Mensagem não lida
por Pastore » 14 Jun 2009, 20:43
Olha só como o pessoal vai ficando criativo!!!
É isso ai...
Tenta puxar a sujeira para baixo com um pincel Vicente. O resulado aparente t´legal, mas a direção da sujeira dos trens se acmulam encima e escorrem para baixo.
Não pode fiar cmo sujeira de lama de trilha.
Segue abaixo a a descrição que eu tinha postado numa lista sobe estes vagões...
Os desgastes das inscrições são feitos, primeiramente, com lixa d’água 1200, lápis borracha (dica da T&M) ou jato de areia (os gringos usam muito) cuidado e atenção nessa hora pra uniformidade e não acabar com toda a escrita.
Eu usei a lixa com pouca água e fui aproveitando a sujeira cor de oxido pra empurrar pras frestas com os dedos e pinceis. Lixei o vagão todo depois.
Os escorridos foram todos feitos com misturas de tintas acrílicas dissolvida em álcool, pois têm que ser “esticadas” com a ponta de pinceis bem macios de #000 ao 4 ou 5. Se usar tintas sintéticas ou Duco fica muito complicado retirar ou corrigir algo e o solvente em excesso acaba com a pintura de baixo na hora dos escorridos.
Estas tintas têm que estar bem diluída mesmo e vai usando pincel seco puxando a tinta que é colocada na parte superior com outro pincel mais molhado, vai umedecendo este pincel seco com água ou álcool se precisar e pra deixar o escorrido mais translúcido.
Os grafites e pichações são colocados antes se forem novos ou mais recentes e depois se estiverem um pouco gastos também.
As pichações da pra fazer no pincel ou no decal. Tem várias fontes na NET e também achei um site que você pode fazer o grafite escrito e colorido na hora, mas com menos detalhes e cores ficam melhores.
Foi usada também giz pastel, marrom, laranja, branco e cinza com muita parcimônia, hora seco hora com pincel molhado em água.
Por ultimo o envelhecimento dos trucks, partes baixas e testeiras com aerógrafo cores marrom terra e cinza, mais marrom que cinza.
Tem que ir testando mesmo, o limite de detonado no envelhecimento é este aí, fiz vários testes e mais que isso começa a ficar desagradável ou exagerado (na minha opinião, é claro).
Abraço,
Pastore