Página 1 de 2

[MRS] Locomotiva GE AC44I

Enviado: 24 Jan 2009, 02:37
por Renanfsouza
Locomotiva GE AC44I

Eu, David e Guilherme nos encontramos para fotografar a Estação Ellison, na malha da MRS Logística. O que nós não esperávamos era que o trânsito de trens cargueiros fosse tão grande.

Encontramos pelo menos cinco locomotivas rodando no trecho em apenas umas quatro horas. O Guilherme na ocasião levantou uma questão importante: como o Barrinha voltará a operar em uma via com tráfego tão intenso?

Foi a primeira vez que eu vi trens de carga de tão perto. Foi espetacular. David e Guilherme identificaram as locomotivas logo de cara. Eu confesso que não sou grande conhecedor de locomotivas cargueiras... Mas fiquei boquiaberto com o tamanho e imponência destas AC44I.

As fotos a seguir foram tiradas no posto da MRS no Km 64 da Linha do Centro (EFCB), que acredito ser a Estação Guedes da Costa.

Foto 1: Juro que quando tirei essa foto eu pensei "Caraca... O Landrail vai adorar isso aqui"
Imagem

Foto 2:
Imagem

Foto 3: A imensa locomotiva tracionava uma imensidão de vagões
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6:
Imagem

Foto 7:
Imagem

Foto 8:
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10:
Imagem

Foto 11:
Imagem

Foto 12:
Imagem

Foto 13: Aparentemente a carga era piche ou minério de ferro
Imagem

Foto 14:
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16:
Imagem

Foto 17:
Imagem

Rumando para a Estação Ellison, encontramos outra composição aguardando a sinalização para prosseguir, na altura do Km 65.

Foto 18: Eu jamais conseguiria imaginar que elas fossem tão grandes
Imagem

Foto 19:
Imagem

Foto 20:
Imagem

Foto 21:
Imagem

Foto 22:
Imagem

Foto 23: Impecável. Limpíssima e esta pintura da MRS é realmente muito bonita
Imagem

Foto 24:
Imagem

Foto 25:
Imagem

Foto 26:
Imagem

Foto 27: Detalhe de um dos vagões tracionado pela AC44I
Imagem

Foto 28: Vejam o tamanho da composição
Imagem

Foto 29:
Imagem

Foto 30:
Imagem

Foto 31: Mais um vagão
Imagem

Foto 32: Na altura do Km 67, voltando da Estação Ellison, encontramos mais uma AC44I no sentido Japeri
Imagem

Foto 33:
Imagem

Foto 34:
Imagem

Caras... Costumo gostar mais de fotografar estações mas quando vi esse monstro passando ao nosso lado eu gelei. São simplesmente fantásticas.

Foto 35: Pátio da Estação Barra do Piraí
Imagem

Foto 36: Próximo à Estação Santana da Barra, em Barra do Piraí/RJ
Imagem

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-34 por Renan Souza em 2009 e 35-36 por Ricardo Bianchi
Contribuições: David Rodrigues, Guilherme Pinho e Vicente Junior (informações)

Enviado: 24 Jan 2009, 09:31
por Vicente
Renan,
A AC44 é "A" máquina que existe aqui no Brasil.
A carga que julgou ser piche, muito provavelmente era coque ou minério de ferro.
Os cargueiros são muito bonitos...
Aqui perto, em Santo André, Paranapiacaba, tem um bom pátio, e, provavelmente, a última linha cargueira eletrificada que resta no país: a cremalheira para Santos.
Suas fotos me animaram a ir até lá. Em breve, teremos novidades aqui nas cargueiras!

Enviado: 24 Jan 2009, 11:58
por L Fernandes
Wow!
Bela cobertura! As AC44i realmente são lindas, um design incrível!

Enviado: 24 Jan 2009, 14:04
por Vicente
Pena que elas não passam por aqui (restrição de gabarito, acho). :(

Enviado: 24 Jan 2009, 14:22
por HGP
Interessante esse flagrante!! Esse passeio rendeu!

Enviado: 24 Jan 2009, 19:28
por Landrail
Incrível app , eu tô feliz mesmo. :DD
Eu mesmo ainda não ví as AC´s "ao vivo", elas só ficam nos "trens tipo" da MRS, aposto que você ficou enjoado de tanto ver vagôes. :lol:
Alguns números para impressionar:

Trens "tipo" da MRS = 130 vagôes (GDT) =cada vagão leva 100 toneladas de minério e pesa 20 ton = peso Bruto = 15.600 toneladas.


E posso afimar sem errar que carga é minério bem mineiro. <O>

Enviado: 25 Jan 2009, 00:47
por Vicente
^^
Land, eles carregam onde??
Em Itabirito (se não me engano) tem mineração. Lembro de ter visto nas vezes que passei pela BR-040 placas de mineração pra CSN (este trem estava muito provavelmente a caminho dela). Mas além de lá, você sabe onde??

Enviado: 25 Jan 2009, 01:54
por Guilherme Pinho
Máquinas lindas,foi muito bom ve-las de perto, quase entrei debaixo dela numa das veses em que ela passou :rl: <O>

Vicente A.O.Junior escreveu: Land, eles carregam onde??
Em Itabirito (se não me engano) tem mineração. Lembro de ter visto nas vezes que passei pela BR-040 placas de mineração pra CSN (este trem estava muito provavelmente a caminho dela). Mas além de lá, você sabe onde??
Às AC44i da primeira e da décima oitava foto provavelmente estavam a caminho dos portos de Sepetiba ou Guaíba, acredito que os trens de minério vindos de Minas não passem por aquele trecho quando o destino é a CSN

Enviado: 25 Jan 2009, 13:07
por Landrail
Vicente A.O.Junior escreveu:^^
Land, eles carregam onde??
Em Itabirito (se não me engano) tem mineração. Lembro de ter visto nas vezes que passei pela BR-040 placas de mineração pra CSN (este trem estava muito provavelmente a caminho dela). Mas além de lá, você sabe onde??
Tem sim, a região com vértices de Belo Horizonte a Congonhas, de Congonhas a Ouro Preto, de Ouro Preto a Itabira e de Itabira a Belo Horizonte é conhecida como "quadrilátero Ferrífero" são muitas Minas, essa mina que você está falando é a do "pico do Itabirito" é a ponta da Ferrovia do aço.
Do outro lado tem o vale do Rio Paraopeba, onde estão a maioria das minas da MBR que hoje pertencem a Vale, na mina de fábrica em Congonhas acontece um fato interessante, a MRS carrega emcima e a EFVM carrega embaixo.

Enviado: 26 Jan 2009, 09:32
por cataclism2
Puxa vida, muito obrigado pelas fotos! realmente impressionantes e vocês tiveram uma ótima sorte em pegar tantas minhoconas circulando no horário da visita! o0

AAaaahhhhh, os trens de carga... especialmente com aquela pintura que considero a mais bonita do país, batendo até mesmo os modelos todos da VALE.

Valeu mesmo, gurizada! O barato da MRS é que, apesar do tamanho impressionante das composições, chega uma hora que o cara se perde, porque é quase tudo vagão de minério! :lol:

Belas imagens! Apareceu até um "guaipeca" (vira-lata) ali, na parceria da visita hahaha :beer:

Enviado: 26 Jan 2009, 21:42
por André Vasconcellos
O vira-lata tá acostumado com os grandões,visto q aparentemente num correu atrás :D :D (Me lembrei de um viralata q ficava na est.Campo Grande,muito comédia...)

Re: [MRS] locomotiva GE AC44I

Enviado: 19 Abr 2009, 21:19
por Vicente
Um vídeo de um comercial da GE, que estava nos relacionados ao do Tiago das U-20 em Água Branca.
Muito divertido!
E essa máquina é a "Top Gun" dos trens!
:D


Vídeo postado no youtube por weloestedeminas

Re: [MRS] locomotiva GE AC44I

Enviado: 10 Jun 2009, 13:32
por Pastore
Cara.... o0

Detonou!!!
Muito bom, obrigado!!!

Como é o cabo de velocimetro ou sensor dessas mks??? nunca vejo cabo nelas, só nas gringas.

Abs

Pastore

Re: [MRS] locomotiva GE AC44I

Enviado: 12 Jun 2009, 11:51
por Vicente
Xi, Pastore...

Esse detalhe vai ser um pouco difícil de conseguirmos aqui...

Land, você conhece alguém da MRS que possa conseguir o detalhe pro Pastore? Uma imagem?

Re: [MRS] locomotiva GE AC44I

Enviado: 12 Jun 2009, 18:27
por Landrail
Difícil, mecânica não é o meu forte, com o agravante de não conhecer as AC´s da MRS pessoalmente muito menos as gringas, então, estou por fora dos detalhes. :UH:
Pastore poste uma foto de uma AC gringa com esse cabo do velocímetro pra gente comparar. okk

Re: [MRS] locomotiva GE AC44I

Enviado: 14 Jun 2009, 01:41
por Pranda
^^
Adorei o video!!! :lol:

Re: [MRS] locomotiva GE AC44I

Enviado: 05 Out 2009, 10:10
por Landrail
Imagem

Re: [MRS] locomotiva GE AC44I

Enviado: 05 Out 2009, 12:44
por Landrail
Mais uma, o diferencial dessa é que foi fabricada no Brasil pela GE Transportation, o local é um pátio que dá acesso ao mais produtivo carregamento da MRS o "Carregamento do andaime"que recebe o minério da mina do pico de Itabirito, a média diária de carregamento é de 12 trens ou 1 trem a cada 2 horas sendo que o tempo de carregamento de um trem é uma hora e meia, são 132 vagões tipo GDT com 120 toneladas cada, ou 15.800 ton no total.

Imagem

Re: [MRS] locomotiva GE AC44I

Enviado: 05 Out 2009, 15:24
por cataclism2
A bandida já é grande, e os caras ainda fotografam do nível do chão! :lol: :beer:

Essa média de carregamento dos vagões tá bem alta. O pessoal tem de ser muito profissional pra manter esse ritmo, independente dos revezamentos. É minério e carga pra tudo quanto é lado, todos os dias!

Re: [MRS] Locomotiva GE AC44I

Enviado: 21 Dez 2009, 00:30
por Correia431M
A ALL também adquiriu recentemente algumas dessas locomotivas.

Vejam a foto de algumas delas enfileiradas no Pátio Engenheiro Manoel Feio
Imagem

A foto não saiu muito legal, pois elas estavam muito no fundão. Mas mesmo assim vale pelo registro.