Estação Piracicaba Paulista
Enviado: 28 Abr 2009, 17:59
[EDITADO PELA MODERAÇÃO]
Do site do estações ferroviárias : http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... aba-cp.htm
HISTORICO DA LINHA: Embora idealizado desde o fim do século XIX para ligar Limeira a Piracicaba, somente em 1916 o ramal de Piracicaba começou a ser construído pela Cia. Paulista, mas saindo de Recanto, estaçãozinha logo após Nova Odessa. Em 1917 chegou a Santa Barbara para aí estacionar até 1922, quando se o prolongou até a estação terminal de Piracicaba Paulista. O ramal tinha bitola larga e não se ligava com o ramal do mesmo nome, da Sorocabana, cruzando-se na entrada da cidade em desnível. Em 1922, tencionava-se o prolongamento até Bauru, idéia abandonada em 1925 por causa das dificuldades das serras no caminho. Apesar disso, em 1969 voltou a se falar na ligação Piracicaba-Torrinha, que também não saiu. Em 20 de fevereiro de 1977, o tráfego de passageiros foi suprimido, e nos anos 90, o ramal foi abandonado. Os trilhos estão lá até hoje e a concessionária Ferroban estuda uma possível reativação dos cargueiros pela linha, hoje coberta pelo mato.
A ESTAÇÃO: A estação de Piracicaba Paulista foi aberta em 1922, depois de mais de vinte anos de espera e promessas de chegada do ramal da Cia. Paulista à cidade, em terreno doado pelo sr. João Baptista da Rocha Conceição, dono da fazenda Algodoal, a nordeste da cidade, e que por causa dela se havia metido dez anos antes em uma briga jurídica com a Prefeitura por causa da construção do matadouro modelo em terras de sua fazenda. O nome da estação tinha a terminação "Paulista" para diferenciá-la da estação da Sorocabana, situada a não mais de dois quilômetros dali, no centro da cidade. As linhas da Paulista e da Sorocabana não se encontravam; apenas se cruzavam (a da CP passando sobre uma ponte sobre a linha da EFS) um pouco antes de chegar à estação nova. A arquitetura da estação era a mesma da de Jaú, construída poucos anos antes no ramal de Jaú, da mesma CP. Como esta, Piracicaba Paulista era a estação terminal do ramal.
Mas, com a supressão quase total dos cargueiros e
de trens de passageiros do ramal, em 1976, a estação ainda seguiu aberta até na linha, acabou sendo fechada. Esteve anos abandonada, e a linha idem. Hoje, 09/2005, a linha continua abandonada e com parte dos trilhos roubados; a estação esteve em reforma para ser um sambódromo, mas, no pátio, hoje existem campo de futebol, ciclovia, pista para caminhada de pedestres e parque para crianças. Ficou pronta, em dezembro de 2005
[/EDITADO PELA MODERAÇÃO]
01 - FACHADA
02 - PÁTIO/EMBARQUE/DESEMBARQUE
03 - DEPÓSITO DE CARGAS (área interna)
04 - DEPÓSITO DE CARGAS (área externa)
05 - EX-LEITO FERREO
06 - EX-PÁTIO MANUTENÇÃO(acho que a caixa dágua sobrou)
07 - PANORÂMICA
Lá pelo século XXXX, quando um geólogo estiver fazendo escavações nesta área, terá um ELO PERDIDO, como comprovar que em um tempo remoto por aqui passou TREM, os merd.. não deixarão um milímetro de trilho para a posteridade.
Do site do estações ferroviárias : http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... aba-cp.htm
HISTORICO DA LINHA: Embora idealizado desde o fim do século XIX para ligar Limeira a Piracicaba, somente em 1916 o ramal de Piracicaba começou a ser construído pela Cia. Paulista, mas saindo de Recanto, estaçãozinha logo após Nova Odessa. Em 1917 chegou a Santa Barbara para aí estacionar até 1922, quando se o prolongou até a estação terminal de Piracicaba Paulista. O ramal tinha bitola larga e não se ligava com o ramal do mesmo nome, da Sorocabana, cruzando-se na entrada da cidade em desnível. Em 1922, tencionava-se o prolongamento até Bauru, idéia abandonada em 1925 por causa das dificuldades das serras no caminho. Apesar disso, em 1969 voltou a se falar na ligação Piracicaba-Torrinha, que também não saiu. Em 20 de fevereiro de 1977, o tráfego de passageiros foi suprimido, e nos anos 90, o ramal foi abandonado. Os trilhos estão lá até hoje e a concessionária Ferroban estuda uma possível reativação dos cargueiros pela linha, hoje coberta pelo mato.
A ESTAÇÃO: A estação de Piracicaba Paulista foi aberta em 1922, depois de mais de vinte anos de espera e promessas de chegada do ramal da Cia. Paulista à cidade, em terreno doado pelo sr. João Baptista da Rocha Conceição, dono da fazenda Algodoal, a nordeste da cidade, e que por causa dela se havia metido dez anos antes em uma briga jurídica com a Prefeitura por causa da construção do matadouro modelo em terras de sua fazenda. O nome da estação tinha a terminação "Paulista" para diferenciá-la da estação da Sorocabana, situada a não mais de dois quilômetros dali, no centro da cidade. As linhas da Paulista e da Sorocabana não se encontravam; apenas se cruzavam (a da CP passando sobre uma ponte sobre a linha da EFS) um pouco antes de chegar à estação nova. A arquitetura da estação era a mesma da de Jaú, construída poucos anos antes no ramal de Jaú, da mesma CP. Como esta, Piracicaba Paulista era a estação terminal do ramal.
Mas, com a supressão quase total dos cargueiros e
de trens de passageiros do ramal, em 1976, a estação ainda seguiu aberta até na linha, acabou sendo fechada. Esteve anos abandonada, e a linha idem. Hoje, 09/2005, a linha continua abandonada e com parte dos trilhos roubados; a estação esteve em reforma para ser um sambódromo, mas, no pátio, hoje existem campo de futebol, ciclovia, pista para caminhada de pedestres e parque para crianças. Ficou pronta, em dezembro de 2005
[/EDITADO PELA MODERAÇÃO]
01 - FACHADA
02 - PÁTIO/EMBARQUE/DESEMBARQUE
03 - DEPÓSITO DE CARGAS (área interna)
04 - DEPÓSITO DE CARGAS (área externa)
05 - EX-LEITO FERREO
06 - EX-PÁTIO MANUTENÇÃO(acho que a caixa dágua sobrou)
07 - PANORÂMICA
Lá pelo século XXXX, quando um geólogo estiver fazendo escavações nesta área, terá um ELO PERDIDO, como comprovar que em um tempo remoto por aqui passou TREM, os merd.. não deixarão um milímetro de trilho para a posteridade.