Galera, lembrando que as fotos das Salas de Segurança e CCO tem que respeitar as identidades dos funcionários, viu? Estamos em área aberta, lembrem-se disso.
Repassando do Tópico do Encontro para o tópico oficial
Assim que possível, repasso também os vídeos e algumas imagens extras.
Impressões:
- Reunião: O Fernando explicou muito bem sobre detalhes da operação da CPTM, e respondeu a maioria das dúvidas que foram aparecendo durante a "palestra" que houve.
O Avelleda também explicou muitas coisas e tirou muitas dúvidas, inclusive citando muitas coisas de primeira mão, e contando alguns detalhes diferentes da CPTM, como um CCO antigo da Luz que já opera há mais de 50 anos, e da ciclovia ao lado do Rio Pinheiros, a qual ele explicou o porque: para ser um espaço também de conscientização ambiental. Com os argumentos que ele falou, não tinha como não negar que a idéia de uma ciclovia no Rio Pinheiros era boa, principalmente para mostrar que é um motivo a mais para limpar o rio. Dentre outras coisas que os nossos amigos aqui vão falar.
- Visita ao CCO e à sala de Segurança: incrivelmente demais, inclusive com um teste in-loco de como funciona o sistema de SMS. Eles disseram que estão em negociação com as operadoras para que o sistema de denúncia via SMS seja gratuíto, e torço muito por isso. No CCO, o Fernando explicou aspectos técnicos sobre os paineis das vias, e também o até agora exclusivo painel de controle de energia de uma das linhas, onde eles conseguem controlar semi-remotamente boa parte do sistema életrico.
- Visita ao pátio da Luz: todo mundo virou criança lá e tava tentando aproveitar as melhores oportunidades para tirar fotos dos trens que estavam parados, como as V8. Os aspectos técnicos também estavam show.
- Visita a cabine (Linha 8): acho que como em alguns casos, o maquinista incialmente achou estranho e ficou com uma cara de recusa, mas depois todos conquistaram amizade e foi legal ir conversando. O trem que estavamos trocou de maquinista na Barra Funda.
Observações sobre a reunião: Gostei de ver o Avelleda falando sobre a linha 8. Agora estou mais crente que a linha vai ganhar as melhorias que merece. Foi bom também saber sobre como vai ser a operação de reforma da Estação Itapevi, meio que por cima. Vai ser uma pena saber que infelizmente com a ida dos Fepasões e dos futuros carros da linha 8 até Amador Bueno, vai sair de operação o Toshiba. Mas falaram que eles vão dar um destino digno aos bravos Toshibas que resistiram até hoje: vão lá para Salvador faze companhia para seus irmãos, que trabalham por lá.
Adiantando de primeira mão (e logo vai estar nos Jornais de Itapevi, vai ser um drama

): os Toshibas ganharão férias assim que começarem as obras de reformulação da Estação Itapevi, já que vão utilizar a plataforma atual de destino a Amador Bueno (que ganhou uma extensão metálica temporária) para destinar os carros.
Pensei numa idéia para resolver a questão da saída dos Toshibas: o Avelleda disse que está estudando a melhor alternativa, se pode ser um "ORCA" ou uma parceria com a prefeitura.
Digo: se houver a parceria com a prefeitura de Itapevi, vamos ter um problema sério na cidade novamente, onde vão super lotar os ônibus do sistema PAESE. Vai ser um prejuízo para a CPTM adotar essa idéia.
Não sei se é interessante (tenho que pegar o twitter dele ou o orkut

), mas poderia conseguir ORCAS ou ônibus com validadores para Bilhete Único, e assim a pessoa valeria a passagem no ônibus pagando os 2,55 normais ou o valor equivalente ao horário / bilhete, e depois validando na CPTM sem custo adcional. =D. Sei que isso é meio chato, complexo e que necessitaria ver com o pessoal que controla o Bilhete Único, mas é uma idéia que pode ser estudada.
Bom também saber sobre os trens do Expresso Turístico e do empenho da CPTM em adiantar os futuros projetos e idéias prontas, como o trem até Paranapiacaba (que faltam decidir sobre onde parar o trem lá, já que infelizmente o atual pátio de Paranapiacaba é ocupado pela MRS, que não pode ceder, e não é por mal) e o Trem dos Romeiros (ainda em estudos) e de São Roque (que será operado por um trem de bitola métrica mesmo, eles ainda estão estudando como vão fazer para servir os trens sem comprometer a qualidade.). Estão vendo o melhor para poder trazer os carros reformados que estão nas mãos da ABPF e do DNIT/histórico da RFFSA.
Outra também: respondendo a muitos sobre Varginha, a idéia da CPTM é realmente fazer um sistema de VLT, mas ainda está em estudos iniciais e a idéia é que seja um sistema com ramais (coisa que não é muito possível com trens maiores).