Deu na Revista Ferroviária.
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Governo luta com modelagem do TAV
“Testamos todas as possibilidades, mas ainda não chegamos a uma solução final”, disse nesta terça feira 5 de agosto, na Comissão de Transporte da Câmara Federal, o chefe da Consultoria de Desenvolvimento de Projetos do BNDES, Henrique Pinto. Ele tentava explicar aos deputados e investidores presentes porque o governo ainda não divulgou as condições do concessionamento do TAV. “Estamos rodando as simulações para definir o modelo”, disse Henrique, que não soube dizer que parte do projeto o governo vai assumir.
Henrique Pinto informou que a licitação, quando for feita, será de uma vez só, para implantação, operação e manutenção do TAV; que o traçado publicado na Internet (http://www.tavbrasil.gov.br) é “apenas indicativo”, podendo ser alterado pelo concessionário; que o sistema deverá ser necessariamente interoperável com outros TAVs, a serem construídos no futuro; e que “é uma temeridade garantir que esteja concluído para 2014”.
Henrique falou ao lado do secretário geral do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e do diretor geral da ANTT, Bernardo Figueiredo. Ele substituia o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, de repouso por ordens médicas. A seção especial sobre o TAV foi convocada pelo presidente da Comissão de Viação e Transportes, deputado Jaime Martins (PR-MG), e contou com a presença de representantes diplomáticos e das empresas de todos os potenciais fornecedores: franceses, alemães, japoneses, coreanos, espanhóis, italianos e chineses. Presente também, na apresentação deste projeto de R$ 34,6 bilhões, o deputado Paulo Salim Maluf. Ausente Moreno Gori, diretor da Italplan, empresa italiana que apresentou o primeiro projeto do TAV, condenado pela 5a Vara Criminal de Campo Grande a cinco anos de prisão em regime semi-aberto por falsificação de documentos no caso conhecido como Lixogate.
Tecnologia
Primeiro a falar, o secretário Paulo Sergio Passos saudou o projeto como capaz de “nos colocar em linha com as principais nações do mundo”, e que depois da linha Rio-São Paulo-Campinas, outras virão. Para acompanhar a construção, afirmou, “há necessidade de criarmos uma unidade, uma unidade enxuta, formada por engenheiros e técnicos da mais alta competência, para supervisionar a execução do contrato, a transferência de tecnologia, os empreendimentos imobiliários à margem do traçado e a articulação com estados e municípios”. Um projeto de lei já está pronto para criar dita empresa.
Paulo Sergio disse também que “tivemos a preocupação de, nos parâmetros técnicos, não excluir nenhuma tecnologia”. Esta informação, no entanto, parece conflitar com o que disse o representante do BNDES sobre a exigência de interoperabilidade, o que praticamente exclui o Shinkansen japonês, sistema fechado que não “fala” com outros trens, como fazem os europeus.
Os deputados questionaram agressivamente o andamento do projeto, principalmente Carlos Zaratini (PT-SP) Duarte Nogueira (PSDB-SP) e Wanderley Macris (PSDB-SP). Zaratini duvidou do prazo e do custo estimado, e chegou a dizer que antes do projeto ser licitado deveria ser discutido no Congresso. Levantou a questão do Expresso Aeroporto, entre São Paulo e o Aeroporto de Guarulhos, questionando a construção de duas vias paralelas e perguntando se o Expresso não deveria utilizar a linha do TAV.
Paulo Sergio respondeu que “embora o prazo desejável seja antes da Copa de 2014, os licitantes é que vão dizer quando o trem será concluído”. Garantiu, no entanto, que a obra será atacada simultaneamente em várias frentes, e que está excluída a possibilidade de parar a construção antes da conclusão de todo o projeto.
Licenciamentos
Falando a seguir, Bernando Figueiredo, diretor geral da ANTT, responsável pelo acompanhamento da licitação, reiterou que a data de 2014 “é uma meta, não uma imposição”. Esclareceu que o custo estimado da obra, de R$ 34,6 bilhões, não é um número final, e que o orçamento“vai ser definido pelo concessionário”. E que embora a modelagem ainda não esteja definida, é certo que “não vai haver subsídio direto ao serviço” e que este será “risco do concessionário”.
Os empreendimentos imobiliários, segundo Bernardo, não serão incorporados à contabilidade do projeto, pelo menos na fase inicial. O raciocínio é que os imóveis na área de influência do trem vão se valorizar de tal maneira que qualquer tentativa de estimar o seu valor ficará abaixo da realidade.
Outra informação é que a ANTT já contratou o estudo de EIA-RIMA, e que para guiar o concessionário pelo cipoal dos licenciamentos, a Agência o acompanhará durante todo o processo. Segundo Bernardo, ainda este mês de agosto será publicado o estudo econômico-financeiro indicando a modelagem da concessão – “concessão, não PPP” --; até o final do ano o edital estará na rua, e até o final do primeiro semestre o vencedor será escolhido.
Para Bernardo Figueiredo não existe qualquer conflito entre o TAV e o Expresso Aeroporto:
“São serviços diferentes, onde pode haver complementariedade. Mas nós não estamos considerando a demanda entre São Paulo e Guarulhos em nossos cálculos”. Ou seja, o TAV não vai fazer o serviço entre o aeroporto e a cidade nem concorrer com o Expresso. É assim em Paris, onde existe uma estação de TGV embaixo do Aeroporto Charles de Gaule e não há serviço para a cidade.
O secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Julio Lopes aproveitou a ocasião para reafirmar o interesse do governo pelo projeto:”Tudo que estiver ao alcance para dar velocidade ao projeto será feito”, afirmou.
O próximo evento no Congresso onde vai ser discutido o TAV será o I Seminário Ferroviário, previsto para o dia 30 de setembro no Auditório Nereu Ramos.
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Que pena.
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[Notícia] Governo luta com modelagem do TAV
Re: [Notícia] Governo luta com modelagem do TAV
Alguém sabe informar, se caso a Astom vença essa licitação, disponilibizaria a tecnologia do AVG
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Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
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Re: [Notícia] Governo luta com modelagem do TAV
Improvável mas não impossível.
Bem vindo ao TGBR, chará, também sou Paulo, por motivos alheios a minha vontade tive que escolher Pablo. Somos uma multidão de Paulos.
dê uma passadinha na apresentação para todos te conhecerem melhor.
Mais uma vez bem vindo.
Foi uma honra voce ter postado pela 1ª vez justamente na minha página.
Bem vindo ao TGBR, chará, também sou Paulo, por motivos alheios a minha vontade tive que escolher Pablo. Somos uma multidão de Paulos.
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- MEMBRO PLENO 2.0
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ANTT garante estudo para modelagem do TAV em agosto
Estudo aponta para concessão e não parceria público privada
A ANTT já contratou o estudo de EIA-RIMA e para guiar o concessionário pelo cipoal dos licenciamentos, a Agência o acompanhará durante todo o processo. Segundo o diretor geral da ANTT, Bernardo Figueiredo. Bernardo, ainda este mês de agosto será publicado o estudo econômico-financeiro indicando a modelagem da concessão – “concessão, não PPP” ; até o final do ano o edital estará na rua, e até o final do primeiro semestre o vencedor será escolhido.
Para Bernardo Figueiredo não existe qualquer conflito entre o TAV e o Expresso Aeroporto: “São serviços diferentes, onde pode haver complementariedade. Mas nós não estamos considerando a demanda entre São Paulo e Guarulhos em nossos cálculos”. Ou seja, o TAV não vai fazer o serviço entre o aeroporto e a cidade nem concorrer com o Expresso. É assim em Paris, onde existe uma estação de TGV embaixo do Aeroporto Charles de Gaule e não há serviço para a cidade.
O secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Julio Lopes aproveitou a ocasião para reafirmar o interesse do governo pelo projeto:”Tudo que estiver ao alcance para dar velocidade ao projeto será feito”, afirmou.
Fonte: BHTrans
A ANTT já contratou o estudo de EIA-RIMA e para guiar o concessionário pelo cipoal dos licenciamentos, a Agência o acompanhará durante todo o processo. Segundo o diretor geral da ANTT, Bernardo Figueiredo. Bernardo, ainda este mês de agosto será publicado o estudo econômico-financeiro indicando a modelagem da concessão – “concessão, não PPP” ; até o final do ano o edital estará na rua, e até o final do primeiro semestre o vencedor será escolhido.
Para Bernardo Figueiredo não existe qualquer conflito entre o TAV e o Expresso Aeroporto: “São serviços diferentes, onde pode haver complementariedade. Mas nós não estamos considerando a demanda entre São Paulo e Guarulhos em nossos cálculos”. Ou seja, o TAV não vai fazer o serviço entre o aeroporto e a cidade nem concorrer com o Expresso. É assim em Paris, onde existe uma estação de TGV embaixo do Aeroporto Charles de Gaule e não há serviço para a cidade.
O secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Julio Lopes aproveitou a ocasião para reafirmar o interesse do governo pelo projeto:”Tudo que estiver ao alcance para dar velocidade ao projeto será feito”, afirmou.
Fonte: BHTrans
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