[Notícia] UFRJ recebe apoio da Faperj para construir...
Moderador: Guilherme Pinho
-
Autor do tópico - Novato
- Mensagens: 11
- Registrado em: 28 Jan 2009, 15:06
- Localização: barra/rio de janeiro
[Notícia] UFRJ recebe apoio da Faperj para construir...
UFRJ recebe apoio da Faperj para construir protótipo de trem de levitação
Financiamento de R$ 4,7 milhões será repassado em 9 parcelas a cada trimestre.
A UFRJ recebeu da Faperj - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - a primeira de um total de nove parcelas de um financiamento de R$ 4,7 milhões para a construção de um protótipo de trem de levitação magnética de 114m de extensão em tamanho real no campus da universidade. O projeto está sendo desenvolvido pelo LASUP (Laboratório de Supercondutores), da Escola Politécnica e da COPPE e a previsão é que entre em funcionamento em março de 2011. O financiamento da Faperj será liberado a cada três meses, totalizando nove trimestres. Batizado MagLev Cobra, o trem de levitação se move graças a um campo magnético alimentado por eletricidade.
O trem -O Maglev Cobra faz parte das soluções contempladas no Plano Diretor UFRJ 2020 para o transporte interno da Ilha do Fundão e, se construído, trará grandes avanços também para o transporte público na cidade do Rio de Janeiro, principalmente na ocasião da Copa de 2014 e das possíveis Olimpíadas de 2016.
Richard Stephan, professor da Poli/UFRJ e um dos responsáveis pelo projeto, destaca também que o custo de implantação do protótipo equivale a apenas 1/3 do custo do metrô e a circulação é mais econômica do que a de um trem urbano convencional. A tecnologia pesquisada pelo laboratório pode ser uma solução econômica e eficiente para alguns problemas pontuais do transporte na cidade do Rio de Janeiro e de outras capitais do país. “A nossa ideia é estender a rede para cinco quilômetros, substituindo os ônibus que circulam no campus”, diz o professor.
A segunda fase consiste na expansão da linha que passaria a ligar o Hospital Universitário à Reitoria e a terceira fase é a ligação entre o Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador, e o Santos Dumont, no Centro.
Segundo Stephan, os alemães que desenvolveram o trem eletromagnético de alta velocidade consideram o projeto brasileiro complementar ao criado na Europa, pois o germânico não pode ser usado para transporte urbano, enquanto o brasileiro é ideal para isso.
FONTE:http://www.revistafator.com.br/ver_noti ... ?not=65425
Bem não sei se é muito relevante mais como fala um pouco da linha 5. Achei interesante postar.
Financiamento de R$ 4,7 milhões será repassado em 9 parcelas a cada trimestre.
A UFRJ recebeu da Faperj - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - a primeira de um total de nove parcelas de um financiamento de R$ 4,7 milhões para a construção de um protótipo de trem de levitação magnética de 114m de extensão em tamanho real no campus da universidade. O projeto está sendo desenvolvido pelo LASUP (Laboratório de Supercondutores), da Escola Politécnica e da COPPE e a previsão é que entre em funcionamento em março de 2011. O financiamento da Faperj será liberado a cada três meses, totalizando nove trimestres. Batizado MagLev Cobra, o trem de levitação se move graças a um campo magnético alimentado por eletricidade.
O trem -O Maglev Cobra faz parte das soluções contempladas no Plano Diretor UFRJ 2020 para o transporte interno da Ilha do Fundão e, se construído, trará grandes avanços também para o transporte público na cidade do Rio de Janeiro, principalmente na ocasião da Copa de 2014 e das possíveis Olimpíadas de 2016.
Richard Stephan, professor da Poli/UFRJ e um dos responsáveis pelo projeto, destaca também que o custo de implantação do protótipo equivale a apenas 1/3 do custo do metrô e a circulação é mais econômica do que a de um trem urbano convencional. A tecnologia pesquisada pelo laboratório pode ser uma solução econômica e eficiente para alguns problemas pontuais do transporte na cidade do Rio de Janeiro e de outras capitais do país. “A nossa ideia é estender a rede para cinco quilômetros, substituindo os ônibus que circulam no campus”, diz o professor.
A segunda fase consiste na expansão da linha que passaria a ligar o Hospital Universitário à Reitoria e a terceira fase é a ligação entre o Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador, e o Santos Dumont, no Centro.
Segundo Stephan, os alemães que desenvolveram o trem eletromagnético de alta velocidade consideram o projeto brasileiro complementar ao criado na Europa, pois o germânico não pode ser usado para transporte urbano, enquanto o brasileiro é ideal para isso.
FONTE:http://www.revistafator.com.br/ver_noti ... ?not=65425
Bem não sei se é muito relevante mais como fala um pouco da linha 5. Achei interesante postar.
joao
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Linha 5 foi engavetada junto com a Linha 6 infelizmente, e ninguem fala mais nem nas 3 e 4 que devem ficar uns 4 ou 5 anos na gaveta ainda, queria ser otimista quanto a isso mas não dá, só acredito vendo PRONTO porque em contrução ainda dá pra paralizar. AFF
E mais uma pra L5 nunca mais voltar a tona é o fato do traçado dela atingir parte do Centro o que é meio inviável hoje em dia, sem dizer que pouca gente usará por causa da futuro Ramal Ilha da SuperVia que também terá padrão metrô por ser um projeto recente.![Rolleyes :rl:](./images/smilies/rolleyes.gif)
E mais uma pra L5 nunca mais voltar a tona é o fato do traçado dela atingir parte do Centro o que é meio inviável hoje em dia, sem dizer que pouca gente usará por causa da futuro Ramal Ilha da SuperVia que também terá padrão metrô por ser um projeto recente.
![Rolleyes :rl:](./images/smilies/rolleyes.gif)
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2058
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Bem... Aparentemente nenhuma. Eu trabalho em um laboratório da COPPE. O Maglev é de outro laboratório... E cada lab na verdade é uma caixa fechada, e o meu lab não tem projetos com esse do Maglev.flajoao escreveu:renan como esta a movimentação no fundao sobre o projeto e saberia me informar quando começa a obra
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 824
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
[D.S.R] David SR escreveu:Linha 5 foi engavetada junto com a Linha 6 infelizmente, e ninguem fala mais nem nas 3 e 4 que devem ficar uns 4 ou 5 anos na gaveta ainda, queria ser otimista quanto a isso mas não dá, só acredito vendo PRONTO porque em contrução ainda dá pra paralizar. AFF
E mais uma pra L5 nunca mais voltar a tona é o fato do traçado dela atingir parte do Centro o que é meio inviável hoje em dia, sem dizer que pouca gente usará por causa da futuro Ramal Ilha da SuperVia que também terá padrão metrô por ser um projeto recente.
![Dry <_<](./images/smilies/dry.gif)
Gostaria muito de saber o que é que a Supervia vai fazer no aeroporto /Ilha do Governador. Já tem projeto para TAV, metrô- linha 05 e 06- ampliação das barcas. É certo que, quanto mais opções melhor será mas, não seria melhor a Supervia investir no que está faltando nos ramais existentes. Abrir frente de trabalho é ótimo para a mídia porém concluí-las é melhor ainda para a população.
![no nnoo](./images/smilies/nao1.gif)
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes