Governo quer expandir TAV a outras regiões e fazer o leilão no segundo semestre de 2009
O governo federal pretende estimular a expansão de ramais do TAV (Trem de Alta Velocidade) que vai ligar Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas para outras regiões do Estado.É o que revela o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmando que as primeiras extensões do ‘Trem-Bala'' contemplarão os eixos São Paulo-Curitiba e São Paulo-Belo Horizonte, em cujos traçados deverão ser instaladas estações intermediárias de embarque de passageiros.
Apoiados por um consórcio consultor, liderado por uma empresa inglesa chamada Ralcrow, que avaliou alternativas inúmeras de traçado e evidentemente o critério é conciliar o traçado que do ponto-de-vista da engenharia seja o mais adequado, levando-se em conta também os aspectos de economicidade para sua implantação.
O governo brasileiro tem grande interesse na transferência de tecnologia porque enxergamos que, após a construção deste trecho inicial, abre-se uma perspectiva para que novos trechos sejam construídos, afirma. A meta é tornar público o traçado referencial do TAV em abril. Pelo estudo desenvolvido pela empresa britânica Halcrow, São José dos Campos será a cidade paulista recomendada para abrigar uma parada do sistema de transporte.
A União trabalha com hipótese da realização do leilão em setembro e com a conclusão do ramal Rio-SP até 2014. O investimento no megaprojeto é de milhões de dólares e consórcios franceses, italianos, japoneses e coreanos estão na disputa para operacionalizar a nova modalidade de transporte rápido.
Passos detalha os estudos que embasarão a concessão do sistema e adianta que os trechos São Paulo-Campinas e São Paulo-São José dos Campos deverão ser percorridos em 25 minutos, o que criará uma nova perspectiva de conurbação no interior e um redesenho dos adensamentos paulistas.
A partir de sua implantação, muitas regiões terão suas áreas modificadas. Será comum ouvir pessoas que moram hoje em São Paulo irem morar em cidades do interior que possam oferecer qualidade de vida, até mais confortáveis. Isso ocorreu no mundo todo, acrescenta o secretário.
O trem percorrerá 518 quilômetros com velocidade superior a 300 quilômetros por hora, vencendo todo o percurso em pouco mais de 90 minutos.
Fonte: BHTrans
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Em estudo extensão do Trem de Alta Velocidade: São Paulo-BH
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 560
- Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
- Localização: Belo Horizonte
Re: Em estudo extensão do Trem de Alta Velocidade: São Paulo-BH
Muito falar e pouco agir... Vamos ver isso daqui a 5 anos como fica essa história...
-
- MEMBRO JR
- Mensagens: 81
- Registrado em: 23 Fev 2009, 21:15
- Localização: DF
Re: Em estudo extensão do Trem de Alta Velocidade: São Paulo-BH
Já cansei de tantas promessas... Agora quero ver os operários trabalhando!!!
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 120
- Registrado em: 13 Jan 2009, 20:58
- Localização: Uberlândia/MG
Re: Em estudo extensão do Trem de Alta Velocidade: São Paulo-BH
Bla..bla..bla.. Estes são nossos políticos, pergunto: Qual seria o tempo para aprovar um aumento de salário? Deles é lógico..
MFPC o mundo gira, a MFPC continua.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante