Postado originalmente por cacobianchi
A estação foi aberta em 1875 pela E. F. do Norte com o nome de Parada da Piedade. Era uma parada isolada, que existia como ponto estratégico para abastecimento de água e lenha para as locomotivas a vapor. O nome se devia à capela da Piedade, existente no povoado de Baruel (originário do nome da família mais importante do local, descendente de um inglês de sobrenome Barewell), que ficava ao sul da linha, não muito perto desta, mas única referância para o nome da parada. Alguns afirmam que o local da parada antigamente se chamava Campos da Mirambava. De qualquer forma, em 1879, o português Antonio Marques Figueira estabelece-se junto à estação, próxima ao rio Guayó, e passa a ser considerado o fundador da cidade. O povoado ao redor da parada cresce e em 1890, passa a ser chamada de Concórdia. A parada, no entanto, mantinha o nome de Piedade, mesmo com a construção de um prédio de madeira para a agora estação construída nesse ano pela Central. Em 1894, é construído um prédio de alvenaria, "alvenaria de tijolos com área de 58,91 m e plataforma cimentada coberta de zinco", como consta em seu memorial descritivo. Quem conseguiu a construção desta estação maior e melhor foi justamente Joaquim Augusto Suzano Brandão, engenheiro residente da Central em Mogi das Cruzes. Nesse mesmo ano, a estação passa a ser conhecida como Guayó, nome pela qual o povoado era também chamado, agora mais do que Concórdia. Em dezembro de 1907, houve a solenidade de troca de placas da estação de Guayó para Suzano, homenageando o engenheiro. A cidade, por sua vez, somente adota este nome um ano depois. Hoje, uma estação mais moderna, construída nos anos 1970, atende aos trens da CPTM. (Texto extraído do site http://www.estacoesferroviarias.com.br).
Essas fotos foram tiradas em 15/12/2006, e fazem parte deste tópico do SSC: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=420745
01. Vista externa do prédio onde ficam os guichês e bloqueios de acesso à Estação Suzano. Esta passarela de metal dá acesso às plataformas sentido Estudantes e Guaianazes:
02. Passageiros aguardando a composição com destino à Guaianazes:
03. Aqui dá para ver a passarela que dá acesso às plataformas:
04. Composição vinda de Guaianazes com direção à Estudantes:
[/b]
Fotos de lipe_andreense
05 - Plataforma destino Guaianazes
06 -
Seria esse ?cacobianchi escreveu:Tem um lugar na plataforma do trem em direção à Guaianazes em que as pessoas ficam espremidas entre o muro e a escadaria que leva à passarela. Um feito da engenharia.
07 -
08 -
09 - O lindo terminal rodoviário de Suzano
10 - Plataforma destino Estudantes
11 -
12 -
13 -