Estação Piracicaba Paulista

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
Roberto
USUÁRIO JR
Mensagens: 122
Registrado em: 13 Jan 2009, 20:58
Localização: Uberlândia/MG

Estação Piracicaba Paulista

Mensagem não lida por Roberto » 28 Abr 2009, 17:59

[EDITADO PELA MODERAÇÃO]


Do site do estações ferroviárias : http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... aba-cp.htm



HISTORICO DA LINHA: Embora idealizado desde o fim do século XIX para ligar Limeira a Piracicaba, somente em 1916 o ramal de Piracicaba começou a ser construído pela Cia. Paulista, mas saindo de Recanto, estaçãozinha logo após Nova Odessa. Em 1917 chegou a Santa Barbara para aí estacionar até 1922, quando se o prolongou até a estação terminal de Piracicaba Paulista. O ramal tinha bitola larga e não se ligava com o ramal do mesmo nome, da Sorocabana, cruzando-se na entrada da cidade em desnível. Em 1922, tencionava-se o prolongamento até Bauru, idéia abandonada em 1925 por causa das dificuldades das serras no caminho. Apesar disso, em 1969 voltou a se falar na ligação Piracicaba-Torrinha, que também não saiu. Em 20 de fevereiro de 1977, o tráfego de passageiros foi suprimido, e nos anos 90, o ramal foi abandonado. Os trilhos estão lá até hoje e a concessionária Ferroban estuda uma possível reativação dos cargueiros pela linha, hoje coberta pelo mato.

A ESTAÇÃO: A estação de Piracicaba Paulista foi aberta em 1922, depois de mais de vinte anos de espera e promessas de chegada do ramal da Cia. Paulista à cidade, em terreno doado pelo sr. João Baptista da Rocha Conceição, dono da fazenda Algodoal, a nordeste da cidade, e que por causa dela se havia metido dez anos antes em uma briga jurídica com a Prefeitura por causa da construção do matadouro modelo em terras de sua fazenda. O nome da estação tinha a terminação "Paulista" para diferenciá-la da estação da Sorocabana, situada a não mais de dois quilômetros dali, no centro da cidade. As linhas da Paulista e da Sorocabana não se encontravam; apenas se cruzavam (a da CP passando sobre uma ponte sobre a linha da EFS) um pouco antes de chegar à estação nova. A arquitetura da estação era a mesma da de Jaú, construída poucos anos antes no ramal de Jaú, da mesma CP. Como esta, Piracicaba Paulista era a estação terminal do ramal.
Mas, com a supressão quase total dos cargueiros e
de trens de passageiros do ramal, em 1976, a estação ainda seguiu aberta até na linha, acabou sendo fechada. Esteve anos abandonada, e a linha idem. Hoje, 09/2005, a linha continua abandonada e com parte dos trilhos roubados; a estação esteve em reforma para ser um sambódromo, mas, no pátio, hoje existem campo de futebol, ciclovia, pista para caminhada de pedestres e parque para crianças. Ficou pronta, em dezembro de 2005


[/EDITADO PELA MODERAÇÃO]











01 - FACHADA
Imagem

02 - PÁTIO/EMBARQUE/DESEMBARQUE
Imagem

03 - DEPÓSITO DE CARGAS (área interna)
Imagem

04 - DEPÓSITO DE CARGAS (área externa)
Imagem

05 - EX-LEITO FERREO
Imagem

06 - EX-PÁTIO MANUTENÇÃO(acho que a caixa dágua sobrou)
Imagem

07 - PANORÂMICA
Imagem

Lá pelo século XXXX, quando um geólogo estiver fazendo escavações nesta área, terá um ELO PERDIDO, como comprovar que em um tempo remoto por aqui passou TREM, os merd.. não deixarão um milímetro de trilho para a posteridade.
MFPC o mundo gira, a MFPC continua.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Estação Piracicaba Paulista

Mensagem não lida por HGP » 28 Abr 2009, 21:16

São suas ou você garimpou Roberto? Se for de outro local, cite a fonte okk

Avatar do usuário

Autor do tópico
Roberto
USUÁRIO JR
Mensagens: 122
Registrado em: 13 Jan 2009, 20:58
Localização: Uberlândia/MG

Re: Estação Piracicaba Paulista

Mensagem não lida por Roberto » 28 Abr 2009, 22:40

Pedi para minha filha, residente e nascida em PIRACITY, para dar um passeio por lá, ela aproveitou e levou minhas GATINHAS para brincar no parque infantil que tem no interior da Estação.

Minhas gatinhas no parque.
Imagem

Tenho outra gatinha, esta mora comigo.
MFPC o mundo gira, a MFPC continua.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Estação Piracicaba Paulista

Mensagem não lida por HGP » 29 Abr 2009, 14:44

Puxa, então dá para catalogar. Qual você escolhe para ser o thumbnail!

Avatar do usuário

Autor do tópico
Roberto
USUÁRIO JR
Mensagens: 122
Registrado em: 13 Jan 2009, 20:58
Localização: Uberlândia/MG

Re: Estação Piracicaba Paulista

Mensagem não lida por Roberto » 29 Abr 2009, 19:07

Que tal a fachada? está aberto a votação.
MFPC o mundo gira, a MFPC continua.


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Estação Piracicaba Paulista

Mensagem não lida por Renanfsouza » 30 Abr 2009, 14:57

O thread é seu, você escolhe ;)

Fica sendo a fachada então. Quando eu chegar em casa eu faço a thumb.

Bela contribuição okk
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes