[Notícia] UFRJ recebe apoio da Faperj para construir...

Moderador: Guilherme Pinho


Autor do tópico
Flajoao
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 28 Jan 2009, 15:06
Localização: barra/rio de janeiro

[Notícia] UFRJ recebe apoio da Faperj para construir...

Mensagem não lida por Flajoao » 31 Jan 2009, 21:35

UFRJ recebe apoio da Faperj para construir protótipo de trem de levitação

Financiamento de R$ 4,7 milhões será repassado em 9 parcelas a cada trimestre.

A UFRJ recebeu da Faperj - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - a primeira de um total de nove parcelas de um financiamento de R$ 4,7 milhões para a construção de um protótipo de trem de levitação magnética de 114m de extensão em tamanho real no campus da universidade. O projeto está sendo desenvolvido pelo LASUP (Laboratório de Supercondutores), da Escola Politécnica e da COPPE e a previsão é que entre em funcionamento em março de 2011. O financiamento da Faperj será liberado a cada três meses, totalizando nove trimestres. Batizado MagLev Cobra, o trem de levitação se move graças a um campo magnético alimentado por eletricidade.

O trem -O Maglev Cobra faz parte das soluções contempladas no Plano Diretor UFRJ 2020 para o transporte interno da Ilha do Fundão e, se construído, trará grandes avanços também para o transporte público na cidade do Rio de Janeiro, principalmente na ocasião da Copa de 2014 e das possíveis Olimpíadas de 2016.

Richard Stephan, professor da Poli/UFRJ e um dos responsáveis pelo projeto, destaca também que o custo de implantação do protótipo equivale a apenas 1/3 do custo do metrô e a circulação é mais econômica do que a de um trem urbano convencional. A tecnologia pesquisada pelo laboratório pode ser uma solução econômica e eficiente para alguns problemas pontuais do transporte na cidade do Rio de Janeiro e de outras capitais do país. “A nossa ideia é estender a rede para cinco quilômetros, substituindo os ônibus que circulam no campus”, diz o professor.

A segunda fase consiste na expansão da linha que passaria a ligar o Hospital Universitário à Reitoria e a terceira fase é a ligação entre o Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador, e o Santos Dumont, no Centro.

Segundo Stephan, os alemães que desenvolveram o trem eletromagnético de alta velocidade consideram o projeto brasileiro complementar ao criado na Europa, pois o germânico não pode ser usado para transporte urbano, enquanto o brasileiro é ideal para isso.

FONTE:http://www.revistafator.com.br/ver_noti ... ?not=65425

Bem não sei se é muito relevante mais como fala um pouco da linha 5. Achei interesante postar.
joao

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 31 Jan 2009, 21:39

:O
Maglev "made in Brazil"!!!
<O>
Isso é ótimo!


Autor do tópico
Flajoao
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 28 Jan 2009, 15:06
Localização: barra/rio de janeiro

Mensagem não lida por Flajoao » 31 Jan 2009, 21:42

po como que eu faço para postar imagens?
joao

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 31 Jan 2009, 21:51

flajoao escreveu:po como que eu faço para postar imagens?

Coloque as propriedades da foto entre [img]xxxxxxx[/img]


Autor do tópico
Flajoao
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 28 Jan 2009, 15:06
Localização: barra/rio de janeiro

Mensagem não lida por Flajoao » 31 Jan 2009, 22:22

algumas imagens do protótipo;

1.Imagem

2.Imagem
joao

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 31 Jan 2009, 22:28

Mandou bem Joao!


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 02 Fev 2009, 11:22

Eu estudo/trabalho no Fundão.

Quando começarem a construir isso eu prometo tirar muitas fotos de cada estágio da implantação.

É bom que tenha esse pequeno financiamento... Será que agora vai ? hmy
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Flajoao
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 28 Jan 2009, 15:06
Localização: barra/rio de janeiro

Mensagem não lida por Flajoao » 02 Fev 2009, 16:18

tire muitas fotos mrgr
to achando que agora a linha 5 pode sair. <O>
joao


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 02 Fev 2009, 18:38

Linha 5 foi engavetada junto com a Linha 6 infelizmente, e ninguem fala mais nem nas 3 e 4 que devem ficar uns 4 ou 5 anos na gaveta ainda, queria ser otimista quanto a isso mas não dá, só acredito vendo PRONTO porque em contrução ainda dá pra paralizar. AFF

E mais uma pra L5 nunca mais voltar a tona é o fato do traçado dela atingir parte do Centro o que é meio inviável hoje em dia, sem dizer que pouca gente usará por causa da futuro Ramal Ilha da SuperVia que também terá padrão metrô por ser um projeto recente. :rl:
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Autor do tópico
Flajoao
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 28 Jan 2009, 15:06
Localização: barra/rio de janeiro

Mensagem não lida por Flajoao » 03 Fev 2009, 18:33

renan como esta a movimentação no fundao sobre o projeto e saberia me informar quando começa a obra
joao

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 04 Fev 2009, 16:48

Interessante,qm sabe se a idéia espalha pro Brasil né,aí sim ganharia mais crédito,mas por enquanto ainda está nos projetos do pessoal da UFRJ :lol: :lol:
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 04 Fev 2009, 16:57

flajoao escreveu:renan como esta a movimentação no fundao sobre o projeto e saberia me informar quando começa a obra
Bem... Aparentemente nenhuma. Eu trabalho em um laboratório da COPPE. O Maglev é de outro laboratório... E cada lab na verdade é uma caixa fechada, e o meu lab não tem projetos com esse do Maglev.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Abu.EdL
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:43
Localização: São Gonçalo

Mensagem não lida por Abu.EdL » 19 Fev 2009, 23:45

Adoro este projeto, na minha opinião é o principal para o Fundão!

Também estudo/trabalho na UFRJ e estou bastante ansioso para ver o MagLev levitando por aí!
:lol:

<O>


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por Pablo ITT » 20 Fev 2009, 22:02

[D.S.R] David SR escreveu:Linha 5 foi engavetada junto com a Linha 6 infelizmente, e ninguem fala mais nem nas 3 e 4 que devem ficar uns 4 ou 5 anos na gaveta ainda, queria ser otimista quanto a isso mas não dá, só acredito vendo PRONTO porque em contrução ainda dá pra paralizar. AFF

E mais uma pra L5 nunca mais voltar a tona é o fato do traçado dela atingir parte do Centro o que é meio inviável hoje em dia, sem dizer que pouca gente usará por causa da futuro Ramal Ilha da SuperVia que também terá padrão metrô por ser um projeto recente. :rl:
<_<

Gostaria muito de saber o que é que a Supervia vai fazer no aeroporto /Ilha do Governador. Já tem projeto para TAV, metrô- linha 05 e 06- ampliação das barcas. É certo que, quanto mais opções melhor será mas, não seria melhor a Supervia investir no que está faltando nos ramais existentes. Abrir frente de trabalho é ótimo para a mídia porém concluí-las é melhor ainda para a população.

nnoo

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes