Eu, David e Guilherme nos encontramos para fotografar a Estação Ellison, na malha da MRS Logística. O que nós não esperávamos era que o trânsito de trens cargueiros fosse tão grande.
Encontramos pelo menos cinco locomotivas rodando no trecho em apenas umas quatro horas. O Guilherme na ocasião levantou uma questão importante: como o Barrinha voltará a operar em uma via com tráfego tão intenso?
Foi a primeira vez que eu vi trens de carga de tão perto. Foi espetacular. David e Guilherme identificaram as locomotivas logo de cara. Eu confesso que não sou grande conhecedor de locomotivas cargueiras... Mas fiquei boquiaberto com o tamanho e imponência destas AC44I.
As fotos a seguir foram tiradas no posto da MRS no Km 64 da Linha do Centro (EFCB), que acredito ser a Estação Guedes da Costa.
Foto 1: Juro que quando tirei essa foto eu pensei "Caraca... O Landrail vai adorar isso aqui"

Foto 2:

Foto 3: A imensa locomotiva tracionava uma imensidão de vagões

Foto 4:

Foto 5:

Foto 6:

Foto 7:

Foto 8:

Foto 9:

Foto 10:

Foto 11:

Foto 12:

Foto 13: Aparentemente a carga era piche ou minério de ferro

Foto 14:

Foto 15:

Foto 16:

Foto 17:

Rumando para a Estação Ellison, encontramos outra composição aguardando a sinalização para prosseguir, na altura do Km 65.
Foto 18: Eu jamais conseguiria imaginar que elas fossem tão grandes

Foto 19:

Foto 20:

Foto 21:

Foto 22:

Foto 23: Impecável. Limpíssima e esta pintura da MRS é realmente muito bonita

Foto 24:

Foto 25:

Foto 26:

Foto 27: Detalhe de um dos vagões tracionado pela AC44I

Foto 28: Vejam o tamanho da composição

Foto 29:

Foto 30:

Foto 31: Mais um vagão

Foto 32: Na altura do Km 67, voltando da Estação Ellison, encontramos mais uma AC44I no sentido Japeri

Foto 33:

Foto 34:

Caras... Costumo gostar mais de fotografar estações mas quando vi esse monstro passando ao nosso lado eu gelei. São simplesmente fantásticas.
Foto 35: Pátio da Estação Barra do Piraí

Foto 36: Próximo à Estação Santana da Barra, em Barra do Piraí/RJ

Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-34 por Renan Souza em 2009 e 35-36 por Ricardo Bianchi
Contribuições: David Rodrigues, Guilherme Pinho e Vicente Junior (informações)