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ERRO DE INSTALAÇÃO NA BITOLA MISTA DA LINHA C CPTM????????
Moderador: Lipe Andreense
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
ERRO DE INSTALAÇÃO NA BITOLA MISTA DA LINHA C CPTM????????
Senhores, hoje, ao ir até o Shopping SP Market almoçar, tomei o trem na estação Granja Julieta em direção à Jurubatuba.
Trilhos bitola mista, sentido Osasco(estes, vistos da Estação Pinheiros):
Na Estação observava os trilhos de bitola mista, colocados na via sentido Osasco como forma de contingência ou reserva em caso de necessidade.
Este trilho, observado da plataforma central das estações, até, creio eu Socorro, aonde entre Socorro e Jurubatuba, não mais está devido às grandes modificações feitas, por conta da expansão da linha até Grajaú, fica mais próximo da plataforma (vão de 60cm)
Pois bem, mas, ao aguardar o trem, na volta, em Jurubatuba, notei que os suportes para colocação dos grampos no 3o trilho da métrica estava.......errado(!!!!!), pois a posição que está, para se instalar o trilho não permite o alinhamento como o mesmo, que vem de Osasco. (O que Nas plataformas centrais, o 3o trilho está mais próximo dela, na estação Jurubatuba que é a plataforma mais antiga, lateral também, o 3o trilho está mais próximo, Inclusive tem um AMV colocado logo após a plataforma em Jurubatuba, obviamente, já vem com um pequeno trecho de trilho bitola mista incorporado em sua estrutura, mas até ele estã montado como se fosse "o correto." (este, fotografarei,assim que for novamente até lá)
Vejam abaixo, o detalhe dos grampos, e esta via é a mesma, sentido Osasco que se conecta diretamente com a via que que se vê, mostrada na foto de Pinheiros, na foto anterior.
Aqui está:
Será que a CPTM notou o engano, ou esta bitola mista não será mais utilizada?
Trilhos bitola mista, sentido Osasco(estes, vistos da Estação Pinheiros):
Na Estação observava os trilhos de bitola mista, colocados na via sentido Osasco como forma de contingência ou reserva em caso de necessidade.
Este trilho, observado da plataforma central das estações, até, creio eu Socorro, aonde entre Socorro e Jurubatuba, não mais está devido às grandes modificações feitas, por conta da expansão da linha até Grajaú, fica mais próximo da plataforma (vão de 60cm)
Pois bem, mas, ao aguardar o trem, na volta, em Jurubatuba, notei que os suportes para colocação dos grampos no 3o trilho da métrica estava.......errado(!!!!!), pois a posição que está, para se instalar o trilho não permite o alinhamento como o mesmo, que vem de Osasco. (O que Nas plataformas centrais, o 3o trilho está mais próximo dela, na estação Jurubatuba que é a plataforma mais antiga, lateral também, o 3o trilho está mais próximo, Inclusive tem um AMV colocado logo após a plataforma em Jurubatuba, obviamente, já vem com um pequeno trecho de trilho bitola mista incorporado em sua estrutura, mas até ele estã montado como se fosse "o correto." (este, fotografarei,assim que for novamente até lá)
Vejam abaixo, o detalhe dos grampos, e esta via é a mesma, sentido Osasco que se conecta diretamente com a via que que se vê, mostrada na foto de Pinheiros, na foto anterior.
Aqui está:
Será que a CPTM notou o engano, ou esta bitola mista não será mais utilizada?
Há AMVs que permitem mudar o lado desse terceiro trilho. Na verdade, a intenção da CPTM é mesmo não usar a bitola mista, tanto que apenas uma da vias possui. Tem um motivo para deixarem a estrutura lá, mas não lembro qual.
O único trecho no qual a bitola mista é ainda indispensável é entre Lapa e Amador Bueno, que são usados pelos cargueiros da ALL métrica.
O único trecho no qual a bitola mista é ainda indispensável é entre Lapa e Amador Bueno, que são usados pelos cargueiros da ALL métrica.
Acredito que o motivo da infra para a instalação da bitola métrica nos trilhos deve estar no fato de que a CPTM não está totalmente isenta de ter que aquela solicitação de "direito de passagem", às operadoras de carga, que parece ser ou garantido ou previsto em algum tipo de legislação sobre o assunto, que deixa ainda uma possibilidade considerável disto ocorrer, a ponto de a CPTM ter o cuidado de instalar esta infra para, quando ou se necessário, colocar o trilho da métrica.
Quanto ao AMV, para mudar o lado da bitola, já procurei na net mas nunca encontrei.
Deve ser interessante.
Quanto ao AMV, para mudar o lado da bitola, já procurei na net mas nunca encontrei.
Deve ser interessante.
Editado pela última vez por AGV em 25 Jun 2008, 15:14, em um total de 1 vez.
O tráfego mútuo entre diferentes ferrovias não é tão ruim,até porque o "direito de passagem" é remunerado e isso é ótimo para uma empresa como a CPTM manter um equilíbrio financeiro, assim como a publicidade com outdoor's etc...
Fora do horário de pico e nas madugradas não compromete em nada o tráfego!!!
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Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Bom, a linha C, atualmente encontra-se totalmente desconectada da rede da ALL, no sentido sul, após Grajaú.
A CPTM não recebe nada pelo trafego mútuo, já que a ALL/MRS tem a concessão dos trechos da CPTM, é o direito delas e elas não devem nada à CPTM.
Aliás, se dependesse delas, a CPTM seria extinta, assim como foram os "dois horários de trens de passageiros" garantidos pelo contrato de concessão
A CPTM não recebe nada pelo trafego mútuo, já que a ALL/MRS tem a concessão dos trechos da CPTM, é o direito delas e elas não devem nada à CPTM.
Aliás, se dependesse delas, a CPTM seria extinta, assim como foram os "dois horários de trens de passageiros" garantidos pelo contrato de concessão
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- MEMBRO FREQUENTE
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- Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
- Localização: Barueri \o/
Acho que essa inversão foi proposital, pois caso existisem trens da métrica passando por Jurubatuba, eles passariam mais afastados da plataforma, assim evitando aquele vão grande entre o trem da bitola larga e a plataforma, caso que ocorre nas estações da linha 8, sentido Júlio Prestes. O AMV que muda o lado da estreita pode ser visto dos trens da linha 9, naquela via que interliga as linhas 8 e 9 que fica antes do pontilhão sobre o rio.
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa
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Se a ALL, não vai utilizar a Linha 9, ela bem que poderia criar um grande centro intermodal no Grajaú, logo após a Estação da CPTM para utilizar este ramal da antiga EFS, criando um novo canal de logística com a Baixada Santista, sendo que a região aind possui várias empresas que poderiam se utilizar desta linha,
inclusive tendo um grande armazém alfabdegado (CNAGA) ao lado da estação Jurubatuba, que, quando ativa a bitola métrica despachava cargas em seu poder para Santos através do antigo ramal Jurubatuba, hoje, Linha 9.
Só mudaria o locar para a troca de modal (Grajaú), pois há uns meses atrás, ví uma cena absurda: Várias carretas com containers engarrafando toda a região
próxima a este armazém, com destino à Santos.
Se houvesse o centro intermodal em Grajaú, sera só embarcar a carga ali.
inclusive tendo um grande armazém alfabdegado (CNAGA) ao lado da estação Jurubatuba, que, quando ativa a bitola métrica despachava cargas em seu poder para Santos através do antigo ramal Jurubatuba, hoje, Linha 9.
Só mudaria o locar para a troca de modal (Grajaú), pois há uns meses atrás, ví uma cena absurda: Várias carretas com containers engarrafando toda a região
próxima a este armazém, com destino à Santos.
Se houvesse o centro intermodal em Grajaú, sera só embarcar a carga ali.
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- MODERADOR GLOBAL
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- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
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Graças a Deus, na linha 9 e no trecho construído pelo metrô da linha 11, não há compartilhamento com carga; na linha 9, o cargueiro não teria para onde ir, já que não existe (há muito tempo) ligação desta linha com outros ramais ferroviários (como Evangelista), e na linha 11, o trecho foi construído pelo Metrô, portanto, não há como ninguém reivindicar nada ali, pois as empresas de carga tem poder sobre as linhas da RFFSA apenas.AGV escreveu:Acredito que o motivo da infra para a instalação da bitola métrica nos trilhos deve estar no fato de que a CPTM não está totalmente isenta de ter que aquela solicitação de "direito de passagem", às operadoras de carga, que parece ser ou garantido ou previsto em algum tipo de legislação sobre o assunto, que deixa ainda uma possibilidade considerável disto ocorrer, a ponto de a CPTM ter o cuidado de instalar esta infra para, quando ou se necessário, colocar o trilho da métrica.
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