Roberto Simonsen, Florestan Fernandes, Mário Schenberg, bem como presidentes que se formaram na Universidade como Rodrigues Alves, Jânio Quadros e Fernando Henrique Cardoso. A exposição ficará na Estação USP Leste até o final deste semestre. Depois, deverá seguir para outras estações do sistema metroferroviário.
Linha F com qualidade
Nas obras de modernização da Linha F [Brás-Calmon Viana] serão investidos R$ 1,4 bilhão até 2010. O objetivo é transformar a linha – que já foi considerada a mais precária do sistema – em metrô de superfície.
Além de melhorarem as condições de conforto, rapidez e segurança aos usuários, os investimentos proporcionarão benefícios sociais, econômicos e ambientais para a Região Metropolitana de São Paulo.
As outras três novas estações em construção – Itaim Paulista, Jardim Helena e Jardim Romano – serão entregues à população até julho. A partir de 2009, serão entregues 20 novos trens. A CPTM vai promover ainda melhorias nas áreas de telecomunicações, energia, sinalização e vias permanentes. Com isso, será possível reduzir os intervalos entre os trens de 9 para 4 minutos, nos horários de pico.
Fonte: CPTM - Notícias
Link: http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/we ... DNews=4089
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Inauguração das estações USP Leste e Comendador Ermelino
Moderador: Lipe Andreense
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes