Outra curiosidade, a maioria dos percursos são compartilhados por trens cargueiros e com média de velocidade de 100 a 120 km/h:
Fotos:

Concordo, mas eu tiro BH>Vitória dessa lista, a EFVM é excelente tanto em traçado quanto em manutenção via, mas com raio mínimo de 200 metros impediria uma velocidade superior a 67 km/h (que é velocidade máxima nos trens de passageiros hoje), já a Ferrovia do aço se não me engano o raio mínimo é de 900 metros e a rampa máxima de 1%.AGV escreveu:Aliás, modelo perfeito para uma implantação "pré TAV" que, segundo Rodrigo Vilaça, da ANTF que deu entrevista na RF bem disse: -Poderia ser um trem de média velocidade, que fizesse em 2h/2:30h, o trajeto, e que permitisse um upgrade no futuro..."
Concordo plenamente com ele e compartilho deste pensamento.
Bem, este trem faria o percurso em cerca de 3 horas, mas na minha opinião já estaria ótimo, e a linha já poderia ser pensada, em seu traçado, para operar um TAV futuro, enquanto iria sendo bem utilizada, com investimento inicial menor, por, por exemplo, não cecessitar de um projeto eletrico ou da instalação de "apenas" 900km de cabeamentos e fios de alta tensão além de toda a infra estrutura necessária para a operação das catenárias.
Já imagino aqui 3 linhas nesta configuração: RJ/SP, RJ/BH, SP/BH, SP/CWB e BH/Vitória.
E outra: Mesmo com o TAV, isto não impede de sair alguma linha destas em qualquer outro lugar.
Em suma, coisa boa existe em termos de transporte ferroviário. Acho que pra retomarmos o transporte a 160km/h, digo que já seria em grande estilo, e não tão caro, mais adequado a nossa realidade.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes