BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

[Notícia] Obras no ramal Saracuruna-Guapimirim deixam...


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

[Notícia] Obras no ramal Saracuruna-Guapimirim deixam...

Mensagem não lida por Vinicius » 12 Mar 2009, 21:13

Obras no ramal Saracuruna-Guapimirim deixam viagem de trem mais segura

11/03/2009 - 19h29

O secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, fez uma inspeção, na manhã desta quarta-feira (11/03), nas obras de recuperação do ramal ferroviário Saracuruna – Guapimirim. As obras começaram em novembro do ano passado no trecho entre Magé e Guapimirim, que tem 17 km. Em toda esta extensão, já foram trocados mais de oito mil dormentes. Os trabalhos incluíram ainda a fixação dos trilhos em diversos pontos, recuperação de pontes férreas, drenagem e desentupimento das caneletas laterais da via, além de capina do mato ao longo da via.

A partir de agora, os trabalhos estarão concentrados no trecho restante da ferrovia entre Magé e Saracuruna. A previsão é que toda a recuperação do ramal, que tem 40 quilômetros de extensão, fique pronto em junho. Com isso, a Secretaria de Transportes pretende criar novos horários de viagem entre Saracuruna e Guapimirim.

- Essa linha atende principalmente trabalhadores que acordam cedo para se deslocar até o município do Rio. Estive em Guapimirim diversas vezes e constatamos que o ramal precisava mesmo de reforma. Essa era uma dívida do estado com esses passageiros. Há mais de 20 anos não havia uma reforma geral, apenas pequenos reparos. Com essa grande obra, a viagem vai ficar muito mais segura e poderemos aumentar a quantidade de horários para o Rio. Hoje são feitas apenas seis viagens por dia. Até abril queremos colocar oito e até o final do ano 12 horários. – explicou o secretário Julio Lopes.

Na segunda etapa da obra, a Secretaria Estadual de Transportes prevê a substituição de mais nove mil dormentes, fora a colocação de novos lastros, que são as pedras britadas que ficam entre os trilhos para garantir a estabilidade da via para a circulação dos trens.

Trecho pode ganhar novos trens

No trecho conhecido como Corte Magé, o mais crítico da estação do município, a obra de recuperação ganhou uma tecnologia de contenção de encostas ecologicamente correta, a Biomanta Vegetal. Segundo os técnicos, o sistema é 40% mais barato do que o concreto projetado, normalmente utilizado, e não acaba com a vegetação.

Com a reforma e a melhoria da condição de circulação na via, o secretário de Transportes pretende colocar novos trens para atender o ramal. Equipes da Secretaria de Transportes vão negociar com o Banco Mundial a possibilidade de financiamento de trens moderno com motor a diesel, como os que circulam na malha ferroviária da CBTU em municípios do Nordeste do país.

- Os trens que circulam no ramal Saracuruna-Guapimirim são muito antigos. Não fornecem realmente o conforto necessário aos passageiros. Já temos uma equipe destinada a negociar uma futura compra de trens para atender a região. Nossa meta é melhorar a qualidade do transporte público em toda a Região Metropolitana.

Fonte: http://www.sectran.rj.gov.br/detalhe_no ... ?ident=561


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 12 Mar 2009, 21:52

Fotos:

1.

Imagem

2.

Imagem

3.

Imagem

4.

Imagem

5.

Imagem

6.

Imagem

Fonte: PORTAL DOS TRANSPORTES - RJ


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1533
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 12 Mar 2009, 23:14

Que divertido!

Recuperação de ramal.

Mas acho que não se deve apenas regularizar a via em si e sim adquirir novos TUD's, já que na minha opinião esse negócio de manter uma loco puxando carros de passageiros (Mesmo reformados, já pedem arrego) da Central...
Essa idéia já era!
Rodrigo Lopes


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 12 Mar 2009, 23:15

Putz, não poderia estar mais satisfeito (tá bom, ficaria ainda mais feliz se já tivessem comprado mais trens :D)! Que o GERJ continue fazendo isso, recuperando a malha ferroviária, que os passageiros tanto necessitam. Excelente app!


Pablo ITT
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 822
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem não lida por Pablo ITT » 12 Mar 2009, 23:37

Esta região da baixada fluminense é muito agradável e não está tão distante do Rio. Se o sistema de tranporte funcionasse muita gente desceria dos morros para morar lá descentemente.

:( :( :(

Avatar do usuário

Ramos
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 181
Registrado em: 03 Jan 2009, 19:47

Re: [Notícia] Obras no ramal Saracuruna-Guapimirim deixam...

Mensagem não lida por Ramos » 13 Mar 2009, 16:58

Vinicius escreveu:Com a reforma e a melhoria da condição de circulação na via, o secretário de Transportes pretende colocar novos trens para atender o ramal. Equipes da Secretaria de Transportes vão negociar com o Banco Mundial a possibilidade de financiamento de trens moderno com motor a diesel, como os que circulam na malha ferroviária da CBTU em municípios do Nordeste do país.

- Os trens que circulam no ramal Saracuruna-Guapimirim são muito antigos. Não fornecem realmente o conforto necessário aos passageiros. Já temos uma equipe destinada a negociar uma futura compra de trens para atender a região. Nossa meta é melhorar a qualidade do transporte público em toda a Região Metropolitana.

Fonte: http://www.sectran.rj.gov.br/detalhe_no ... ?ident=561
Será que a Sectran-RJ estuda a aquisição de VLT's diesel como o do Crato?

Imagem


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 13 Mar 2009, 18:07

Hum, está parecendo que sim. Se for, vai ser uma ótima opção, pois pelo número absurdamente baixo de viagens (12 viagens por dia em um cenário futuro? Acho muito pouco), parece que a demanda não é muito grande. Quem sabe não aumenta com intervalos menores, e esses VLTs, que podem oferecer um conforto muito superior ao desses trens atuais.

Avatar do usuário

Ramos
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 181
Registrado em: 03 Jan 2009, 19:47

Mensagem não lida por Ramos » 13 Mar 2009, 18:48

Tiago Costa escreveu:Hum, está parecendo que sim. Se for, vai ser uma ótima opção, pois pelo número absurdamente baixo de viagens (12 viagens por dia em um cenário futuro? Acho muito pouco), parece que a demanda não é muito grande. Quem sabe não aumenta com intervalos menores, e esses VLTs, que podem oferecer um conforto muito superior ao desses trens atuais.
Poderia ser elaborado um projeto de melhorias nas paradas e estações da linha. Ai o projeto de recuperação dessa linha ficaria completo.


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Gustavodc » 13 Mar 2009, 20:03

Umas peguntas...
A bitola ali é métrica? Qual a velocidade que esse trem anda? E a quantos Km fica isso da Central?


Luiz Fernando
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Dez 2008, 15:56

Mensagem não lida por Luiz Fernando » 13 Mar 2009, 20:51

Essa linha deveria dar origem a uma nova linha ligando toda a baixada fluminense seguindo até Seropédica, não sei se seria uma linha com grande demanda, mas acho interessante a idéia de fazer uma linha transversal, passando pelo menos pelos principais municipios da baixada com vários pontos de integração com as demais linhas e integrando de importantes regiões econômicas da baixada, essa linha sairia de Guapimirim indo até Nova Iguaçu.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1533
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 13 Mar 2009, 21:54

^^ Desculpe...
Até onde?
Rodrigo Lopes


Brunoraraujo
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 13 Mar 2009, 22:58

Lopes escreveu:Que divertido!

Recuperação de ramal.

Mas acho que não se deve apenas regularizar a via em si e sim adquirir novos TUD's, já que na minha opinião esse negócio de manter uma loco puxando carros de passageiros (Mesmo reformados, já pedem arrego) da Central...
Essa idéia já era!
Concordo e acho meio estranho também a possibilidade de novos trens, quando o que mais falta ali é manutenção em coisas tão básicas, como limpeza. Estas linhas da CENTRAL conseguem se sustentar com a quantidade atual de passageiros?
Abraços,
Bruno

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2057
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 14 Mar 2009, 15:34

Se for os VLTs a diesel como de lá de Crato seria interessante... O projeto de melhoria das malhas ferroviárias do nordeste tbm planeja a implantação de Vlts ,mehoria nas vias e tal,não fugindo muito ao q poderia ser feito aqui no Guapimirim-Saracuruna.
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CENTRAL LOGÍSTICA - RJ”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante